Autor Tópico: 60D - Fotos com ruído  (Lida 13383 vezes)

sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #45 Online: 11 de Novembro de 2014, 10:46:49
Peço licença pra desenterrar tópico!

Tô sem a câmera aqui pra testar, mas pela lógica do ISO quebrado ser sempre por software, o ISO da imagem RAW vai ser sempre cheio, confere? Alguém confirma ou nega?

Na prática, sim, mas na teoria não... Digo, no exif vão aparecer as informações do ISO quebrado... Se fizeres uma tomada em ISO 2500, não vai aparecer ISO 3200 nos dados. Mas na prática, pelo que o AlexandreS falou, a foto será feita com o ISO 3200 e a exposição será reduzida em 1/3 de ponto pelo software da câmera. Abraço.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #46 Online: 11 de Novembro de 2014, 14:33:15
Na prática, sim, mas na teoria não... Digo, no exif vão aparecer as informações do ISO quebrado... Se fizeres uma tomada em ISO 2500, não vai aparecer ISO 3200 nos dados. Mas na prática, pelo que o AlexandreS falou, a foto será feita com o ISO 3200 e a exposição será reduzida em 1/3 de ponto pelo software da câmera. Abraço.

Mas este é justamente o ponto da pergunta. A imagem RAW, até onde sei, não passa por nenhum processamento, é uma manifestação digital e ordenanda do que é capturado pelo sensor. Se o RAW mostra o valor quebrado, minhas duas hipótestes seriam:
1. A sub-exposição é por software, e o arquivo RAW já vem "meio-cozido" ou
2. Existem valores de ISO quebrados já durante a captura, e o RAW nativo representa isto.

Entendo o desafio de engenharia que seria implementar o número 2, mas aceitar o número 1 também não me satisfaz.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 11 de Novembro de 2014, 14:54:56
Mas este é justamente o ponto da pergunta. A imagem RAW, até onde sei, não passa por nenhum processamento, é uma manifestação digital e ordenanda do que é capturado pelo sensor. Se o RAW mostra o valor quebrado, minhas duas hipótestes seriam:
1. A sub-exposição é por software, e o arquivo RAW já vem "meio-cozido" ou
2. Existem valores de ISO quebrados já durante a captura, e o RAW nativo representa isto.

Entendo o desafio de engenharia que seria implementar o número 2, mas aceitar o número 1 também não me satisfaz.

Sempre existe essa sombra que os fabricantes mexem no raw, tanto nessa questão do iso como em ruido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 11 de Novembro de 2014, 15:48:43
Li alguns comentários por cima e não sei se alguém falou mais precisamente o que vou dizer: Seu problema é exposição. Estais deixando entrar pouca luz no sensor e aí vai ficar com ruido até em ISO100.

Faça fotometria à direita ou "exposure to the right", procure ler sobre esse assunto.
 Eu uso ISO1600 direto na minha 5Dc e usava também na T3i que é o mesmo sensor da 60d e nunca tive problemas com ruido, pelo menos nada que me incomodasse.
Esse vlog é bem explicativo e concordo totalmente com o Zack, ruido é falta de luz..
https://www.youtube.com/watch?v=4PVRu-bN2LI

Essa está em ISO800
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/14828951652/
E essa em 1600
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/14806328366/

Todas em Raw e o luminance coloquei só no 10 no Lightroom, ou seja, tratei menos o ruido do que o Jpeg, mais não uso Jpeg nem a pau pois acima de 800 não fica legal na 5Dc.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A