Autor Tópico: Perda de fotos/recuperação de arquivos e diretórios  (Lida 1415 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Novembro de 2014, 15:05:17
O problema foi eu mesmo, la pras tantas da madruga, enquanto eu tentava organizar meu computador, deletei um diretório inteiro de 150 Gb com muitas fotos importantes, a maioria delas fotos que estou trabalhando.

Sim o Windows perguntou se eu queria mesmo deletar, e ainda avisou que o diretório era grande e não ficaria a disposição na lixeira para que eu possa recuperar, mesmo assim não percebi que estava apagando o diretório errado. E pra piorar depois de tudo ainda deletei outros diretórios, de maneira que nem teve como voltar, quando percebi o erro, ja era...

Fui atrás de um programa para recuperação, e encontrei o Recuva (free). Sim ele encontrou e recuperou os arquivos RAW originais, mas o problema é que perdi toda estrutura de diretórios que eu tinha, e com ela se foi a organização que o Lightroom faz em catalogos, e perdi todos os ajustes/classificação/edição que eu ja tinha feito, horas e horas de trabalho mesmo.

Enfim, consegui recuperar as originais, mas perdi todos os tratamentos que faziam parte da estrutura de trabalho do lightroom.

A pergunta é, existe algum sftw que poderia ter recuperado os arquivos, mantendo a estrutura de diretórios que eu havia acabado de apagar???
« Última modificação: 11 de Novembro de 2014, 15:09:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2014, 12:31:34
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2014, 13:04:07
Eu li o título e ia sugerir justamente o Recuva, mas é uma pena que ele não tenha feito o trabalho todo. Ele já me salvou em casos igualmente dramáticos.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, 13:04:24 por felipemendes »


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2014, 14:11:55
Só uma observação, provavelmente você sabe mas não custa falar, não use e muito menos grave qualquer coisa neste HD enquanto não terminar de recuperar os dados!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2014, 14:51:37
Só uma observação, provavelmente você sabe mas não custa falar, não use e muito menos grave qualquer coisa neste HD enquanto não terminar de recuperar os dados!
Sim sim, obrigado!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2014, 14:54:07
Eu li o título e ia sugerir justamente o Recuva, mas é uma pena que ele não tenha feito o trabalho todo. Ele já me salvou em casos igualmente dramáticos.
Ele achou os arquivos apagados e mais uma tonelada de outros arquivos. Ele até aponta a estrutura de diretório onde o arquivo estava, porem não recupera a estrutura dos diretórios. E a indexação do LR é uma tremenda confusão.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2014, 14:58:51
Tem, não sei se grátis ou se funciona.
Achei esse:
http://www.remorecover.com/windows/recover-formatted-hard-drive-folder-structure.html
USD 50, mas parece que é bom, acho que faria o que preciso...
Conhecimento importa mais que equipamento.