Autor Tópico: [Dúvida] Ingressar no ramo de fotografia  (Lida 3525 vezes)

Rodrigo123

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 13 de Novembro de 2014, 16:40:32
Pessoal, sou novo aqui no forum e estou meio perdido ... rs não sei nem se criei o tópico no lugar certo, se coloquei o assunto certo etc kkk
então, tenho 17 anos e tenho acompanhado alguns tópicos sobre fotografias, estou até vendo algumas dicas sobre luzes etc mas estou super perdido ..
pra eu começar a ingressar nesse meio é realmente necessário fazer um curso ? ou vendo vídeos, lendo algumas dicas, pesquisando em geral sobre isso eu consigo pegar experiência ? pra ser um bom fotografo precisa fazer um curso ?
e sobre cameras, precisa ser uma profissional ou semi profissional dessas de mil reais pra cima ?


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2014, 17:42:10
Rodrigo

Primeiro : Não sou profissional de Fotografia

Para iniciar o tema , e te atrapalhar mais ainda ,  :assobi:, para cada uma das suas perguntas a resposta é Sim , a resposta é Não .

Voce vai encontar profissionais de todo tipo de formação , e sem formação , os que leem muitos , os que leem poucos , os que fizeram muitos curso , oq ue nao fizeram nehum .

Os que usam a maquina mais cara do mercado , e nao tem um trabalho legal , e aquele que com uma maquina mais simples ,tem trabalhos maravilhosos.

Equipamento :  Dentro de um minimo de qualidade , compre a maquina que caiba no seu orçamento , e tao ou mais importante é as lentes que vai usar ( tem muitos topicos no forum , pesquise )

Conhecimento : cada um tem uma forma de adquirir ( ler , ver videos , fazer curso ) . Qual é teu jeito de aprender ? entendendo isto , vai ficar mais facil de seguir.
                          A vantagem que vejo em fazer um curso sério , é que voce podera traocar ideias com alguem com experiencia .


Abraços
Fábio José

                           


« Última modificação: 13 de Novembro de 2014, 17:44:05 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2014, 18:17:25
Que nada mano, é só pegar uma câmera dessas que tem bastante zoom e sair clicando. Boa sorte!
D600 - E-M10


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2014, 18:21:05
Que nada mano, é só pegar uma câmera dessas que tem bastante zoom e sair clicando. Boa sorte!

Deus ta vendo sua zueira
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


deividxavier

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
  • Momentos são maiores que o tempo.
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2014, 12:12:03
Deus ta vendo sua zueira

Deus ta vendo sua zueira²
Canon 6d / 60d / Sony A37 / Xperia z3

http://www.flickr.com/photos/114194975@N07/

Instagram - @deividxavier


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2014, 12:32:53
Pessoal, sou novo aqui no forum e estou meio perdido ... rs não sei nem se criei o tópico no lugar certo, se coloquei o assunto certo etc kkk
então, tenho 17 anos e tenho acompanhado alguns tópicos sobre fotografias, estou até vendo algumas dicas sobre luzes etc mas estou super perdido ..
pra eu começar a ingressar nesse meio é realmente necessário fazer um curso ? ou vendo vídeos, lendo algumas dicas, pesquisando em geral sobre isso eu consigo pegar experiência ? pra ser um bom fotografo precisa fazer um curso ?
e sobre cameras, precisa ser uma profissional ou semi profissional dessas de mil reais pra cima ?

Leia com atenção a resposta do Fábio José. Ali ele condensou tudo... mas vou tentar aclarar algumas coisas.

O curso em si não é imprescindível em um 1º momento. EU, euzinho aqui, recomendo que busque ler muitos tópicos aqui no fórum. Daí anote os termos em português e em inglês que vc ver e não souber do que se trata. Daí procure aprender sobre esses termos (aqui no fórum mesmo tem tópico que traduz os principais termos). Aí vá estudando aqui e com ajuda de livros especializados (tb tem tópico no fórum indicando boa bibliografia) e vídeos na internet, sobre os principais tópicos sobre fotografia.

Com essa base teórica compreendida, ainda que superficialmente, faça um bom curso presencial. Não tem na tua região? Faça um bom curso on-line.

Daí estude mais, e clique muito, e erre muito e acerte algo, e estude mais, e clique mais, e tente errar menos e acertar mais, e estude mais, etc...

Já equipamento... Máquina não é profissional ou semi-profissional. Profissional é o fotógrafo. Uma DSLR de entrada é mais que suficiente para qualquer aprendizado. Invista em objetiva de qualidade e conhecimento inicialmente. Depois a troca de equipamento é consequência do aprofundamento nas técnicas e cobrança por melhores resultados.

Boa sorte.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rodrigo123

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2014, 13:08:50
Rodrigo

Primeiro : Não sou profissional de Fotografia

Para iniciar o tema , e te atrapalhar mais ainda ,  :assobi:, para cada uma das suas perguntas a resposta é Sim , a resposta é Não .

Voce vai encontar profissionais de todo tipo de formação , e sem formação , os que leem muitos , os que leem poucos , os que fizeram muitos curso , oq ue nao fizeram nehum .

Os que usam a maquina mais cara do mercado , e nao tem um trabalho legal , e aquele que com uma maquina mais simples ,tem trabalhos maravilhosos.

Equipamento :  Dentro de um minimo de qualidade , compre a maquina que caiba no seu orçamento , e tao ou mais importante é as lentes que vai usar ( tem muitos topicos no forum , pesquise )

Conhecimento : cada um tem uma forma de adquirir ( ler , ver videos , fazer curso ) . Qual é teu jeito de aprender ? entendendo isto , vai ficar mais facil de seguir.
                          A vantagem que vejo em fazer um curso sério , é que voce podera traocar ideias com alguem com experiencia .


Abraços
Fábio José

                           


show amigo .. já deu uma clareada ! kkk
obrigado por ter me dado atenção
antes de comprar vou ler bastaaante..


Rodrigo123

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2014, 13:11:24
Leia com atenção a resposta do Fábio José. Ali ele condensou tudo... mas vou tentar aclarar algumas coisas.

O curso em si não é imprescindível em um 1º momento. EU, euzinho aqui, recomendo que busque ler muitos tópicos aqui no fórum. Daí anote os termos em português e em inglês que vc ver e não souber do que se trata. Daí procure aprender sobre esses termos (aqui no fórum mesmo tem tópico que traduz os principais termos). Aí vá estudando aqui e com ajuda de livros especializados (tb tem tópico no fórum indicando boa bibliografia) e vídeos na internet, sobre os principais tópicos sobre fotografia.

Com essa base teórica compreendida, ainda que superficialmente, faça um bom curso presencial. Não tem na tua região? Faça um bom curso on-line.

Daí estude mais, e clique muito, e erre muito e acerte algo, e estude mais, e clique mais, e tente errar menos e acertar mais, e estude mais, etc...

Já equipamento... Máquina não é profissional ou semi-profissional. Profissional é o fotógrafo. Uma DSLR de entrada é mais que suficiente para qualquer aprendizado. Invista em objetiva de qualidade e conhecimento inicialmente. Depois a troca de equipamento é consequência do aprofundamento nas técnicas e cobrança por melhores resultados.

Boa sorte.

cara, você me deu motivação!  auhuha
vou dar uma estudada antes de comprar uma máquina, espero que daqui a um tempo eu possa postar fotos aqui com a minha camera.. hehe


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2014, 13:15:22
Rodrigo

Agora que ja te deixamos com mais duvidas .

Se voce gostar de curso on line ( basico )  , A Fundação Bradesco tem um curso muito legal de fotografia e te inciara nos principais temas .

http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosOnline.aspx?List=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=123&Source=http%3A%2F%2Fwww.ev.org.br%2FCursos%2FPaginas%2FOnline.aspx

E ,  leia com cuidado a mensagem  do Mr Hyde , o cara é fera.

Agora , não esqueça , se vai ter um negócio proprio , procure os topicos que falam de como gerir  o negocio de fotografia .


Abraços
Fábio José

"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2014, 15:32:48
Rodrigo

Agora que ja te deixamos com mais duvidas .

Se voce gostar de curso on line ( basico )  , A Fundação Bradesco tem um curso muito legal de fotografia e te inciara nos principais temas .

http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosOnline.aspx?List=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=123&Source=http%3A%2F%2Fwww.ev.org.br%2FCursos%2FPaginas%2FOnline.aspx

E ,  leia com cuidado a mensagem  do Mr Hyde , o cara é fera.

Agora , não esqueça , se vai ter um negócio proprio , procure os topicos que falam de como gerir  o negocio de fotografia .


Abraços
Fábio José

Nesse ponto eu só complementaria que o fórum vai ser muito pouco!

Se vai ter seu próprio negócio, procure um curso para aprender a gerir isso. O Sebrae tem um curso ótimo para gestão de pequenos empreendimentos!

Abs,
WB


E11EVEN

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • LuizChuPhotography
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2014, 21:20:35


paulomco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2014, 07:53:13
Esse cara passa uma boa base teorica:

https://www.youtube.com/channel/UCqobeXYxfg3DXnArty-phzQ

Como o colega falou no youtube é possível encontrar um excelente acervo pra começar a estudar. Tem a escola publica de fotografia que ja foi citada e tambem a zona da fotografia, é só procurar.
Canon 6D
EF 24 - 105 L


E11EVEN

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • LuizChuPhotography
Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2014, 03:00:43
Deus ta vendo sua zueira
Eu larguei uma gargalhada qdo li esse comentario!  :hysterical:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2014, 09:20:15
Eu tb kkk
D600 - E-M10


Rodrigo123

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2014, 14:22:25
Rodrigo

Agora que ja te deixamos com mais duvidas .

Se voce gostar de curso on line ( basico )  , A Fundação Bradesco tem um curso muito legal de fotografia e te inciara nos principais temas .

http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosOnline.aspx?List=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=123&Source=http%3A%2F%2Fwww.ev.org.br%2FCursos%2FPaginas%2FOnline.aspx

E ,  leia com cuidado a mensagem  do Mr Hyde , o cara é fera.

Agora , não esqueça , se vai ter um negócio proprio , procure os topicos que falam de como gerir  o negocio de fotografia .


Abraços
Fábio José
ótimo .. ja me inscrevi nesse curso ! obrigado ..
Nesse ponto eu só complementaria que o fórum vai ser muito pouco!

Se vai ter seu próprio negócio, procure um curso para aprender a gerir isso. O Sebrae tem um curso ótimo para gestão de pequenos empreendimentos!

Abs,
WB
bllz .. obrigado pela dica!
Esse cara passa uma boa base teorica:

https://www.youtube.com/channel/UCqobeXYxfg3DXnArty-phzQ
vou ver .. obrigado por mandar
Como o colega falou no youtube é possível encontrar um excelente acervo pra começar a estudar. Tem a escola publica de fotografia que ja foi citada e tambem a zona da fotografia, é só procurar.
pode deixar, vou continuar estudando .. muito obrigado :)