Autor Tópico: Fotografo de filme vê as pessoas, fotografo digital vê um monitor...  (Lida 3502 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Essa observação foi feita pela modelo Keira Knightley, a respeito de fotógrafos e suas habilidades nos ensaios de retratos.

"I’ve noticed that the people who started on film still have the ability to see the person in front of them. Whereas for a lot of photographers who have only ever worked in digital, the relationship between the photographer and the person who they’re taking a picture of sort of doesn’t exist anymore. They’re looking at a computer screen as opposed to the person"

Mais em:

http://petapixel.com/2014/11/11/kiera-knightly-speaks-excessive-photoshopping-praises-film-photographers/


E ai, esse comentário faz sentido???

« Última modificação: 13 de Novembro de 2014, 22:41:52 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2014, 08:27:32
Na minha opinião não faz sentido e esta afirmação está totalmente equivocada.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2014, 08:56:58
Acho que existem duas vertentes na fotografia hoje:

Vertente 1:
  • Prepara fundo
  • Dispõe acessórios
  • Prepara iluminação
  • Verifica todos os detalhes
  • Chama modelo
  • Conversa e descontrai
  • Faz meia-dúzia de cliques
  • Acaba o trabalho

Vertente 2:
  • Prepara fundo branco
  • Chama modelo
  • Faz 4800 fotos com a luz que der
  • Dispensa modelo
  • Photoshop, Photoshop, Photoshop, Photoshop, Photoshop
  • Acaba o trabalho

Claro que estou exagerando, mas a diferença existe.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2014, 10:25:29
Talvez haja sim uma pré intenção, imaginar ou projetar o resultado digital manipulado talvez seja uma distração que possa interferir nas relações com a modelo durante o ensaio. Me parece que Keira Knightley quer tocar neste ponto, o da busca pela essência do retrato, pela essência do retratado, como ele realmente é e se entrega para as lentes, aquela expressão da alma, unica, exclusiva, inimitável, sem o filtro igualador de padrões pre-estabelecidos pela "fotografia digital".

Se o programa ja vem pré definido, e se o autor aceita manipular de maneira a unificar/padronizar o resultado final, de acordo com aquilo que deve ser "o belo", daquilo que foi culturalmente imposto ao autor, perde-se grande parte da essência.
Conhecimento importa mais que equipamento.


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2014, 14:59:05
Quem disse que foto de filme nao é ou náo pode ser manipulada no photoshop?
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2014, 15:22:12
Talvez a percepção da modelo seja pelo fato DELA precisar de muita manipulação digital....  8-)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2014, 15:24:56
Quem disse que foto de filme nao é ou náo pode ser manipulada no photoshop?
Bom até agora ninguém falou, e acho que ninguém vai dizer isso... Mas pelo que entendi, a modelo quer falar sobre o ensaio, a relação com o fotografo, o raciocínio do momento...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2014, 16:07:35
Bom até agora ninguém falou, e acho que ninguém vai dizer isso... Mas pelo que entendi, a modelo quer falar sobre o ensaio, a relação com o fotografo, o raciocínio do momento...

É o que acho também. E não tem nada a ver com filme ou digital, ou com PS x não-PS, mas sim com a "vibe" da pessoa. É a diferença entre conversar com alguém que olha no olho e outra que fica futucando o celular o tempo todo.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2014, 16:16:55
Nego chega com os dois pés no peito, né?

Calma gente. Leiam, releiam, intrepretem e, aí sim, pode falar alguma coisa.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2014, 20:04:54
Acho que existem duas vertentes na fotografia hoje:

Vertente 1:
  • Prepara fundo
  • Dispõe acessórios
  • Prepara iluminação
  • Verifica todos os detalhes
  • Chama modelo
  • Conversa e descontrai
  • Faz meia-dúzia de cliques
  • Acaba o trabalho

Vertente 2:
  • Prepara fundo branco
  • Chama modelo
  • Faz 4800 fotos com a luz que der
  • Dispensa modelo
  • Photoshop, Photoshop, Photoshop, Photoshop, Photoshop
  • Acaba o trabalho

Claro que estou exagerando, mas a diferença existe.
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2014, 20:14:39
Observação rasa e infundada.

O processo digital começa depois do clique, assim como o analógico. Toda a preparação e relacionamento do fotógrafo com o objeto fotografado antecedem o clique e tanto faz o processo de pós. Muitas vezes nem é o fotógrafo que cuida dessa parte, assim sendo, muitos fotógrafos até se aproximaram dos objetos fotografados com a fotografia digital.

Eu fotografo produtos, não pessoas, mas passo horas e horas (no último shoot foi um dia e meio) preparando o que vou fotografar. O clique e pós levam muito menos tempo. Acredito que se fotografasse com filme dedicaria o mesmo tempo com o produto e até mais tempo no processo analógico.

Existem fotógrafos de todos os tipos, assim como eram na época do filme. Apenas houve uma inserção maior de curiosos com a facilidade do digital, mas não acredito que este tipo de fotógrafo tenha acesso a uma estrela de cinema.

Seria o mesmo que dizer que atualmente com a tecnologia do cinema os atores não precisam ser tão talentosos como antigamente, nem as mulheres precisam ser tão lindas como a Grace Kelly. Fala isso pra ela pra vc ver...


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2014, 20:38:42
Em fotografia autoral essa balela cola porque o cara vende a arte num negativo único original. Na fotografia comercial o digital dominou logo que alcançou qualidade.
Ouvia esse papo poético do filme 10 anos atrás.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2014, 20:51:21
Ja eu acho que ela tem razão! Quem começou com digital faz mais cliques do quem fotografava com filme, e o processo fica mais mecânico...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2014, 09:55:31
Acho que uma observação a ser feita sobre o feedback da modelo é que ela disse "quem começou com filme" e não "quem ainda fotografa com filme". Ou seja, ela não fala sobre o meio (filme vs digital), mas a diferença de postura que ela percebe entre os fotógrafos que começaram ainda na época do filme e os que conhecem apenas o fluxo digital. Eu imagino que faz sentido, pois nos tempos de filme os recursos eram mais limitados, o que levava o fotógrafo a fazer o máximo de trabalho anterior ao clique para garantir o bom resultado sem perder muitas poses, não queimar filme, etc. Eu percebo muito isso quando comparo a maneira que eu tiro fotos com a que meu pai as faz. Mesmo com uma câmera digital hoje em dia, ele avalia muito mais a cena antes do clique. Não necessariamente as fotos dele ficam melhores que as minhas, mas, certamente, a percepção das pessoas que estão sendo fotografadas é afetada pelo comportamento do fotógrafo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Novembro de 2014, 11:29:45
Ja eu acho que ela tem razão! Quem começou com digital faz mais cliques do quem fotografava com filme, e o processo fica mais mecânico...

Uma pequena correção:

"Quem começou com digital, exceto o Rombauer, faz mais cliques do quem fotografava com filme, e o processo fica mais mecânico..."