Autor Tópico: Desempenho do Focuspeaking com lentes manuais antigas  (Lida 2596 vezes)

mayler

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Novembro de 2014, 11:43:29
Pessoas

Vou adquirir uma mirrorless. Pretendo utilizá-la com lentes manuais antigas. Por isso, o recurso focuspeaking é muito importante para mim.
Sei que nas sony nex, este recurso funciona com perfeição.

Estou inclinado a adquirir algum modelo da Olympus o Panasonic (M4/3), para ter estabilizador no corpo, além do focuspeaking.
Mas li em um site que o focuspeaking não funciona com lentes manuais em alguns modelos da Olympus, como a OM-D E-M10.

Alguém pode dizer algo sobre o desempenho do focuspeaking com lentes manuais antigas, em modelos como a OM-D E-M10, PEN E-PL7 (ou E-PL5), Lumix DMC-GX7 e outros?

Abraço a todos


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2014, 13:13:38
Só posso dizer nas Fuji, e funciona perfeitamente. Dependendo da objetiva, tem que dar zoom pra pegar o melhor foco.


Jeff Martins

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.461
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2014, 01:30:33
Na sony funciona perfeitamente bem, com qualquer tipo de lente manual.
Além de ser bastante eficaz e também tem o assistente de foco manual, que amplia a imagem em várias vezes, para confirmar o foco.

Flickr

Cameras: Sony ILCE-6000 • NEX 6 • LUMIX FZ150
Objetivas: SEL1855 • SEL1650 • SEL50F18 •  Sigma EX DN 19/2.8 • Sigma DN A 30/2.8 e algumas objetivas manuais.
Flashes: Sony HVL F60M • MK320S • YN560II


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2014, 02:10:20
Na sony funciona perfeitamente bem, com qualquer tipo de lente manual.
Além de ser bastante eficaz e também tem o assistente de foco manual, que amplia a imagem em várias vezes, para confirmar o foco.



Jeff, não consigo usar o recurso de ampliar a imagem pra focar com lentes manuais na a6000. A máquina do amplia com lentes SEL, e faz isso quando meço no anel do foco com o obturador parcialmente pressionado.

É assim mesmo, a ampliação pra focagem não funciona com manuais, ou sou eu que estou fazendo algo errado?

Obrigado


Jeff Martins

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.461
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2014, 02:44:01
Jeff, não consigo usar o recurso de ampliar a imagem pra focar com lentes manuais na a6000. A máquina do amplia com lentes SEL, e faz isso quando meço no anel do foco com o obturador parcialmente pressionado.

É assim mesmo, a ampliação pra focagem não funciona com manuais, ou sou eu que estou fazendo algo errado?

Obrigado

Então, funciona sim com lentes manuais.
com a lente acoplada, você vai no primeiro menu, o que tem o ícone de uma camera, daí vai até a página 5, vai ter a opção "ampliador de focagem", você clica daí vai aparecer um quadrado no centro da tela, essa está no tamanho normal a imagem, como pode ve no canto superior esquerdo da tela, se clicar no botão central do jog dial, ele aumenta pra 5x o tamanho e se clicar novamente aumenta em 11x.

Agora é bom você deixar o tempo de ampliação em "sem limite" pois daí a tela vai ficar lá até quando você quiser e não some dentro de alguns segundos, pra isso você vai no segundo menu, que é o de "configurações", ná página 1, "tempo amplia. foco", é só clicar e depois clicar em "sem limite".

Na minha 6000 coloquei esse ampliador em um atalho, e o melhor lugar que achei foi ao lado do shutter, no botão C1, pois não preciso nem tirar a camera do olho pra ampliar, basta usar o dedo indicador que acha fácil o botão.  :ok:
Flickr

Cameras: Sony ILCE-6000 • NEX 6 • LUMIX FZ150
Objetivas: SEL1855 • SEL1650 • SEL50F18 •  Sigma EX DN 19/2.8 • Sigma DN A 30/2.8 e algumas objetivas manuais.
Flashes: Sony HVL F60M • MK320S • YN560II


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2014, 03:16:25
Caramba, Jeff, muitíssimo obrigado. Funcionou. Agora resta descobrir como criar o atalho. É impressionante como o manual desta máquina é ruim, não dá pra encontrar nada ali.
Novamente, amigo, muito obrigado, mesmo.
Abração.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2014, 03:30:35
Achei a configuração de atalhos, Jeff. Acabei de testar com uma Nikon 28mm e ficou show de bola.
Abração.


Jeff Martins

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.461
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2014, 08:03:18
Ah legal!!

Abs  :ok:
Flickr

Cameras: Sony ILCE-6000 • NEX 6 • LUMIX FZ150
Objetivas: SEL1855 • SEL1650 • SEL50F18 •  Sigma EX DN 19/2.8 • Sigma DN A 30/2.8 e algumas objetivas manuais.
Flashes: Sony HVL F60M • MK320S • YN560II


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2014, 08:22:18
Mayler, só pra lembrar um detalhe... Você já contabilizou o crop do sensor nessa conta?? Digo isto porque deixei de comprar uma m4/3 quando percebi que iria dobrar a distância focal das objetivas, como gosto de GA é meio complicado. Lentes manuais abaixo dos 24 começam a ficar bem caras...
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


mayler

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2014, 13:03:14
Obrigado Jeff e AgSantos

Agsantos, você tem razão.
Inicialmente vi vantagem no M4/2 justamente pelo fator de crop maior, que seria melhor ao utilizar lente manual antiga de 300 mm para fotografar passarinho.
Mas, se calcularmos a densidade de pixel da Nex a6000 e da Lumix GX7, dá respectivamente 0,0662 Mp/mm2 e  0,0748 Mp/mm2. Ou seja, a Nex tem densidade de pixel 11,5% menor, que não acho grande diferença. Isto significa que se eu fizer um crop numa imagem da Nex, eu teria um resultado similar à imagem de uma GX7 sem crop, com a mesma lente.  Então, mesmo para quem quer usar lente manual com angulo de visão menor, não justifica comprar M4/3 pelo fator de crop maior.
E, como você disse, fator de crop menor é vantagem para quem quer um angulo de visão maior.

Mas ainda tenho uma duvida: a GX7 tem estabilizador de imagem no corpo, enquanto a Nex não. O estabilizador de imagem faz muita diferença, é importante?

Abraço a todos
« Última modificação: 15 de Novembro de 2014, 13:04:57 por mayler »


Jeff Martins

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.461
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2014, 14:54:58
Obrigado Jeff e AgSantos

Agsantos, você tem razão.
Inicialmente vi vantagem no M4/2 justamente pelo fator de crop maior, que seria melhor ao utilizar lente manual antiga de 300 mm para fotografar passarinho.
Mas, se calcularmos a densidade de pixel da Nex a6000 e da Lumix GX7, dá respectivamente 0,0662 Mp/mm2 e  0,0748 Mp/mm2. Ou seja, a Nex tem densidade de pixel 11,5% menor, que não acho grande diferença. Isto significa que se eu fizer um crop numa imagem da Nex, eu teria um resultado similar à imagem de uma GX7 sem crop, com a mesma lente.  Então, mesmo para quem quer usar lente manual com angulo de visão menor, não justifica comprar M4/3 pelo fator de crop maior.
E, como você disse, fator de crop menor é vantagem para quem quer um angulo de visão maior.

Mas ainda tenho uma duvida: a GX7 tem estabilizador de imagem no corpo, enquanto a Nex não. O estabilizador de imagem faz muita diferença, é importante?

Abraço a todos

Pelo menos na questão de lentes estabilizadas e não estabilizadas não vejo grande diferença, inclusive uma das lentes que mais uso é a sigma E-mount 30mm que não tem estabilização, uso mais até que a SEL 35mm que é estabilizada.

Acredito que dificilmente alguém vá conseguir usar velocidades muito baixas com a camera na mão, mesmo o corpo ou a lente tendo estabilizador.
Pra mim fotografar a 1/40 na mão ja está de bom tamanho, quando preciso de velocidades mais baixas uso tripé  :ok:
Flickr

Cameras: Sony ILCE-6000 • NEX 6 • LUMIX FZ150
Objetivas: SEL1855 • SEL1650 • SEL50F18 •  Sigma EX DN 19/2.8 • Sigma DN A 30/2.8 e algumas objetivas manuais.
Flashes: Sony HVL F60M • MK320S • YN560II


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2014, 15:20:56
Eu também não sinto falta de estabilizador no corpo. Pro que fotografo (gente), não daria pra usar velocidades muito mais baixas do que 1/40 ou 1/30 (com GA). E até aí é de boa fotografar com a máquina na mão.

O que eu lhe sugeriria é comparar o desempenho em baixas luzes e ISO alto, pois aí echo que a coisa pega. Fiz umas com ISO um pouco mais alto e acho que deu ruído pra caramba (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107046.0).
 
Jeff, essas SEL35 e Sigma 30 são boas mesmo? Pergunto porque não gostei da imagem da SEL 16-55 e comprei uma SEL 16mm e achei ela ainda pior do que a zoom.
abç.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2014, 15:42:08
Pelo menos na questão de lentes estabilizadas e não estabilizadas não vejo grande diferença, inclusive uma das lentes que mais uso é a sigma E-mount 30mm que não tem estabilização, uso mais até que a SEL 35mm que é estabilizada.

Acredito que dificilmente alguém vá conseguir usar velocidades muito baixas com a camera na mão, mesmo o corpo ou a lente tendo estabilizador.
Pra mim fotografar a 1/40 na mão ja está de bom tamanho, quando preciso de velocidades mais baixas uso tripé  :ok:

Caro Jeff, terei que discordar de voce, em termos, isso porque depende do tipo de foto, e consequente objetivas que serão utilizadas, para considerar se a estabilizaçao é ou nao importante. Para  fotos de natureza selvagem, em geral em locais distantes e q exigem longas caminhadas, levar tripé e  teles grandes é complicado ou inviável. Exemplo, fotografar aves com uma 600mm FF ou APS-C, por e nascer do Sol sem tripé, quase sempre será com velocidades baixas q exigem  estabilizaçao  ou tripé. Em mata e outras condiçoes de pouca luz,  velocidades baixas de até 1/2 segundo com a (minha) camera na mão são comuns. Tenho tripé mas nunca levo, ou melhor, eventualmente uso para fotos urbanas e sem qualquer tipo de dificuldade de locomoçao e transporte. Tenho várias  objetivas manuais e todas funcionam perfeitamente bem com o Olympus E-M5 com estabilizaçao de 5 eixos no corpo (4.5 stps). Para o meu tipo de uso é um recurso absolutamente fundamental, nao sei o que é foto tremida, rss... A E-M5 nao tem focus peaking nativo, mas um alternativo via combinaçao de filtros que funciona muito bem. A E-M10 tem o peaking e estabilizaçao de 3 eixos no corpo, que dizem seus proprietários, funciona muito bem também (3 stops). Quem tem uma aqui no forum é o Marciok,  que poderá comentar sobre ela.
Realmente o crop 2X nao é indicado para usar grandes angulares manuais pela  questão do custo; qq lente abaixo de 24mm é cara e na m4/3 torna-se uma 40 ou 50mm, logo nao compensa.  Ocorre o oposto com teles médias e longas, onde o crop 2X compensa estupidamente em vários aspectos: primeiro o custo. Uma tele 300mm f4 FF torna-se uma 600mm f4, que custaria muiito mais caro; dobra a DF mas mantendo a luminosidade. Eu mesmo tenho uma Zuiko 400mm f6.3 manual (meio escura) que torna-se uma 800mm f6.3 (consideravelmente clara). Usei pouco, mas sempre sem tripé, tenho até umas fotos dela no tópico de lentes manuais, é bem nítida (era um lente bem cara na época). Ou seja, acho a combinaçao m4/3+ tele manual+ tamanho e peso equivalente FF+ estabilizaçao no corpo+custo dessas teles, imbatível. Acabei de comprar uma Tokina manual 70-210mm que passara a ser uma 140-420mm, que as vezes me fazia falta. Tenho um duplicador também para emergencias "animais", literalmente falando, rsss...
Em relaçao a GX7 a estabilizaçao no corpo é de 2 eixos, pouco eficiente, pelo q já li. O próprio Marciok tem uma e já comentou a respeito sobre ela.   
Espero ter complicado um pouco, rss..
« Última modificação: 15 de Novembro de 2014, 15:47:51 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Jeff Martins

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.461
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2014, 18:52:13
mautorre

São boas sim, a SEL 35mm é das melhores lentes do sistema E-mount, e as 3 sigmas, 19,30 e 60mm também são excelentes, todas são f2.8
Mesmo toda abertas elas tem boa nitidez e contraste.

Sobre as 16-50mm e 16mm, elas são bem fraquinhas mesmo, são só quebra galho, ambas vinhetam muito e tem bastante perda de nitidez nos cantos.
No meu flickr tem algumas fotos com SEL 35mm e sigma 30mm, da pra conferir o potencial delas  :ok:

angelone É, nessas condições um corpo/lente estabilizado se torna importante, tripé na maioria das situações acaba incomodando carregá-lo, e na mata então... é tenso, pra lentes tele é fundamental o estabilizador.
Então tem várias coisas a se considerar quando procura uma camera, principalmente o tipo de uso.

Para o meu uso acaba não influenciando muito um estabilizador, faço fotos de rua e geralmente com pessoas, onde no máximo uso 1/40 pra deixar as pessoas borradas.
Ouvi dizer que a sony vai fazer uma parceria com a olympus, quem sabe irá nascer uma camera com recursos das duas  :wub:

 :ok:
Flickr

Cameras: Sony ILCE-6000 • NEX 6 • LUMIX FZ150
Objetivas: SEL1855 • SEL1650 • SEL50F18 •  Sigma EX DN 19/2.8 • Sigma DN A 30/2.8 e algumas objetivas manuais.
Flashes: Sony HVL F60M • MK320S • YN560II


mayler

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2014, 19:13:16
Ouvi dizer que a sony vai fazer uma parceria com a olympus, quem sabe irá nascer uma câmera com recursos das duas  :wub:

Isso seria ótimo. Nunca encontramos uma câmera com tudo o que precisamos. Temos sempre que abrir mão de algo ou então ter mais um sistema.

Quero uma mirrorless para evitar ter que comprar uma tele grande e pesada para minha 6D. Assim eu teria um segundo sistema pequeno e leve, que iria complementar bem a 6D. Além disso, queria um focuspeaking eficiente por causa das minhas lentes manuais, que acho difícil de acertar o foco com a 6D. Mas está difícil escolher entre Sony e M4/3. É difícil escolher do que abrir mão.

Agora estou com tendencia a pegar a Nex a6000. Apesar de não ter estabilizador, no local onde costumo fotografar pássaros, não é difícil transitar com tripe.

Obrigado a todos pela ajuda.