Autor Tópico: Qual o segredo para focar "certinho" em aberturas grandes ? F 1.2, F 1.4 e etc?  (Lida 5923 vezes)

ccelio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 11 de Novembro de 2014, 14:03:31
Olá pessoal:

Eu constumo usar assim na maioria das vezes:

Para fotos de corrida de Kart, or exemplo, eu prefiro usar o foco no shutter com AF-C (continous focus), pressiono o shuttter pra focar e acompanho o movimento até o momento de fazer a foto,
já fotografar objetos, com a câmera no tripé, eu gosto muito de usar o back button focus quando não uso foco manual.

Dessa forma tem funcionado bem pra mim, mas acho que o importante é a forma como cada se sente mais a vontade.

[]s

CCelio


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #31 Online: 11 de Novembro de 2014, 14:05:27
CCelio,

Vc fotografa corrida de Kart com grande abertura ou grande angular?

Fiquei curioso nessas foto em f1.2, f1.8...


ccelio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 11 de Novembro de 2014, 14:20:45
CCelio,

Vc fotografa corrida de Kart com grande abertura ou grande angular?

Fiquei curioso nessas foto em f1.2, f1.8...

Uso 300mm nas corridas com modo prioridade do obturador quase o tempo todo, ajustando a velocidade quando preciso, o ISO tá quase sempre em 400, como corrida é muito rápido se preciso de mais abertura, prefiro diminuir o ISO para ter mais abertura automaticamente, normalmente fico entre f/7.1 e f/11 mas as vezes chega f/5.6.

Nas fotos de objetos, ai sim, usando grandes aberturas eu gosto de usar o BBF.


[]s

CCelio





sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #33 Online: 12 de Novembro de 2014, 13:42:30
(...)
Fora que eu consigo usar o AF one shot como "servo", se eu quiser. Basta ficar pressionando o AF on insistentemente e fotografando. Isso funciona muito bem em entrada/saida dos noivos...e posso usar o AF servo como one shot, se eu quiser. O servo só funciona se o AF on ficar apertado. Então posso dar um toque no AF on e usar o AF como se fosse one shot quando o assunto estiver parado, ou posso mantê-lo pressionado, quando o assunto estiver se movimentando.
(...)

Não entendi uma coisa, Vini. Como tu usas como "one shot" com o AF em modo servo? Tá, tudo bem, ele foca subject quando este está parado (mesmo em modo servo)... Mas pergunto se ele dá confirmação de autofoco nos pontos, no modo servo? Abraço!
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, 13:46:34 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #34 Online: 12 de Novembro de 2014, 16:49:18
Não entendi uma coisa, Vini. Como tu usas como "one shot" com o AF em modo servo? Tá, tudo bem, ele foca subject quando este está parado (mesmo em modo servo)... Mas pergunto se ele dá confirmação de autofoco nos pontos, no modo servo? Abraço!

Putz, preciso ver se tem a confirmação, não sei te responder. Em 90% do tempo eu deixo em one shot e quando tem ação, faço como falei: fico pressionando o botão de AF e clicando, ou seja, estou forjando um servo ou algo similar..isso por preguiça de mudar o modo mesmo.

Mas já usei o servo com bons resultados, da maneira que falei. Só preciso testar se tem a confirmação do foco, mas sinceramente, quando tem ação eu nem fico esperando confirmação de foco para clicar, para não perder o momento. Esse milésimo entre eu ver se confirmou e pressionar o disparador pode significar perder o momento..

abs


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 12 de Novembro de 2014, 17:04:23
Não seria o caso de setar para AL-Focus, uma vez que este modo fica em one-shot quando o objeto esta fixo (daí aperta uma única vez o botão de foco traseiro) e caso esse objeto venha a se movimentar a camera passa a atuar como AI-servo enquanto você pressiona continuamente o botão traseiro de AF?

Estou correto?
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 14 de Novembro de 2014, 15:36:11
Estava errado :D

O melhor é deixar em AI-servo. Pressione uma vez e ele foca e pronto. Deixe pressionado todo momento e ele foca constantemente. Fiz uma confução medonha. rsrsrsrs
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/