Autor Tópico: Fotógrafo de ou na aviação!  (Lida 2034 vezes)

Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Online: 14 de Novembro de 2014, 23:37:05
Boa noite pessoal,
Gostaria de dicas para começar com fotos na aviação.
Já trabalho na área e tenho facilidade em viajar de avião, no meu dia a dia eu trabalho em uma grande escola de aviação, mas quero tentar juntar os dois, fotos e aviação.

Obrigado pela ajuda!
Abraço


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2014, 02:42:15
Existe um site na internet só de foto de avião, de repente você consegue umas idéias bacanas por lá...

airliners.net se eu nao me engano... tem também o jetphotos.com
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2014, 08:31:34
Pelo que sei esse e um dos mestres...tente um contato, curso sei la... http://www.beccariphoto.com.br


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2014, 19:39:28
Obrigado pessoal!
 :)


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2014, 10:00:38
Tranquilo Alex, aqui no MF existem alguns colegas que curtem o spotting.

A dica do Gabriel é boa, airliners.net e jetphotos.com só tem fotão! E não é fácil ter uma foto aceita nesses dois sites.

Dicas para começar?

Depende, você trabalha num aeroclube?

Fotos dentro dos Hangares seria interessante uma GA e claro, uma tele é essencial.

Fora isso, é só praticar.

A maioria das fotos do meu flickr é de aviões, da uma olhada lá.
Outro que é um spotter nato é o ALEXFIGUEIREDO.


:ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2014, 11:13:23
Bom dia Sergio

Sim, mas não seria uma aeroclube, é uma escola mesmo EJ.

Eu não formulei bem a pergunta, mas já foram de grande ajuda as dicas de todos. A minha dúvida seria mais sobre escolher um ramo, como por exemplo, alguns pessoas fazem fotos de aeronaves para depois colocarem a venda em algum site.

Resumindo:
Na aviação as pessoas contratam um fotógrafo para tirar foto de aeronaves a venda, lazer, recordação, marketing e e quais outras?
Aqui na escola, por exemplo, o pessoal usam as fotos em folders, quadros...

Obrigado.
Abraço.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 11:14:37 por Alexandrexan »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:18:19
Bom dia Sergio

Sim, mas não seria uma aeroclube, é uma escola mesmo EJ.

Eu não formulei bem a pergunta, mas já foram de grande ajuda as dicas de todos. A minha dúvida seria mais sobre escolher um ramo, como por exemplo, alguns pessoas fazem fotos de aeronaves para depois colocarem a venda em algum site.

Resumindo:
Na aviação as pessoas contratam um fotógrafo para tirar foto de aeronaves a venda, lazer, recordação, marketing e e quais outras?
Aqui na escola, por exemplo, o pessoal usam as fotos em folders, quadros...

Obrigado.
Abraço.

Legal, EJ é uma boa escola.

Então, tornar-se um spotter profissional não é muito simples, até por que são poucos os locais de trabalho.
Ou no marketing de uma aérea, como na Azul onde o marketing é forte,  ou fazendo fotos para revistas.
Mas geralmente as revistas já possuem uma equipe fechada e eventualmente compram fotos de alguns spotters.

O valor eu realmente não sei te dizer, varia muito.

Outro ramo é a fotografia aérea, um terceiro contrata o fotógrafo para fazer fotos de áreas a partir de um avião...

E claro, sites especializados como o airliners e jetphotos vendem as fotos, então, se alguém se interessar e comprar sua foto, dinheiro no bolso.

Bom, se tu já está na EJ o melhor caminho é tentar conversar com o pessoal para deixar você como fotógrafo oficial da unidade que tu trabalha.
Vai de mula nos voos, tira foto dos alunos, faz fotos e vídeos para marketing da empresa etc.

Tenho alguns colegas que estão sempre conseguindo colocar uma ou outra foto nas caspas das revistas especializadas. O caminho não é simples. hehehehe
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2014, 14:26:55
Um cara aqui no Brasil que atua profissionalmente nesta área é o Ricardo Beccari, que ja colocaram o link do site ali em cima, seus clientes são fabricantes e empresas aéreas, mas penso que esse mercado é muito pequeno, ou vc vai achar um nicho que ninguém ainda fez, ou vai competir com mestres bem experientes que ja estão colocados no mercado. Abs

http://www.beccariphoto.com.br/galeria/aviacao-2/
Conhecimento importa mais que equipamento.


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2014, 21:18:42
Obrigado pessoal pela ajuda!
Ajudou bastante!


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2014, 20:46:55
Só não se esqueça de que fotos dentro de aeronaves , hangares ou áreas privadas requerem autorização da empresa fotografada . Trabalho numa empresa , que fica perto ai de voce e que tem o nome da cor do céu , que já demitiu vários funcionários por motivos aliados a fotografia portanto , afim de evitar problemas para vc assegure-se da autorização quando ela for necessária , ... uma aeronave pousando , decolando , no patio , não requer nenhuma autorização , mas uma de dentro do flight deck com a matricula da aeronave sim . Fotos do corredor da aeronave em vôo ou no solo não , mas de uma equipe fazendo manutenção sim , e por ai vai . Cada uma tem os seus quesitos proprios , procure conhece-los antes de publicar suas fotos . Um abraço .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2014, 08:50:12
Só não se esqueça de que fotos dentro de aeronaves , hangares ou áreas privadas requerem autorização da empresa fotografada . Trabalho numa empresa , que fica perto ai de voce e que tem o nome da cor do céu , que já demitiu vários funcionários por motivos aliados a fotografia portanto , afim de evitar problemas para vc assegure-se da autorização quando ela for necessária , ... uma aeronave pousando , decolando , no patio , não requer nenhuma autorização , mas uma de dentro do flight deck com a matricula da aeronave sim . Fotos do corredor da aeronave em vôo ou no solo não , mas de uma equipe fazendo manutenção sim , e por ai vai . Cada uma tem os seus quesitos proprios , procure conhece-los antes de publicar suas fotos . Um abraço .

Por ai tem o Panda e sua equipe que fotografa de tudo !  :D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2014, 14:30:01
Por ai tem o Panda e sua equipe que fotografa de tudo !  :D
Pois é , e ele não deixa NINGUÉM chegar perto , ou seja , colaborar em eventos ou algo do gênero , mesmo ele proprio não entendendo nada de fotografia ...  :assobi:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2014, 08:49:55
Pois é , e ele não deixa NINGUÉM chegar perto , ou seja , colaborar em eventos ou algo do gênero , mesmo ele proprio não entendendo nada de fotografia ...  :assobi:

Imagina se entendesse! kkkk
O arquivo dele é gigantesco e sempre tem oportunidades únicas!

Mas como passageiro, a Azul consegue me proporcionar bons momentos :

Rosa e Azul by sergiotucano, on Flickr

Embraer 195 Azul PR-AYU by sergiotucano, on Flickr

Embraer 195 Azul PR-AYO by sergiotucano, on Flickr

Embraer 195 Azul PR-AYH by sergiotucano, on Flickr

Curta Final 20L SDU by sergiotucano, on Flickr

Entre núvens by sergiotucano, on Flickr
 :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/