Autor Tópico: CANON SX60 HS - TESTE COM AVES  (Lida 14376 vezes)

rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Online: 16 de Novembro de 2014, 20:36:18
Olá pessoal,

Este é meu primeiro tópico e vou logo direto ao assunto ( Canon SX60 HS )

Já havia feito muitas fotos com a SX50 HS onde constatei a qualidade das fotos pessoalmente, no WikiAves ficava admirado de ver fotos tão belas com uma camera dessas onde eu condenava. Após colocar as mãos repensei meus conceitos e tirei dela fotos espetaculares tão bonitas quanto as que vi no WikiAves.

Pois bem, comprei a SX60 pensando que fosse ter um pouco mais de qualidade e benefícios com o novo modelo.

Vou relatar abaixo as primeiras impressões que tive ao analisar as fotos que fiz com aves. Na próxima semana terei 4 dias em campo para testar fortemente a camera e tirar minhas conclusões definitivas:

Pontos positivos:

1) Corpo um pouco maior
2) View Finder MUITO MELHORADO comparado a SX50, chega a quase uma DSLR, gostei muito do campo de visão.
3) Modo wifi onde posso controlar a camera pelo meu Iphone, ver as fotos que estão no cartão e salvar no Iphone.
4) Agora posso mudar velocidade e abertura mais rapidamente com a roldana colocada próximo ao disparador.
5) Opção para microfone esterno

Pontos negativos:

1) ISO mínimo é 100 para mais, não tem ISO 80.
2) Foto RAW esquece, pois a Adobe não tem nem previsão para lançar uma versão do Camera RAW compatível com a SX60 e a 7D Mark ii.
3) Foto em JPG qualidade máxima para social, a qualidade é bem impressionante, porém para aves a camera aplica algo como uma Luminância com máscara BEM EXAGERADO a ponto a foto ficar BEM LAVADA ( PLASTIFICADA. Vou tentar colocar algumas fotos para vocês verem isso.
4) Opção de diminuição de Ruido (ISO alto) não tem como desativar.
5) Particularmente eu senti a lente mais escura um pouco do que a SX50 apesar de ser a mesma nas especificações.

Vou colocar as fotos no WeTransfer e também no meu notebook para baixar diretamente. Os links vou disponibilizar abaixo para quem quiser baixar e analisar. As fotos estão em JPG qualidade total da camera.

Abraço a todos e em breve postarei aqui mais experiências com a SX60.

http://we.tl/82Zq8Vxh9r

http://200.175.253.9:8080/

Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2014, 22:20:47
 :snack: :snack: :snack: :snack:
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2014, 14:27:47
Achei interessante suas observações, rascher. Principalmente por você já ter usado a SX50 e poder ter feito a comparação prática entre elas.
Mas, de toda forma, ao analisar suas colocações de prós e contras, vi que os fatores 'contras' ficaram mais limitados a pequenos ajustes que, aparentemente são contornáveis e todos podem ser corrigidos, com exceção do comentário que fez no 'contra' Nº 5, fator que me deixa até conformado com a 'escuridão' da lente da SX50.

Dos prós, acho que concordo com todos os seus ítens e os contras:
1) Não acho isso algo que possa influenciar na diferença real entre elas, até porque, a diferença de ISO 80 pra 100 na própria SX50, é muito pequena.
2) "RAW esquece"!??? Esquece nada!  :fight: Aqui temos a ferramenta que corrige os itens 3 e 4... e outra, no CD da Canon já tem o DPP que trata os RAW's muito bem. Também o ACR já está sendo atualizado (já lançaram p/ a 7D Mark II)
3) Item 2 resolve! Se quer fazer fotos mais tratadas, RAW é a solução! E isso para aves é muito bom, pois ainda pode dar um UP nas recuperação de luzes altas e baixas (frestas entre árvores e céu são muito comuns nesse tipo de fotografia).
4) Item 2 resolve!
5) Essa eu não sabia e fiquei feliz com minha SX50.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2014, 20:58:35
Essa camera só é melhor que a Panasonic FZ70 no visor e no viewfinder e no fato de possuir uma entrada de microfone externo, mas o microfone da FZ70 é espetacular.

Pelos testes que vi a SX60 perde feio pra a Panasonic a começar pela lente.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2014, 21:10:14
A Canon tinha tudo para fazer uma sucessora à altura da SX50, mas mais uma vez decepcionaram...


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2014, 10:40:48
Achei interessante suas observações, rascher. Principalmente por você já ter usado a SX50 e poder ter feito a comparação prática entre elas.
Mas, de toda forma, ao analisar suas colocações de prós e contras, vi que os fatores 'contras' ficaram mais limitados a pequenos ajustes que, aparentemente são contornáveis e todos podem ser corrigidos, com exceção do comentário que fez no 'contra' Nº 5, fator que me deixa até conformado com a 'escuridão' da lente da SX50.

Dos prós, acho que concordo com todos os seus ítens e os contras:
1) Não acho isso algo que possa influenciar na diferença real entre elas, até porque, a diferença de ISO 80 pra 100 na própria SX50, é muito pequena.
2) "RAW esquece"!??? Esquece nada!  :fight: Aqui temos a ferramenta que corrige os itens 3 e 4... e outra, no CD da Canon já tem o DPP que trata os RAW's muito bem. Também o ACR já está sendo atualizado (já lançaram p/ a 7D Mark II)
3) Item 2 resolve! Se quer fazer fotos mais tratadas, RAW é a solução! E isso para aves é muito bom, pois ainda pode dar um UP nas recuperação de luzes altas e baixas (frestas entre árvores e céu são muito comuns nesse tipo de fotografia).
4) Item 2 resolve!
5) Essa eu não sabia e fiquei feliz com minha SX50.


Marotomt

Com a SX50 a diferença entre ISO 80  e 100 é pequena mas tem diferença e relevante se tratando de um sensor minúsculo. Para mim que fotografo aves isso faz diferença em certas situações.

A SX60 não vem com CD. Eu uso somente o LightRoom para editar minhas imagens em RAW e até o momento não tem como abrir por não terem lançado a versão com suporte a SX60.

Os efeitos que a máquina aplica no JPG, NENHUM aplicativo irá tirar isso a ponto de se tornar uma IMAGEM RAW CRUA sem efeito aplicado. Com JPG como você deve saber é bem compactado e você não tem como trabalhar as camadas separadamente. O que a SX60 aplica na foto NÃO TEM REVERSÃO !

Nos ajustes de ISO ( correção ) não tem como deixar desativado. Sendo assim a camera já aplica no JPG uma correção de ruído. Eu quero que não tenha correção, e isso só no RAW que ainda não posso trabalhar. Que solução é essa que posso transformar a imagem JPG já aplicada redução de ruído pela camera e retirar toda essa correção ?


Voltei dos testes de 4 dias e os resultados com luz favorável foram espetaculares !!!!!!

Agora posso dizer que a SX60 é bem melhor que a SX50.

Gostaria de saber como faço para anexar fotos aqui para o pessoal ver o resultado.

Abraços

Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2014, 11:51:04
Essa camera só é melhor que a Panasonic FZ70 no visor e no viewfinder e no fato de possuir uma entrada de microfone externo, mas o microfone da FZ70 é espetacular.

Pelos testes que vi a SX60 perde feio pra a Panasonic a começar pela lente.

Pedro,

Veja esta foto feita com a FZ70 - http://www.wikiaves.com.br/fotogrande.php?f=1520633&g=1
Veja esta foto feita com a SX40 !!!! -  http://www.wikiaves.com.br/fotogrande.php?f=1488404&g=1

Ambas as fotos bem focadas e bem registradas com condições de iluminação parecidas.

Eu fico com a foto da SX40. A SX60 tem muitas melhorias e consequentemente as fotos terão um ganho melhor na qualidade final. eu já senti isso.

A SX60 perder feio para a Panasonic eu acho extremo exagero.

Ambas tem suas qualidades e desvantagens.

O View Finder melhorou drasticamente na SX60 e isso faz uma ENORME diferença quando se precisa de agilidade para seguir ou achar uma ave. Isso requer um campo de visão satisfatório que nas anteriores deixava a desejar. Passei muita raiva com a SX50 por conta disso e perdi fotos por lutar com o visor.

É isso ai !

Final do ano promete, vou atrás do Mico-leão-da-cara-preta e do Papagaio-da-cara-roxa, ambos endêmicos e criticamente ameaçados de extinção.
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2014, 14:27:21
[exageradus mode=ON] "....NENHUM aplicativo irá tirar isso a ponto de se tornar uma IMAGEM RAW CRUA sem efeito aplicado..." [exageradus mode=OFF]
Brincadeiras a parte, no JPEG até concordo, mas, conforme eu informei, tem aplicativo que trata o RAW da SX60 sim!

Site da própria Canon Europe.

Veja se funciona, tem o DPP com atualização para a SX60 (não testei ainda, pois utilizo o que vem no CD da minha SX50):

http://www.canon-europe.com/Support/Consumer_Products/products/cameras/Digital_Compact/Powershot_SX_series/PowerShot_SX60_HS.aspx
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2014, 15:10:17
Brincadeiras a parte, no JPEG até concordo, mas, conforme eu informei, tem aplicativo que trata o RAW da SX60 sim!

Site da própria Canon Europe.

Veja se funciona, tem o DPP com atualização para a SX60 (não testei ainda, pois utilizo o que vem no CD da minha SX50):

http://www.canon-europe.com/Support/Consumer_Products/products/cameras/Digital_Compact/Powershot_SX_series/PowerShot_SX60_HS.aspx

Eu sei que tem aplicativos que conseguem abrir o RAW da SX60.

Mas como eu informei é para o meu uso em específico onde citei o LightRoom e também falei que a adobe ainda não tem uma versão para o LightRoom abrir o RAW da SX60.

Só trabalho com LightRoom e Photoshop.
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Nerd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2014, 20:39:27
Estava esperando um post sobre a Sx60, estou na duvida entre ela e a FZ70.

Já tenho uma sx40, estava a fim de troca-la, mero capricho mesmo, pois a sx40 supre minhas necessidades, além de estar praticamente nova(cerca de 6.000 fotos em 2 anos). Acho que vou acabar indo para a sx60, gostei do seu Review rascher.

Obrigado, uma pena que eu não tenha conseguido visualizar as imagens rs


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2014, 22:09:32
Na boa.. Se for pra ficar nas superzoons de sensor do mesmo tamanho.. Eu não sei se indicaria a SX60, o ganho de qualidade, principalmente de imagem, se houver, é mínimo. Apenas alguns recursos mais atuais que acredito que não valha o investimento. Se EU fosse sair da minha SX50 pra outra superzoom, certamente a única que eu colocaria hoje em minha lista é a Panasonic FZ1000. Essa sim valeria um upgrade.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2014, 13:17:18
A SX60 não tá muito legal, em algumas situações perde até pra Nikon P600. Trocar uma superzoom por outra? Só pela FZ1000 como já foi falado aí. Qualquer outra troca é mera obsolescência programada (e forçada).
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Nerd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2014, 19:30:34
Sim concordo plenamente que a troca não é plausivel, por isso disse que era mera futilidade.

Algumas funções da sx como wi-fi somente rs, mas outros falam que a FZ70 tem uma qualidade maior, infelizmente, apesar de'u ter o dinheiro para uma troca da sx40, comprar uma FZ1000 atualmente é inviavel, o dolar ontem estava 2,71 rs enfim, obrigado pelas resposta, acho que vou então ficar com a minha, acho rs

sobre a obsolescência, eu na verdade iria estar ajudando um amigo no ingresso no mundo da fotografia(estou fazendo até um preço camarada a ele), enfim, obrigado pelas opiniões 

PS: como é chato portar resposta aqui por esse método de reconhecimento rs


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2014, 19:48:15
É só nas primeiras mensagens, até ficar claro que você não é um spammer. É segurança para todos nós.  ;)
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


elaine pereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2017, 16:26:12
uma dúvida: no modo automático (para aquelas situações em que precisamos fazer o click e não temos tempo de configurar e o risco de perder a foto é alto) ela não faz foto em raw?