Autor Tópico: Astrofotografia solar com Canon 6D + Telescópio dedicado H-Alpha  (Lida 2044 vezes)

paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Bom dia amigos!

Esse é o terceiro tópico de astrofotografia que posto aqui no fórum.

Dessa vez usei uma Canon 6D comprada aqui mesmo do G. Polak e um telescópio solar dedicado H-Alpha.

O quê exatamente é esse tal de H-Alpha? explicando da maneira mais resumida possível, é a linha espectral de luz emitida pelo Hidrogênio, quando seu único elétron, aquecido, salta para fora do átomo. Tal linha tem uma cor vermelho profunda, mas as fotos solares geralmente são convertidas para P&B ou outras cores. Esse vermelho fica legal olhando pelo telescópio, mas em fotos perde-se bastante dos detalhes e do efeito 3D.

Nessa exposição tentei evidenciar os detalhes da superfície:



Aqui usei uma exposição mais longa, para captar as erupções solares:



Para saber mais sobre meu trabalho com astrofotografia e ver com mais detalhes como se faz esse tipo de registro, visitem meu blog:

http://astrosantos.blogspot.com.br/

 
Por ora é isso amigos, e lembrem-se sempre:


1 - Jamais olhe para o sol sem equipamento de proteção apropriado, sob pena de danos graves e irreversíveis à visão!

2 - Os filtros H-Alpha utilizados para a astrofotografia de nebulosas de emissão não são os mesmos que os utilizados para observação solar. Não os utilize para o Sol, sob pena de danos graves e irreversíveis à visão!

3 - Não utilize para a observação solar óculos escuros, chapas de raio-x, máscara de soldador ou similares, sob pena de danos graves e irreversíveis à visão! Só confie em filtros fabricados especificamente para o Sol, sob pena de danos graves e irreversíveis à visão!
« Última modificação: 17 de Novembro de 2014, 10:21:38 por paulchess10 »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2014, 10:20:32
É possível mesclar as duas fotos, com exposições diferentes, em camadas no Photoshop, para conseguir uma imagem que ao mesmo tempo mostra a superfície com mais detalhes e as erupções solares, mas não sei como fazê-lo.

Se alguém puder me ensinar, agradeço bastante.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2014, 11:17:18
Muito bacana mesmo! Astrofotografia é para mim uma das modalidades mais fascinantes desta arte. É do sol é a primeira que vejo aqui ni fórum. Parabéns.

Só uma pequena observação, o elétron não salta para fora do átomo, mas sim para uma camada de menor energia, é nesse salto emite um fóton.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2014, 13:23:32
Olá RafaZ!
Obrigado pelo retorno!
Astrofotografia é mesmo muito bacana!
Obrigado também pela informação a respeito do Hidrogênio.
Inclusive já corrigi a postagem original do meu blog.
Abraços!


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2014, 13:28:33
São saltos quanticos. Muito legal a foto.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


FranciscoCaznok

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2014, 21:00:30
incrível :D se precisar ajuda no photoshop, so falar :D


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2014, 21:40:07
Olá Francisco.
Eu quero converter as duas fotos em preto e branco (na verdade, só tirar a saturação da foto amarela - isso sei fazer, rsrs), e mesclá-las em camadas no Photoshop, já que, na verdade, representam a mesma coisa, mas com duas exposições diferentes.
Assim teria uma só foto mostrando tanto os detalhes da superfície quando das erupções da atmosfera solar.
Como eu faço isso? Lembrando que não sei praticamente nada de Photoshop, rsrs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2014, 08:48:07
Olá Francisco.
Eu quero converter as duas fotos em preto e branco (na verdade, só tirar a saturação da foto amarela - isso sei fazer, rsrs), e mesclá-las em camadas no Photoshop, já que, na verdade, representam a mesma coisa, mas com duas exposições diferentes.
Assim teria uma só foto mostrando tanto os detalhes da superfície quando das erupções da atmosfera solar.
Como eu faço isso? Lembrando que não sei praticamente nada de Photoshop, rsrs

Teria que usar as camadas e máscaras. O mecanismo é simples, embora a execução possa ser complicada:
1. Crie uma camada pra cada imagem. Não sei se o PS tem, mas no GIMP há a opção "Open image as..."->"New Layer".
2. Mexa na transparência da camada de cima, a fim de deixá-la semi-transparente, de forma a conseguir ver as duas camadas.
3. Mova a camada semi-transparente, a fim de alinhar as duas imagens (caso não estejam perfeitamente alinhadas).
4. Torne a camada transparente em opaca de novo.
4. Crie uma máscara (Layer mask ou algo assim) na camada que está por cima. Se for branca, toda aquela camada aparecerá. Se for toda preta, toda aquela camada ficará transparente.
5. Desenhe o contorno que você quer mesclar na máscara, na cor invertida do fundo da máscara: se você criou uma máscar preta, desenhe em branco, e vice-versa. Você não verá o que está desenhando, mas verá as duas imagens se mesclando. O bom disso é que, desenhando errado, você pode simplesmente pintar na cor do fundo pra corrigir o erro.
6. Ao final, mescle todas as camadas em uma única imagem.

Há alguns tutoriais sobre isto na internet. Porcure por dupla exposição ou double exposure.


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2014, 15:43:50
ja chegastes a usar alguma câmera própria para astrofotografia? como a Canon 60Da por exemplo? sabes se ela é adequada para fotografias solares?

abraço!


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2014, 15:49:25
Não tinha visto.
Achei MUITO interessantes os seus registros.
Muito.


E11EVEN

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • LuizChuPhotography
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2014, 18:18:39
Fascinante!  :wub:


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2014, 11:46:53
Obrigado pela ajuda felipemendes. Vou tentar. Uso aqui o Photoshop CS6.
Olá Danilo.
Ainda não tive oportunidade de usar uma câmera dedicada para astrofotografia.
Para o caso específico de fotos solares, não haverá diferença entre usar a 60D e a 60Da.
A 60Da foi projetada com o objetivo de trabalhar em registros de céu profundo (galáxias, aglomerados de estrelas e, principalmente, nebulosas de emissão).
Em resumo é o seguinte.
O filtro IR das DSLR acaba bloqueando a maior parte da luz no espectro emitido por nebulosas, que ocorrem na faixa do vermelho. Isso faz com que elas sejam pouco sensíveis à luz emitidas pelas nebulosas. Não totalmente cegas, mas cobram um maior tempo de exposição. A 60Da foi projetada para não efetuar esse corte. Em fotos lunares, planetárias e solares não vai dar diferença.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2014, 21:05:26
Mais um registro solar em H-Alpha, dessa vez utilizando a 60D, cujo sensor mostrou-se muito pequeno para registrar o disco solar inteiro.



ADVERTÊNCIA! Foto feita com um telescópio especial, projetado especialmente para observação e registro seguro do Sol. Jamais observe o Sol com binóculos, telescópios ou mesmo a olho nu, sem filtros apropriados (óculos escuros, chapas de raio-x, máscara de soldados e similares NÃO SE PRESTAM PARA ESSE FIM!), sob pena de danos graves e irreversíveis à visão!