Autor Tópico: LIMPEZA DE NEGATIVOS  (Lida 26601 vezes)

l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 05 de Setembro de 2014, 20:27:09
Tem muita gente escrevendo besteira por aí...

Não é aconselhável usar soluções aquosas em negativos processados, pois pode solubilizar a emulsão. Na verdade trata-se do assunto sobre o solvente ser polar ou apolar. Quanto mais polar, mais chances solubilizar a gelatina, mesmo depois de seca. Filmes coloridos são mais suscetíveis ao problema.

O que a Kodak recomendava do tipo, era uma solução de água + carbonato de amônio + bicarbonato de sódio, para a limpeza de lentes, que era vendido pronto, como Kodak Lens Cleaning Fluid. Esta solução é bastante polar (água) e iônica. Eu usaria apenas em negativos preto e branco. Outro problema será a secagem que demorará muito.

O Isopropanol (álcool isopropílico) é menos polar que a água e não contém a mesma (se puro). O risco de solubilizar a gelatina é menor, mas depende do tempo. É um desengodurante moderado e depois da lavagem (em isopropanol, não em água) tem a vantagem de não deixar resíduos (se puro, novamente).

Como já mencionei, o ideal é um solvente apolar, e o mais seguro, com ponto de ebulição baixo o suficiente para a evaporação rápida é o hexano. Ele também é um poderosíssimo desengordurante.

Convém notar que embora o isopropanol e o hexano sejam relativamente inócuos, existem algumas normas a serem seguidas:

- Usar em local ventilado. Os vapores, se inalados poderão provocar tonturas
- Obviamente não ingerir
- Usar longe de fontes de calor, ambos são inflamáveis
- Evitar contato com a pele, pois são desengordurantes
- Evitar contato com os olhos
 
Comprar hexano e benzina pode ser complicado, recomendo o Fluido Zippo Premium, uso isso a anos.

Obrigado pela aula AFShalders!

Se não tiver em casa (acho que tenho) amanhã mesmo vou ir atrás do fluído.

E a ultima dúvida: posso passar o fluído de ambos os lados da película ou apenas de um dos lados?
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2014, 20:52:04
Obrigado pela aula AFShalders!

Se não tiver em casa (acho que tenho) amanhã mesmo vou ir atrás do fluído.

E a ultima dúvida: posso passar o fluído de ambos os lados da película ou apenas de um dos lados?

Note que o fluido é o da latinha preta "Premium" da Zippo. Não conheço os outros fluidos, sei que tem muita coisa vagabunda.
Pode usar dos dois lados, mas seja bem cuidadoso com o lado da emulsão, é fácil de riscar.

Uma dica é levar para a loja um espelho (limpo) pequeno e pingar umas gotas. Deve evaporar rápido e não deixar resíduos.


tmangia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #32 Online: 23 de Dezembro de 2014, 23:58:24
Mas qual nome do produto que posso achar no Brasil?

Obrigado!