Autor Tópico: Utilizando MacBook Air + HD externo para armazenamento  (Lida 12691 vezes)

diegoormaia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 17 de Novembro de 2014, 22:36:13
Boa noite pessoal!

Sou novo no fórum, comprei minha NX300m ontem pelo extra.com, e estou aguardando chegar, estou ansioso por isso, rs

Como sou novato nessa área, quero me organizar da melhor maneira possível desde o inicio, possuo um MacBook Air de apenas 128gb, qual seria a melhor maneira de organizar as fotos, teria como organiza-las pelo iPhoto, mas utilizando um HD externo? Qual seria a melhor maneira de fazer isso? (tenho um de 1TB da Seagate que nunca usei)
E ao mesmo tempo é possível ter um backup online? Qual sugerem?

Obrigado desde já!


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2014, 08:18:11
Acompanhando...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2014, 08:26:07
Tem sim, copie o arquivo da biblioteca para o hd externo e quando vc abrir o iphoto vai perguntar o local da biblioteca, aí é só indicar o hd externo :ok:
Eu utilizo o aperture para edição e iphoto para organizar a biblioteca, mas no iphoto só deixo os jpeg tratados, depois que trato o raw pelo aperture exporto e guardo o arquivo em um hd externo tb
vc pode usar o flickr msm pra fazer backup das suas fotos


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2014, 08:49:33
Só para esclarecer: o HD deve ter formatação, Mac, correto?




FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2014, 13:52:00

Só para esclarecer: o HD deve ter formatação, Mac, correto?

Pode usar a formatação nativa do OSX, porém se precisar abrir o HD em um windows ele só fará leitura. Use a formatação FAT32 que pode ser usada em ambos.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2014, 14:26:19
Fat32 tem uma limitação de tamanho de arquivo de 4gb não recomendo, se vc vai usar para backup da biblioteca do iphoto não tem pq usar essa formatação


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2014, 12:55:58
Foi essa a minha dúvida.
Obrigado!


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2014, 13:43:46
Eu utilizo o aperture para edição e iphoto para organizar a biblioteca, mas no iphoto só deixo os jpeg tratados, depois que trato o raw pelo aperture exporto e guardo o arquivo em um hd externo tb

Eu tenho no HD externo uma pasta RAW (para onde importo o RAW ao conectar o cartão da câmera e abrir o aperture) e uma pasta RAW tratados (para onde exporto os jpeg).

Como faz para só aparecer os jpeg no iPhoto? No meu aparecem os álbuns com Raw e os álbuns com JPEG.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2014, 13:51:09
No aperture eu trato as fotos e exporto os jpeg tratados e raw, os raw eu passo pra um hd externo, os jpeg importo no iphoto, assim a biblioteca fica bem menor!
Se vc já importou os raw para o iphoto não tem como deletar apenas eles, vc tem q deletar tudo e importar novamente apenas os jpeg


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2014, 13:55:53
Pelo que estou vendo, meu fim de ano vai ser reorganizando a biblioteca.
E aprendendo a usar o Aperture, que, aliás, só instalo amanhã.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2014, 15:56:30
No aperture eu trato as fotos e exporto os jpeg tratados e raw, os raw eu passo pra um hd externo, os jpeg importo no iphoto, assim a biblioteca fica bem menor!
Se vc já importou os raw para o iphoto não tem como deletar apenas eles, vc tem q deletar tudo e importar novamente apenas os jpeg

Entendi, obrigado! :ok:

Já vi o meu problema aqui, uso a biblioteca do Iphoto no aperture (o aperture usa a biblioteca do iphoto). Quando importo os arquivos RAW (via aperture), aparece automaticamente no iPhoto.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2014, 18:26:48
Mudando um pouco de foco: Aperture ou Lightroom?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2014, 20:52:05
Prefiro o Aperture, mas isso é gosto e costume pessoal. Trabalhei anos com os programas da Adobe (acredite, tenho várias licenças) mas não uso mais nada dela. Os programas são pesados e o ACR é ruim.

No caso de um micro com pouco HD, configure na hora de importar os arquivos, para deixar os originais no local de origem, tipo o HD externo. O Aperture, como todo programa organizador, cria um banco de dados referenciando as fotos. Para cada modificação feita, é criado um conjunto de instruções como que foi feito que pode ser na forma de um XML por exemplo, ou um outro formato qualquer. É através destas instuções que você cria as versões, que podem ser exportadas depois para onde você quiser.

Mantendo os arquivos fora da biblioteca, o aperture fica MUITO rápido e leve. Agora se enfiar 50000 fotos com 20 versoes cada, ai a lib cresce para sei lá, 400 Gigas... Aí ja viu.

Arquivos dentro da lib tem sua utilidade, mas em geral não é o mais adequado.


Esta semana mesmo eu limpei um Mac de uma amiga que tinha 55000 fotos de viagem DENTRO da lib. E o pior é que estava bem fluido. Só que com tudo quadruplicado, pqp...

Uma boa alternativa é usar um organizador específico, como o PhaseOne Media Pro que é disparado o mais parrudo. E vocÊ usa o programa que quiser para ajuste de imagem, seja o Aperture, LR, PS, PSE, DxO e por aí vai. Tem também o COrel Aftershot Pro que a última versão está fantástica.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, 20:55:14 por AFShalders »


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2014, 22:31:25
Valeu.
Obrigado.
Meu problema é que preciso tomar uma providência urgente.
Comecei a fotografar este ano.
Saí importando tudo para o iPhoto. Classes a fazer os registros em raw, mesmo sem saber o que fazer com eles...
Resumo: o HD já pediu pra parar com isso...
Amanhã vou passar tudo pra um HD externo e não queria ter retrabalho: vou aproveitar o recesso do Judiciário (sou advogado) pra dar uma organizada. Es, se possível, aprender a tal pós produção.