Autor Tópico: Fotometro  (Lida 13059 vezes)

Nilton Fecchio

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
    • Fecchio Fotografia
Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2014, 13:45:30
Olá.

Depois de ler os tópicos sobre ter ou não um fotometro, me convenci e comprei um. Um Sekonik.
Mas fiquei com uma dúvida: Quando efetuo a medida da luz incidente, não tenho que levar em conta o posicionamento da máquia fotografia no que se refere a distancia entre ela e a modelo?


akeminy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2014, 07:39:29
A resposta é não. Você tem que tomar cuidado apenas em volta-lo para onde a câmera está posicionada.

Abraço!

Akemi


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2014, 14:43:08
Fotômetro facilita horrores. Comprei o meu junto com minha 1a sdlr.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 18 de Dezembro de 2014, 17:12:01
Nunca pisei em um estúdio, mas fiquei surpreso com a importância dada por vocês.

Um cara que acho que manja muito de iluminação é o Neil van Niekerk, e ele nem de longe frisa essa importância do fotometro.

Citar
In film days I would exclusively use a flash-meter for flash. For available light I mostly just carefully used my camera’s built-in meter.

With digital, I still largely meter like that. But we have more tools available to us with digital.
So for me it has become an iterative process of:
– checking my camera’s meter,
– checking the histogram
– and blinking highlights display,
– checking the image on the LCD, (although this isn’t an accurate assessment of exposure),
– experience.

There is no fixed recipe in approaching metering in all kinds of situations. It’s a mix-n-match of different techniques – all used to make sure I get optimum exposure for my images.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #19 Online: 18 de Dezembro de 2014, 17:53:19
Nunca pisei em um estúdio, mas fiquei surpreso com a importância dada por vocês.

Um cara que acho que manja muito de iluminação é o Neil van Niekerk, e ele nem de longe frisa essa importância do fotometro.

Oq ele diz ai não é nada mais do que se virar na tentativa e erro e seguir pelo histograma, que ja foi conversado aqui... mas se vc acha que ele não usa fotometro é só olhar na ultima foto dessa página, http://neilvn.com/tangents/photography-workshops/individual-workshop/, de um making of de um workshop individual dele, por falta de um da pra ver dois fotômetros em cima da cadeira preta ao lado da modelo (duas cordinhas cinza), que deve ser um pra ele e outro para o aluno  :ok:

Edit:

Nesse video (primeiro video dessa página: http://neilvn.com/studio/photo-session/) que esta no site dele, só ver no minuto 00:24 ao 00:30 onte ele esta ajeitando a luz e acertando com o fotômetro (inclusive o mesmo que aparece na foto que falei)  :ok:

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, 18:16:00 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #20 Online: 18 de Dezembro de 2014, 20:10:45
Eu falando de novo.... li com pressa que acabei ignorando o texto no geral, li a primeira parte e depois a explicação on diz como ele faz a medição só com a câmera... mas lendo melhor agora até onde no que eu entendi o comentário do fotografo Neil Van Niekerk na verdade foi que na época de filme usava 100% o fotômetro, e na era digital ainda usa na maioria dos casos, mas que agora existem outras possibilidades de fazer a medição com a digital, mas não que dispensa ou que n da importância ao fotômetro, por isso que justamente ele aparece usando no video e na foto  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2014, 20:29:13
É um preciosismo hoje em dia. Não lembro a última vez que utilizei.

Com histograma rolando em todos os canais de cor hoje em dia, e o fato de ser digital podendo testar, pra mim fotômetro caiu em desuso.



Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #22 Online: 19 de Dezembro de 2014, 03:36:15
Bom, meu fotômetro chegou hoje Sekonic L-308s Flashmate. Dá um alívio no coração.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Dezembro de 2014, 10:07:18
Acompanhando ...  :snack:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2014, 12:31:57
Eu falando de novo.... li com pressa que acabei ignorando o texto no geral, li a primeira parte e depois a explicação on diz como ele faz a medição só com a câmera... mas lendo melhor agora até onde no que eu entendi o comentário do fotografo Neil Van Niekerk na verdade foi que na época de filme usava 100% o fotômetro, e na era digital ainda usa na maioria dos casos, mas que agora existem outras possibilidades de fazer a medição com a digital, mas não que dispensa ou que n da importância ao fotômetro, por isso que justamente ele aparece usando no video e na foto  :ok:

Quando comecei a estudar fotografia percebi que precisava dominar um bicho chamado flash, descobrir o site dele.
Acabei lendo todos os artigos e comprando os 2 livros dele.
E fotometro passou em segundo plano.

Com a conversa de vocês me senti nu sem um fotometro :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2014, 13:07:09
Meu pitaco:

Depende muito do sistema de flashes no estúdio, uma coisa que aprendi, principalmente em fóruns internacionais, é que é muito importante a relação de luz entre os flashes.

pensando em um esquema simples de luz principal, luz de preenchimento e outra de recorte.

Mesmo com o histograma da câmera, fotômetro da câmera, não tem como calcular a proporção de luz entre os flashes.

Por exemplo, eu quero uma proporção de 1:2 entre a luz principal e a de preenchimento e de 1:4 com a luz de recorte.

Ou seja, em dados, o que isso significa? Que a luz de preenchimento deve estar 1 ponto de luz (EV) à menos que a principal e a de recorte 3 pontos à menos.

Então a principal vai ser por exemplo na medição do fotômetro externo f/11, a secundária em f/8 e a de preenchimento em f/4

Por isso que se usa o fotômetro, com um bom ColorChecker Passport e com poucos cliques se define a fotometria correta.

É possível fazer sem ele na tentativa e erro? sim, mas não vejo como ideal.

Ainda dá margem para falarmos sobre low key e high key, onde o fotômetro ajuda muito, sobre a luz refletida e luz que incide sobre o objeto, como o fotômetro da câmera funciona diferente do de mão, enfim, ele tem seu papel.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 20 de Dezembro de 2014, 23:37:05
Realmente essa proporção entre as luzes deve dar trabalho só olhando o resultado na câmera.
Fiquei curioso para usar um, a YN faz fotômetros? rrsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #27 Online: 21 de Dezembro de 2014, 10:53:51
Acho incrível como o Armando consegue esclarecer coisas que eu não sabia e, principalmente, organizar algumas (poucas) coisas que eu já sabia.

O fotômetro, pra mim ficou claro, fala uma linguagem que só se revela a iniciados. Claro que existem iniciados que acham a mensagem dele irrelevante ou alcançável por outros canais.
Mas, sempre  EMHO, para dizer "eu não preciso dele" é preciso conhecê-lo e tê-lo usado.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Janeiro de 2015, 01:18:49
Meu sonho era meus flashs  sb910 e yn 565 ex comandados pelos rádios yn 622n poderem ter a luz medida  pelo meu seconic 358.

Não consigo conter o pre flash e aí a medida fica sempre errada a menor.

Até colocando eles no manual da zica. Já desisti de tentar, mas que me faz uma falta isso faz.

Se uma alma caridosa der uma boa dica para fazer funcionar corretamente juro que arrisco testar novamente.

 :assobi: :assobi:

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #29 Online: 03 de Janeiro de 2015, 08:52:27
Meu sonho era meus flashs  sb910 e yn 565 ex comandados pelos rádios yn 622n poderem ter a luz medida  pelo meu seconic 358.

Não consigo conter o pre flash e aí a medida fica sempre errada a menor.

Até colocando eles no manual da zica. Já desisti de tentar, mas que me faz uma falta isso faz.

Se uma alma caridosa der uma boa dica para fazer funcionar corretamente juro que arrisco testar novamente.

 :assobi: :assobi:

Abraço

E não tem como disparar sem esse "pre flash"? Por que ele é disparado se vc esta usando um rádio?
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).