Autor Tópico: Fotometro  (Lida 3622 vezes)

jauvane

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
Resposta #30 Online: 03 de Janeiro de 2015, 09:48:33
Com o módulo de rádio (um acessório do Sekonic 358) o próprio fotômetrO dispara os flashes ligados a pocket wizards. Extremamente prático (e um dos motivos de eu ter adotado este sistema), pois sem assistentes dá para medir a luz. Ao pressionar o botão do fotômetro o flash dispara.
JVc.

Soprani

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #31 Online: 03 de Janeiro de 2015, 09:49:18
E não tem como disparar sem esse "pre flash"? Por que ele é disparado se vc esta usando um rádio?

Então, eu já tentei bastante. Se alguém souber e quiser compartilhar a informação, será muito bem-vinda.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.

leonobox

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Ensaios.tumblr.com
Resposta #32 Online: 03 de Janeiro de 2015, 16:21:06
Então, eu já tentei bastante. Se alguém souber e quiser compartilhar a informação, será muito bem-vinda.

Estranho, deve ser alguma limitação ou configuração do 622n então, vc usa receptor nos dois flashes? hj uso com PW, mas ja usei com diversos outros rádios e até mesmo com aquele transmissor st-e2 da canon e nenhum deles dispara um pre flash, sempre consegui fazer a leitura correta, e uso o mesmo fotômetro que vc... Tenta perguntar pra galera que usa, tem um tópico só sobre o 622n...

Edit. Comentei com um amigo que usa YN e ele disse que parece que o 622n p nikon dispara apenas com pre flash mesmo, que isso esta escrito no manual...
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 16:33:30 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
25 e 29 de Junho - São Paulo - SP
14 de Julho - Rio de Janeiro - RJ

Soprani

• Membro Ativo
Resposta #33 Online: 04 de Janeiro de 2015, 01:54:34
Leonobox, o que eu já penei para tenta medir com o fotómetro não ta no gibi (nuss, essa gíria é velha heim) . Depois de ter desistido li em um fórum em inglês (nem me lembro qual) que um dos problemas do 622 era justamente esse.
Como eu já me adaptei com ele e tenho um controle que me atende com índices muito pequenos de furos (não disparar) resolvi deixar pra lá.
Há alguns dias pensei em vender meu fotómetro e comprar um que ignora o pre flash mas desisti depois de pensar bem no precinho.
Abc.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.

andrew.franca

• Novato(a)
Resposta #34 Online: 26 de Abril de 2019, 09:50:15
Meu pitaco:

Depende muito do sistema de flashes no estúdio, uma coisa que aprendi, principalmente em fóruns internacionais, é que é muito importante a relação de luz entre os flashes.

pensando em um esquema simples de luz principal, luz de preenchimento e outra de recorte.

Mesmo com o histograma da câmera, fotômetro da câmera, não tem como calcular a proporção de luz entre os flashes.

Por exemplo, eu quero uma proporção de 1:2 entre a luz principal e a de preenchimento e de 1:4 com a luz de recorte.

Ou seja, em dados, o que isso significa? Que a luz de preenchimento deve estar 1 ponto de luz (EV) à menos que a principal e a de recorte 3 pontos à menos.

Então a principal vai ser por exemplo na medição do fotômetro externo f/11, a secundária em f/8 e a de preenchimento em f/4

Por isso que se usa o fotômetro, com um bom ColorChecker Passport e com poucos cliques se define a fotometria correta.

É possível fazer sem ele na tentativa e erro? sim, mas não vejo como ideal.

Ainda dá margem para falarmos sobre low key e high key, onde o fotômetro ajuda muito, sobre a luz refletida e luz que incide sobre o objeto, como o fotômetro da câmera funciona diferente do de mão, enfim, ele tem seu papel.

Em uma proporção de 1:4 não significa que uma luz é 4x mais intensa do que a outra, logo não seria 2 F/stop de diferença ao invés de 3? Fiquei confuso quanto a isso.

Lúzio

• Colaborador(a)
Resposta #35 Online: 04 de Maio de 2019, 22:18:07
Fotometro nos dias de hoje??? Tão de sacanagem...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.

leonobox

• Colaborador(a)
    • Ensaios.tumblr.com
Resposta #36 Online: 05 de Maio de 2019, 12:25:05
Em uma proporção de 1:4 não significa que uma luz é 4x mais intensa do que a outra, logo não seria 2 F/stop de diferença ao invés de 3? Fiquei confuso quanto a isso.

Isso mesmo  :ok:

Fotômetro é fundamental hj, não tem nada hj que desabone a utilização do mesmo, a não ser a "tentativa e erro", que pode dar "certo" tb, ai vai de cada um... :D
« Última modificação: 05 de Maio de 2019, 12:36:12 por leonobox »

RafaelBorges

• Novato(a)
Resposta #37 Online: 06 de Maio de 2019, 15:29:53
Fotometro nos dias de hoje??? Tão de sacanagem...

Comece a usar "sem preconceitos" e você verá que: Sim!! Fotometro nos dias de hoje e pelo menos até que as câmeras consigam fazer o que somente ele faz.  :ok:

jauvane

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
Resposta #38 Online: 06 de Maio de 2019, 16:21:59
Para que serve um fotômetro nos dias de hoje? Repetibilidade... Deixar tudo pronto para quando o(a) modelo/personalidade chegar, vc poder fazer um click e liberá-lo(a). Se o(a) modelo em questão é o presidente da república, por exemplo, não podes te dar ao luxo de fazer tentativa e erro, etc. Ademais, se desejas repetir uma foto que fizeste, um fotômetro te permite chegar no mesmo setup sem "chutes"... Enfim, nada nas máquinas atuais substitui um fotômetro de mão... O medidor da câmera funciona de outro modo... Não substitui um fotômetro de mão...
JVc.

RafaelBorges

• Novato(a)
Resposta #39 Online: 06 de Maio de 2019, 17:04:59
Para que serve um fotômetro nos dias de hoje? Repetibilidade... Deixar tudo pronto para quando o(a) modelo/personalidade chegar, vc poder fazer um click e liberá-lo(a). Se o(a) modelo em questão é o presidente da república, por exemplo, não podes te dar ao luxo de fazer tentativa e erro, etc. Ademais, se desejas repetir uma foto que fizeste, um fotômetro te permite chegar no mesmo setup sem "chutes"... Enfim, nada nas máquinas atuais substitui um fotômetro de mão... O medidor da câmera funciona de outro modo... Não substitui um fotômetro de mão...

Exatamente.. Por isso que afirmei que fotometro é necessário sim. :clap:

Lúzio

• Colaborador(a)
Resposta #40 Online: 10 de Maio de 2019, 23:20:57
Argumentação pífia e mais furada q peneira. E o outro ainda aplaude ... Santo Pai....
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 23:28:21 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.

leonobox

• Colaborador(a)
    • Ensaios.tumblr.com
Resposta #41 Online: 11 de Maio de 2019, 09:05:13
Argumentação pífia e mais furada q peneira. E o outro ainda aplaude ... Santo Pai....

Bem fundamentada a sua...

Bem, mas agora que vi que vc é aquele usuario aqui do fórum que em outro tópico fez a mesma coisa (comentários agressivos e sem sentido) e quando disse que iria "hibernar" o seu "afastamento" foi recebido com muita alegria entre outros usuários... por ai ja da pra entender muita coisa...

Melhor ignorar, não alimentem os Trolls...