Autor Tópico: Fotometro  (Lida 13056 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 03 de Janeiro de 2015, 09:48:33
Com o módulo de rádio (um acessório do Sekonic 358) o próprio fotômetrO dispara os flashes ligados a pocket wizards. Extremamente prático (e um dos motivos de eu ter adotado este sistema), pois sem assistentes dá para medir a luz. Ao pressionar o botão do fotômetro o flash dispara.
JVc.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 03 de Janeiro de 2015, 09:49:18
E não tem como disparar sem esse "pre flash"? Por que ele é disparado se vc esta usando um rádio?

Então, eu já tentei bastante. Se alguém souber e quiser compartilhar a informação, será muito bem-vinda.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #32 Online: 03 de Janeiro de 2015, 16:21:06
Então, eu já tentei bastante. Se alguém souber e quiser compartilhar a informação, será muito bem-vinda.

Estranho, deve ser alguma limitação ou configuração do 622n então, vc usa receptor nos dois flashes? hj uso com PW, mas ja usei com diversos outros rádios e até mesmo com aquele transmissor st-e2 da canon e nenhum deles dispara um pre flash, sempre consegui fazer a leitura correta, e uso o mesmo fotômetro que vc... Tenta perguntar pra galera que usa, tem um tópico só sobre o 622n...

Edit. Comentei com um amigo que usa YN e ele disse que parece que o 622n p nikon dispara apenas com pre flash mesmo, que isso esta escrito no manual...
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 16:33:30 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 04 de Janeiro de 2015, 01:54:34
Leonobox, o que eu já penei para tenta medir com o fotómetro não ta no gibi (nuss, essa gíria é velha heim) . Depois de ter desistido li em um fórum em inglês (nem me lembro qual) que um dos problemas do 622 era justamente esse.
Como eu já me adaptei com ele e tenho um controle que me atende com índices muito pequenos de furos (não disparar) resolvi deixar pra lá.
Há alguns dias pensei em vender meu fotómetro e comprar um que ignora o pre flash mas desisti depois de pensar bem no precinho.
Abc.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


andrew.franca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #34 Online: 26 de Abril de 2019, 09:50:15
Meu pitaco:

Depende muito do sistema de flashes no estúdio, uma coisa que aprendi, principalmente em fóruns internacionais, é que é muito importante a relação de luz entre os flashes.

pensando em um esquema simples de luz principal, luz de preenchimento e outra de recorte.

Mesmo com o histograma da câmera, fotômetro da câmera, não tem como calcular a proporção de luz entre os flashes.

Por exemplo, eu quero uma proporção de 1:2 entre a luz principal e a de preenchimento e de 1:4 com a luz de recorte.

Ou seja, em dados, o que isso significa? Que a luz de preenchimento deve estar 1 ponto de luz (EV) à menos que a principal e a de recorte 3 pontos à menos.

Então a principal vai ser por exemplo na medição do fotômetro externo f/11, a secundária em f/8 e a de preenchimento em f/4

Por isso que se usa o fotômetro, com um bom ColorChecker Passport e com poucos cliques se define a fotometria correta.

É possível fazer sem ele na tentativa e erro? sim, mas não vejo como ideal.

Ainda dá margem para falarmos sobre low key e high key, onde o fotômetro ajuda muito, sobre a luz refletida e luz que incide sobre o objeto, como o fotômetro da câmera funciona diferente do de mão, enfim, ele tem seu papel.

Em uma proporção de 1:4 não significa que uma luz é 4x mais intensa do que a outra, logo não seria 2 F/stop de diferença ao invés de 3? Fiquei confuso quanto a isso.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #35 Online: 04 de Maio de 2019, 22:18:07
Fotometro nos dias de hoje??? Tão de sacanagem...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #36 Online: 05 de Maio de 2019, 12:25:05
Em uma proporção de 1:4 não significa que uma luz é 4x mais intensa do que a outra, logo não seria 2 F/stop de diferença ao invés de 3? Fiquei confuso quanto a isso.

Isso mesmo  :ok:

Fotômetro é fundamental hj, não tem nada hj que desabone a utilização do mesmo, a não ser a "tentativa e erro", que pode dar "certo" tb, ai vai de cada um... :D
« Última modificação: 05 de Maio de 2019, 12:36:12 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


RafaelBorges

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 06 de Maio de 2019, 15:29:53
Fotometro nos dias de hoje??? Tão de sacanagem...

Comece a usar "sem preconceitos" e você verá que: Sim!! Fotometro nos dias de hoje e pelo menos até que as câmeras consigam fazer o que somente ele faz.  :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 06 de Maio de 2019, 16:21:59
Para que serve um fotômetro nos dias de hoje? Repetibilidade... Deixar tudo pronto para quando o(a) modelo/personalidade chegar, vc poder fazer um click e liberá-lo(a). Se o(a) modelo em questão é o presidente da república, por exemplo, não podes te dar ao luxo de fazer tentativa e erro, etc. Ademais, se desejas repetir uma foto que fizeste, um fotômetro te permite chegar no mesmo setup sem "chutes"... Enfim, nada nas máquinas atuais substitui um fotômetro de mão... O medidor da câmera funciona de outro modo... Não substitui um fotômetro de mão...
JVc.


RafaelBorges

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 06 de Maio de 2019, 17:04:59
Para que serve um fotômetro nos dias de hoje? Repetibilidade... Deixar tudo pronto para quando o(a) modelo/personalidade chegar, vc poder fazer um click e liberá-lo(a). Se o(a) modelo em questão é o presidente da república, por exemplo, não podes te dar ao luxo de fazer tentativa e erro, etc. Ademais, se desejas repetir uma foto que fizeste, um fotômetro te permite chegar no mesmo setup sem "chutes"... Enfim, nada nas máquinas atuais substitui um fotômetro de mão... O medidor da câmera funciona de outro modo... Não substitui um fotômetro de mão...

Exatamente.. Por isso que afirmei que fotometro é necessário sim. :clap:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #40 Online: 10 de Maio de 2019, 23:20:57
Argumentação pífia e mais furada q peneira. E o outro ainda aplaude ... Santo Pai....
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 23:28:21 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #41 Online: 11 de Maio de 2019, 09:05:13
Argumentação pífia e mais furada q peneira. E o outro ainda aplaude ... Santo Pai....

Bem fundamentada a sua...

Bem, mas agora que vi que vc é aquele usuario aqui do fórum que em outro tópico fez a mesma coisa (comentários agressivos e sem sentido) e quando disse que iria "hibernar" o seu "afastamento" foi recebido com muita alegria entre outros usuários... por ai ja da pra entender muita coisa...

Melhor ignorar, não alimentem os Trolls...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #42 Online: 01 de Julho de 2019, 22:20:35
Para que serve um fotômetro nos dias de hoje? Repetibilidade... Deixar tudo pronto para quando o(a) modelo/personalidade chegar, vc poder fazer um click e liberá-lo(a). Se o(a) modelo em questão é o presidente da república, por exemplo, não podes te dar ao luxo de fazer tentativa e erro, etc. Ademais, se desejas repetir uma foto que fizeste, um fotômetro te permite chegar no mesmo setup sem "chutes"... Enfim, nada nas máquinas atuais substitui um fotômetro de mão... O medidor da câmera funciona de outro modo... Não substitui um fotômetro de mão...

Lembrei de um documentário onde um fotógrafo chamado Marco Grob fez uma sessão de foto com Steve Jobs em incríveis 03 minutos e 48 segundos. Imagina se fosse na tentativa e erro...
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.