Autor Tópico: Lentes Full Frame e APS-C  (Lida 2173 vezes)

rafa_yellow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 18 de Novembro de 2014, 16:04:56
Olá, pessoal.
No momento tenho uma Canon T3i, mas pretendo investir em uma 6D no ano que vem.
No momento gostaria de comprar uma lente para os ensaios que faço (ensaios externos com famílias e crianças, e alguns eventos), e ouvi dizer que existem lentes que podem ser usadas tanto em câmeras APS-C e FX.

Alguém saberia me dizer como faço para identificar isso???
Pois como pretendo trabalhar com uma FX em breve, não queria investir agora em uma lente que não poderei usar no futuro...

Teriam dicas de lentes para o tipo de fotografia que precisarei tirar (macro, portrait, ambientes...)

Obrigada desde já!

Abs


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2014, 16:08:09
Lentes que servem tanto em APS como em FF são as lente EF. As lentes com mount EF-s só servem para APS.
Pra saber isso basta ver a descrição da lente.
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2014, 16:11:26
EF = full frame
EF-S = somente aps-c

Ah, já tinham explicado. É que estava fazendo como um monte de gente faz; respondem sem sequer ler o que já foi postado rs.
D600 - E-M10


rafa_yellow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2014, 17:29:13
Obrigada!
Estou sondando a "Tokina 100mm f/2.8 AT-X M100 AF Pro D Macro Autofocus Lens for Canon EOS". Ela seria uma equiparável à canon 100mm f/2.8. O problema é que na minha máquina (que não é full frame) ela vai virar uma 160mm...
Não sei se ainda assim ela é boa para ensaios e festas.
Tem também a "Sigma 24-70mm f/2.8 IF EX DG HSM Autofocus Lens for Canon EOS". Alguém tem algo a dizer desta marca ou desta lente em específico?

Mais uma vez, obrigada!

abs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2014, 21:09:13
Pegue uma 24-105 f/4 L e um Flash, te atenderá muito bem no começo, e quando abrir necessidade pegue outras lentes específicas


E11EVEN

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • LuizChuPhotography
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2014, 21:27:35
Eu começaria pela EF 85mm USM...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2014, 21:30:36
Obrigada!
Estou sondando a "Tokina 100mm f/2.8 AT-X M100 AF Pro D Macro Autofocus Lens for Canon EOS". Ela seria uma equiparável à canon 100mm f/2.8. O problema é que na minha máquina (que não é full frame) ela vai virar uma 160mm...
Não sei se ainda assim ela é boa para ensaios e festas.
Tem também a "Sigma 24-70mm f/2.8 IF EX DG HSM Autofocus Lens for Canon EOS". Alguém tem algo a dizer desta marca ou desta lente em específico?

Mais uma vez, obrigada!

abs

Esqueça isso. Nenhuma lente vira outra como mágica... Muda o campo de visão, mas quem faz isso é a câmera e não a lente. Toda lente que você puser na sua câmera tem campo de visão alterado por causa do sensor da sua câmera.

Se sua câmera é uma T3i ela pode usar qualquer lente da Canon, seja EF ou EF-S

Se depois comprar uma 6D, que é Full Frame, só vai poder usar lentes EF



« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 21:32:02 por Luciano.Queiroz »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2014, 23:01:02
Se tivesse que escolher uma só, seria a 50 1.4 ou 85 1.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2014, 05:55:26
Posso fazer uma pergunta chata?
Que fotos você tenta, mas não consegue por causa do equipamento?
Eu também tenho uma T3i. Também gostaria de ter uma 6D. Olho para algumas capturas feitas com as FF e babo!
Mas daí olho para outras, feitas com equipamento comparável ao meu (igual, pouco mais ou pouco menos) e observo que antes de gastar 6 a 8 mil num equipamento FF básico, eu tenho que investir mais em conhecimento. Em aprendizado.
O que eu mais persigo, hoje, é nitidez. É sharp.
Isso não tem 6D+100 mm que por si sós me tragam.
Então antes preciso de técnica. É mais demorado. É mais chato. Não vende, tem que ser construída.

Só pra dar um exemplo. Achava pouco naturais Minhas fotos de paisagens. Até que fui alertado pela galera aqui do MF: horizonte torto. Da pra ajeitar na Pós? Da. Mas você mutila um pedaço da foto. Melhor ajustar na hora do clique.
E foi, admito, para ajustar horizonte que comecei a mexer nisso de Pós. Não domino quase nada. Mas comecei. Antes eu "me orgulhava" de meu purismo de ser tudo "jpg direto da câmera".


rafa_yellow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2014, 14:51:04
Obrigada a todos, pelas dicas! Ajudaram muito! :clap: