Autor Tópico: Fotos em preto e branco  (Lida 9090 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 03 de Novembro de 2014, 10:12:58

Eu diria que o melhor do filme eh o preto e branco e o melhor do digital eh o colorido.

Eu me lembrei de um book em PB que minha avó fez para uma tia a muitos e muitos anos, deve ter sido entre os anos 70/80. A qualidade das fotos (20x30cm )eram incríveis. Nitidez e contraste perfeitos.

Obviamente a câmera que o fotografo usou foi de filme :)


coneidus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
    • flickr
Resposta #46 Online: 04 de Novembro de 2014, 20:12:45
Concordo com o C R O I X (sempre com excelentes contribuições) especialmente na relevância das formas e texturas, que podem dar um bom direcionamento para uma composição em PB.

Uma coisa que, na minha opinião, é mais marcante no PB é a noção de abstração. A impressão que se tem é que ao observar uma PB existe uma análise e uma reflexão mais profunda, como se sempre houvesse algo além da imagem em si. É claro que toda imagem traz (ou deveria trazer) uma mensagem, mas no caso da PB parece que sempre tem algo mais a se refletir sobre.

Não sei se consegui me fazer entender, mas em resumo, PB tem uma ligação mais próxima com a arte do que com o registro em si.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 06 de Novembro de 2014, 10:21:20
Meu workflow para P&B: Captura em RAW, conversão no DPP (Canon), gero um TIFF, importo no LR, uso o Silver Efex como plugin do LR, faço as alterações necessárias, retorno ao LR, exporto (se necessário ir para o PS, uso-o como plugin do LR, retorno ao LR e exporto).
Não é o workflow mais prático do mundo mas para mim que sou amador funciona muito bem e me garante uma edição com apenas um salvamento/compactação com perdas em JPG.

Caramba... que complexo.

Quando eu uso Nikon, é bem fácil exportar direto do Ufraw pro Gimp, mas obviamente os resultados não são os mesmos de software profissional. Mas como faço por diversão, tá valendo.

Pra não sair do assunto PB, aguardem um breve tutorial sobre como converter uma foto colorida em PB, só no Gimp mas aplicável a qualquer software. Falta tempo pra eu terminar de escrever.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 10 de Novembro de 2014, 11:36:47
Eu clico na aba "Preto e Branco" no Lightroom.
Aí eu vou baixando os pretos e aumentando os brancos até clipar de acordo com meu desejo e pronto.
Claro que isso tudo já nasce na hora que vou fazer a foto, na composição e entendimento do contraste da cena e também na exposição que é feita de acordo com meu estilo de tratamento e o impacto que quero causar.
As vezes gosto de mais contraste e as vezes menos dependendo da importancia de texturas na imagem.

Essas 2 fotos foram bem simples o tratamento, apenas o que falei acima.
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/15571209298/

https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/15758178332/

Algumas eu trato localmente de acordo com o que quero usando o "pincel de ajuste" (letra k) do Lightroom, 99$% das minhas edições em PB são assim.

Abraço
Sugiro fortemente ler o livro "The negative" do Ansel Adams ou pelo menos a parte que fala sobre Zone System, é o ABC da exposicao e os exemplos que ele usa são todos em PB.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2014, 11:38:46 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 10 de Novembro de 2014, 11:40:09
Essa daqui foi uma das poucas fotos que usei Jpeg, direto da camera sem edicao nenhuma.
O PB da 5Dc é muito bom.
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/15640406971/
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #50 Online: 10 de Novembro de 2014, 12:29:12
Eu clico na aba "Preto e Branco" no Lightroom.
Aí eu vou baixando os pretos e aumentando os brancos até clipar de acordo com meu desejo e pronto.

Então, é exatamente isso que se faz com as curvas de cor. Também tem como usar o Levels (ou níveis). Mas, como eu acho as curvas mais flexíveis ( :D), uso-as preferencialmente, além de tê-las em qualquer programinha de edição de fotos.

Sobre as fotos, no meu trabalho o flickr é bloqueado, então só tem como ver de casa.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 13 de Novembro de 2014, 16:50:19
Entendi, acho que fotografia em PB seria para quem já está em um nível mais avançado de fotografia...
NÃO NECESSARIAMENTE ...

pense da seguinte forma , ... OU MELHOR ... eu penso da seguinte forma ...
a cor tras em si , emoções , textura e muita dimensão ...
QUANDO voce conseguir naquela mesma cena , transmitir em PB as mesmas emoções , textura e dimensão do que teria transmitido em COR , aquela foto deverá ser em PB ... como conseguir ... ? ... treine que em pouco tempo por si vc ja poderá imaginar aquela cena em PB .

 :snack:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 13 de Novembro de 2014, 16:59:47
As opiniões são diferentes Graças a Deus , pois caso contrário a vida seria muito sacal , imaginem todo mundo pensando do mesmo geito e com as mexmas opiniões ....
 Mas  a fotografia PB é a essência da fotografia , o melhor dos melhores e o ponto alto de todo profissional . Não quero dizer com isso que não existam grandes fotografos cuja predileção seja a cor e nessa predileção estejam seus grandes trabalhos , mas sem duvida alguma todos os grandes profissionais sempre se enveredam vez por outra no PB , talvez para testar seus limites ou ate mesmo para tentar suplantar mesmo seus limites anteriormente estabelecidos .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 21 de Novembro de 2014, 08:28:01
Nao se engane. Eu sou ignorantao em muitos aspectos. Me pergunte qualquer coisa sobre cameras digitais que eu passo a bola.
Mas você tem a nobreza e humildade de repassar um pouco do seu conhecimento sobre a arte da fotografia e isso vale mais que ouro pra quem gosta de aprender, muito obrigado pelas dicas CROIX! :ok:

PS:Fique isolado em um mundo paralelo sem contato com a terra por umas semanas(sem internet) mas agora voltei...
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, 08:58:31 por Guilherme Augusto »