Minha opinião é a seguinte:
Por mais que o cara seja bem sucedido na fotografia - comercialmente/economicamente falando - creio que este turbilhão de imagens se deve a 3 motivos:
1 - o cara é ruim em fotometria/direção - aí tem que fazer 1500 fotos pra 50 ficarem boas
2 - acaba sendo um argumento de marketing para "valorizar" o trabalho - "olha, pra conseguir 50 fotos boas eu tenho um baita trabalho... vc nem sabe como é difícil, pra 50 preciso clicar 1500"
3 - o cliente é ruim de expressão/pose... tipo mesmo o cliente travado.
Uma quarta - as 3 alternativas acima.
Eu sou super econômico em fotos, mesmo porque o tempo que se perde selecionando depois é imenso.
Pra gastar muito o dedo, dá pra utilizar 1/5 ou estourando 1/6 das fotos. a serem entregues.
ACHO que o movimento deveria ser justamente o inverso... menos clicks, menos desperdício de tempo e obturador, menos fotos por pacote... em um ensaio 30 SUPER FOTOS são melhores que 200 meia-boca, EMHO.
Meia boca qualquer zé mané faz até com celular... aí é que tem que entrar o diferencial do fotógrafo.
E acho tbém... que em qualquer ensaio aproveitam-se mesmo, no máximo, 10% de fotos entregues que vc possa dizer "essa vai pra parede"
Abs.