Autor Tópico: Quantos cliques em um ensaio?  (Lida 4980 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 19 de Novembro de 2014, 20:44:40
Hoje estava vendo um curso online na Edu-K de um fotógrafo chamado Jaiel Prado, o cara disse que em um ensaio Faz 1500 fotos, seleciona 300 e passa 50 para o cliente.

Particularmente achei um exagero, 1500 > 50 .
Mas o cara parece bem sucedido na fotografia.

O que vocês acham desta quantidade de cliques para um ensaio levando em conta o que sobra no final?



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2014, 20:48:53
Eu acho que se ele esta bem assim... Não deve estar errado...
Eu particularmente acho muito, com uma direção apurada e escolhendo bem o lugar e a luz consegue-se com 500 fotos selecionar as mesmas 50...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2014, 20:50:11
Eu acho relativo esta relação de quantidade de cliques versus a quantidade de fotos entregues.

Cada fotógrafo tem um estilo de trabalho e junto com ele a quantidade de cliques que precisa ou que se sente confortável da mesma cena/posição.

Eu, particularmente, acho este número de 1500 > 50 alto, mas não dá pra criticar se não sabemos os motivos que o levaram a ter esta quantidade.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2014, 20:53:45
se não sabemos os motivos que o levaram a ter esta quantidade.
Modo continuous High e seleciona a melhor expressão facial nos 2 seg que ficou com o dedo no shutter...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2014, 21:52:35
Talvez o cara não tem um fotômetro... (Brincadeira hehe)

Dependendo do ensaio até faz algum sentido, se tem "splash", movimento, criança brincando, etc...
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2014, 23:22:26
Dellano, esqueceu de citar q os 1500 clics são somando as fotos da Simone, pois eles fotografam sempre em dupla... Então, se ele tirar 700, ai não parece mesmo um número tão absurdo.
Tenho visto todos os cursos da eduk e do photostv. Esses tempos foi o robson kunz, um guri bem bom, mas dedo nervoso, parece uma metralhadora de shutter. Logo depois foi um outro q eu me esqueci o nome, um que faz os ensaios com uma mirrorless. Esse é daqueles que poupa demais o shutter. No final das contas, ambos tinham a mesma quantidade de fotos pra entregar pro cliente, era mais questão de estilo.
Tecpix + motorola do guga


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2014, 01:06:49
Depende, fiz um ensaio de dois dias e foi uns mil clicks, ta certo que é um ensaio diferenciado, foram entregues 100 fotos. Meus ensaios comuns eu entrego uma média de 40 fotos e clico uma média de 400, isso em externa, em estúdio isso reduz drasticamente.

O motivo é que uso muito burst para algumas fotos que pedem movimento ou que uso foco continuo, coisas do tipo, entao as vezes rola 20 clicks pra selecionar uma foto ou nenhuma
@jacobfotografiacriativa


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2014, 02:25:33
Minha média é de 600 fotos escolho 30 e trato para o cliente.  Entrego todas e essas tratadas. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2014, 08:33:44
Acho que sou meio econômico nessa questão...

Mas percebo que a maioria das fotos que perco são quando estou arrumando a luz ainda.. como não tenho fotômetro, vou indo na tentativa e erro até acertar, e isso gasta às vezes muitos cliques..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2014, 08:51:09
Dellano, esqueceu de citar q os 1500 clics são somando as fotos da Simone, pois eles fotografam sempre em dupla... Então, se ele tirar 700, ai não parece mesmo um número tão absurdo.
Tenho visto todos os cursos da eduk e do photostv. Esses tempos foi o robson kunz, um guri bem bom, mas dedo nervoso, parece uma metralhadora de shutter. Logo depois foi um outro q eu me esqueci o nome, um que faz os ensaios com uma mirrorless. Esse é daqueles que poupa demais o shutter. No final das contas, ambos tinham a mesma quantidade de fotos pra entregar pro cliente, era mais questão de estilo.

O da mirrorless foi um curso de pre wedding?
Se for não achei ele econômico não.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2014, 09:08:01
Sim, o que usava a mirrorless era de um curso de pre wedding sim... É que se comparasse com o do kunz q foi logo depois, tb teria essa percepção de economia, hehe
Tecpix + motorola do guga


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2014, 09:22:39
existe uma certa tendencia de utilizar
as tecnicas de fotografia esportiva, em outras areas
por isto a quantidade de clics que parece exgarerada.
Eu como sou do seculo passado, nao faço parte da geraçao metralhadora.
nao tenho necessidade de fazer 1500 fotos para escolher 50,
cada caso e um caso.
abs.


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2014, 09:29:39
Acho um pouco absurdo essa quantidade de click's, não sei se pelo fato de eu ter vindo da época do filme, tínhamos a limitações das 36 fotos por filme. Até hoje tenho esse costume, que nem sempre quantidade é qualidade.
Durante um ensaio, costumo fazer 150 a 200 fotos, entregar 30 ou 40 fotos ao cliente.
Esse fotografo é o famoso "metralhadora"?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Mas cada um cada um..... :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2014, 11:23:02

Durante um ensaio, costumo fazer 150 a 200 fotos, entregar 30 ou 40 fotos ao cliente.


Pois é, to dentro dessa média, mas ouvi dizer que o JR Duram fazia 1500 cliques na época do filme.  :eek: :eek: "Ouvi falar"


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2014, 11:32:11
Acho que essa questão de quantidade não é muito relevante,
como meus ensaios são externos clico bastante pra perder menos tempo no photoshop,
 imagine aquela foto linda que vc deixou de fazer uns clicks a mais e aquele bendito fio de cabelo passa na frete dos olhos nariz e boca. >:(
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll