Autor Tópico: Índices de reclamações de compradores Canon x Nikon (Dez/13 a Nov/14)  (Lida 1730 vezes)

OliveiraL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Pessoal entrei no site RECLAME AQUI e fiquei impressionado (negativamente) com os números de ambas as marcas, principalmente no que diz respeito à assistência técnica. O período de análise foi de 01/12/2013 a 30/11/2014.

Será que isso só ocorre no Brasil ou é mundial?

Segue os links:

CANON: http://www.reclameaqui.com.br/indices/10922/canon
NIKON: http://www.reclameaqui.com.br/indices/27373/nikon-do-brasil-ltda

Moderação, se o local  for inadequado favor redirecionar.
D7100
AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR
AF-S DX NIKKOR 35mm e 50mm f/1.8G
AF-S DX NIKKOR 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
YN 565EX


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2014, 16:25:46
Primeiro, realmente é muito importante ver a reputação das marcas quanto à assistência. Muita gente não faz isso e se dá mal depois.

A Nikon no Brasil vende quase que somente câmeras, então ter muita reclamação é um problema. E isso não é só no Brasil; a Nikon tem fama de ter assistência ruim no mundo todo, basta ver que só recentemente ela se pronunciou quanto a um problema bastante conhecido de todos, da graxa no sensor da D600. As câmeras são ótimas, mas conseguir assistência é complicado.

Já a Canon é uma empresa muito maior, então tem problema de todo tipo ali: impressora, cartucho, câmera, etc. E tem reclamação que nem é reclamação, é mimimi porque a impressora é barata mas o cartucho é caro... Sobre o que interessa aqui no fórum, não tenho experiências com a assistência da Canon.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2014, 12:29:30
 
Primeiro, realmente é muito importante ver a reputação das marcas quanto à assistência. Muita gente não faz isso e se dá mal depois.

A Nikon no Brasil vende quase que somente câmeras, então ter muita reclamação é um problema. E isso não é só no Brasil; a Nikon tem fama de ter assistência ruim no mundo todo, basta ver que só recentemente ela se pronunciou quanto a um problema bastante conhecido de todos, da graxa no sensor da D600. As câmeras são ótimas, mas conseguir assistência é complicado.

Já a Canon é uma empresa muito maior, então tem problema de todo tipo ali: impressora, cartucho, câmera, etc. E tem reclamação que nem é reclamação, é mimimi porque a impressora é barata mas o cartucho é caro... Sobre o que interessa aqui no fórum, não tenho experiências com a assistência da Canon.
:ok: :ok: :ok: :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/