Autor Tópico: Sessão sem pós.  (Lida 1537 vezes)

Valdecir.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Nikon D3200 - 18-55 - iniciando beeeem devagar...
Online: 24 de Novembro de 2014, 17:19:31
Depois que entrei nesse forum tenho estudado bastante, e não tenho vergonha de postar minhas imagens, mesmo porque não sei nada ainda e não tenho nada a perder... rsrsrsr.

O que sinto muito falta, eh que não percebo imagens sem pós, me levando a acreditar que na fotografia o que importa realmente eh a composição e não os ajustes da câmera e coisas alem... pois tudo se refaz e se faz com o pós.

Uma pena, que a fotografia por si só não é o suficiente.

Apesar da minha lamentação, não é este o motivo (por favor não me discriminem por isso) de ter feito esse tópico e sim pela vontade de ter uma seção de fotos in natura, sem pós... ou se já tiver algo do tipo que me orientem, pois não encontrei.
Nikon D3200 - 18-55 - iniciando beeeem devagar...


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2014, 17:35:33
Depois que entrei nesse forum tenho estudado bastante, e não tenho vergonha de postar minhas imagens, mesmo porque não sei nada ainda e não tenho nada a perder... rsrsrsr.

O que sinto muito falta, eh que não percebo imagens sem pós, me levando a acreditar que na fotografia o que importa realmente eh a composição e não os ajustes da câmera e coisas alem... pois tudo se refaz e se faz com o pós.

Uma pena, que a fotografia por si só não é o suficiente.

Apesar da minha lamentação, não é este o motivo (por favor não me discriminem por isso) de ter feito esse tópico e sim pela vontade de ter uma seção de fotos in natura, sem pós... ou se já tiver algo do tipo que me orientem, pois não encontrei.

Mas...como assim?

Desde de que o mundo é mundo, desde das pinholes e outras das antigas. O que acontecia com os filmes (negativos)?

Eles eram revelados. Fiz um curso na época e aprendi a revelar. O P&B era fácil: um banho de revelador, um de fixador e lavagem com água. Aí então levava-se o negativo (filme) para o ampliador. Aquela máquina era maravilhosa. Que delícia ampliar imagens a seu gosto. Nestes dois momentos estávamos fazendo pós.

O colorido era muito mais chato e requeria muito mais "profissionalismo". Eram necessários 9 banhos.

Enfim, tudo isto pra dizer que não existem imagens in natura. Tá bom, não existe é muito forte, mas trabalhar a imagem numa pós sempre existiu. Os laboratórios faziam isto e você nem sabia? Cada laboratorista tinha seu jeito e todos invariavelmente manipulavam, mais ou menos, nossas imagens.

Acho um puritanismo exagerado a busca pela foto in natura porque na prática ninguém vai postar uma foto que por erro ou distração, deixou o diafragma mais aberto ou mais fechado, e a imagem saiu mais clara ou mais escura que o que deveria. Naturalmente levaremos a imagem para um Lightroom da vida e "melhoraremos" a imagem, antes de postar ou imprimir. Não lhe parece adequado que assim seja? Nós fazemos o que o laboratorista fazia pra nós na época dos filmes.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, 17:37:41 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2014, 17:37:20
Olá, Valdecir.

Desarme-se dessa visão da fotografia romântica purista e enganosa da fotografia sem pós.
Nem em fotografia analógica isso se sustenta.

Perceba... O processo fotográfico digital necessariamente existe pós processamento envolvido, ainda que à revelia do fotógrafo.
É que para toda a captura haverá algum grau de processamento na imagem. Apenas no ato de ajustar os parâmetros que serão incorporados no JPG que sairá pronto da máquina e que você depois utilizará sem qualquer modificação adicional já há processamento envolvido.
Se falarmos de fotografia em RAW aí a coisa fica ainda mais processada, porque será o próprio fotógrafo que decidirá quais parâmetros serão alterados e poderá alterar muitos ou poucos, mas sempre haverá alguma alteração.

Respondendo diretamente sua pergunta inicial: não me recordo de tópico nesse sentido. O que posso aconselhar é você zerar todos os parâmetros de configuração build in de sua câmera e de seu software de ingestão e baixar as imagens capturadas. O que o monitor de mostrar (estando ele calibrado) será o mais próximo que você poderá obter de algo "sem nenhum pós processamento" (lembrando novamente que isso 'non ecziste').

Abçs,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2014, 17:54:07
Uma imagem digital sem pós nenhuma é mais ou menos assim (só que muito maior):



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2014, 19:53:39
Não existe foto ótima/boa sem uma pós. Não se esqueça que mesmo em jpeg direto da câmera já existe tratamento. A diferença é que geralmente é uma b@$%a e não tira o melhor do arquivo.

Depois que você aprender o básico de fotografar em RAW já perceberá diferença.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2014, 20:25:53
Não existe foto ótima/boa sem uma pós. Não se esqueça que mesmo em jpeg direto da câmera já existe tratamento. A diferença é que geralmente é uma b@$%a e não tira o melhor do arquivo.

Depois que você aprender o básico de fotografar em RAW já perceberá diferença.

Thales , acho que não é bem assim , o processador e o conversor raw interno da Fuji-X  entrega um JPEG excelente , logico com pos "bem tratado" - exemplo são os B&W com filtro RED !!! :ok: :ok: :ok:

[]
MAURO


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2014, 20:30:05
Alguém aqui já comentou que:

- uma captura ruim, com uma pós bem feita, fica razoável.

- uma captura razoável, com uma pós bem feita, fica boa.

- uma captura boa, com uma pós bem feita fica Ótima.

Também tinha essa ideia purista mas é FATO que a pós ajuda a melhorar suas imagens.




Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2014, 21:17:48
Uma pena, que a fotografia por si só não é o suficiente.

Se Deus por si só não é suficiente, imagina a fotografia.

Olha, eu já fotografei muito casamento em RAW, perdia horas ou dias tratando e convertendo aquela "porrada" de fotos, para os noivos escolherem um décimo do montante. Hoje, aboli essa prática, câmera bem configurada para um bom JPG, enquadramento o melhor possível, imagens alinhadas e niveladas e monto o cd de provas sem mexer em quase nada do que sai da câmera, e depois da escolha dos noivos, nas fotos escolhidas, pouca pós, e nas demais nem mexo para entregar o dvd com todas as fotos em alta.

Ainda fotografo em RAW, mas em cenas onde tem latitude que seja necessário o DR do RAW. Caso contrário é JPG na veia.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2014, 21:47:25
Se Deus por si só não é suficiente, imagina a fotografia.

Olha, eu já fotografei muito casamento em RAW, perdia horas ou dias tratando e convertendo aquela "porrada" de fotos, para os noivos escolherem um décimo do montante. Hoje, aboli essa prática, câmera bem configurada para um bom JPG, enquadramento o melhor possível, imagens alinhadas e niveladas e monto o cd de provas sem mexer em quase nada do que sai da câmera, e depois da escolha dos noivos, nas fotos escolhidas, pouca pós, e nas demais nem mexo para entregar o dvd com todas as fotos em alta.

Ainda fotografo em RAW, mas em cenas onde tem latitude que seja necessário o DR do RAW. Caso contrário é JPG na veia.


Tá aí o depoimento de um profissional, que vive de fotografia, dizendo na real, sem nhenhenhém, o que interessa.

Sou meio chato pra certas coisas. Em outro tópico o assunto era levar ou não DSLR em viagens e logo apareceu um amigo dizendo que fica feliz da vida viajando de férias com uma D800 e uma 24-70mm pendurada no pescoço, das 8 às 23h, every fucking day! Volta pro hotel feliz da vida e sempre procura imagens brilhantes, espetaculares para algum dia escolher uma, ampliar e colocar na sala. Eu não viajo mais de férias com DSLR. Só uma compacta de qualidade no bolso, e nada mais.

Isto vale o mesmo para este puta preconceito que certos amigos daqui tem com relação ao Jpeg. O Jpeg que sai da minha D7000 definitivamente não é uma b#$%s777ta.

Se até para um profissional, que vive da fotografia como o Roberto, o Jpeg resolve, imagine para a maioria, a imensa maioria, a enorme maioria dos foristas daqui, que são apenas amadores!!!

Eu por exemplo tenho um hábito. Fotografo tudo em RAW e Jpeg, um em cada slot. Aí escolho "aquela" foto que me interessa, e a trato à partir do RAW. O resto, como você bem disse, é Jpeg na veia!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, 21:51:29 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2014, 00:23:55
Eu não consigo entender o que é uma fotografia sem pós!
Mesmo as analógicas!!
O que pode acontecer é uma pós automática, feita por algum algorítimo, sem o meu  controle por falta de conhecimento.
Se você usa o Jpeg, a máquina está fazendo uma pós por você, se usa o raw, você ou algum algorítimo vai ter que fazer alguma escolha!!!

http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/cc/ee/53/ccee530ba0a1838d6a384031d630998f.jpg

Na análogica (link acima) a mesma coisa, ou a maquina determinava "uma configuração" de revelação ou um bom laboratorista fazia a pós.
O que existe a intensidade de uma pós!
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


Valdecir.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Nikon D3200 - 18-55 - iniciando beeeem devagar...
Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2014, 08:49:07
Ok... ok... me convenceram completamente... mas é que quando iniciei em fotografia, eu realmente achava que as fotos sairiam ótimas apenas apertando o dedo em uma máquina bem configurada... que se eu entendesse minha máquina e conseguisse tirar o melhor dela seria o suficiente.

No começo eu não entendia porque todo curso de fotografia incluía sempre fotoshop ou lightroom ou algum programa do estilo... mas percebo que não vivemos sem. 

Mas agora acho que é mais complicado aprender o pós que o durante... rsrsrsrs
Nikon D3200 - 18-55 - iniciando beeeem devagar...


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2014, 09:49:27
Pô! Nem o Sebastião Salgado ou Araquém Alcântara, e uma outra gama de bons fotógrafos ai no mercado, não exibem suas fotos sem uma pós.

Esse exemplo acima do Welbi foi muito feliz e certeiro, mostra como era na época das analógicas fazer uma pós para dar o destaque necessário a cena. :ok:
Fábio Pedro.