Autor Tópico: Como formalizar uma parceria (não sociedade) com outro fotógrafo  (Lida 911 vezes)

samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Pessoal,

Gostaria de recorrer à experiência de vocês para tentar ver a melhor forma de formalizar uma parceria com outro fotógrafo.

Minha esposa já há algum tempo fotografa casamentos e outros eventos (eu fotografo também em eventos maiores, mas cuido mais da parte burocrática e ajudante de iluminação). Chegamos a um ponto que devido a maior quantidade de contratos vamos precisar de um segundo fotógrafo. Já temos um amigo fotógrafo em vista, que inclusive já aceitou fazer uma parceria. Mas, para não ficar só de boca, até porque existem questões delicadas a serem resolvidas, queremos formalizar de alguma forma essa parceria. Cada um tem seu próprio site, onde divulga seu portfólio, e a ideia é que ambos continuem de certa forma independentes. Quando um precisar do outro, o evento será feito em parceria, mas apenas quando aquele que conseguiu o contrato solicitar (obviamente dependendo também da disponibilidade de agenda do outro). Mas a minha dúvida é justamente como remunerar corretamente cada parte, e como ficará a divulgação do portfólio. Será que nos eventos feitos em parceria, as fotos podem ser compartilhadas nos portfólios de ambos os fotógrafos? Ou é melhor que cada um só divulgue as fotos que efetivamente tiver disparado, talvez até por questões legais?

Gostaria de uma parceria muito semelhante a que o Bruno Stuckert e o Plinio Ricardo mantém aqui em Brasília. Não sei exatamente quais são os detalhes da parceria deles, mas me parece que eles compartilham algumas fotos no portfólio, ao mesmo tempo que cada um mantém seu próprio site e, imagino, cada um deve prospectar clientes separadamente.

Como vocês acham que uma parceria assim deve funcionar? Podem ficar bem a vontade para opinar, inclusive sobre questões envolvendo remuneração e do tipo quem vai ficar responsável por tratar as fotos etc...

Abraço!
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5