Autor Tópico: Qualidade do tom de pele.  (Lida 5585 vezes)

Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2006, 09:05:21
Bom é colocar um computador pra escolher qual o melhor tom de pele.

Computadores que vão olhar as fotos mesmo, não somos nós...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2006, 10:42:21
Citar
Bom é colocar um computador pra escolher qual o melhor tom de pele.

Computadores que vão olhar as fotos mesmo, não somos nós...
Roberto leia o que eu escrevi direito antes de criticar OK? Não mandei computadores lerem uma pesquisa de preferência só falei que para ter validade tem que ser bem feita porque se eu quiser faço uma caseira como a dele em 2 minutos e vou obter um resultado bem diferente, seja para medir acurácia (isso o computador vai fazer) ou para medir preferência, temos que seguir critérios para que nossa pesquisa tenha alguma validade e seja no mínimo representativa.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 10:44:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:08:25
Taí uma das primeiras vezes em que concordo com o Leo  :)
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 11:40:08 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:16:19
Eu não falo em relação a você, Leo. O que acho é inútil o teste de qual camera tem o melhor tom de pele se há gosto pra tudo.
A conclusão ia ser simples: o teste científico diz que o melhor é esse e eu prefiro outro. Não acho que seja um fator tão condicionante assim.

Quem estaria certo?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:32:18
Então, se fizermos um teste para medir a precisão na reprodução de cores e dissermos que a câmera tem uma reprodução de cores melhor que a outra estaremos certos, assim como se fizermos uma pesquisa de opinião e preferência para chegarmos ao resultado preferido pelo público e essa pesquisa estiver bem fundamentada também estaremos certos ao afirmar que existe uma preferência por um dado tom de pele (seja ele preciso ou não).

O segundo teste não nos permite afirmar que um dado tom é melhor (mesmo quando bem feito), assim como o primeiro não nos permite afirmar que existe uma preferência por um dado tom de pele. Na verdade é necessário ter método para fazer afirmações, nada mais do que isso.
Se ele tivesse uma pesquisa bem elaborada e estatisticamente válida ele certamente poderia afirmar o objetivo de pesquisa dele (que era definir a favorita do público) mas ele teria que mudar o título, porque ele não pode afirmar que é melhor e sim que existe uma preferência. Ele infelizmente não tem base nem para afirmar sobre a preferência, então não adianta nem buscar ler o artigo ajustando os termos.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 11:33:03 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:49:54
Curioso é como todo teste é furado, se fazem com Jpeg perguntam cadê o RAW, se fazem com RAW cadê o Jpeg....
Me falem qual o teste que é bom....
 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:51:59
Citar
Curioso é como todo teste é furado, se fazem com Jpeg perguntam cadê o RAW, se fazem com RAW cadê o Jpeg....
Me falem qual o teste que é bom....
Nenhum!  :D  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2006, 12:12:02
Citar
Curioso é como todo teste é furado, se fazem com Jpeg perguntam cadê o RAW, se fazem com RAW cadê o Jpeg....
Me falem qual o teste que é bom....
Edu o problema não é o JPG ou o RAW, vc pode se propor a testar só um ou outro, é uma questão de objetivo de pesquisa, não recrimino ele pelo uso do JPG mesmo porque o próprio objetivo da pesquisa dele é o uso de imagens prontas, então nesse quesito ele está certo, ele está errado na na construção da amostra e no teste em si.
Tem testes bons, mas muitos pecam ou por testar uma coisa que não tem a ver com o objetivo de pesquisa ou por testar equivocadamente um dado elemento.
Infelizmente 99% do que se encontra na Internet é lixo puro.
Atualmente tenho preferido uma ferramenta de busca chamada scholar.google.com que dá acesso a artigos acadêmicos que em sua maioria são bem elaborados, é uma ferramenta bem mais seletiva.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #23 Online: 05 de Outubro de 2006, 12:24:33
Fazer testes controlados e pesquisas bem estruturadas não é simples, demanda recursos, tempo e conhecimento técnico. Se todo mundo fosse deixar para fazer qualquer coisa respeitando todos os preceitos técnicos necessários para chegar a um resultado mais exato, veríamos pouquíssimos testes com as câmeras que existem no mercado. Ora, o melhor, já que nós mesmos não temos condições de pegar todas as câmeras na mão e fazer os testes que queremos, é pegar os vários testes que existem, contextualizar suas condições de produção e tirar o melhor proveito deles, nem que seja para servirem de exemplo do que se pode conseguir com cada câmera em situações diferentes.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #24 Online: 05 de Outubro de 2006, 12:39:02
Vamos mandar um e-mail para que no minimo 10% da população mundial receba as prints em casa para poder ter alguma validade. :rolleyes:
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 05 de Outubro de 2006, 12:49:49
Infelizmente você está certo Bruno, eu mesmo já pensei em elaborar testes, mas sempre que sofisticamos as coisas a demanda de tempo cresce muito.
De qualquer forma, como vc disse é muito importante saber o que pode ser entendido como válido em cada teste e conseguir usar essa informação em uma análise mais consistente, de preferência juntando vários testes e aproveitando o pouquinho que cada um pode oferecer de informações.

Gabriel vou encarar como piada, mas 10% da população seria uma amostra gigantesca para análises de nível mundial, para uma amostragem desse nível já quase valeria a pena fazer um senso e não uma pesquisa. Seria necessário calcular a amostra necessária mas uma amostra significante se distribuída corretamente poderia ser feita com cerca de 2000 questionários (Não calculei, estou estimando por números de outras pesquisas mundiais com significância relativamente boa) já dando um nível de confiança bem alto para a pesquisa. Então não force a barra porque o teste é um lixo sim e nada do que sua interpretação dos testes diga vai mudar isso, o teste não tem a menor validade estatística e nem mesmo a menor validade metodológica, é uma brincadeira de fundo de quintal que qualquer um de nós poderia fazer agora e que poderia dar completamente diferente do resultado dele.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 13:00:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #26 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:49:42
Tom de pele? Eu vivo mudando isso já que depende da raça da pessoa, da luz, do ambiente ao redor, da situação registrada como um todo, do meu ânimo, do sentimento que quero passar.....

Este teste não é furado...









...é um Buraco Negro arrombado.


 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Deco Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • http://www.fotolog.net/decofotos
Resposta #27 Online: 05 de Outubro de 2006, 20:18:50
depende muito da iluminação usada, do tom de pele, das configurações de WB, etc..

Acho isso muito relativo.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #28 Online: 05 de Outubro de 2006, 23:12:04
Tb acho relativo: depende se a modelo não tá de TPM(pode alterar o tom de pele), se ela não comeu repolho e passou mal, se os bancários não fizeram greve, depende da taxa do dólar..... :wallbash:  :risada2:  
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


xray

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #29 Online: 05 de Outubro de 2006, 23:46:04
Uma humilde opinião, sem comprar briga, emitir opinioes estatisticas (de metodologia eu ate que entendo um pouco....).
A sensibilidade ocular, particularmente aos tons de alta densidade ótica (preto - de maneira simples) e às cores, esta ligada diretamente a fatores intrinsecos físicos (saturação dos receptores visuais, especificamente cones e bastonetes), bem como a neurotransmissores e condução dos estimulos nervosos (áreas especificas da córtex cerebral), bem como à experiência do operador (observador ou "usuário" da foto em questão).
Trocando em miúdos, uma imagem pode parecer boa ou ruim dependendo do observador (preferência), não sendo portanto válida uma comparação direta da maneira que esta sendo feita.
Eu particularmente me deparo com isto todo dia... e em preto e branco!
Se alguem tiver interesse, talvez esse resumo possa ajudar:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.f...l=pubmed_docsum
Acho que esse pessoal deve entender do que fala.....
Abracos a todos

 :thmbup: