Autor Tópico: Montando um primeiro kit de lentes  (Lida 4423 vezes)

srafaeu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 27 de Novembro de 2014, 01:12:15
Olá,

Estou com a clássica dúvida de qual lente comprar, comprei uma câmera Canon T3i para aprender a fotografar. Sem um motivo principal, gosto de fotografar a lua, paisagens, pássaros, pessoas, um pouco de tudo para aprender.
Agora entrou uma grana para comprar um kit básico além da lente 18-55mm da Canon que veio com a câmera.

Quero comprar uma lente tele e uma fixa agora e aí surgiram as dúvidas:
Vale a pena comprar uma 50mm f/1.4 ou uma f/1.8? Vi algumas fotos e o bokeh da 1.4 é muito melhor, mas não sei se com a T3i vou conseguir os mesmos resultados.

A outra lente é uma tele 55-250mm f/4-5.6 IS ou a 70-300mm f/4-5.6 IS USM?

Inicialmente pensei em comprar lentes mais simples e não as L por falta de grana e até por ter uma câmera com sensor cropado.


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2014, 02:15:17
Cara.. Vai com calma aí! Você já tem uma camera excelente e pode ter certeza que ela vai te entregar praticamente o mesmo resultado que outras cropadas consideradas melhores. Investe numa 50mm 1.8. Você vai ver que depois que aprender nela, vai querer migrar pra varias outras lentes, fixas ou não. Ela é barata e faz fotos lindas!

Sobre a tele, vai de 70-300 mesmo! Nos 250 você pode querer mais distância.. E ai já vai ser tarde.. É uma lente super barata também... Não precisa ser USM.
Canon EOS 6D user


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2014, 06:29:10
Cara, acho que você tem que se perguntar quais fotos quer fazer e não consegue por limitação de lentes.

É possível fazer bokeh com a lente do kit, brincando com a abertura e o tempo de exposição. Tendo dominado isso, parta para a cinquentinha. (1.8 é uma excelente lente por um otimo preço).

Quanto ao zoom, minha única recomendação é: não caia em lentes mais baratas sem IS. Ele faz uma falta danada.

Sei que é clichê, mas você tem outros equips? Flash, tripé, etc? Eles podem te ajudar a fazer fotos muito legais!


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2014, 08:04:06
Esses conselhos são muito sensatos.
Muito.
Mas, uma vez dominando a lente do kit, a 55-250 é uma boa pedida; tem conceito bem melhor que a 70-300.
Mais por oportunidade que por necessidade, além dessas, adquiri a Sigma 10-20.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2014, 08:26:01
Mais por oportunidade que por necessidade, além dessas, adquiri a Sigma 10-20.

Fotografar grandes paisagens com uma lente ultra grande angular é fantástico. Demorei uns 3 anos para descobrir isso.  :aua:
E na época comprei justamente a Sigma 10-20, que é uma lente barata e bem bacana.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2014, 09:54:42
Olá amigo!
Vi que, como eu, você gosta de versatilidade e de fotografar vários assuntos.
Antes de gastar, reflita que tipo de foto que você quer fazer e não pode por causa das lentes que tem.
Se você precisar de uma tele não muito longa eu escolheria a 70-200 f4L, sempre priorizando a qualidade de imagem. É uma boa grana mas um investimento pro resto da vida. As câmeras vão, as lentes ficam...
Se não pretende migrar para full frame e o orçamento é apertado, eu escolheria a 55-250 mesmo. Achei a qualidade de imagem da 70-300mm sofrível.
Se você precisa dos 300mm mesmo, a 75-300 é bem melhor.


srafaeu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2014, 10:45:00
Bruno Souto acho que a recomendação de todos é a 50mm f/1.8 mesmo, como vai ser a minha primeira lente fixa acho que vou comprar ela mesma. Futuramente posso vender e trocar por outra fixa após ter me adaptado.

afdavid, a questão dos tipos de fotos são complexas, uma das dificuldades iniciais é obter um bom zoom, principalmente para fotografar animais. Nem estou pensando mesmo em uma lente sem IS, minha mão já treme naturalmente, sem isso é impossível fotografar hehe. Sobre os itens extras, tenho um tripé apenas, ultimamente senti falta de uma bateria extra e pelo que eu já li é muito prático ter flash.

Tupiniquim li coisas boas sobre essa 70-300mm com USM em comparação com a 55-250mm, mas o preço da uma boa diferença.

paulchess10 eu pensei se valeria a pena agora comprar uma lente L, mas não pretendo trocar a T3i por uma Full Frame, por enquanto, até por ter começado a aprender a fotografar agora. Gosto de fazer astrofotografia então estou guardando dinheiro para comprar um telescópio para acoplar a câmera para foto afocal.
Eu nunca usei a 300mm, não sei se preciso, é difícil comparar apenas em foto ela com a 250mmm e em Curitiba não achei uma loja para poder "testar" os produtos e fazer uma comparação mais direta.


Obrigado a todos pelas respostas, uma coisa já está decidida: comprar a 50mm f/1.8, agora é pesquisar mais sobre a tele e decidir isso também.
 :D


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2014, 10:55:27
Em tempo, confundi as coisas.
A 75-300 é a "não boa". A 70-300 é melhor.
Você gosta de astrofotografia?
Eu também!
Faz algum tempo que comecei a me dedicar a essa prática.
Visite meu blog:

http://astrosantos.blogspot.com.br/


srafaeu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2014, 12:12:43
paulchess10 também gosto de astrofotografia, foi até por isso que escolhi a Canon ao invés da Nikon (que estava mais barata).

Já conheço seu site, muito bom  :)
Além da lente para fotografia estou pesquisando para comprar meu primeiro telescópio refletor, que seja possível usar com a Canon sem lentes. Mas isso já é uma conversa pra outro tópico em outra parte do fórum :D

Li sobre as 75-300mm e todo mundo reclama da qualidade dela, entre ela e a 55-250mm é sempre a pior escolha.

Vi hoje algumas comparações em 250mm e 300mm com fotos da Lua e pelo alcance da 70-300 estou pensando seriamente em gastar um pouco mais e comprar ela.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2014, 13:18:32
Olha, pra fotografar a lua, tanto 250mm como 300mm é muito pouco.
Veja essa foto aqui:



Foi tirada com 1370mm de distância focal.
E ainda assim não encheu todo o quadro da câmera (fiz um bom crop).
E ainda assim não ficou tão boa (a lua cheia é a pior pra fotografar - por estar sendo iluminada frontalmente pelo sol, perde-se detalhes - a nitidez e o contraste são bem melhores nas fases minguante e crescente, quando ela está sendo iluminada lateralmente e as crateras fazem sombra).
Dica off topic: invista num telescópio com boa uma montagem equatorial motorizada. Do contrário você ficará preso a fotos da lua. Para fotografar planetas a DSLR faz o serviço, mas não é muito boa... E para céu profundo (galáxias, aglomerados, nebulosas) a montagem equatorial motorizada é indispensável.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2014, 13:21:52
Já essa foto fiz com 1200mm de distância focal. Também fiz um recorte:



Veja que, mesmo com 170mm a menos, a foto ficou mais interessante e detalhada, porque a lua não estava cheia. As fotos abaixo são crops da original:









Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2014, 13:25:57
 srafaeu

Final de 2011 eu estava com o mesmo dilema que o seu... Tinha comprado uma T3i com a lente do Kit e...
A minha segunda lente foi uma 75-300 (a baratinha sem nada), Eu não tenho o que reclamar, vôo de paraglider e para as fotos do esporte ela se comportou muito bem (compra um parassol, mas é barato)
Em seguida foi a 50 1.8 que com ela já e possivel aprender a fazer retratos e desfocar o fundo.
Alem disso dá para brincar bastante usando tubos extensores e anéis inversores, para macro entre outros acessórios baratos que permitem explorar a tua criatividade.
O flash pop up da câmera também controla remotamente outros flashes o que é bem legal.
Esse kit, junto com um flash 320, me fez muito feliz por muito tempo, só senti um pouco de falta de uma grande angular para paisagens.

Em seguida, veio a 10-22 e a 15-85 que até hoje foi minha lente favorita na T3i, gostava muito dela,nem teria comprado a 10-22 se tivesse comprado a 15-85 antes. Até hoje me arrependo muito de ter vendido a T3i. Não gosto que chamem ela se semi-profissional, nas mãos certas ela faz ótimas fotos.

Depois veio a 6D e as lentes L, mas essa já é outra história.

SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2014, 14:11:17
Qual o seu setup pra astrofotografia?
Estive paquerando alguns setups, primeiro os newtonianos dobsonianos com GoTo, mas descobrí que não são bons pra longa exposição, depois cogitei a montagem equatorial com um refrator apocromático ou um Meade de garfo com cunha equatorial. O orçamento subiu pra mais de 13k. Há pouco tempo ví uns Ritchey-Chrétien de 8" à um preço bem bacana e dá pra usar com uma montagem menos parruda. Então estou pensando ...
O que atrapalha é morar em São Paulo, por conta da poluição luminosa. Daí só poder usar de vez em quando e ter que ficar alinhando o sul celeste toda vez que for usar em viagem me pareceu meio desanimador.
Olha, pra fotografar a lua, tanto 250mm como 300mm é muito pouco.
Veja essa foto aqui:



Foi tirada com 1370mm de distância focal.
E ainda assim não encheu todo o quadro da câmera (fiz um bom crop).
E ainda assim não ficou tão boa (a lua cheia é a pior pra fotografar - por estar sendo iluminada frontalmente pelo sol, perde-se detalhes - a nitidez e o contraste são bem melhores nas fases minguante e crescente, quando ela está sendo iluminada lateralmente e as crateras fazem sombra).
Dica off topic: invista num telescópio com boa uma montagem equatorial motorizada. Do contrário você ficará preso a fotos da lua. Para fotografar planetas a DSLR faz o serviço, mas não é muito boa... E para céu profundo (galáxias, aglomerados, nebulosas) a montagem equatorial motorizada é indispensável.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2014, 14:14:29 por AdrianoQuatro »
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2014, 14:43:10
Qual o seu setup pra astrofotografia?
Estive paquerando alguns setups, primeiro os newtonianos dobsonianos com GoTo, mas descobrí que não são bons pra longa exposição, depois cogitei a montagem equatorial com um refrator apocromático ou um Meade de garfo com cunha equatorial. O orçamento subiu pra mais de 13k. Há pouco tempo ví uns Ritchey-Chrétien de 8" à um preço bem bacana e dá pra usar com uma montagem menos parruda. Então estou pensando ...
O que atrapalha é morar em São Paulo, por conta da poluição luminosa. Daí só poder usar de vez em quando e ter que ficar alinhando o sul celeste toda vez que for usar em viagem me pareceu meio desanimador.

Atualmente meu setup é o seguinte:

Montagem equatorial Celestron CG5 Advanced GT para tocar o equipamento.
Telescópio Ritchey-Chretien 150mm f9 (mais barato e maior que um refrator apocromático), para fotos de DSO, lua e planetas
Filtro Baader UHC-S para cortar a poluição luminosa em fotos e observação de nebulosas
Telescópio Coronado PST para fotos do sol em H-Alpha
Lente 200mm f/2.8L para tomadas de grande campo (considero a melhor compra da minha vida)
Lente 24-104mm f4L para fotos wide field mesmo
Minhas câmeras são a 60D (que vou vender em breve) e a 6D
Encomendei, e ainda não chegou, uma câmera planetária dedicada monocromática QHY5L-II (DSLR não é boa para planetas e também não conseguem foco primário no Coronado PST)
A próxima aquisição será um compressor 0,67, deixando o RC em mais manejáveis 917mm de distância focal e f/6.

Eu comecei com um grande dobsoniano manual de 254mm, porque não queria fazer astrofotografia.
Aí eu tentei, consegui, e gostei.
Conforme fui economizando, comprei primeiro a montagem. Depois a lente 200mm. Depois o RC. Depois a 6D. Depois troquei o dobsoniano pelo Coronado.

Um detalhe. Um RC8 vai precisar de uma montagem parruda sim. Minha CG5, que não é pequena, faz força pra carregar o RC6. Já um apocromático pequeno (que vai custar tanto quanto um RC6 igual o meu, e muito mais que um newtoniano puro de 150 ou 200mm) é suportado suficientemente, creio, por uma EQ3.

Peço desculpas pela longa postagem off topic. Qualquer coisa poderíamos abrir um tópico específico sobre astrofotografia ou conversar por MP. Ou continuar aqui, caso o dono do tópico e a moderação não se incomodem. Grande abraço a todos!
« Última modificação: 27 de Novembro de 2014, 15:05:35 por paulchess10 »


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2014, 15:22:53
A montagem que eu estava vendo seria uma AZ-EQ6.
Fico no paradigma. Por um lado, tenho receio de gastar muito de cara numa área que nunca tive contato. Por outro, sou chato com relação à qualidade de imagem. Cogito até começar comprando só a montagem e usando minhas objetivas.
Tenho uma chácara à 80km mas não pretenderia deixar o teescópio lá. Acha que com marcações no chão ou algum outro tipo de artifício do gênero eu conseguiria abreviar o alinhamento quando for usar?
Atualmente meu setup é o seguinte:

Montagem equatorial Celestron CG5 Advanced GT para tocar o equipamento.
Telescópio Ritchey-Chretien 150mm f9 (mais barato e maior que um refrator apocromático), para fotos de DSO, lua e planetas
Filtro Baader UHC-S para cortar a poluição luminosa em fotos e observação de nebulosas
Telescópio Coronado PST para fotos do sol em H-Alpha
Lente 200mm f/2.8L para tomadas de grande campo (considero a melhor compra da minha vida)
Lente 24-104mm f4L para fotos wide field mesmo
Minhas câmeras são a 60D (que vou vender em breve) e a 6D
Encomendei, e ainda não chegou, uma câmera planetária dedicada monocromática QHY5L-II (DSLR não é boa para planetas e também não conseguem foco primário no Coronado PST)
A próxima aquisição será um compressor 0,67, deixando o RC em mais manejáveis 917mm de distância focal e f/6.

Eu comecei com um grande dobsoniano manual de 254mm, porque não queria fazer astrofotografia.
Aí eu tentei, consegui, e gostei.
Conforme fui economizando, comprei primeiro a montagem. Depois a lente 200mm. Depois o RC. Depois a 6D. Depois troquei o dobsoniano pelo Coronado.

Um detalhe. Um RC8 vai precisar de uma montagem parruda sim. Minha CG5, que não é pequena, faz força pra carregar o RC6. Já um apocromático pequeno (que vai custar tanto quanto um RC6 igual o meu, e muito mais que um newtoniano puro de 150 ou 200mm) é suportado suficientemente, creio, por uma EQ3.

Peço desculpas pela longa postagem off topic. Qualquer coisa poderíamos abrir um tópico específico sobre astrofotografia ou conversar por MP. Ou continuar aqui, caso o dono do tópico e a moderação não se incomodem. Grande abraço a todos!
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"