Autor Tópico: Iniciante  (Lida 2422 vezes)

davirezende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 27 de Novembro de 2014, 21:53:33
Bom, sou iniciante, estou começando a fotografar agora. Ontem fiz minha primeira saída para treinar técnicas e conceitos. Fiz algumas imagens, selecionei as que considerei melhores e as posto aqui.
Algumas eu fiz uns ajustes em cores e saturação, mas também estou aprendendo a mexer no lightroom. Tentei fazer alterações mais simples, de forma a preservar a foto (já que o objetivo principal é o treino da fotografia).
As fotos não tem nada de inovador, mas, como eu disse, foi um treino de técnicas. Como nunca fiz aula, meu aprendizado é baseado em vídeos, artigos e discussões ocorridas aqui. Nunca havia tirado fotos antes (só de celular rsrs). Então, gostaria de críticas e dicas! Fiquem a vontade! Não sei se coloquei muitas fotos para um post só! Qualquer coisa me avisem! Abraços!

Foto 01




Foto 02


Foto 03


Foto 04


Foto 05


Foto 06


Foto 07


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2014, 22:10:03
Olá Davi!
Não sei nada de fotografia, ou quase nada mas vou arriscar te dar umas dicas:
Quando for fotografar algo em movimento tipo skatistas, coloque a velocidade do obturador acima de 1/500, isso vai garantir que as fotos saiam melhores e você consiga congelar a imagem e anoite coloque velocidades menores com aberturas maiores.
Gostei da 4 foto, gostei das cores

Ps: Também sou de Brasília, qualquer dia vamos marcar pra praticar uns cliques por ai! :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2014, 22:16:43
Foto 4 foi a única que salva. Todas as outras pecaram na exposição (1), foco, nitidez e velocidade do obturador muito baixa.

As fotos também podem e merecem um tratamento melhor nas cores e contrastes.

Keep trainning.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


davirezende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2014, 22:50:38
Olá Davi!
Não sei nada de fotografia, ou quase nada mas vou arriscar te dar umas dicas:
Quando for fotografar algo em movimento tipo skatistas, coloque a velocidade do obturador acima de 1/500, isso vai garantir que as fotos saiam melhores e você consiga congelar a imagem e anoite coloque velocidades menores com aberturas maiores.
Gostei da 4 foto, gostei das cores

Ps: Também sou de Brasília, qualquer dia vamos marcar pra praticar uns cliques por ai! :ok:

Opa, valeu Guilherme! Como eu disse foi a primeira vez! Vamos combinar sim! Obrigado pelas dicas!

Foto 4 foi a única que salva. Todas as outras pecaram na exposição (1), foco, nitidez e velocidade do obturador muito baixa.

As fotos também podem e merecem um tratamento melhor nas cores e contrastes.

Keep trainning.

Valeu pelas dicas Thales! Com relação ao tratamento ainda vou penar muito mesmo! Sou péssimo com esses softwares de tratamento de imagem. Como estou aprendendo a fotografar por hobby, e tenho tempo limitado para estudar, neste primeiro momento estou focando mais nas leituras das técnicas de fotografia mesmo. Se tiver algum vídeo ou texto sobre edição no lightroom específico, que pudesse indicar...

Uma dúvida para todos: nas fotos noturnas, eu diminui a velocidade do obturador consideravelmente (em até 30s), contudo, para evitar a superexposição, tinha que compensar diminuindo o diafragma. Ex: Foto do Congresso Nacional - 30" F22 ISO 1600. Como meu objetivo era destacar as luz, eu deveria ter aumentado o diafragma? Expondo a imagem em até 2 stops? Ou teria sido melhor aumentar a ISO, já que a máquina permite um aumento de ISO até 6.400, sem perda de qualidade significativa?


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2014, 23:00:56
O bom Mesmo é você ir tentando várias aberturas, mas acho que F22 é muito fechado pra foto noturna, eu iria de F16 ou menos.Quanto ao ISO acima de 1600 ficaria com muito ruido a foto.
Ps:em fotos noturna com velocidades abaixo de 1/60 seria bom um tripé ou algum lugar firme para apoio...

Abraços!


davirezende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2014, 23:28:21
O bom Mesmo é você ir tentando várias aberturas, mas acho que F22 é muito fechado pra foto noturna, eu iria de F16 ou menos.Quanto ao ISO acima de 1600 ficaria com muito ruido a foto.
Ps:em fotos noturna com velocidades abaixo de 1/60 seria bom um tripé ou algum lugar firme para apoio...

Abraços!

Valeu Guilherme! Então, utilizei tripé para essas fotos! Com velocidade de 30* não tinha como não ter né? Hahaha!
Alguns reviews da Canon 6D mostram que a câmera consegue ter pouco ruído até a ISO 6400. Por isso acho que pode ser uma boa saída! Vou fazer esses testes da próxima vez! Acho que como foi a primeira vez que fiz saída específica para fotografar, deu para treinar legal, ver algumas coisas que funcionam e outras que preciso dar uma aperfeiçoada! Mas obrigado por ter tirado um tempo para me passar umas dicas e sugestões!


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2014, 23:32:55
Obrigado você!  :ok:

PS: continue praticando, esse é o caminho...


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2014, 10:14:13
Bem-vindo, davi...

Diga-me, que câmera, lente e tripé usou?


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2014, 10:23:48
Primeira saída? Tá ótimo! A parte técnica você aprimora com o tempo. Composição, momento e assuntos pra mim estão excelentes.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2014, 11:05:52
Ótimo para a primeira saída... rs.

Mais atenção com o foco , com o tempo você vai pegando o jeito de trabalhar com velocidade x abertura x iso.
Gostei da primeira e da quinta . :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


davirezende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2014, 17:09:02
Bem-vindo, davi...

Diga-me, que câmera, lente e tripé usou?


Obrigado! Então, estou utilizando uma CANON 6D, essa foto especificamente fiz com a lente do KIT, 24-105mm f/4.

Utilizei o tripé Manfrotto 725B. A cabeça dele é em ballhead, das mais simpless.

Primeira saída? Tá ótimo! A parte técnica você aprimora com o tempo. Composição, momento e assuntos pra mim estão excelentes.

Ótimo para a primeira saída... rs.

Mais atenção com o foco , com o tempo você vai pegando o jeito de trabalhar com velocidade x abertura x iso.
Gostei da primeira e da quinta . :ok:


Isso mesmo! Nunca havia fotografado antes. Além de não ter feito curso. Na verdade aprendi muito lendo bastante alguns textos na internet, comprei um e-book para entender alguns conceitos técnicos e passei a ler vários tópicos aqui do fórum para pegar dicas e aprender sobre equipamentos.

Essa saída foi a primeira que fiz para tentar colocar em prática o que andei lendo (recebi a máquina no começo da semana, li o manual e partir para a saída), . Cheguei do trabalho, fui na pista de skate aqui ao lado e fiz umas fotos. Depois, mais tarde, aproveitei que a cidade tinha parado para assistir ao jogo do Cruzeiro e Atlético e fui fazer as fotos noturnas.

Como utilizei velocidade entre 20" e 30", quis compensar com a abertura do diafragma em F22, por medo da foto ficar muito superexposta (cheguei a fotografar e +1 stop), além de tentar dar foco na imagem inteira, já que eu estava utilizando todo o quadro. Talvez tenha exagerado nisso. Deveria ter diminuído a velocidade e aberto um pouco mais o diafragma, pois, mesmo com o tripé, Brasília está com um clima com bastante vento, e creio que eu não tenha dado abertura nas pernas do tripé suficiente (fiquei pensando nisso depois), pode ter dado pequenas tremidas e eu não percebi, principalmente na foto da catedral, que eu acho que foi onde ficou mais comprometido o foco.

Nas fotos noturnas usei a média de ISO 1600. Poderia ter aumentando a ISO também né? Uma das melhores características da 6D é o alto ISO com baixo ruído, certo? Vi uns reviews de laboratório com uso de ISO 6400 sem perda significativa de qualidade.

No caso da catedral poderia ter mexido no "white balance" também, certo? Mas preferi deixar no "padrão" da máquina, para depois alterar no lightroom se preciso (apesar de também estar aprendendo a mexer no software hahaha).

No mais agradeço o apoio e dicas de todos! Para mim é muito importante, pois como estou bem no início qualquer crítica é sempre bem vinda! Na próxima saída prestarei mais atenção nos pontos falhos e colocarei as fotos aqui para vocês verem! 



Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2014, 00:03:49
Bem vido mano,não vou te entupir de informação,só digo uma coisa,fotografe todos os dias,nem que seja dentro de casa,pratique,entenda a luz,domine os recursos da câmera que já terá dado um imenso salto.

 :ok:

ta no lugar certo brow!


lagartazul

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2014, 00:28:13
opa, saiu minha casa na foto. haha


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2014, 01:38:00
Acredito que você está no caminho certo!!!

Todas as imagens sairam com uma boa fotometria, pois na minha visão não vi nenhuma area estourada ou com perda de informação.

Como o pessoal já comentou, continue fotografando!!!

 :ok:


davirezende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2014, 10:30:17
Acredito que você está no caminho certo!!!

Todas as imagens sairam com uma boa fotometria, pois na minha visão não vi nenhuma area estourada ou com perda de informação.

Como o pessoal já comentou, continue fotografando!!!

 :ok:

Bem vido mano,não vou te entupir de informação,só digo uma coisa,fotografe todos os dias,nem que seja dentro de casa,pratique,entenda a luz,domine os recursos da câmera que já terá dado um imenso salto.

 :ok:

ta no lugar certo brow!

Valeu! Obrigado pela força!

opa, saiu minha casa na foto. haha

Sério? Nas fotos de Águas Claras?