Autor Tópico: Cobrando por hora e a pessoa fica querendo tirar horas dos pacotes, o que fazer?  (Lida 4212 vezes)

ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Não gosto muito de cobrar por foto, então cobro por hora quando o assunto é evento, festas e tudo mais, ai então monto meu pacote lá todo lindo com tantas horas e a pessoa pega e fala, "ah mas vai ter tantas horas (uma a menos) não da pra você me mandar outro orçamento?" mas eu sei que o tipo de evento que ela quer não dura só o tempo que ela ta falando, eu sei que eu vou acabar ficando um pouco mais de tempo além do tempo que eu mesmo estipulei, porque é a média. Ai o que eu respondo? Reduzo o valor ou meu pacote é esse e não posso fazer nada?  :(
« Última modificação: 28 de Novembro de 2014, 22:48:54 por ligiadias »


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Eu não reduziria. Alguns colegas de profissão aqui na cidade também não são flexiveis. O valor é X e acabou, doa a quem doer.

Por isso mantenho a mesma linha de raciocínio.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Em fotografia sou amador.
Na minha profissão, cobro por consulta e a duração mínima é de duas horas.
"Ah, mas uma hora basta", já ouvi.

Não abro mão.

E ainda costumo esclarecer que  não valeria a pena, pois se fechássemos por uma hora, eu iria cobrar o tempo excedente por minuto. E cada minuto seria bem mais caro que uma hora cheia.
 


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Obrigada gente, também não achei certo reduzir porque a pessoa as vezes não tem muita noção nenhuma do tempo que leva, fala que vai durar menos só pra pagar menos, ai chega no dia e acabo tendo que ficar mais horas e tendo que avisar que ela terá de pagar o valor do pacote completo, acho que seria constrangedor, mas preferi perguntar pra não agir de maneira errada, ainda não me acostumei com esses clientes que ficam pexinxando os valores rsrs.


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Cobre o deslocamento.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Obrigada gente, também não achei certo reduzir porque a pessoa as vezes não tem muita noção nenhuma do tempo que leva, fala que vai durar menos só pra pagar menos, ai chega no dia e acabo tendo que ficar mais horas e tendo que avisar que ela terá de pagar o valor do pacote completo, acho que seria constrangedor, mas preferi perguntar pra não agir de maneira errada, ainda não me acostumei com esses clientes que ficam pexinxando os valores rsrs.

Pois é. É justamente essa a questão? Para que se estressar e alterar a forma de se negociar ao longo do tempo se é muito mais simples combinar tudo antes?

Eu como fotógrafo me sentiria uma merda se simplesmente "abandonasse" o evento porque "deu minha hora"! Eu gosto de ficar até me dar por satisfeito, seja lá quanto tempo durar.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Ligia,
Você pode também optar em fazer o seguinte:
- Vamos supor que sua hora custe R$ 50,00. Uma hora (somente uma hora) a menos seriam R$ 25,00 a menos (é isso mesmo, a metade do seu valor hora) e caso sejam necessárias horas adicionais, você começa a cobrar R$ 50,00 para cada hora adicional.

Desta forma você "flexibiliza" para o cliente mas ao mesmo tempo força ele a fechar no pacote estipulado. Claro que para isto você tem que ter os argumentos bem definidos para defender este ponto.

Eu gosto da proposta do Tupiniquim em estabelecer uma quantidade mínima.

Disse tudo isto porque já fui músico e a história é exatamente a mesma...  querem fechar menos horas e no calor do evento NUNCA pára no horário estabelecido. É aí que você pode estabelecer este valor adicional por hora.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Utilize o seguinte argumento:

Digamos que um evento vc tenha feito o orçamento pra 4 horas. Se o cliente pedir 2 horas, diga que em duas horas a qualidade do serviço cai, uma vez que não terá o mesmo tempo para explorar o ambiente e fazer fotos diferenciadas, o que acarretará em prejuízo na qualidade do serviço. Desta forma, o que importa não é o quanto o cliente ache que vc deva ficar, mas o tempo que vc acha necessário para realizar um serviço bem feito.



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
eu nao deixo claro pro cliente quantas horas especificamente será o trabalho, pois depende. Mas em geral se o cliente quiser se apegar na quantidade de hrs, dê o tal do desconto e fique a quantia de horas especificadas, depois se ele sentir falta de x momento não terá do que reclamar.

@jacobfotografiacriativa


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Eu também encontrava esse mesmo problema com meus clientes quando cobrava por hora.
Todo mundo queria contratar o pacote "básico", com "X" hora de tempo no evento, e sempre extrapolava, mas na hora de pagar o extra, todo mundo reclamava. E fica chato, exemplo: o cara te contrata 2 horas, o evento dura 3.... os convidados te veem saindo antes do evento terminar, pode imaginar que você está largando o serviço antes da hora, nunca imaginam que a pessoa não quis gastar mais uns trocados p você ficar até o final do evento.
Por essa razão, hoje ao invés de ter pacotes por hora, tenho pacote por eventos, como já sei mais ou menos a duração pelo tipo do evento já jogo meu preço. Não costumo flexibilizar, porque se fizer assim, vou acabar saindo no prejuízo...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2014, 07:54:50
Minha opinião sincera: não há nenhum motivo para cobrar por hora.

Cobre por evento. Preço fechado.

Tente entender antes o que o cliente busca. É a melhor qualidade? O menor preço? Um atendimento super personalizado? Rapidez extrema na entrega?

Para cada um você deve desenvolver uma estratégia apropriada. Muitos clientes não querem o menor preço. Querem o maior desconto. Coloque uma margem para negociação.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2014, 08:11:44
Na prática, nunca vi um profissional aqui em Sorocaba, nem freelance, nem dono de produtora, cobrar por hora. Só aqui no fórum que vejo essas coisas.

Acho que é uma roubada isso, tanto pra você como para o cliente.

Feche o pacote do evento e tenha em mente que aquele dia é do cliente.

Hoje pro exemplo, meu casamento acontecerá as 19:00h, na teoria eu chegaria no Making Of as 16:30h, mas ontem a noiva me ligou dizendo que por ser final de ano e o salão ser muito concorrido e estar lotado bla bla bla, ela será maquiada as 14:30h e se eu poderia chegar esse horário lá, minha resposta, sim claro que posso.
Do contrário eu teria que dizer a noiva, nas vésperas do seu casamento que eu teria que cobrar um adicional de quase 3 horas para fotografar seu Making.
Será que eu teria uma boa recomendação dessa noiva?

Feche o seu pacote e não pense que trabalhar umas horinhas a mais do planejado estará sendo explorada, acredite, você só tem a ganhar quando trabalha um pouco mais, os noivos ficam satisfeitos, os envolvidos no evento te admiram, e todos te recomendam.

Abraço.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2014, 09:03:26
Definitivamente os modelos de negócio variam conforme a atividade. Estou convencido que ,em Fotografia, cobrar por hora é roubada. Mas se eu disser que a consulta vai durar até o cliente não ter mais dúvidas, vou ter que ficar conversando até o Segundo Advento!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2014, 09:03:31
Cobrar por hora em eventos sociais, e ruim, ja que os eventos nao tem horaro EXATO,
ai e dor de cabeça para mais ou para menos, como dizem os bobos da Grobo!!!!!
Quando faço Still, a sessao tem horario, mais e totalmente controlavel,
minimo 4 horas, se o cliente vem com uma carreta cheia de cacarecos, azar dele
usa mais tempo,paga mais, bem facil.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2014, 09:04:11
Na prática, nunca vi um profissional aqui em Sorocaba, nem freelance, nem dono de produtora, cobrar por hora. Só aqui no fórum que vejo essas coisas.

Acho que é uma roubada isso, tanto pra você como para o cliente.

Feche o pacote do evento e tenha em mente que aquele dia é do cliente.

Hoje pro exemplo, meu casamento acontecerá as 19:00h, na teoria eu chegaria no Making Of as 16:30h, mas ontem a noiva me ligou dizendo que por ser final de ano e o salão ser muito concorrido e estar lotado bla bla bla, ela será maquiada as 14:30h e se eu poderia chegar esse horário lá, minha resposta, sim claro que posso.
Do contrário eu teria que dizer a noiva, nas vésperas do seu casamento que eu teria que cobrar um adicional de quase 3 horas para fotografar seu Making.
Será que eu teria uma boa recomendação dessa noiva?

Feche o seu pacote e não pense que trabalhar umas horinhas a mais do planejado estará sendo explorada, acredite, você só tem a ganhar quando trabalha um pouco mais, os noivos ficam satisfeitos, os envolvidos no evento te admiram, e todos te recomendam.

Abraço.

 :clap: :clap: