Autor Tópico: Dúvidas Pentax Spotmatic SP  (Lida 1780 vezes)

davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 01 de Dezembro de 2014, 03:02:13
Alguém de conhecimento poderia me tirar algumas duvidas ? Entrei no interesse fotográfico recentemente , e devido a paixão por filmes , comprei com um vendedor do ML uma Pentax Spotmatic SP dos anos 70. O mesmo alega que as lentes nao possuem fungos , entretanto , mesmo limpando tudo que há nos vidros externos parece ter sujeira interna na lente , apesar da mesma nao aparecer no visor do fotografo . Percebi que no visor tinha bastante sujeira incomodando  vi que os espelhos estavam muito sujos , entao concluí que eram os dois espelhos (horizontal e 45 graus) quem estavam reproduzindo aquela visão suja no visor. Porém , acho que acabei por gerar 3 riscos no espelho de 45 graus e entrei em panico. Esses riscos e até mesmo a sujeira que tinha antes de eu limpar interferem na fotografia ou esse espelho serve apenas para enviar a imagem para o visor?Limpei os espelhos e as lentes com papel toalha sem produtos ou liquidos , fiz certo ou não? Com o que eu limpo sem perigo de riscar novamente?Caso o risco seja prejudicial às fotografias , há como resolver?Outra duvida é sobre o botão do timer. Da primeira vez que testei , no caso em presença do vendedor , puxei a alavanca até o final e apertei o botaozinho acima para liberar a alavanca , tudo correu mt bem. Hoje quando fui puxar a alavanca até o final , quando soltei ela começou a voltar sozinha , sem eu apertar o botão . E o botãozinho fica o tempo todo como se tivesse apertado , como se tivesse travado por algum mecanismo , nao sei . Alguém saberia o que é?É Possível dar fungo na pequena lente-visor da câmera?


ChristianSC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2014, 18:46:40
Olá David,

A Spotmatic é uma câmera de filme muito boa, mas o que importa na era do filme são as lentes.
Está confusa a tua descrição do problema - num momento você diz que não tem sujeira no visor, na frase seguinte diz que a sujeira é no visor. Então não tenho certeza do problema. Mas posso passar algumas informações:

1. Risco no espelho, graças a Deus, não vai reduzir a qualidade da imagem. O espelho é só pro visor, e sai da frente quando você aperta o shutter.
2. Nunca limpe lentes ou nada com papel de qualquer tipo. Papel arranha. Use de preferência uma flanela, ou algum pano de algodão que não solte fiapo.
3. Limpar com água não vai fazer mal para as lentes. Existem produtos que você pode usar que não vão causar dano para o coating (película) sobre a lente
4. Não entendi o problema com o timer. O botão do shutter não deveria ficar apertado. Ele deveria voltar depois de ser acionado, e só poderia ser apertado de novo depois de você avançar o filme. Com máquinas dessa idade, é possível que haja problemas com qualquer uma das partes - espelho, shutter, e os selos de espuma que não deixam luz entrar. O melhor é achar alguém que entenda dessas máquinas antigas e possa fazer uma limpeza e lubrificação, checando os selos pra ver se precisa trocar a espuma.
Boa sorte!
Pentax K-3 K-S1 K-50 K200D K10D P30T
Lentes Pentax 16-50 2.8, 18-50 4-5.6, 28 3.5, 35 2.4, 35 2.8 Macro, 50 1.2, 50 1.7, 50 f4 Macro, 70 2.4, 100 2.8, 200 f4, 70-210 f4, 80-320 4.5-5.6
Tokina 24 2.8, Sigma 30 1.4 Art, Rikenon P 50 1.4

Fotografar é aproveitar cada milésimo de segundo da vida


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:54:49
Esta sala é para digitais...
D600 - E-M10


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2014, 22:59:06
David ,
Acho que respondi as perguntas na sala -  câmeras de filme , assim com o  Christian respondeu !!

Qualquer câmera seja analógica ou digital ; sempre é bom ter cuidado  e mais ainda - limpar lente , espelho e penta/mirror primas é uma tarefa que deve-se ter muito cuidado em realizar , se não souber é melhor procurar uma assistência ou alguém com experiencia no assunto  , quando o espelho é arranhado ou tem sujeiras grudadas nele ou no pentaprisma  - não há problema algum .

O único problema é rasgar a cortina (danificar o obturador ) ou vedação da câmera , de resto é melhor deixar assim .

Fiquei com grãos de areia e sujeira no espelho da minha antiga Pentax ist durante uns 6 meses - tinha um incomodo mas o jeito era mudar a visão e mover a câmera para ter certeza que  poderia fazer a foto sem nenhum problema . Até então mandar arrumar ... !!!

como pode ver pela imagem - a sujeira estava espelho !!!.

Depois disso , nunca mais troquei a lente em ambientes abertos e com vento e sujeira , foi uma lição que aprendi .

Da forma que você descreveu - acho que as sujeiras já vieram junto . .

Abrs.
[]
MAURO