Autor Tópico: Pentax Spotmatic SP [Dúvidas]  (Lida 5772 vezes)

davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 01 de Dezembro de 2014, 16:04:24
Alguém de conhecimento poderia me tirar algumas duvidas ? Entrei no interesse fotográfico recentemente , e devido a paixão por filmes , comprei com um vendedor do ML uma Pentax Spotmatic SP dos anos 70. O mesmo alega que as lentes nao possuem fungos , entretanto , mesmo limpando tudo que há nos vidros externos parece ter sujeira interna na lente , apesar da mesma nao aparecer no visor do fotografo . Percebi que no visor tinha bastante sujeira incomodando  vi que os espelhos estavam muito sujos , entao concluí que eram os dois espelhos (horizontal e 45 graus) quem estavam reproduzindo aquela visão suja no visor. Porém , acho que acabei por gerar 3 riscos no espelho de 45 graus e entrei em panico. Esses riscos e até mesmo a sujeira que tinha antes de eu limpar interferem na fotografia ou esse espelho serve apenas para enviar a imagem para o visor?Limpei os espelhos e as lentes com papel toalha sem produtos ou liquidos , fiz certo ou não? Com o que eu limpo sem perigo de riscar novamente?Caso o risco seja prejudicial às fotografias , há como resolver?Outra duvida é sobre o botão do timer. Da primeira vez que testei , no caso em presença do vendedor , puxei a alavanca até o final e apertei o botaozinho acima para liberar a alavanca , tudo correu mt bem. Hoje quando fui puxar a alavanca até o final , quando soltei ela começou a voltar sozinha , sem eu apertar o botão . E o botãozinho fica o tempo todo como se tivesse apertado , como se tivesse travado por algum mecanismo , nao sei . Alguém saberia o que é?É Possível dar fungo na pequena lente-visor da câmera? Outra dúvida que tenho é quanto ao fotômetro . Já li muito sobre o mesmo mas parece que não consigo compreender bem como ele trabalha na minha lente.Tipo , quando eu uso o fotômetro , devo colocar a lente em "Auto" certo ? Quando faço isso o diafragma se abre totalmente independente do ambiente , mesmo quando eu levanto o botão lateral do fotometro. Como esse mecanismo funciona ao certo?


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2014, 21:33:36
David , boa noite !

Limpar espelhos e despolido-Tela de foco ( veja imagem ) , sempre com muito cuidado - usar um pincel bem macio para evitar risco  ( usar cotonete deixa fiapos ) - eles não afetam a imagem que vai chegar até o filme - somente o que você ver !
Com relação ao fotometro - se olhar a câmera de frete , há uma chave do lado direito que libera para fazer a medição de Luz !
O botão do time - é mecânico ! verifica se a câmera esta "armada" e faz um teste dessa forma .
Esse botãozinho é o disparador do obturador .

O importante é saber se a lente não tem risco e fungo , o fotometro e mecanismo do obturador ( cortina ) esta funcionando , se a vedação esta 100%   .. depois é carregar com um filme e fazer umas fotos !!!



1 - 4-Lentes
2 - Espelho
3 - Obturador
4 - Sensor
5 - Tela de foco
6 - Lente condensadora
7 - Pentaprisma
8 - Visor.


Aqui  encontra mais informação dessa câmera !

http://www.butkus.org/chinon/pentax/pentax_spotmatic/pentax_spotmatic.htm

Abrs.
[]
MAURO


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2014, 22:32:38
Eu não futucaria mais, você corre o risco de fazer algo que inutilize a câmera. Leva no Bueno na Conselheiro Crispiniano que ele resolve.


davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2014, 12:33:12
David , boa noite !

Limpar espelhos e despolido-Tela de foco ( veja imagem ) , sempre com muito cuidado - usar um pincel bem macio para evitar risco  ( usar cotonete deixa fiapos ) - eles não afetam a imagem que vai chegar até o filme - somente o que você ver !
Com relação ao fotometro - se olhar a câmera de frete , há uma chave do lado direito que libera para fazer a medição de Luz !
O botão do time - é mecânico ! verifica se a câmera esta "armada" e faz um teste dessa forma .
Esse botãozinho é o disparador do obturador .

O importante é saber se a lente não tem risco e fungo , o fotometro e mecanismo do obturador ( cortina ) esta funcionando , se a vedação esta 100%   .. depois é carregar com um filme e fazer umas fotos !!!



1 - 4-Lentes
2 - Espelho
3 - Obturador
4 - Sensor
5 - Tela de foco
6 - Lente condensadora
7 - Pentaprisma
8 - Visor.


Aqui  encontra mais informação dessa câmera !

http://www.butkus.org/chinon/pentax/pentax_spotmatic/pentax_spotmatic.htm

Abrs.
[]
MAURO



Obg pelos esclarecimentos amigo. Entretando ainda fiquei com umas duvidas no ar. Por exemplo , eu sei que a chave ativa o fotômetro , mas a minha dúvida é quanto ao funcionamento dele, precisa estar com a lente em AUTO ? Por que quando eu ativo a chave o diafragma sempre se abre no máximo?Sobre o timer , eu puxo a alavanca pra "armar" o obturador e puxo o timer. O que acontece é que ele não fica parado esperando eu apertar esse botãozinho perto dele.Quando eu solto a alavanca , ela já começa a  subir sozinha , e esse botãozinho prata não parece um botão pra mim pq ele nao aperta , parece mais um "espelhinho" (kkkk).Como eu sei se é sujeira ou fungo na lente , e em qual dos vidros está?


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2014, 15:17:49
David ! - boa tarde.

O fotometro na Pentax SP faz a  medição da luz através da lente - esse sistema é chamado de TTL - through-the-lens metering .
Lembro um tempo atrás que comprei uma lente 135mm e para usar na SP - o fotometro não funcionou corretamente -  muito tarde descobrir que a medição era feito de uma certa maneira  - com as lentes SMC ( Pentax) era muito mais fácil e não precisava fazer o "preview" da abertura, isso porque , a medição da luz com funcionava com a lente totalmente aberta , com as outras lentes era necessário ativar o "preview" ou seja , fechar o diafragma até a abertura selecionada  (isso é chamado de  stepdown)  onde a "iris" da lente fecha até a medida escolhida) para poder o fotometro trabalhar corretamente .

Uma outra coisa , se não for usar a câmera - sempre deixe a lente com a tampa - isso economiza a bateria !!

Aconselho "ter" o manual da câmera para perguntas que possam surgir !

Abrs.
[]
MAURO


davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2014, 17:41:24
David ! - boa tarde.

O fotometro na Pentax SP faz a  medição da luz através da lente - esse sistema é chamado de TTL - through-the-lens metering .
Lembro um tempo atrás que comprei uma lente 135mm e para usar na SP - o fotometro não funcionou corretamente -  muito tarde descobrir que a medição era feito de uma certa maneira  - com as lentes SMC ( Pentax) era muito mais fácil e não precisava fazer o "preview" da abertura, isso porque , a medição da luz com funcionava com a lente totalmente aberta , com as outras lentes era necessário ativar o "preview" ou seja , fechar o diafragma até a abertura selecionada  (isso é chamado de  stepdown)  onde a "iris" da lente fecha até a medida escolhida) para poder o fotometro trabalhar corretamente .

Uma outra coisa , se não for usar a câmera - sempre deixe a lente com a tampa - isso economiza a bateria !!

Aconselho "ter" o manual da câmera para perguntas que possam surgir !

Abrs.
[]
MAURO

Ah sim acho que entendi Mauro , então utilizando a takumar 50mm f1:1.2 que veio nela ele terá maior eficácia do que usando minha Teleobjetiva soligor , certo? E quanto a última pergunta , como eu sei se é sujeira ou fungo na lente ? E como faço pra saber em qual vidro da lente está ?


davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2014, 17:46:41
Outra coisa , acho que me confundi quanto ao que é o sensor. Eu achava que o sensor era aqueles quadrados pretos dos lados e embaixo do espelho. O sensor é aquele quadrado com furinhos que tem dentro da tampa traseira da maquina? Se for , eu acho que já encostei BASTANTE nele , risco de ter estragado?  :eek: :eek: :eek: :aua:


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2014, 19:11:01
David
Essa é uma câmera de filme - o filme é o sensor  , portanto o que você esta vendo ( a parte preta é o obturador - com cortina de tecido )
Por isso disse que é melhor você ter o manual da câmera ...

Mesmo uma câmera (sendo mecânica com partes em analógico  ou digital ) é preciso ter cuidado , é um equipamento como qualquer outro ...

 Aqui são imagem de fungo na lente -






Espero que tenha retirado suas duvidas ....

Mauro


ChristianSC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2014, 19:59:55
Ah sim acho que entendi Mauro , então utilizando a takumar 50mm f1:1.2 que veio nela ele terá maior eficácia do que usando minha Teleobjetiva soligor , certo? E quanto a última pergunta , como eu sei se é sujeira ou fungo na lente ? E como faço pra saber em qual vidro da lente está ?

Agora confundiu... não existe Takumar 50mm f1:1.2. Existe 55mm f1:2, ou como normalmente a gente diz, f2 ou f/2.

Eu não tinha visto que você perguntou a mesma coisas em lugares diferentes, então tentei responder em outro lugar... mas a informação dada aqui é melhor do que a que eu tentei dar.
Pentax K-3 K-S1 K-50 K200D K10D P30T
Lentes Pentax 16-50 2.8, 18-50 4-5.6, 28 3.5, 35 2.4, 35 2.8 Macro, 50 1.2, 50 1.7, 50 f4 Macro, 70 2.4, 100 2.8, 200 f4, 70-210 f4, 80-320 4.5-5.6
Tokina 24 2.8, Sigma 30 1.4 Art, Rikenon P 50 1.4

Fotografar é aproveitar cada milésimo de segundo da vida


davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2014, 17:52:38
Perdão .,vc tem razão me equivoquei , é 1.4 a abertura máxima da lente.


Belchior Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2014, 11:55:21
Olá David, então amigo é bom dar uma lida mesmo sobre o assunto; aquela plaquinha de metal na tampa traseira é só para fixar o filme para que ele não fique torto (curvado) durante a exposição, caso fosse o sensor (fotômetro) ele queimaria o filme toda vez que vc mede a luz; sobre o que foi dito a unica pentax de rosca M42 que faz a medição da luz sem o preview de abertura é a spotmatic F e as que vieram depois dela como a ES a ultima pentax rosca M42 tanto o é que sempre deve ser retirada a bateria e tampada a lente pois ela só desliga o fotometro em 2ev, a sua só mede quando você levanta o preview de profundidade de campo. Sobre limpeza leve numa especializada eles vão lhe passar umas dicas, é muito fácil danificar equipamentos fotográficos quando não se possuí o conhecimento sobre como se lidar adequadamente com eles e ferramentas adequadas para faze-lo.
Segue o manual da sua maquina recomendo uma leitura:
http://www.butkus.org/chinon/pentax/pentax_spotmatic/pentax_spotmatic-splash.htm


davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2015, 01:06:12
Olá David, então amigo é bom dar uma lida mesmo sobre o assunto; aquela plaquinha de metal na tampa traseira é só para fixar o filme para que ele não fique torto (curvado) durante a exposição, caso fosse o sensor (fotômetro) ele queimaria o filme toda vez que vc mede a luz; sobre o que foi dito a unica pentax de rosca M42 que faz a medição da luz sem o preview de abertura é a spotmatic F e as que vieram depois dela como a ES a ultima pentax rosca M42 tanto o é que sempre deve ser retirada a bateria e tampada a lente pois ela só desliga o fotometro em 2ev, a sua só mede quando você levanta o preview de profundidade de campo. Sobre limpeza leve numa especializada eles vão lhe passar umas dicas, é muito fácil danificar equipamentos fotográficos quando não se possuí o conhecimento sobre como se lidar adequadamente com eles e ferramentas adequadas para faze-lo.
Segue o manual da sua maquina recomendo uma leitura:
http://www.butkus.org/chinon/pentax/pentax_spotmatic/pentax_spotmatic-splash.htm


Boa noite amigo.Ainda não havia ouvido falar sobre esse tal preview de abertura.Poderia me falar um pouco mais sobre? Eu devo selecionar a abertura desejada antes de levantar a chave lateral de preview que ativa o fotômetro ou depois de levanta-la. Normalmente , as fotos que bati , eu primeiro levantei a chave e depois regulei velocidade do obturador e diafragma de forma ao indicador do fotômetro estar corretamente no meio da linha.Fiz certo? Outra duvida é o seguinte . Pra que serve aqueça chave AUTO-MANUAL na LENTE? Ja perguntei em diversos posts mas ninguém me responde essa parte. Quanto à fotografia de pessoas numa paisagem , eu configuro o fotômetro mantendo a mira central do viewfinder(onde o fotômetro mede) na pessoa , na paisagem , na roupa...? Fiquei com uma baita duvida em relação a isso na hora de fotografar.


Belchior Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2015, 15:14:29
David, "preview de profundidade de campo" é o correto, eu me atropelei quando escrevi; ele simplesmente fecha o diafragma da lente na abertura que vc escolheu e liga o fotometro para ver se a combinação de abertura e velocidade esta adequada, tanto faz vc mexer nas configurações antes ou depois, qualquer mudança será medida no fotometro quando ele estiver ligado.

O auto, é para que a objetiva mantenha a posição do diafragma na abertura que vc escolheu independente do botão do preview estar para cima.
E no manual ela só vai fechar o diafragma quando vc levantar o preview, ou quando bater a foto; facilitando assim para que vc ajuste o foco com ela na abertura máx. do diafragma "é mais fácil focar uma cena clara do que uma escura". Se o diafragma da lente funciona rápido(abre e fecha corretamente) não há nenhuma razão para que coloque no auto, só vai lhe complicar na hora de fotografar.

Tu não leu o manual né; os manuais sempre dão uma noção básica para fotografar. O fotometro da sua maquina embora o nome do modelo seja Spotmatic SP, não é pontual ou central "spotmeter", ele mede a luz da cena inteira e faz uma média, logo se tu quer que a exposição seja perfeita nas pessoas, vai ter que chegar mais próximo a elas e medir de forma que só elas apareçam no quadro, ai ajusta as configurações (vel/abert) e depois compõem o resto do quadro se afastando e bate a foto.

Espero ter sido suficientemente claro.

Abraço