Autor Tópico: Dom ou talento?  (Lida 3175 vezes)

tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2014, 11:13:08
Tá na hora de rever seus conceitos....

 
http://noticias.r7.com/saude/fotografa-faz-ensaio-de-criancas-com-cancer-para-campanha-de-conscientizacao-12042014

É verdade..
Mas ainda acho que posso estar certo.. rsrs. Não tenho dúvidas que ela é uma ótima fotógrafa, mas da para chamar de profissional esse serviço, que foi voluntário? Se tivesse saído uma M, alguém cobraria ela? É aquela máxima que cavalo dado não se olha os dentes...
Segundo meu conceito (que não vale nada..  :D) esse é um trabalho não profissional, de uma fotógrafa que provavelmente faz trabalhos profissionais.. (se não faz ela ta dando bobeira).
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 02 de Dezembro de 2014, 11:50:33
Penso que o problema é o emprego da palavra 'profissional', erroneamente vinculada à qualidade.....

É comum vermos expressões: equipamento profissional, 'serviço profissa', etc.... Apesar de usual, acho extremamente incorreto.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 11:50:54 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #17 Online: 02 de Dezembro de 2014, 12:00:45
... mas da para chamar de profissional esse serviço, que foi voluntário? Se tivesse saído uma M...

Segundo meu conceito (que não vale nada..  :D) esse é um trabalho não profissional, de uma fotógrafa que provavelmente faz trabalhos profissionais.. (se não faz ela ta dando bobeira).

Olha e tira suas conclusões: http://scantlingphotography.com/

Já disse: Melhor rever seus conceitos!!!

Você tem boa vontade, mas tá indo na contramão da coisa... :ok:
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 12:01:26 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 02 de Dezembro de 2014, 12:45:36
Olha e tira suas conclusões: http://scantlingphotography.com/

Já disse: Melhor rever seus conceitos!!!

Você tem boa vontade, mas tá indo na contramão da coisa... :ok:

Acho que não fui claro no que quis expressar..
Quando falei em não profissional em nenhum momento quis dizer que o trabalho é ruim... Nesse caso, muito pelo contrário. São fotografias que 99% de fotógrafos que ganham a vida fotografando, não vão chegar perto de fazer. Então eu chamar de não profissional, não significa ruim!

Faço minhas as palavras do colega:

Penso que o problema é o emprego da palavra 'profissional', erroneamente vinculada à qualidade.....

É comum vermos expressões: equipamento profissional, 'serviço profissa', etc.... Apesar de usual, acho extremamente incorreto.

Quando falei que se ela não faz ela ta dando bobeira não quis dizer que ela deveria cobrar por este trabalho.. e sim que ela tem qualidade mais que suficiente como fotógrafa para ganhar dinheiro fotografando. E de fato ela faz isso, dado que tem preço no site dela ($275 uma seção de 1hr com 20 fotos).

Mas para acabar com a discussão, a minha definição pessoal de profissional não é e nem tem pretensão de ser unânime. Eu acredito que profissional é quem ganha $$ pelo trabalho, fora isso é hobby, diversão, voluntariado..  Mas isso, obviamente, não é só a minha visão. 
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 02 de Dezembro de 2014, 13:08:15
No caso do termo "fotografo profissional",
eu acho que todo individuo que faz da fotografia ou de qualquer outra coisa seu modo de ganhar a vida,independente dele ter curso ou aprendido por outros meios, ele é um profissional, já que faz disso sua profissão.Agora se ele é um bom profissional ou ruim ai já é outra coisa.

Muita gente confunde ser "profissional" com ter uma camera profissional ou ter feito um curso de fotografia.Tem gente que tem isso tudo, tem dom e talento, no entanto faz da fotografia apenas um hobby.



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #20 Online: 02 de Dezembro de 2014, 13:20:31


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #21 Online: 03 de Dezembro de 2014, 10:43:02
"Fotografia é igual cachaça,depois que vc toma uma ,não quer mais parar!"

 :ok:


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 03 de Dezembro de 2014, 11:47:52
"Fotografia é igual cachaça,depois que vc toma uma ,não quer mais parar!"

 :ok:
Mais profundo que isso só um copo de pinga  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #23 Online: 03 de Dezembro de 2014, 12:38:46
Esse tipo de assunto profissional ou não rola em diversos outros tipo de arte, e é um campo bem hostil pq é um GRANDE cabo de guerra :D
Já ouvi varias vezes minha mãe, que é pintora conversar sobre isso com outras pessoas do ramo

Voltando à fotografia, tem um senhor na minha cidade, que tem mais de quinze anos de fotografia, e que mesmo "parado no tempo" e apresentando fotos miseráveis tem a agenda sempre cheia. E os clientes dele adoram!
Mas se ele vive da fotografia, tem um estúdio e tal mas não tem estudo e nem se atualiza... COMO ENQUADRÁ-LO?

Quanto a dom... eu acredito sim. Existem pessoas com "aquele" olhar especial sobre o momento e isso é divino!
Canon


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #24 Online: 03 de Dezembro de 2014, 13:49:14
Penso que a fotografia tem diversos ramos e dentre estes há umas com mais necessidade de talento e outras com mais necessidade de conhecimento técnico.

É quase impossível fazer um Still sem técnica da mesma forma que é quase impossível fazer "Fine Art" sem uma aptidão diferenciada para a observação (entenda Fine Art como aquelas produções puramente artísticas sem nenhum intuito que não seja unicamente o seu valor estético e sem qualquer utilidade prática).

Isso não deprecia "A" e nem "B". Dá pra fazer fine art sendo estremamente técnico? Dá! Mas será diferenciado quem tiver talento! Dá pra fazer still sendo puramente emocional? Dá, mas sem entender de luz, fotometria, Gestalt, comunicação visual e mais um monte de know how não se vai muito longe!

Encaro desta forma!

Com relação à profissional, temos, enquanto entusiastas, essa coisa de "se não faz maravilhosamente bem não é profissional", "se não tem equipamento a partir de "X" não pode ser profissional".... Profissional é todo aquele que atua com algo como profissão, simples assim, arrumar um monte de adjetivos para qualificar o profissional é válido, querer taxar a palavra em si é que é mais complicado!

Essa é a minha opinião, por favor, não tem axioma nenhum nesse assunto, aliás, Graças ao Bom Deus! Nada pior que verdades absolutas!


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #25 Online: 03 de Dezembro de 2014, 16:52:15
Eu acho que o pessoal fugiu do assunto do tópico: Dom ou Talento? e não Profissional ou Amador.

Na minha concepção, se a pessoa tem DOM ela é talentosa pois executa o ofício de forma magnífica sem precisar ter estudado muito, pois nasceu com ela.
Já o contrário não é totalmente verdadeiro, pois um pessoa/fotógrafo talentoso pode ter conquistado esse mérito às custas de muito estudo e treino.

Independente ter Dom ou Talento o resultado de ambos é sempre agradável de ser observado.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 03 de Dezembro de 2014, 18:49:22
Eu acho que o pessoal fugiu do assunto do tópico: Dom ou Talento? e não Profissional ou Amador.

Na minha concepção, se a pessoa tem DOM ela é talentosa pois executa o ofício de forma magnífica sem precisar ter estudado muito, pois nasceu com ela.
Já o contrário não é totalmente verdadeiro, pois um pessoa/fotógrafo talentoso pode ter conquistado esse mérito às custas de muito estudo e treino.

Independente ter Dom ou Talento o resultado de ambos é sempre agradável de ser observado.
Realmente o tópico fugiu do assunto principal, talvez porque seja bem complicado avaliar a si mesmo ou saber diferenciar se alguém tem dom ou talento fotográfico.