Autor Tópico: Dom ou talento?  (Lida 3119 vezes)

Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Dezembro de 2014, 20:31:18
Como um fotógrafo sabe se tem dom ou talento?
Você já se perguntou se tem dom ou talento fotográfico?

É muito egocentrismo a pessoa se autodenominar fotógrafo?
Todo mundo que gosta de fotografar é um fotógrafo?


To cheio de dúvidas  :aua:



Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2014, 21:07:00
Sim o ato de fotografar é feito por um fotógrafo.....qualquer um pode ser e se denominar.

...mas fotógrafo PROFISSIONAL, são outros quinhentos, é a pessoa que estuda, frenquenta um curso técnico, ou de nível superior que engloba várias coisas, há também os fotógrafos de carreira, esse são fotógrafos formados por outros fotógrafos, que advém do antigo ofício de fotógrafo, antigamente era uma coisa passada de pai para filho. :ok:
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, 21:08:07 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2014, 22:04:32
Pelo que eu entendo, fotógrafo "profissional" é quem tem isto como profissão. Independente de ser um bom fotógrafo ou não. Independente de usar equipamento top ou não. Independente de ter feito curso/faculdade ou não, etc.

Sobre dom ou talento, não precisa de nada disso, basta muito estudo e dedicação. Mas sei que algumas pessoas tem naturalmente um senso estético mais apurado, que poderia lhe ser uma vantagem não só pra trabalhar com fotografia, mas com design ou qualquer outra coisa relacionada a arte visual.


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2014, 22:23:33
Existe dom sim. Tem pessoas que tem alto conhecimento técnico de equipamentos e técnicas de fotografia, sabem todos os pormenores e produzem imagens ordinárias, quase sofríveis. E por outro lado, tem aquelas que nem sabem o que é o lé com cré da fotografia e produzem imagens fantásticas com qualquer câmera que tiverem em mãos.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, 22:23:58 por toc83 »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2014, 23:46:21
Uma vez quando era recente aqui me enviaram esse link para que eu assistisse: https://www.youtube.com/watch?v=TtsRkHITbgo

Simplesmente mostra que a fotografia é uma arte a ser lapidada, se é um dom ou talento?, bom a história dessas pessoas lhes dirá! :D
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, 23:54:33 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


E11EVEN

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • LuizChuPhotography
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2014, 00:20:31
Nossa, que topico mais profundo....acompanhando.  :snack:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2014, 01:30:28
Só pra ser o mala mesmo....

Dom é uma divindade, talvez "aptidão" possa substituir mas confundiria com o "talento".... papo sem importância.

Caso exista um conselho de classes,  como um CREA, e ele tenha algum poder para  punir quem usar os serviços de um fotógrafo não  regulamentado/homologado, então não, você não pode se auto classificar como fotógrafo se não for credenciado.

Caso não exista este conselho e mesmo que tenham cursos para qualificar e examinar o profissional, qualquer um que deseje pode se denominar fotógrafo, assim como o meu amigo jardineiro virou paisagista

Simples assim



Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2014, 01:32:15
Isso é como discutir se fotografia é arte.  8-)

Muito subjetivo.
Um consenso sobre o assunto nunca existirá.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2014, 03:30:19
Concordo com todos. Até com os que divergem entre si!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2014, 08:33:29
Uma vez quando era recente aqui me enviaram esse link para que eu assistisse: https://www.youtube.com/watch?v=TtsRkHITbgo

Simplesmente mostra que a fotografia é uma arte a ser lapidada, se é um dom ou talento?, bom a história dessas pessoas lhes dirá! :D

 :clap: :clap:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2014, 09:30:56
Acredito em dom, talento, acredito em estudo, aprendizado e aprimoramento, mas não devemos descartar duas coisas muito importantes:

* Oportunidade - estar no lugar certo, na hora certo e preparado - aí claro, entra o "saber", seja por dom, seja por aprimoramento.
* Saber selecionar - pode ter certeza que todos os fotógrafos, seja quais forem, clicam um monte de porcaria, erram, testam....A diferença é o que vc está considerando apresentar no seu portfólio.

Saber selecionar, identificando o que realmente deu certo, o que realmente está de acordo com o que vc queria fazer, inclusive sem ser repetitivo ( 12 fotos da mesma ave no mesmo enquadramento com a cabeça virada pra um lado diferente em cada uma....bah, ninguém precisa disso ), então posteriormente apresentar o que valeu mesmo, isso faz diferença.


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2014, 10:27:12
Bom olho e talento pra compor nenhum curso do mundo vai dar a ninguém.
Se a pessoa não tem isso, ela vai até tirar boas fotos, mas nunca vai se destacar.

Robert Capa nunca estudou fotografia, só pra citar um exemplo.

Mas claro que isso não é motivo de desânimo pra ninguém, nem impedimento pra fotografar.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2014, 10:58:40
também vale ressaltar que mesmo tendo "dom ou talento" se não tiver muita força de vontade e disposição não valerá em nada.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2014, 11:02:18
 :ponder: :ponder:

Acho que fotógrafo profissional é o cara que vende os serviços.. se é na camaradagem, não é algo profissional. Tem gente medíocre que é profissional.. no caso, um péssimo profissional. Não acho que tenha a ver com equipamento, e nem com curso.. tem a ver com pessoas se disporem a pagar pelo serviço.
Fotógrafo é qualquer um que se dispõe a fotografar, a meu ver. É muito mais fácil achar um fotógrafo ruim, do que um fotógrafo profissional ruim.. afinal o capitalismo está aí para ajudar a filtrar.
Felizmente, a meu ver, não há conselho de classe de fotógrafos profissionais, que regulamentem quem pode ou não exercer a profissão... Acho que o mercado é melhor seletor de profissionais que qualquer conselho. Nunca esqueço do melhor professor de matemática que tive, que estava parando de dar aulas porque ele era engenheiro de formação, e estava sendo processado por dar aulas sem ser licenciado... Meu pai, que tem só sexta série, é melhor técnico que muitos que tem diploma.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2014, 11:06:35
:ponder: :ponder:

Acho que fotógrafo profissional é o cara que vende os serviços.. se é na camaradagem, não é algo profissional. Tem gente medíocre que é profissional.. no caso, um péssimo profissional. Não acho que tenha a ver com equipamento, e nem com curso.. tem a ver com pessoas se disporem a pagar pelo serviço.

Tá na hora de rever seus conceitos....

 
http://noticias.r7.com/saude/fotografa-faz-ensaio-de-criancas-com-cancer-para-campanha-de-conscientizacao-12042014
Fábio Pedro.