Autor Tópico: Lentes para Canon 70D  (Lida 1844 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Online: 01 de Dezembro de 2014, 22:52:56
Amigos,

Pretendo gastar por volta de R$3.500,00 com lentes para usar com a minha 70D.
Tenho a lente do kit 18-135 e, em princípio, não gostaria de matar totalmente o seu uso.
Não sou profissional da fotografia e não costumo tirar fotos de nada muito específico.
Gosto de tirar fotos de:
- Macro
- Paisagens
- Retratos
- Família, principalmente minhas filhas, e amigos.
- Eventos escolares com minhas filhas. Costumam acontecer em auditório com iluminação precária e uma distância razoável dos espectadores.

Alguma sugestão?  São sempre bem vindas.

Saudações.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2014, 23:01:56
Tem várias dúzias de tópicos idênticos aqui no fórum, o que vale para as outras canon, também vale pra 70D, de uma pesquisada :ok:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2014, 23:21:55
Tb acho que o pessoal ta com um pouco de preguiça de ler!!

Tem ótimos Tópicos ler faz um bem!!
Ricardo Ghion


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2014, 07:24:04
Antes de criar este tópico, eu utilizei a ferramenta de pesquisa e encontrei tópicos normalmente relacionados a pessoas que não têm nenhuma lente ou que querem montar um kit exclusivamente com lentes prime ou mesmo que não se importam de desfazer a sua lente do kit.
Eu achava inclusive que já havia postado um tópico sobre esse assunto há alguns meses e iria aproveitar o tópico para tirar minas dúvidas, mas não o encontrei.
Uma das minhas maiores dúvidas seria como ter mais uma ou duas lentes junto com a 18-135 que já possuo, sem jogá-la para escanteio, e também o fato de, em algumas ocasiões precisar de uma lente de maior alcance, devido às apresentações das minhas filhas.
Mas, enfim, vou continuar pesquisando na internet.
Obrigado.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 07:24:26 por andresylva »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2014, 09:08:36
Amigos,

Pretendo gastar por volta de R$3.500,00 com lentes para usar com a minha 70D.
Tenho a lente do kit 18-135 e, em princípio, não gostaria de matar totalmente o seu uso.
Não sou profissional da fotografia e não costumo tirar fotos de nada muito específico.
Gosto de tirar fotos de:
- Macro
- Paisagens
- Retratos
- Família, principalmente minhas filhas, e amigos.
- Eventos escolares com minhas filhas. Costumam acontecer em auditório com iluminação precária e uma distância razoável dos espectadores.

Alguma sugestão?  São sempre bem vindas.

Saudações.

As câmeras vão... as lentes ficam... você faz bem em escolher boas lentes. Eu tentaria comprar só lentes EF, preferencialmente da série L, para caso você resolva no futuro fazer um upgrade para full frame. Mas, pensando na câmera que você tem hoje, eis as minhas humildes sugestões, baseadas em minha experiência pessoal, já que comecei com uma 60D também com a 18-135mm.

Com a EF 100mm f/2.8 Macro você tem uma boa lente para macro (óbvio, rsrs) e para retratos só de rosto (ou mesmo busto, se você tiver espaço para trabalhar). Mesmo a versão "não L" tem uma nitidez impressionante (mas não tem estabilização de imagem). Eu tive uma mas vendi porque esta subutilizada (essa nova ortografia não me desce a garganta, rsrs).

Para paisagens, se você for usar só câmeras cropadas mesmo, a opção mais interessante na minha opinião é a Tokina 11-16 f/2.8. A mais barata é a nova Canon EF-S 10-18. Se você tem planos de no futuro migrar para full frame, a 17-40 f4L tem uma boa relação custo benefício.

Para família e amigos, como é um uso mais geral, a 18-135 que você já tem deve atender 90% das situações.

Agora, eventos escolares em locais pouco iluminados configuram uma situação mais complicada. Uma lente muito curta não te dá alcance suficiente. Uma lente longa, por outro lado escura, exigirá tempos de exposição e ISO alto para não borrarem. Eu optei por uma 200mm f/2.8L fixa. A 70-200mm f/4L é mais versátil, mas um pouco mais escura. Tem a 70-200mm f/2.8L, mas é uma lente bem cara e bem pesada. Talvez seja inconveniente para você porque essas matariam um pouco o uso da 18-135mm. Se você quiser algo mais em conta, a EF-S 55-250 é uma lente bem barata e decente, inclusive com estabilização de imagem, tem um pouco mais de alcance, mas não tem tanta qualidade de imagem (é equivalente à 18-135mm) e é mais escura que as lentes L que citei anteriormente.

Em todo caso, a melhor maneira de fazer uma boa compra é pensar nas fotos que você queria fazer com a 18-135mm e não consegue. Refletindo quanto a isso fica mais fácil escolher.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2014, 09:29:22
Em todo caso, a melhor maneira de fazer uma boa compra é pensar nas fotos que você queria fazer com a 18-135mm e não consegue. Refletindo quanto a isso fica mais fácil escolher.

Essa é a dica perfeita!

Se você não sabe ainda qual lente comprar é porque ainda não "merece" ter a lente. Parece grosseiro, mas é a verdade. Comprar por comprar, apesar de ser sempre um prazer, definitivamente não é o mais sensato a se fazer.

A partir do momento em que você parar e pensar "Poxa, preciso de uma lente assim e assado para fazer a foto tal", aí sim ficaria mais fácil abrir um tópico para discutir mais especificamente a sua necessidade.

Reforçando que, nada impede que chovam dicas de lentes para comprar. A questão é que cada um vê o cenário da sua própria forma, não necessariamente pensando pelo seu lado.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2014, 09:54:06
Vamos lá, pensando o que vc provavelmente não faz com sua lente atual.

Retratos da família em baixa iluminação, você precisa de uma lente normal clara:
- 28mm 1.8, 1.600,00
- A nova 24mm 2.8 STM é uma barganha por 150,00 doletas
-Sigma 18-35mm 1.8 não sei o preço
- Alguma zoom 2.8 de 17-50/55mm, acho que a tamrom tá nessa faixa de 1.500,00

Eventos das suas filhas, 135mm é pouco zoom atualmente?
- 85mm 1.8, menos de 1.500,00. Ajudaria em locais escuros mas talvez seria pouco alcance pra vc.
- Ef-s 55-250, 300,00 dolares, acho que essa lhe atende bem, sem sobrepor com sua lente atual.
- Quebrar sua conta bancaria com a 70-200 2.8 ou a f/4.

Recomendaria um kit com a 24mm 2.8 e a 55-250.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2014, 10:08:41
Amigos, a cânon 100mm macro, por ter uma boa abertura, poderia ser usada nos eventos com minhas filhas ou se restringe a usos macro e retratos como dito acima?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2014, 10:16:02
Amigos, a cânon 100mm macro, por ter uma boa abertura, poderia ser usada nos eventos com minhas filhas ou se restringe a usos macro e retratos como dito acima?

Você pode simular o efeito dela utilizando a sua 18-135 em 100mm. Ganharia apenas a possibilidade de abertura maior e o que isso venha a proporcionar (mais luz, DOF mais curto, etc). Além, é claro, de ter um range de foco macro para situações específicas. Mas antes de qualquer coisa, ela é uma lente como qualquer outra...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2014, 10:25:41
Amigos, a cânon 100mm macro, por ter uma boa abertura, poderia ser usada nos eventos com minhas filhas ou se restringe a usos macro e retratos como dito acima?

Em qualquer situação em que 100mm de distância focal servirem você vai poder usar a lente em questão.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2014, 10:33:45
a tanrron 17-50 2,8 é uma ótima lente, e com nitidez e qualidade incrível, mas também é bom levar em consideração que futuramente possa querer migrar para full frame e aí perderá a lente, como citado anteriormente acho que seria valido comprar apenas lentes ef, também tem a famosa 50 1-4 que para retratos vale a pena.


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2014, 14:41:31
Amigos,
Com as dicas de vocês, acabei pegando as seguintes lentes:
Canon 40mm f/2.8 (chegará provavelmente amanhã)
Canon 100mm f/2.8 macro
Canon 55-250mm

No meu caso particular, não pude esperar, pois se tratava de uma troca: eu troquei uma Nikon D7100 por lentes da Canon.

Depois, havendo tempo, pretendo criar um tópico para falar da minha experiência (de usuário amador) de um final de semana com uma Canon 70D e uma Nikon D7100.

Saudações.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2014, 15:32:25
Amigos,
Com as dicas de vocês, acabei pegando as seguintes lentes:
Canon 40mm f/2.8 (chegará provavelmente amanhã)
Canon 100mm f/2.8 macro
Canon 55-250mm

No meu caso particular, não pude esperar, pois se tratava de uma troca: eu troquei uma Nikon D7100 por lentes da Canon.

Depois, havendo tempo, pretendo criar um tópico para falar da minha experiência (de usuário amador) de um final de semana com uma Canon 70D e uma Nikon D7100.

Saudações.

Boas lentes, só vai achar a 40mm fechada demais para uso dentro de casa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs