Autor Tópico: Compactar Para Filmagem  (Lida 1422 vezes)

Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Online: 29 de Janeiro de 2015, 02:21:12
Galera, um amigo meu quer comprar uma compacta para filmar alguns vídeos de guitarra em casa, ele já faz isso a algum tempo com uma webcam, mas quer melhorar a qualidade dos vídeos para o canal no YT.
Tem que ser uma câmera para condições de luz de casa, espaço pequeno, ele não tem conhecimento nenhum de câmera (dsrl descartada), uma câmera que filme em FULL ou HD, não precisa ter uma boa captura de áudio pois ele grava direto no PC, ele quer algo prático, apertou, começa a filmar e entrega uma qualidade boa.

Porém eu não saco nada de bons modelos de câmeras compactas para filmagem, ressaltando, ele não irá tirar fotos com a câmera, apenas usar para filmar, então venho pedir a ajuda de vocês.

A faixa de preço que ele pretende investir é de R$ 800 a R$ 1500

Ele havia visto já uma Canon SX50 e uma Sony DSC-H300, são bons modelos (para filmagem) ?
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 02:22:35 por coxao »


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2015, 09:58:29
Se seu amigo quer uma câmera filmar e não para fotografar (ou pelo menos não seria seu uso principal)  e quer algo mais simples, do tipo só clicar e já sair filmando ou fotografando, não vejo motivos na minha opinião  para investir tanto (há modelos de compactas simples bem mais em conta que filmam em Full HD e podem muito bem cumprir essa função)

Os modelos que vc citou (SX50 e  Sony DSC-H300) são câmeras muito boas, mas entram numa outra linha de compactas, chamadas  superzoom (por terem um zoom poderoso) ou bridge, que possuem recursos um pouco mais avançados para quem quer aprender ou explorar mais sobre fotografia, como os controles manuais etc..  Se seu amigo não faz questão de uma camera super-zoom, que oferece recursos um pouco mais avançados de fotografia amadora, porque comprar uma desse tipo? Penso que um modelo mais simples seria uma opção mais adequada ao que ele deseja e ainda bem mais barato. 

Hoje em dia, muitas câmeras simples filmam em Full HD (até celular!!). Se o objetivo dele é fazer vídeos para postar nas redes sociais, sem muita exigência em qualidade de filmagem, ha um grande número de câmeras no mercado que podem atender essa função...  Aí dê preferência para as marcas mais conhecidas (Canon, Nikon ou Sony), que filmem em Full HD em 30 fps (no mínimo) . Depois analise se ele faz questão que tenha visor articulado ou não (visor giratório), se quer gravar videos em camera lenta, qual  tamanhos/formato de vídeo ela oferece, se tem estabilizador de imagem , se faz zoom enquanto filma,  etc...    Enfim, a escolha do modelo vai depender da quantidade de recursos que ele deseja...

Mas  se seu amigo quer algo mais profissional, deve optar por uma filmadora e não uma "camera que também filma". Hoje em dia o custo das filmadoras está mais em conta, vc pode encontrar muitas boas por um bom preço... Considere avaliar se ele precisa mesmo de uma camera ou só filmadora.

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 10:23:25 por rejaine_sm »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2015, 10:15:14
Eu daria outra sugestão, já que o foco é filmagem. Eu tenho uma filmadora Samsung F900, HD, CMOS, lente 1.8, zoom de 52X. Não é cara e na olx vc acha bem em conta tambem, pois quem compra nem sempre sai filmando, aí cansa e vende. Eu mesmo uso pouco. Com boa iluminação a imagem é boa, não dá aquelas travadas que as cameras fotograficas dão e nem limita o tempo de gravação. Veja alguns videos dela: https://www.youtube.com/results?search_query=samsung+f900
Ah, se não quiser usar HD (30 fps), pode usar 720x480 em 60 fps.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 10:32:34 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount