Autor Tópico: Impressões: Panasonic Lumix LX100  (Lida 11136 vezes)

MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Online: 03 de Dezembro de 2014, 18:48:01
Minha tão esperada LX100 chegou essa segunda feira e apesar de não ter tido tempo suficiente para testar todas as funções da câmera, já brinquei o suficiente para formar minha primeira opinião a respeito da mesma. Ainda falta avaliar muitos pontos, mas por enquanto é isso.

Vamos começar pelo que gostei na câmera:
-Construção: a LX100 é uma câmera muito bem construída, usando metal na maior parte das superfícies. A câmera tem o peso suficiente para parecer sólida sem ser excessivamente pesada.
-Comandos: os dials tem a firmeza ideal e dão uma boa sensação ao serem girados. Apesar do pequeno tamanho da câmera eles são bem posicionados e há um grande número de comandos diretos, mas algumas pessoas podem achar difícil o acesso aos botões com a câmera no olho pelo fato de serem muito próximos uns dos outros e pequenos. Como minhas mãos são médias, não tive problemas com isso e estou me acostumando bem.
-Lente: a lente é bastante nítida e me parece atingir seu pico de nitidez no meio do range. Com as condições corretas ela faz muito bonito e é bastante superior a qualquer lente de kit que eu tenha testado, mas não chega no nível (como é de se esperar) das primes Zuiko e Panasonic que eu possuia.
-High ISO: os ISO's altos são muito bons em RAW, sendo o meu limite "confortável" o ISO 3200. Em situações precárias o 6400 pode ser usado, mas eu evitaria se possível.
-Autofoco: uma vez coloquei o foco no modo 1-AREA o autofoco ficou MUITO rápido, semelhante à E-M5, o que julgo uma performance excepcional. Não explorei os outros focos suficientemente para ter uma opinião.
-Peaking: nunca tive câmera com focus peaking e estou achando a função muito interessante, apesar de achar que ela seria mais bem usada numa câmera com lentes intercambiáveis em que pudesse ser usadas lentes manuais.
-Bateria: nos testes iniciais a bateria durou bastante, mas ainda preciso testá-la mais extensivamente. Eu comprei 2 extras, então sem carga não fico.

Agora a parte que não agradou tanto:
-Tamanho: pensei que ela fosse um pouco menor pelas fotos, mas não é uma câmera grande. O tamanho dela é ligeiramente maior que a minha antiga E-PM1 com a 17mm f1.8.
-Abertura variável: a abertura cai muito rapidamente de f1.7 para f2.8 no range da lente. Talvez fosse vantagem um range ligeiramente maior com uma lente f2.8 constante, mas não sei se seria possível manter o tamanho reduzido da mesma.
-Zoom: acostumando com lentes prime ou com zoom mecâmico, o zoom eletrônico me causa estranhamento pela lentidão, mas se usado para video para a ser um ponto positivo pela suavidade.
-JPEG: achei os jpegs horríveis. A panasonic precisa melhorar esse ponto, pois quase deixei de comprar a câmera por conta dos exemplos postados em sites de review. Os arquivos RAW, entretanto, são muito robustos e mudaram minha opinião completamente.
-Pegada: preciso me acostumar com o uso de uma câmera menor, a E-M5 permite uma pegada mais confortável.
-Flash: o flashzinho poderia ser melhor. O design dobrável das m4/3 da Olympus é bastante superior, na minha opinião.

Veredito: apesar dos pontos negativos apontados, estou amando a pequena. É impressionante a qualidade de imagem dentro de um conjunto tão reduzido. Acredito que hoje esta é a opção mais perto da perfeição para viagens e uso geral para quem não quer câmeras grandes, mas não quer abrir mão de uma qualidade de imagem alta. A medida que for descobrindo mais coisas interessantes vou acrescentando nesse post.

Seguem algumas fotos tiradas toscamente hoje a tarde para mostrar a nitidez e o range da lente. Foram editadas no LR no meu fluxo de edição normal. Agora vendo que no flickr ficou meio over no sharpen, mas vejam em tamanho cheio que essa sensação deve desaparacer.

24mm

TESTE PANASONIC LUMIX LX100 by MarioFreitasNeto, on Flickr

28mm

TESTE PANASONIC LUMIX LX100 by MarioFreitasNeto, on Flickr

35mm

TESTE PANASONIC LUMIX LX100 by MarioFreitasNeto, on Flickr

50mm

TESTE PANASONIC LUMIX LX100 by MarioFreitasNeto, on Flickr

70mm

TESTE PANASONIC LUMIX LX100 by MarioFreitasNeto, on Flickr

75mm

TESTE PANASONIC LUMIX LX100 by MarioFreitasNeto, on Flickr


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2014, 19:44:07
Boa, Mário. Siga repassando suas impressões.  :ok:

Alguns comentários:
- Da abertura: geralmente acontece isso de cair bastante (na FZ1000 da Panasonic isso ocorre também). Porém, se lembrar que a 12-35mm da Panasonic tem range menor e a abertura nunca passa de 2.8, e que só a lente custa o mesmo que a LX100, acho que isso é mais detalhe.  :)
- Tamanho: um daqueles grips de dedão, que vão no hotshoe da câmera, deve melhorar bem a pegada (estou para comprar um para a X100s);
- Peaking: é especialmente útil para usar foco manual enquanto se filma (logo você vai ver que, como em qualquer câmera, autofoco não fica bom com vídeo - sempre tem aquela "caça" da lente em busca de novo foco).

A LX100 é incrível, só esperando algum amigo ir para os EUA para trazer uma para mim. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2014, 21:36:14
Quero ver mais fotos. Essa máquina eu fiquei balançado. Acho que junto com a X100S é a melhor opção para compacta premium.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2014, 21:40:36
Quero ver mais fotos. Essa máquina eu fiquei balançado. Acho que junto com a X100S é a melhor opção para compacta premium.

Somos dois  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2014, 07:55:04
Depois de um tempo com a câmera, quero que vc me diga com toda sinceridade do seu ser, se valeu a troca.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2014, 09:56:11
Quero ver mais fotos. Essa máquina eu fiquei balançado. Acho que junto com a X100S é a melhor opção para compacta premium.

Ela é bem mais versátil que a X100S/T - mas suspeito que perde (por um pouco) em qualidade de imagem.

Mas é tranquilamente a câmera com maior custo benefício do mercado hoje em dia. Fotos com qualidade ótima para 90-95% das pessoas, e o vídeo dela é absolutamente impressionante (com boa luz é idêntico - e dependendo da lente usada, superior - à GH4).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2015, 12:07:15
Mario mais novidades? Posta mais fotos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 18:04:56
Depois de viajar mais de bicicleta mais de 30 dias, fotografar o casamento da minha prima, viajar por mais 12 dias e uma série de outras atividades com a camerazinha, posso dar meu veredito: estou muito satisfeito com a aquisição.  :D

É óbvio que uma câmera pequena como essa tem seus compromissos em relação a uma maior (ou nem tanto) como as da série OM-D, mas posso dizer com segurança que os resultados finais são de qualidade muito próxima. A câmera responde bem aos comandos (mecânicos, beirando a perfeição) e satisfaz na maioria dos quesitos, deixando a desejar em baixíssima luz (até o iso 1600 é ótimo pra mim, mas o ruído sobe muito com o uso de exposições longas) e no AF com objetos em movimento (nesse aspecto, a E-M5 também não é muito boa).

Ainda não tive a oportunidade de desenvolver todas as fotos, mas seguem alguns exemplos do que rolou com a bichinha. Notem que as longas exposições não tem a nitidez tão perfeita quanto deveriam pois usei um tripe zipshot, que não é lá muito estável, mas foi extremamente útil na expedição de bike.

Vamos às fotos:

1.

12012015-P1010549 by MarioFreitasNeto, on Flickr

2.

18012015-P1010757 by MarioFreitasNeto, on Flickr

3.

23012015-P1010883 by MarioFreitasNeto, on Flickr

4.

Parque Pumalin by MarioFreitasNeto, on Flickr


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 18:44:20
Excelentes fotos, como sempre...  :ok:

Quando viajo eu vou com a câmera de lente intercambiável e a Sony RX100/3, mas esse tipo de paisagem eu nunca puxaria a Sony... Não sentiu uma falta grande da Olympus nessa hora (e lugar...)?  :)


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 18:56:18
Excelentes fotos, como sempre...  :ok:

Quando viajo eu vou com a câmera de lente intercambiável e a Sony RX100/3, mas esse tipo de paisagem eu nunca puxaria a Sony... Não sentiu uma falta grande da Olympus nessa hora (e lugar...)?  :)

Obrigado, efilho!  :ok:

Pô, não posso dizer que não senti falta, mas é que quando estou viajando de bicicleta acabo ficando bem focado na pedalada e paro pouco para tirar fotos, então nos momentos que me dedico a isso eu acabo querendo mais praticidade. Outro problema das lentes intercambiaveis para viajar de bike é a acomodação das mesmas, pois acaba que tudo balança muito e fica difícil mantê-las bem cuidadinhas. A LX100 se mostrou uma câmera muito prática e resistente para esse tipo de aventura, apesar de eu não ter dado nenhuma queda nela para "testar" hahaha


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 19:16:17
....quando estou viajando de bicicleta acabo ficando bem focado na pedalada e paro pouco para tirar fotos...

Há uns 25 anos atrás, qdo eu morava no Rio Grande do Sul, costumava sair com a bike para passar o dia inteiro pedalando. Nada de viagem longa como vc faz, mas era muito interessante pelo silêncio e "comunhão" com a natureza: era tartaruga, lagartão, corujas e trocentos pássaros (de vez em quando algum cachorrão de fazenda correndo atrás...) nas trilhas abertas no mato. Garrafa d'água, um sanduba, uma maçã e a Nikon FM2n com a 28mm e a 50mm na pochete da bicicleta...  :)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 20:54:44
Mario dá pra fazer um comparativo resumido entre OMD e LX100?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #12 Online: 02 de Março de 2015, 22:56:47
Mario dá pra fazer um comparativo resumido entre OMD e LX100?

Thales, desde que voltei de viagem a faculdade está bem corrida, então ainda não consegui parar pra fazer o comparativo, mas coloquei várias fotos num tópico na galeria.

Em resumo: a qualidade de imagem da OMD é melhor que a da LX100, tanto em termos de nitidez quanto de ruído e a pegada da OMD é melhor. Ou seja, a OMD, no geral, é mais câmera. A LX100 ganha de longe em praticidade e tamanho, sendo uma câmera excepcional (de novo, EXCEPCIONAL) pelo pacote que oferece tanto em termos de versatilidade quanto de qualidade, na minha humilde opinião. Eu AMO a camerazinha (só não gosto, de verdade, do flashzinho dela). Hahaha

Eis o link do tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=109694.0


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2016, 11:27:48
Você usa Wifi ou NFC? O q vc diz sobre a conectividade desta câmera? Para transferir uma foto para o celular e compartilhar em um app é fácil?


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2016, 18:17:15
Eu nunca usei o NFC por um simples motivo: não sei como funciona.

O wifi funciona bem o bastante e é bastante rápido e fácil de usar.