Autor Tópico: Como fotometrar essa cor?  (Lida 3424 vezes)

Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2014, 22:56:31
Sim. E também estar na mesma iluminação que a foto foi tirada.
Foi exagero, brincadeira o "arranca e compara". Daqui a pouco ele vai fotografar um passarinho, e vai ter trabalho para capturar o bicho.  :D
Mas sério, a melhor solução é RAW mesmo. Em JPG a câmera sempre faz uns ajustes que ela acha que são melhores, mas que não correspondem à realidade.
Vou tirar umas fotos com a opção de raw+jpeg, assim posso comparar melhor,acho que não fotografo em raw por preguiça mas já instalei um programa pra edição que parece ser bom tanto pra raw quanto pra jpeg
(Photoscape)  :ok:


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2014, 00:20:23
Vou tirar umas fotos com a opção de raw+jpeg, assim posso comparar melhor,acho que não fotografo em raw por preguiça mas já instalei um programa pra edição que parece ser bom tanto pra raw quanto pra jpeg
(Photoscape)  :ok:

No começo eu fotografava em jpeg. Aí, quando eu queria "arrumar" a foto, ficava muito limitado. Passei ao raw+jpeg para ter a opção de tratar melhor as fotos que eu achava que devia (muita foto em raw dá um trabalhinho mesmo) e as demais deixava por conta da câmera com o jpeg. Agora só fotografo em raw, porque me acostumei com a pós no Adobe Camera Raw e porque raw+jpeg deixa a câmera mais lenta, o buffer enche antes em disparo contínuo, e ocupa mais cartão. E se, por acaso eu ainda quiser um jpeg dá para gerar ele depois direto na câmera, e fica do mesmo jeito que se fosse na hora do clique.

Foi gradativa minha migração (só jpeg -> raw+jpeg -> só raw), de acordo com o aprendizado. Agora não volto para jpeg nem a pau. Depois que você vê o que pode fazer com raw, torce o nariz para o jpeg.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2014, 05:50:01
Tenso  :shock:

Ainda bem que foi uma flor!
Já pensou se fosse um leão?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Brincadeira. Raw ajuda.


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2014, 10:04:03
No começo eu fotografava em jpeg. Aí, quando eu queria "arrumar" a foto, ficava muito limitado. Passei ao raw+jpeg para ter a opção de tratar melhor as fotos que eu achava que devia (muita foto em raw dá um trabalhinho mesmo) e as demais deixava por conta da câmera com o jpeg. Agora só fotografo em raw, porque me acostumei com a pós no Adobe Camera Raw e porque raw+jpeg deixa a câmera mais lenta, o buffer enche antes em disparo contínuo, e ocupa mais cartão. E se, por acaso eu ainda quiser um jpeg dá para gerar ele depois direto na câmera, e fica do mesmo jeito que se fosse na hora do clique.

Foi gradativa minha migração (só jpeg -> raw+jpeg -> só raw), de acordo com o aprendizado. Agora não volto para jpeg nem a pau. Depois que você vê o que pode fazer com raw, torce o nariz para o jpeg.
Vou plagiar sua "migração"  :assobi:
 :ok:


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2014, 10:05:22
Ainda bem que foi uma flor!
Já pensou se fosse um leão?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Brincadeira. Raw ajuda.
eu prefiro uma coelha selvagem(da playboy)  :D


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2014, 11:58:33
Oi Guilherme! Fotografar cores quentes é realmente complicado... se aumentar a saturação então... estoura o canal e a região perde textura... dá para pensar em cores pelo sistema de zonas sim. Você tem que habituar o olho, assim como na foto em P&B, para ter uma noção aproximada de onde a cor se encontra. Para isso, fotometria pontual é necessária, para ler a luz refletida naquela região que você quer... não esqueça que as cores refletem a luz de formas diferentes e por isso uma cor escura não pode ficar zerada na fotometria, ok?

Dá uma olhada no artigo abaixo e recomendo fortemente que leia a parte dos comentários... é uma aula à parte!

http://www.fotografia-dg.com/sistema-zonas-fotografiamoda-retrato-beauty/


 :ok:


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2014, 15:07:52
Oi Guilherme! Fotografar cores quentes é realmente complicado... se aumentar a saturação então... estoura o canal e a região perde textura... dá para pensar em cores pelo sistema de zonas sim. Você tem que habituar o olho, assim como na foto em P&B, para ter uma noção aproximada de onde a cor se encontra. Para isso, fotometria pontual é necessária, para ler a luz refletida naquela região que você quer... não esqueça que as cores refletem a luz de formas diferentes e por isso uma cor escura não pode ficar zerada na fotometria, ok?

Dá uma olhada no artigo abaixo e recomendo fortemente que leia a parte dos comentários... é uma aula à parte!

http://www.fotografia-dg.com/sistema-zonas-fotografiamoda-retrato-beauty/


 :ok:
Obrigado pelas dicas Werso!

Ps:Pra mim você é referência no domínio da luz e da arte fotográfica.
Abraços!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2014, 18:09:22
Cara, essa cor é IMPOSSÍVEL nas digitais, Filme nelas... Sério, já tentei zilhoes de vezes fotografar uma flor parecida e não tem como, mesmo em RAW eu só consegui chegar na tonalidade ideal usando filme....  :assobi:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A




Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2014, 20:00:19
Cara, essa cor é IMPOSSÍVEL nas digitais, Filme nelas... Sério, já tentei zilhoes de vezes fotografar uma flor parecida e não tem como, mesmo em RAW eu só consegui chegar na tonalidade ideal usando filme....  :assobi:
Eu acho que tudo que o olho humano capta a lente de uma reflex também capta, então não é impossível.
(só não consigo fazer ainda   :shock:)
Mas de certa forma essas barreiras só estimulam a seguir em frente e aprender cada vez mais.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #26 Online: 04 de Dezembro de 2014, 20:04:45
Eu acho que tudo que o olho humano capta a lente de uma reflex também capta, então não é impossível.
(só não consigo fazer ainda   :shock:)
Mas de certa forma essas barreiras só estimulam a seguir em frente e aprender cada vez mais.
A lente sim. Já o sensor, definitivamente não.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Dezembro de 2014, 20:23:17
A lente sim. Já o sensor, definitivamente não.
Já tava feliz, estraga naum  :eek: kkkk


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 04 de Dezembro de 2014, 22:06:25
A lente sim. Já o sensor, definitivamente não.
Perfeito. Desisti ja do roxo.
Compra um filme kodak desses baratinhos que é mais facil acertara tonalidade. Serio, esse tom é dificil mesmo, ate da mais é preciso estudar bastante e tentar, tentar.. Imppssivel eu exagerei um pouco, mais é bem dificil. Umas muitas horas de Pós.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A