Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 26317 vezes)

Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #105 Online: 22 de Dezembro de 2014, 18:12:25
Citar
Pelo o que entendi de sua colocação o profissional deve sempre usar modos semi automáticos?

Não exatamente.
Recomendo que os modos (semi-automáticos e manual) devem ser usados de acordo com as características do trabalho que você está realizando.
Considero que essas características são:


- Iluminação constante ou variável.
- Iluminação homogênea ou heterogêna.
- Assunto estático ou em movimento
- Você estático ou em movimento
- Alguma particularidade técnica ou efeito que você queira dar às fotos.[/li][/list]



Em função da combinação das características acima é que defino o modo que vou usar, levando sempre em consideração o custo-benefício operacional, a segurança (garantir o trabalho) e finalmente o maior limitante: a qualidade das imagens (técnica e de conteúdo).

Não vejo como usar só um modo. Ou seja, abordar problemas diferentes da mesma forma. O conhecimento de cada modo juntamente com uma análise do trabalho que temos pra desenvolver vai nos dar a opção ótima. A opção ideal.

Na minha opinião, abordar todas as situações da mesma forma é um certo automatismo. Por isso eu digo que uso todos os modos, exceto o "verdinho". Assim, tento me liberar ao máximo para me concentrar apenas na composição e enquadramento.

É verdade que os modos semi-automáticos não dão conta de todas as situações? Sim, mas essas situações são muito poucas e via de regra os modos dão conta do recado muito bem. Por isso, seu uso é indicado em situações adversas quando o controle que temos sobre as variáveis é pouco.

No entanto, quando temos controle das variáveis, não há justificativa para não usarmos o modo manual. Exemplo: em estúdio temos controle de tudo.
Em fotografia de paisagem não temos o controle sobre a iluminação, por exemplo, mas como sua variação é lenta, podemos usar o modo M com tranquilidade.

Agora, experimente fotografar pássaros voando no modo M. Sem chance.

Portanto, sou partidário da não fixação neste ou naquele modo.

Digo sempre aos meus alunos que não se prendam à técnica. O ato de fotografar é muito gostoso, muito bom, até viciante. E é muito bom buscar a exposição perfeita, um foco cravado e uma DOF que valorize somente aquilo que queremos. Essa prática é legal, mas o processo fotográfico vai além disso. Ele segue até às pessoas que verão nossas fotos. É preciso ir muito além de uma boa exposição ou composição.
É fundamental fazer fotos que toquem as pessoas ou que atendam às expectativas de um cliente.

Ficou faltando a figurinha que falei anteriormente. Ela já e meio manjada, mas mando assim mesmo:

Note que o quadrado A tem a mesma tonalidade que o quadrado B.






« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 18:13:59 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #106 Online: 22 de Dezembro de 2014, 20:40:11
Agora, experimente fotografar pássaros voando no modo M. Sem chance.
Por que sem chance? Se a foto for em um movimento de voo onde o fundo mescle céu e árvores, o modo semi-automático provavelmente vai errar, e vai ter que usar M mesmo.
Tem várias fotos de pássaros tiradas em M no flickr.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #107 Online: 22 de Dezembro de 2014, 21:18:21
Respeito seu ponto de vista Karl mas sinceramente para mim apenas M, não preciso de nenhum outro modo em nenhuma situação.

Gente, 3 cliques para um lado ou outro, não estou saindo de uma caverna para o sol do Saahara, rsrsrs

Tenho amigo passarinheiros, famosos até, BIF sempre em manual, normalmente é contra o céu, EV já bem definido.

Não há fotografia que não seja possível usando apenas o modo M e flash sem TTL... devo ter nascido na geração errada, vou começar a usar o verdinho para ver se melhora minhas fotos, ou o modo P, de profissional segundo o mago da fotografia, Ken Rockwell...  :ok:

Brincadeiras à parte cada um fotografa como se sente melhor, o modo como ele faz isso é algo particular, se as fotos e os resultados são bons é o que importa, mesmo no verdinho.

Obrigado por partilhar sua opinião.  :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #108 Online: 22 de Dezembro de 2014, 22:23:45

Agora, experimente fotografar pássaros voando no modo M. Sem chance.

Portanto, sou partidário da não fixação neste ou naquele modo.



Me desculpe Karl, apesar de não me considerar nenhum expert, fiz e faço muita foto de pássaros e uso somente o modo M. Tudo na mão sempre.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #109 Online: 23 de Dezembro de 2014, 02:25:03
Concordo com o Karl mesmo quase nunca usando outro modo. No maximo uso o modo prioridade de abertura (A ou AV) quando há grande variação de luz. Não vejo porque se apegar nesses preciosismos bobos, pra mim falar que só fotografa em M e somente em M é igual falar que só usa flash em modo manual e nunca em ttl(coisa que eu faço, mas nao vejo problema algum em quem usa TTL) ou falar que nao faz pós processamento das fotos, ou que lente zoom é coisa de gente preguiçosa... Amigos, o que vale é a fotografia, se voce se sente melhor com o modo totalmente manual, vai em frente, use-o e seja feliz na sua fotografia! Se voce é feliz com flash ttl ou manual, mesma coisa, se voce é feliz sem tratar suas fotos, mesma coisa! O que importa no fim das contas é apenas duas coisas. Você gostar das suas fotos (se voce for um fotografo amador) e o seu cliente gostar das suas fotos (se voce for um fotografo profissional), como voce chega nesse resultado o problema é inteiramente seu!
@jacobfotografiacriativa


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #110 Online: 23 de Dezembro de 2014, 04:50:24
Estou achando mineiríssimo essa discussão! Então aquela história de comprar 70D ou D7100, no mínimo, pelos controles na mão não se sustenta! Uma vez que fotografando em prioridades você só precisa de um dial mesmo!
 :D
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #111 Online: 23 de Dezembro de 2014, 06:55:22
Olha, sabe daquelas raras ocasiões que você concorda com os dois lados, embora este divirjam entre si?
Pois é...
Acho que ambos têm razão para sustentarem os pontos de vista que sustentam.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.865
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 23 de Dezembro de 2014, 10:52:49
Eu aprendi a fotografar em modo manual, numa Pentax K1000 sem fotometro, com flash Frata 140.

Acho que os modos automáticos são uma grande mão na roda.

Domingo eu fotografei um aniversário quase todo em Av.
Não me senti menos fotógrafo por isso.  :D :D :D

Importante mesmo é saber usar todos os recursos da câmera. Desde o modo M com flash M, desde o quadradinho verde com flash TTL.

Quem se acha melhor por uma ou outra situação é otário. Eu acho os modos automáticos uma mão na roda, a tecnologia veio para agregar facilidades e comodidades.
Quem consegue/gosta/prefere usar M, que o faça, eu mesmo costumo fotografar em M com flash manual fora da camera.

Quem consegue/gosta//prefere usar as prioridades, que o faça, eu fiz isso no evento inteiro domingo e adorei.


E digo mais: Meu cliente tá "cagando e andando", tanto pra configuração da minha câmera, quanto pro modelo da câmera, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eles querem as fotos bonitas, com seus filhos/namoradas/esposas sorridentes e bonitos, numa composição bacana, etc...


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #113 Online: 23 de Dezembro de 2014, 11:08:54
O ponto que estou defendendo é simplesmente de você se adaptar à situação e tirar o melhor proveito do seu equipamento.

Citei o exemplo da fotografia de pássaros, mas talvez de uma forma não muito legal. Veja que defendo que você analise a situação em que vai fotografar.
No caso da fotografia de pássaros em grandes áreas, mesmo com iluminação constante, há que se considerar algumas coisas.

Primeiro o modo de medição a ser usado pontual X matricial, dependendo da iluminação geral.

Segundo, mesmo com a iluminação constante, a mudança de ângulo do pássaro em relação aos raios solares gera sombras no seu corpo que variam o tempo todo. Então de uma hora para outra temos uma área de brilho que vira para sombra. Fazer essas correções na hora não dá muito certo, mesmo porque deve-se utilizar múltiplos disparos.

Além disso, se vc está fotografando um pássaro por baixo de uma árvore, em contraluz, onde o sol passa por entre as folhas e o pássaro fica pulando de galho em galho, saindo e entrando em áreas de sombras e de repente sai em voo para um céu aberto cheio de luz também fica complicado ficar ajustando a exposição.

Há o caso também em que você vê um pássaro com plumagem escura e sabe que deve fazer uma fotometria acurada sobre ela para não perder detalhes. Daí você fica armado esperando a hora do voo. Tudo certo.
Mas acontece que quando ele alça voo e vc começa a disparar ele abre as asas e revela uma linda plumagem branca. Aí também fica difícil corrigir a exposição. Vai ser só da próxima vez mesmo, o que pode não acontecer.

Já fotografo pássaros há um certo tempo e pesquiso a respeito. Vi muito poucos usando o modo manual.

Dependendo do caso, usa-se prioridade de abertura ou de velocidade, como mostram esses links:

http://www.nikonusa.com/en/Learn-And-Explore/Article/gg1e58ss/tips-for-photographing-birds.html

http://www.digitalcameraworld.com/2013/06/03/bird-photography-tips-how-to-shoot-pin-sharp-pictures-of-birds-of-prey/2/

http://www.evergladesphotosociety.org/articles/flightpart01.html

https://www.youtube.com/watch?v=EpFR_UYhOKY

Não gosto de definir regras sem saber o que vou enfrentar. Analiso, faço testes e decido na hora. Mesmo no caso de pássaros, sempre cogito a possibilidade de usar o modo M.

« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, 11:10:54 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 23 de Dezembro de 2014, 11:15:56
Colegas

Como amador , uso as seguintes opções


1. Maior parte do tempo , modo "M" , visto que meus objetos são normalmente estáticos , ou com baixa velocidade . assim fico com opção de ajustar para o que estou pensando para aquela imagem

2. Eventos muitos movimentados bem iluminados  . Exemplo Zombie Walk . uso prioridade de abertura .

3. Eventos sociais solidarios  , que normalmente vou como voluntário, normalmente uso "M" , se esta muito movimentado alterno para Prioridade de Abertura .

Em caso de luz muita baixa ou muito  inconstante , experimento usar ISO automatico , com definição de qual maior ISO quero usar, e defino como velocidade mínima 1/100 . 

4. Raramente uso priodidade de velocidade , e nao lembro de ter usado modos P ou automatico , somente no inicio do hobby , a cerca de 2 anos.

Abraço a todos
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #115 Online: 23 de Dezembro de 2014, 11:17:50
Citar
Por que sem chance? Se a foto for em um movimento de voo onde o fundo mescle céu e árvores, o modo semi-automático provavelmente vai errar, e vai ter que usar M mesmo.

Erra nada. Fotometria pontual no corpo do bicho e garanto uma boa exposição, qualquer que seja a variação de luz na hora do tiro.
Agora, se a cena tiver um alcance dinâmico alto poderei ter estouro no céu, mas isso é um limite dos sensores e aconteceria em qualquer modo.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #116 Online: 23 de Dezembro de 2014, 11:37:35
Bem, não vejo meu ponto de vista como "preciosismos bobos" porque desde minha primeira colocação fui cortês e respeitei quem fotografa de outra forma e nunca coloquei que quem fotografa em M ou não usa TTL é superior à quem não usa desta forma.

Apenas partilhei a forma como fotografo e que funciona para mim, ou seja, os outros modos não me fazem falta.

Não é "purismo", fotografo em RAW exclusivamente, sempre faço a pós no LR como continuação do processo do clique, é a revelação digital e faz parte do processo criativo e narrativo da foto.

Defender aqui que um modo é melhor que outro não leva a nada, o interessante são os pontos de vista das pessoas que usam modos diferentes e justificam os motivos pelos quais os usam.

O que "defendo" e acredito ser obrigação do fotógrafos, principalmente os profissionais:

- saber os fundamentos da fotometria
- não se acomodar e deixar tudo para o "japonesinho" da câmera fazer e, sinceramente, ele erra pra caramba!

Participei de alguns clubes de fotografia e alguns membros eram realmente bem "abonados", com mais de 30k de equipamento em mãos e não sabiam a relação básica de fotometria, era tudo nos modos de prioridade.

O que já vi de profissionais usando D4 em JPG e verdinho... isso mesmo, dá vontade de chorar.

Mas quem sou eu para julgar? Cada um fotografa como lhe apraz, como disse o Mike, para quem é profissional o cliente está nem aí como você chegou no resultado.

Eu vejo a fotografia como arte e ciência, assim como a música, tem seu lado técnico e seu lado focado em sentimentos e sensibilidade, o bom artista domina os dois aspectos.

Como professor de música vejo muitos alunos que se preocupam apenas com a técnica, de como tocar mais rápido, ser preciso como uma máquina, já outros são preguiçosos e se focam no aspecto interpretativo (agógica) e na beleza da música, mesmo que ela seja feita de "qualquer" jeito. O bom artista, bom músico, é o que usa a técnica e agógica juntas.

Faço este comparativo com a fotografia, também é ciência e arte, o bom fotógrafo conhece seus dois lados.

Eu me sinto assim hoje e até criei um tópico sobre isso, vejo minha fotografia estagnada pois preciso crescer mais na arte fotográfica e buscar novos horizontes.

Voltando ao tópico, o fabricante faz câmeras para um público misto, ele não sabe se é um entusiasta cheio de grana que compra uma 7D Mark II, aconteceu comigo, uma aluna dos EUA comprou a 7D e ainda não deu nenhum clique com ela  :doh: , ainda está lendo o manual..., como também faz câmeras para outras pessoas que conhecem um pouco mais da técnica fotográfica.

O importante é o respeito mútuo entre as diversas formas de fotografar e não se considerar melhor fotógrafo por utilizar modo "X" de fotografar. Não há resposta correta aqui, apenas formas de se chegar em um resultado.

Grande abraço e que a discussão permaneça sadia, sem absolutismos ou "agulhadas" desnecessárias.  :ok:


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #117 Online: 23 de Dezembro de 2014, 12:03:12
Citar
Como professor de música vejo muitos alunos que se preocupam apenas com a técnica, de como tocar mais rápido, ser preciso como uma máquina, já outros são preguiçosos e se focam no aspecto interpretativo (agógica) e na beleza da música, mesmo que ela seja feita de "qualquer" jeito. O bom artista, bom músico, é o que usa a técnica e agógica juntas.

Também sou músico: cantor, pianista e regente. Só para completar: A agógica diz mais respeito ao andamento. O que diz respeito à sonoridade é a Dinâmica. As duas juntas vão influenciar na interpretação.

Voltando aos modos. Acho que produzimos bem. Cada um deu suas justificativas e, sinceramente, todas bem fundamentadas. Obrigado pela oportunidade e abs em todos!
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #118 Online: 23 de Dezembro de 2014, 12:23:30
Bom, separar agógica de dinâmica, entonação, articulação e outros tantos é meio difícil...  :D 

Eu já costumo ler sobre cinética musical e a agógica como um termo mais amplo, não só à respeito do andamento, mais ao conceito de Reiman:

Citar
Agógica, termo introduzido por H. Reiman no seu Musicalische Dinamik und Agogik para descrever os desvios e alterações do tempo os quais são necessários para conferir sutileza e um maior interesse na frase musical; o termo é de origem greco-latina (segundo a enciclopédia Collins) e é usado para ressaltar todas as sutilezas da performance, criando agentes de vitalização através do uso inteligente do rubato, precipitações, ralentamento, interrupções, etc
.

Mas é tema para outro fórum talvez, fico feliz que tenha mais músicos por aqui, fotografia e música são muito próximas!  :ok:


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #119 Online: 23 de Dezembro de 2014, 13:26:25
É isso aí! música e fotografia, tudo a ver!  :ok: :ok:
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli