Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 25809 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2014, 09:34:19
Ensaio externo com flash manual, Tv para não passar da velocidade de sincronismo.
Com luz natural uso Av.
Eventos M.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2014, 09:48:24
Isso acontece pois na maioria das vezes a abertura definida é mais importante do que a velocidade. Se não temos tempo pra alterar parâmetros no modo manual, o modo A acaba sendo a melhor opção. E em casos de pouca luz o limitador vai ser a máxima abertura da objetiva.

O fato da imensa maioria preferir o modo A não me incomoda, nem vejo mal nisso, o pior é a imensa maioria não fazer fotometria e sim usar a tentativa e erro com base no retorno do LCD.

Fotografando com EVF já não fotometro mais nada, dá para ajustar no olho e dar uma olhadinha no histograma para ver se não tem nada estourando demais. Ficou fácil demais! Mas quando usava câmera DSLR dava, é claro, várias conferidas no LCD...


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2014, 09:51:13
Gosto de usar o verdinho. Facilita bem!
D600 - E-M10


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2014, 09:54:09


:D :D :D :D :D


Eu costumo usar sempre modo manual, mas isso porque quando aprendi todas as câmeras eram assim...
Mas não vejo mal algum em usar Av e Tv, quando quiser ou precisar.
As ferramentas da câmera foram feitas pra nos ajudar.

Não é demérito algum usar os modos automáticos, você não vai ser "menos fotógrafo" se usá-los. :D :D :D
O grande impasse é que a câmera muitas vezes "pensa" diferente da gente, o que dá a impressão que ela é "burra"...
Mas na verdade, às vezes a gente que não consegue "explicar pra ela" o que quer...


Já usei até o quadradinho verde em eventos (Muito poucas fotos), e não me envergonho disso. :D ;)



Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2014, 10:07:09


:D :D :D :D :D


Eu costumo usar sempre modo manual, mas isso porque quando aprendi todas as câmeras eram assim...
Mas não vejo mal algum em usar Av e Tv, quando quiser ou precisar.
As ferramentas da câmera foram feitas pra nos ajudar.

Não é demérito algum usar os modos automáticos, você não vai ser "menos fotógrafo" se usá-los. :D :D :D

O grande impasse é que a câmera muitas vezes "pensa" diferente da gente, o que dá a impressão que ela é "burra"...
Mas na verdade, às vezes a gente que não consegue "explicar pra ela" o que quer...


Já usei até o quadradinho verde em eventos (Muito poucas fotos), e não me envergonho disso. :D ;)





Não tem demérito nenhum, é claro!

É mais curiosidade mesmo para saber o que cada um prefere.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 10:08:24 por Rjansenbr »


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #20 Online: 07 de Dezembro de 2014, 10:10:46
Gosto de usar o verdinho. Facilita bem!

Quando tem que ligar a câmera a fotografar rápido, o verdinho é o mais garantido!

Ou quando vai emprestar a câmera para a mulher...
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 10:11:42 por Rjansenbr »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2014, 10:18:01
Nas digitais eu praticamente só uso o modo A. Abertura que define a linguagem fotográfica na absoluta maioria dos casos e o tempo não interessa tanto (a não ser que seja foto de cachoeira  :D )
Minhas máquinas (tanto as canon que ti quanto as fuji que tenho agora) não costumam errar a fotometria. Eu olho o histograma e se tiver algo meio fora eu faço algum ajuste, mas é muito raro.

Com as analógicas eu uso fotômetro de mão, ai obviamente é modo M.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2014, 11:20:04
por costume uso M.
mas conforme a necessidade uso qualquer um, o assunto e nao perder "o lance"!!!!!
o cliente nao pergunta se fez em A, M ou em J, :hysterical:
abs.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #23 Online: 07 de Dezembro de 2014, 16:54:09
por vários anos fotografei somente em Av, priorizando abertura, com medição pontual e bloqueio de exposição.

Mas de uns meses pra cá abandonei e uso somente M.. Fiz essa mudança pelo seguinte. Estava ficando comum eu fotografar sem nem olhar a configuração que estava usando. Selecionava abertura, bloqueava a exposição numa área da cena que me interessava, mas não checava no visor a velocidade correspondente. Com isso acabava perdendo algumas fotos por usar velocidade baixa.

Uma curiosidade é que sexta feira fui cobrir um evento e quase fiquei louco... Pauleira total, audição de alunos de uma escola de música num teatro com pouca iluminação...

No meio do evento, devo ter esbarrado sem querer no botão de seleção e ele pulou de M pra Tv sem eu saber... Como o evento era em ambiente escuro, ficava piscando a abertura máxima e a câmera não disparava... Nesse modo é assim mesmo, mas na hora achei que era problema de conexão com a lente, porque eu girava o botão de controle de abertura e não funcionava, claro, porque quando selecionou esse modo a roda traseira deixou de funcionar.

Só que até eu descobrir que esse era o problema, tirei bateria, cartão lente... gastei pelo menos uns 3 a 5 minutos desesperado achando que ia perder o resto do evento todo porque a câmera não disparava..

Uso uma Canon 5D MarkII... Nesse momento dei valor naquela travinha que a 60D tem pra liberar o seletor de modos que a 5D não tem!!!
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 16:57:54 por Luciano.Queiroz »


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #24 Online: 07 de Dezembro de 2014, 18:29:01
por vários anos fotografei somente em Av, priorizando abertura, com medição pontual e bloqueio de exposição.

Mas de uns meses pra cá abandonei e uso somente M.. Fiz essa mudança pelo seguinte. Estava ficando comum eu fotografar sem nem olhar a configuração que estava usando. Selecionava abertura, bloqueava a exposição numa área da cena que me interessava, mas não checava no visor a velocidade correspondente. Com isso acabava perdendo algumas fotos por usar velocidade baixa.

Uma curiosidade é que sexta feira fui cobrir um evento e quase fiquei louco... Pauleira total, audição de alunos de uma escola de música num teatro com pouca iluminação...

No meio do evento, devo ter esbarrado sem querer no botão de seleção e ele pulou de M pra Tv sem eu saber... Como o evento era em ambiente escuro, ficava piscando a abertura máxima e a câmera não disparava... Nesse modo é assim mesmo, mas na hora achei que era problema de conexão com a lente, porque eu girava o botão de controle de abertura e não funcionava, claro, porque quando selecionou esse modo a roda traseira deixou de funcionar.

Só que até eu descobrir que esse era o problema, tirei bateria, cartão lente... gastei pelo menos uns 3 a 5 minutos desesperado achando que ia perder o resto do evento todo porque a câmera não disparava..

Uso uma Canon 5D MarkII... Nesse momento dei valor naquela travinha que a 60D tem pra liberar o seletor de modos que a 5D não tem!!!
Nunca usei muito o ael. Mas realmente deve ser fundamental quando se fotografa em A. Vou experimentar...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Dezembro de 2014, 19:15:47
Eu uso o modo manual "M" ou então o automático "P", e assim como o colega acima, tbm confesso que usei por muito tempo prioritariamente o modo Av, mas depois percebi que é a mesma cosia que o modo P, basta eu entender algumas coisinhas, então atualmente, raramente uso Av ou Tv.

O modo manual utilizo sempre  que a minha criatividade não concorda com as limitações do fotometro/processamento da câmera, que só sabe resolver a foto da maneira o japonesinho programou o computador interno dela pra fazer. Ainda não inventaram uma câmera que conseguisse ler o meu pensamento e fazer a foto da maneira que eu gostaria que fosse, talvez no futuro alguém resolva isso, mas atualmente tudo se resolve no modo manual. E lembro que a simulação de exposição da foto com visualização no LCD que quase todas as câmeras fazem atualmente tbm ajuda muito a acertar no modo manual.

Ja o modo "P" automático uso sem medo nas fotos sem intenção de me preocupar com criatividade, normalmente quando estou registrando os interesses do dia a dia, e até mesmo em trabalhos profissionais, uso sim o modo "P" frequentemente e sem medo. Lembrando que no modo automático eu tbm posso variar a velocidade/abertura, é só girar o dial e pronto, e por ali posso escolher uma determinada abertura ou velocidade, bom, pelo menos a minha câmera faz isso. E ainda mais, pra dar uma forcinha na exposição tem a tal da "compensação de exposição", aumento ou diminuo um ponto ou uma fração facilmente no modo "P".

Quando o flash speed-light esta conectado na câmera (ex.: em eventos), ai não tem jeito mesmo, a luz que vai chegar no assunto depende completamente das características do ambiente, por exemplo, pode ter parede ou teto rebatendo, ou não ter nada rebatendo, depende tbm da distancia que esta o assunto, do tamanho do assunto, da profundidade do ambiente que se pretende iluminar, enfim, é impossível a câmera e os cálculos TTL acertarem completamente. Então tem que controlar na mão mesmo, tem que pilotar o flash e gerenciar essa relação da luz artificial com o ambiente, é uma sinuca muito interessante, quanto mais se estuda e pratica mais interessante ficam as soluções.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 19:27:54 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #26 Online: 07 de Dezembro de 2014, 19:32:23
Eu uso o modo manual "M" ou então o automático "P", e assim como o colega acima, tbm confesso que usei por muito tempo prioritariamente o modo Av, mas depois percebi que é a mesma cosia que o modo P, basta eu entender algumas coisinhas, então atualmente, raramente uso Av ou Tv.

O modo manual utilizo sempre  que a minha criatividade não concorda com as limitações do fotometro/processamento da câmera, que só sabe resolver a foto da maneira o japonesinho programou o computador interno dela pra fazer. Ainda não inventaram uma câmera que conseguisse ler o meu pensamento e fazer a foto da maneira que eu gostaria que fosse, talvez no futuro alguém resolva isso, mas atualmente tudo se resolve no modo manual. E lembro que a simulação de exposição da foto com visualização no LCD que quase todas as câmeras fazem atualmente tbm ajuda muito a acertar no modo manual.

Ja o modo "P" automático uso sem medo nas fotos sem intenção de me preocupar com criatividade, normalmente quando estou registrando os interesses do dia a dia, e até mesmo em trabalhos profissionais, uso sim o modo "P" frequentemente e sem medo. Lembrando que no modo automático eu tbm posso variar a velocidade/abertura, é só girar o dial e pronto, e por ali posso escolher uma determinada abertura ou velocidade, bom, pelo menos a minha câmera faz isso. E ainda mais, pra dar uma forcinha na exposição tem a tal da "compensação de exposição", aumento ou diminuo um ponto ou uma fração facilmente no modo "P".

Quando o flash speed-light esta conectado na câmera (ex.: em eventos), ai não tem jeito mesmo, a luz que vai chegar no assunto depende completamente das características do ambiente, por exemplo, pode ter parede ou teto rebatendo, ou não ter nada rebatendo, depende tbm da distancia que esta o assunto, do tamanho do assunto, da profundidade do ambiente que se pretende iluminar, enfim, é impossível a câmera e os cálculos TTL acertarem completamente. Então tem que controlar na mão mesmo, tem que pilotar o flash e gerenciar essa relação da luz artificial com o ambiente, é uma sinuca muito interessante, quanto mais se estuda e pratica mais interessante ficam as soluções.
Com flash a brincadeira complica mais!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #27 Online: 09 de Dezembro de 2014, 11:52:00
Para mim a câmera nem precisava ter esse dial. Podia ser apenas M.  O modo P eu só acho útil no momento do desespero, quando se tem que capturar uma imagem com extrema rapidez, senão vai perder o momento ajustando abertura, obturador e ISO.
Pois é por isso mesmo que os fabricantes colocaram esse e os outros modos.
Eu fotografo mais em M que nos outros as vezes em P quando estou com pressa. Os outro quase nunca uso. Falando nisso, ontem estava em um evento e vi um fotografo que ja trabalha há anos com uma camera D90 fotografando no modo Automatico total, isso mesmo o verdinho do dial e so com o flash da camera mesmo.  :eek: Durante o dia até ainda vai, né? Mas a noite em local externo. :ponder:
Fiquei realmente curioso pra ver s fotos dele!
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #28 Online: 09 de Dezembro de 2014, 13:17:48
Mas verdinho eh maior bom! Kkk
D600 - E-M10


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #29 Online: 09 de Dezembro de 2014, 14:39:00
Eu utilizo mais os modos "M", "S" e "P".
"A" raramente e nunca o verdinho. (modo hulk..hehehe)

Vou explicar porque:

Tirando o modo M, nos outros modos a exposição fica por conta da câmera.
Como já estou acostumado com meu equipamento, sei mais ou menos como ele se comporta em termos de resultado.
Só uso o modo spot para medição, então consigo eleger alguns objetos que me servirão de referência de medição durante um trabalho. Por exemplo, num show que fiz usei o terno do cantor.
Chego antes do evento para analisar a luz e ver qual ISO devo usar para que a minha câmera tenha liberdade para regular os parâmetros automáticos que estão por conta dela sem ficar travada e sem valores absurdos.
Como fotografo somente em RAW, qualquer desvio de exposição pode ser corrigido na pós rapidamente.

Então escolho o modo que vou utilizar assim:

M - Quando há pouca variação de luz ou quando estou no controle da luz. É sem dúvida o modo que nos dá menos surpresas quando se sabe usar.
S - Quando a velocidade é o elemento principal a ser controlado. Por exemplo, em shows noturnos com iluminação baixa e variante, quando temos que trabalhar em situações limites de velocidade e temos que assumir o seu controle.
A - Usaria o modo A quando a abertura fosse o principal fator a ser controlado e a iluminação fosse variante. Se a iluminação for constante e a velocidade não importar não vejo porque não usar o modo M.
P - Situações com iluminação variante onde ora você quer explorar uma DOF mais curta, ora quer congelar movimentos. Exemplo, uma festa infantil com crianças correndo e pulando por um local com iluminação desigual. Em eventos assim, chego antes e faço fotos do ambiente com um angular e da decoração com uma 50mm 1.4. Depois, passo para o modo P e utilizo uma objetiva zoom que me permita fotografar um rosto com um belo desfoque e logo depois congelar uma criança num pula-pula.
Além disso, com o modo P você não precisa tirar o olho da ocular para girar o dial, o que pode lhe causar a perda de um momento.

Em resumo, acho que o que influencia a minha decisão é basicamente a constância da luz do ambiente.

Abaixo alguns exemplos de fotos feitas no modo S

Nessa foto o cantor fez esse gesto chegando para trás, saindo da luz que caía sobre ele e entrando numa área de penumbra. A câmera corrigiu a exposição, mas o corte na mão foi inevitável.


Essa outra foto foi feita num concerto do Coral da UFJF com pouquíssima luz e bastante movimento. Algo totalmente imprevisível. O ruído foi inevitável e a focagem também ficou prejudicada.









« Última modificação: 09 de Dezembro de 2014, 14:41:14 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli