Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 26160 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.788
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #180 Online: 31 de Dezembro de 2014, 21:00:04
@ArmandoFerreira
Usei a sunny 16 no carnaval esse ano, sol praticamente de meio dia, coloquei ela e nem olhei para o fotometro ou histograma.
Realmente f/16 é um problema serio para sensores apsc-c, tenho usado f/11 com 1/200.

Trancoso by Vangelis Matos Medina, on Flickr

Essa foi f/16 no modo manual.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #181 Online: 31 de Dezembro de 2014, 21:13:50
Muito bom o vídeo, Armando. Eu  gosto muito de fotografar no manual. Minha câmera já fica setada nele. Contudo, quando se trata de ocasiões em que não tenho tempo suficiente para pensar na fotometria, fotografo no modo de prioridade de abertura. Pra mim a coisa ainda não é tão automática como é pra você. Um dia chego lá. Rs Acho que a imagem entregue no modo AV é bem boa. Consigo reverter o que for necessário na pós, é claro, se não houver erro demais.

Os outros modos, pelo menos na 70D, nunca nem usei. Quando tinha uma T5i, lembro que utilizei a prioridade de velocidade não gostei de resultado. Usei uma vez e nunca mais. Já não lembro o que me fez não gostar, mas pra mim não deu certo. Outros já usam e curtem. Então, é isso aí mesmo. Cada um fotografa com aquele modo que mais lhe satisfaz e traz os resultados desejados. Como já foi dito, não tem certo e errado quando o tema é esse.

Tópico muito construtivo.

E Armando, estou na torcida pelo vídeo sobre EV. Tenho certeza que acrescentará muito com ele.

Abraço a todos.

Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do vídeo, pretendo me aventurar mais e mostrar pros amigos que não é tão difícil perceber a fotometria, se você tiver pelo menos algumas referências em mente. Abraço!  :ok:

@ArmandoFerreira
Usei a sunny 16 no carnaval esse ano, sol praticamente de meio dia, coloquei ela e nem olhei para o fotometro ou histograma.
Realmente f/16 é um problema serio para sensores apsc-c, tenho usado f/11 com 1/200.

Trancoso by Vangelis Matos Medina, on Flickr

Essa foi f/16 no modo manual.

Linda foto, então é isso que faço, em APS-C o limiar de difração na densidade da minha 40D é de quase f/11, quanto mais megapixels a difração se torna mais evidente, numa 70D por exemplo o bacana é não passar de f/8; Já em FF a margem é maior.

Minha única lente zoom ou fotografo em f/5.6 ou f/8, e é o sweet spot dela.

Portanto o Sunny 16 (EV15) é 1/125 | f/16 | ISO 100

Eu trago para meu mundo, meu EV15 é 1/500 | f/8 ou 1/1000 | f/5.6

Quando fotografei na praia de Itamambuca, não precisei pensar em mais nada, lá era EV15 hora EV16, fiz mais de 300 fotos de surfistas sem olhar para o LCD da câmera.

https://www.flickr.com/photos/professorarmando/sets/72157632249559256/

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by ArmandoFerreira, on Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by ArmandoFerreira, on Flickr

Primeira EV15, segunda EV16;

Mas deixa eu parar por aqui, já estou escrevendo o tópico no lugar errado.  :D



hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #182 Online: 01 de Janeiro de 2015, 16:21:55
Geralmente uso o M. Mantenho total controle e não preciso compensar a exposição.
Eventualmente uso o A quando quero manter a abertura.

Detesto o AUTO, nunca uso. A Câmera faz tudo e me sinto fotografando "no escuro" sem nenhum controle. E geralmente ela não acerta o que pretendo fazer.
É o último recurso quando alguém vai me fotografar  :assobi:
Às vezes uso o P, que, pelo menos os mostra a velocidade e a abertura usadas e nos permite mudar a escolha quando necessário.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #183 Online: 01 de Janeiro de 2015, 17:45:00
Depois de comprar minha N5005, se puder M é de M que vou
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #184 Online: 01 de Janeiro de 2015, 18:03:49
Com o tempo a gente já sabe que exposição usar, ainda mais se ficamos restritos a um ambiente de luz padrão. No estúdio não uso mais fotômetro quase, a não ser pra confirmar o que eu já sei.

Acho que o olho vai aprendendo, assim como o ouvido, se eu ouço uma frequência ou uma nota de piano, já sei se é lá, mi, dó, etc.



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #185 Online: 02 de Janeiro de 2015, 10:37:35
Com o tempo a gente já sabe que exposição usar, ainda mais se ficamos restritos a um ambiente de luz padrão. No estúdio não uso mais fotômetro quase, a não ser pra confirmar o que eu já sei.

Isso é bem verdade.
Faço muitos casamentos.
Com o tempo, só de entrar na igreja, e olhar ao redor, já penso na configuração da camera. Geralmente erro 1/3, 2/3 no máximo.
E faço meus ensaios em M, com flash em M também.


Pessoal que fotografa evento, e não consegue usar modo M, vcs que tem que praticar. Não dói. :D

É perfeitamente plausível, facil e utilizável usar os modos M, tanto no flash, quanto na camera.

Meu primeiro evento em AV foi dia 21/12. Achei legal, mas teria feito da mesma forma em M. Ou em TV.




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.788
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #186 Online: 02 de Janeiro de 2015, 12:50:33
Isso é bem verdade.
Faço muitos casamentos.
Com o tempo, só de entrar na igreja, e olhar ao redor, já penso na configuração da camera. Geralmente erro 1/3, 2/3 no máximo.
E faço meus ensaios em M, com flash em M também.


Pessoal que fotografa evento, e não consegue usar modo M, vcs que tem que praticar. Não dói. :D

É perfeitamente plausível, facil e utilizável usar os modos M, tanto no flash, quanto na camera.

Meu primeiro evento em AV foi dia 21/12. Achei legal, mas teria feito da mesma forma em M. Ou em TV.

Eventos noturnos que eu me sinto confortável em usar o modo M.
Sei que nunca vou sobre-expor uma foto, geralmente travo uma configuração e só fico regulando a potencia do flash.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #187 Online: 02 de Janeiro de 2015, 13:04:39
Acho que não é questão de preferência e muito menos de saber ou não fotografar pois o fotógrafo de esporte que usa a prioridade de velocidade, sabe que é exatamente isso que ele precisa para congelar um atleta em movimento, como da mesma maneira um fotógrafo como eu que fotografa pássaros normalmente coloca a prioridade em abertura para desfocar o fundo e usar a maior velocidade de obturação possível para a foto não sair tremida devida as longas distâncias focais com que trabalhamos e para congelar o movimento dos pássaros que são muito irrequietos. o fotógrafo no stúdio ou mesmo numa externa pode medir a luz média e deixar no manual e sair clicando pois ele tem o controle da luz com seu flash de preenchimento. Acho que ser bom fotógrafo é saber em que tipo de situação cada um dos auxiliares que a câmara nos oferece pode ser mais útil, e não uma questão de simples preferência.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.788
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #188 Online: 03 de Janeiro de 2015, 11:36:48
Acho que não é questão de preferência e muito menos de saber ou não fotografar pois o fotógrafo de esporte que usa a prioridade de velocidade, sabe que é exatamente isso que ele precisa para congelar um atleta em movimento, como da mesma maneira um fotógrafo como eu que fotografa pássaros normalmente coloca a prioridade em abertura para desfocar o fundo e usar a maior velocidade de obturação possível para a foto não sair tremida devida as longas distâncias focais com que trabalhamos e para congelar o movimento dos pássaros que são muito irrequietos. o fotógrafo no stúdio ou mesmo numa externa pode medir a luz média e deixar no manual e sair clicando pois ele tem o controle da luz com seu flash de preenchimento. Acho que ser bom fotógrafo é saber em que tipo de situação cada um dos auxiliares que a câmara nos oferece pode ser mais útil, e não uma questão de simples preferência.

É um ponto de vista, mas não concordo.
No momento que temos diversas maneiras de chegar no mesmo resultado, vira questão de preferencia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #189 Online: 03 de Janeiro de 2015, 13:11:56
Respeito o ponto de vista e também não concordo, não há foto que não se faça em modo M, vai depender de como o fotógrafo observa a luz incidente e por meio de alguns padrões escolhe a fotometria.

Outro papo que vai longe, como os fotômetros funcionam, da câmera, de mão, com luz incidente ou refletida...  :shock:

Estou preparando o tópico e claro que estou me baseando em alguns artigos sérios para complementar o assunto, uma frase que me chamou a atenção foi esta:

"An entire photographic industry has been built by convincing consumers that the subject of photographic exposure is so arcane, difficult and impossible to understand, that it is best left up to technology. This, of course, allows companies to sell billions of dollars worth of equipment to figure it all out for you.


The fact is that the concept of photographic exposure is extremely simple. It can be mastered by anyone who can multiply or divide by two."

Minha tradução livre:

"Toda a indústria fotográfica foi construída para convencer seus clientes que o tema da exposição fotográfica é tão antigo, difícil  e impossível de entender, que é melhor deixar-se guiar pela tecnologia . Isto, claro, permite às empresas venderem bilhões de dólares em equipamentos que descobrem tudo por você.

O fato é que o conceito da exposição fotográfica é extremamente simples. Ele pode ser dominado por qualquer pessoa que possa multiplicar ou dividir por dois"
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 13:28:38 por ArmandoFerreira »


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #190 Online: 03 de Janeiro de 2015, 13:24:42
Ou seja: há (pesados) interesses econômicos a permear a discussão...

Se fosse vivo, talvez a frase de Cazuza fosse "ideologia, eu tenho uma pra vender".


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #191 Online: 03 de Janeiro de 2015, 13:35:50
Meu objetivo com o tópico sobre exposição fotográfica vai ser justamente esse: mostrar que é um processo extremamente simples!

Quando falo aqui sobre ele pareço um alienígena preso à uma forma arcaica de se fotografar e pretendo desmistificar isso.

Seria presunçoso de minha parte ou de qualquer um ditar a forma como alguém deve fotografar. Ninguém tem o direito de determinar para o outro como se fotografa de forma absolutista, só porque este é o modo como esta pessoa faz. Se funciona de tal modo para você, ótimo, mas não determine que outras formas não são possíveis.  :ok:


abraz

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #192 Online: 03 de Janeiro de 2015, 16:58:06
Tenho melhores resultados em eventos com Tv. Velocidade e dinamica ajudam muito para evitar as tremidas.
Canon 50D + SX260
Lens: Canon 24mm, 100mm, 18-135mm / Tamron 17-50mm / Teleconverter Vivitar 2x
Flash Canon 430EXII
Analogicas: FTb, AE1, K1000, MTL3, 12Xp, Trip35, EOS500...


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #193 Online: 03 de Janeiro de 2015, 17:17:13
Armando, desculpa, mas essa sua defesa do modo M está perdendo um pouco o ponto ao misturar até interesses financeiros, meio como se fosse uma "conspiração" .

Lembre que até um dos maiores mestres da exposição, Ansel Adams, usava fotômetro. Não dá para confiar só no que seu olho acredita que está vendo.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 17:18:19 por sri_canesh »


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #194 Online: 03 de Janeiro de 2015, 17:49:11
Armando, desculpa, mas essa sua defesa do modo M está perdendo um pouco o ponto ao misturar até interesses financeiros, meio como se fosse uma "conspiração" .

Lembre que até um dos maiores mestres da exposição, Ansel Adams, usava fotômetro. Não dá para confiar só no que seu olho acredita que está vendo.
Amigo, desculpa, mas acho que você interpretou errado o que o Armando está dizendo. Pela interpretação que fiz em tudo que acompanhei neste tópico acho que ficou claro que cada um usa os modos que mais lhe agrada. Não há problema nenhum em utilizar modos de prioridade de abertura (eu inclusive uso muito) ou qualquer outro. Cada um usa o que lhe traz os resultados desejáveis. O que há no tópico é a intenção de mostrar que dominando alguns aspectos de fotometria não há problemas em se utilizar o modo M, pelo contrário. Tanto assim é que alguns (me incluo aqui também) solicitaram que o Armando fizesse um vídeo discorrendo sobre a utilização que faz da tabela de EVs ao fotografar.