Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 26047 vezes)

Joao_R

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2014, 18:24:56
Gosto de usar no A e quando precisa no M


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #31 Online: 11 de Dezembro de 2014, 09:41:09
100% M.

Mas se fosse fotografar eventos tlvz utilizaria outro sistema pra ficar mais prático.

Quanto à compensação de exposição,  penso ser algo meio sem sentido, uma vez que conhecendo o equipamento vc pode prever alguns resultados de acordo com a medição feita.
Sei lá: cada um cada um...


WanderleySA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • Wanderley Andrade | Fotografia Esportiva
Resposta #32 Online: 11 de Dezembro de 2014, 10:03:22
Gosto de fotografar esportes, e na maioria das vezes utilizo o modo M.

Quando quero fazer um panning ou zooming utilizo modo S com velocidade bem baixa, mas também utilizo o modo S quando o objetivo está em alta velocidade e em uma direção constante.

Abraços
Visite o meu site!
Wanderley Andrade - Fotografia Esportiva

http://www.wanderleyandradefotografia.com


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #33 Online: 11 de Dezembro de 2014, 10:36:01
Eu utilizo mais os modos "M", "S" e "P".
"A" raramente e nunca o verdinho. (modo hulk..hehehe)

Vou explicar porque:

Tirando o modo M, nos outros modos a exposição fica por conta da câmera.
Como já estou acostumado com meu equipamento, sei mais ou menos como ele se comporta em termos de resultado.
Só uso o modo spot para medição, então consigo eleger alguns objetos que me servirão de referência de medição durante um trabalho. Por exemplo, num show que fiz usei o terno do cantor.
Chego antes do evento para analisar a luz e ver qual ISO devo usar para que a minha câmera tenha liberdade para regular os parâmetros automáticos que estão por conta dela sem ficar travada e sem valores absurdos.
Como fotografo somente em RAW, qualquer desvio de exposição pode ser corrigido na pós rapidamente.

Então escolho o modo que vou utilizar assim:

M - Quando há pouca variação de luz ou quando estou no controle da luz. É sem dúvida o modo que nos dá menos surpresas quando se sabe usar.
S - Quando a velocidade é o elemento principal a ser controlado. Por exemplo, em shows noturnos com iluminação baixa e variante, quando temos que trabalhar em situações limites de velocidade e temos que assumir o seu controle.
A - Usaria o modo A quando a abertura fosse o principal fator a ser controlado e a iluminação fosse variante. Se a iluminação for constante e a velocidade não importar não vejo porque não usar o modo M.
P - Situações com iluminação variante onde ora você quer explorar uma DOF mais curta, ora quer congelar movimentos. Exemplo, uma festa infantil com crianças correndo e pulando por um local com iluminação desigual. Em eventos assim, chego antes e faço fotos do ambiente com um angular e da decoração com uma 50mm 1.4. Depois, passo para o modo P e utilizo uma objetiva zoom que me permita fotografar um rosto com um belo desfoque e logo depois congelar uma criança num pula-pula.
Além disso, com o modo P você não precisa tirar o olho da ocular para girar o dial, o que pode lhe causar a perda de um momento.

Em resumo, acho que o que influencia a minha decisão é basicamente a constância da luz do ambiente.

Abaixo alguns exemplos de fotos feitas no modo S

Nessa foto o cantor fez esse gesto chegando para trás, saindo da luz que caía sobre ele e entrando numa área de penumbra. A câmera corrigiu a exposição, mas o corte na mão foi inevitável.


Essa outra foto foi feita num concerto do Coral da UFJF com pouquíssima luz e bastante movimento. Algo totalmente imprevisível. O ruído foi inevitável e a focagem também ficou prejudicada.

Karl, ótimo resumo. E você bem mostra que o P, apesar de tido como um modo de segunda linha, pode ser muito útil, porque você troca rapidamente a combinação da exposição.  Abs, Rodrigo


marcribe

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 11 de Dezembro de 2014, 10:41:31
Não é por nada não, mas de acordo com Ken Rockwell, todos que usam apenas o modo M são profissionais frustados ou estudantes de fotografia...
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Deem uma olhada no que ele disse no dia 4 de dezembro e vão entender...
Esse cara tem cada uma...  :doh:


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #35 Online: 11 de Dezembro de 2014, 10:57:08
Acho que a maioria aqui prefere o M. Eu também!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #36 Online: 11 de Dezembro de 2014, 10:57:08
Não é por nada não, mas de acordo com Ken Rockwell, todos que usam apenas o modo M são profissionais frustados ou estudantes de fotografia...
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Deem uma olhada no que ele disse no dia 4 de dezembro e vão entender...
Esse cara tem cada uma...  :doh:

Acabasse de riscar um fósforo em cima da gasolina....... :D


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2014, 11:00:34
Não é por nada não, mas de acordo com Ken Rockwell, todos que usam apenas o modo M são profissionais frustados ou estudantes de fotografia...
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Deem uma olhada no que ele disse no dia 4 de dezembro e vão entender...
Esse cara tem cada uma...  :doh:
Kkkkkkkkk. Boa! Como sou só um amador brincando de fotografia me enquadro na definição do Rockwell.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2014, 12:54:59
Não é por nada não, mas de acordo com Ken Rockwell, todos que usam apenas o modo M são profissionais frustados ou estudantes de fotografia...
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Deem uma olhada no que ele disse no dia 4 de dezembro e vão entender...
Esse cara tem cada uma...  :doh:
Como mencionei anteriormente, na maioria das fotos uso "P" e "M", fotografo 100% das fotos em RAW, e assim como o Ken Rockwell, eu tbm adoro esse negocio de Auto ISO, de auto White Balance, alias só penso em White Balance quando mexo com vídeo. Concordo com ele que existe preconceito de muita gente na hora de usar o modo automático. Eu não tenho o menor preconceito com o modo "P", pra mim é ótimo, e recomendo!!!

Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #39 Online: 11 de Dezembro de 2014, 12:59:43
Então sou amador pra  caramba porque aqui tanto fotometria e flash só no manual.

Devo ser besta em ter adquirido conhecimento sobre EV's, Sunny 16, saber fotometrar corretamente, pra que se a câmera faz isso por mim?

Estou me sentindo bem estúpido, hoje vou evoluir e começar a usar no verdinho, vamos ver se consigo melhorar minhas fotos  :D

Eu ainda sou "old school" para mim fotografia é feita de pontos inteiros... fica fácil, fácil ou é 1/60 ou 1/125 ou é f/2.8 ou f/4 ou é ISO 200 ou ISO 400, que mal há nisso?

Não é questão de ser melhor assim, é questão de costume, mas eu prefiro estar no controle de tudo quando fotografo.


Viva a diversidade e todos os modos, cada um usa o que lhe atende melhor, sem preconceitos!  :ok:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #40 Online: 11 de Dezembro de 2014, 13:22:58
Armando, vc esta muito desatualizado! Usa o verdinho que eh maior bom! Kkk
D600 - E-M10


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #41 Online: 11 de Dezembro de 2014, 13:38:42
Armando, vc esta muito desatualizado! Usa o verdinho que eh maior bom! Kkk


 :D  vou tentar, e só JPG tamanho médio, como o KR orienta  :D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 11 de Dezembro de 2014, 14:42:34
Bom, é direito de cada um fotografar da maneira como quiser, mas lembro que o modo P é falível, serve para algumas coisas, já para outras é impossível... não se pode generalizar. Imagine um cara em estúdio, pilotando flashes e modificadores e tentando fotografar no modo "P".... kkkkkkkkkk, não é por ai tbm, não vamos generalizar. Em infinitas situações o modo P não vai adiantar.

E lembrando tbm que essa questão é só uma parte, "a discussão da regulagem de uma câmera". Para uma foto ser boa tem mais um monte de questões a serem resolvidas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 11 de Dezembro de 2014, 14:46:26
E to pensando aqui, que para desmitificar essa questão, poderia haver no forum um tópico para postagem de fotos boas feitas exclusivamente no modo P, inclusive deixando o exif da câmera nas fotos.  Eu não sei se ja tem isso por aqui, e tbm não tenho vontade de criar esse tópico, mas se alguém se interessar, fique a vontade em adotar essa ideia!!! Eu colaborarei com algumas fotos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #44 Online: 11 de Dezembro de 2014, 15:08:59
Para mim o ruim do modo P é que ele normalmente faz o "casamento" de abertura e velocidade dentro de alguns padrões, por exemplo sob luz intensa é normal ele utilizar f/9, f/11 e foge do sweet spot da lente.

claro que dá para compensar, mas se for para ficar alterando prefiro usar manual mesmo.

Eu usava muito ante o modo de prioridade de abertura antes de treinar bastante sobre EV's, pelo menos nas Canon acertava em 90% das cenas.

Mas como você lembrou uma boa fotografia contém muito mais de como operar a câmera mas para mim o prazer está justamente em controlar tudo no momento no clique, muitas vezes já pensando na pós.