Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 25801 vezes)

Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #45 Online: 11 de Dezembro de 2014, 18:00:52
Para mim fotografar no automático é como guiar carro automático. Pode até ser prático, mas é muito sem graça.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 11 de Dezembro de 2014, 18:10:38
Guiar carro automático é MUITO bacana... Usar auto na cãmera, sim, é sem graça, mas cabível em algumas situações.
JVc.


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #47 Online: 11 de Dezembro de 2014, 18:50:37
Guiar carro automático é MUITO bacana... Usar auto na cãmera, sim, é sem graça, mas cabível em algumas situações.

Automático só para economizar esforço no trânsito pesado do dia-a-dia. Para diversão eu gosto de passar as marchas no giro que eu quiser, fazer uns punta tacos... E os tais automáticos com paddle shift são mudança manual de mentirinha...não te obedecem. Para mim a sensação com fotografia é assim também.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 11 de Dezembro de 2014, 19:18:06
Me desculpe mas quem conhece bem o funcionamento do cãmbio automático faz com que ele passe as marchas apenas no momento que se deseja... Ambas as nossas viaturas são automáticas. Um benefício adicional é que a viatura é mais robusta em ambiente de lama/alagamento (faço trilhas de jipe com uma das viaturas), já que não há embreagem para molhar/entrar lama. Não é por um acaso que exércitos de países como os EUA usam viaturas automáticas...

Mas vamos parara por aqui, pois isso foge ao nosso escopo. Para tirar uma boa fotografia tanto um auto como um manual funcionam bem  :D
JVc.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 11 de Dezembro de 2014, 22:42:38
E os tais automáticos com paddle shift são mudança manual de mentirinha...não te obedecem.

Mas os carros de F1 não tem padle shift? Acho que respondem rápido.

Tem câmbios e câmbios.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 11 de Dezembro de 2014, 22:48:35
Uso quase que exclusivamente o modo A.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 11 de Dezembro de 2014, 23:05:42
Uso os modos A e M principalmente e tenho um carro com câmbio CVT. Nunca mais quero usar o pé esquerdo para dirigir!


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #52 Online: 12 de Dezembro de 2014, 00:16:37
Mas os carros de F1 não tem padle shift? Acho que respondem rápido.

Tem câmbios e câmbios.

Os F1 não são automáticos (com conversor de torque). Continuam sendo manuais (têm embreagem), apenas usam sistema automatizado e botões para as trocas de marcha. Assim são hoje Ferrari, Lamborghini e esses outros super esportivos. Embora pareçam automáticos por não terem pedal de embreagem, são câmbios manuais automatizados. Esses sim são do meu agrado.

Mas não quero criar polêmica sobre um assunto que nem é o tema do fórum. Só fiz um comparativo para a minha sensação ao "pilotar" uma câmera no verdinho. :D
Gosto, cada um tem o seu.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 00:19:19 por Márcio A.A. »
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 12 de Dezembro de 2014, 01:02:20
Entendo, não curto muito automatismos também. Parece que não estamos controlando nada. A começar pelo foco automático.

Nada melhor que uma boa objetiva manual.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 01:05:24 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #54 Online: 12 de Dezembro de 2014, 06:49:53
E eu achei que esse tópico não ia render tanto assim!
Acho que cada um fotografa, dirige, transa como acha melhor... Se automático ou manual vai do momento e do estado de espírito do sujeito! O importante é o seu prazer e o resultado ser satisfatório!
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 06:50:25 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #55 Online: 12 de Dezembro de 2014, 09:38:00
Bom, eu não tenho preconceito com modo nenhum. Exceto verdinho...kkk de novo.

O importante é saber usar todos os modos e tirar vantagem daquilo que eles lhe proporcionam.
As situações são as mais diversas, então a decisão é na hora mesmo.
Se você ficar preso a só uso esse modo, ou só uso aquele, poderá estar perdendo oportunidades. Já fui defensor de usar somente o modo M, mas com o tempo as coisas foram mudando.

Como já disse antes, em situação de luz constante ou controlada, o modo M é imbatível. Mas no meu dia-a-dia isso é raro. Então tenho que garantir uma exposição aceitável e pensar na composição.

Portanto, garantindo um exposição com sucesso, pra mim o que importa é capturar os momentos e a composição. Gosto de me preocupar com isso e o cliente quer que cada foto passe uma emoção e conte uma história.

Por exemplo, a foto do cantor que postei anteriormente neste post eu não pensava em passar pro cliente por causa do braço cortado. Mas ele estava ansioso querendo uma prévia e acabei mandando pelo face mesmo, in box. Ele adorou e colocou como foto de perfil na mesma hora. A foto foi super curtida porque, apesar do corte no braço, mostrava a emoção do cantor.

Como já disse, em eventos assim, não tiro a câmera do rosto pois tenho que compor a tempo todo e esperar o momento exato do clique. Isso é mais importante do que ficar me preocupando com exposição. Nessa foto a exposição foi feita pela câmera quando em um momento de mudança de iluminação repentina. E podemos observar detalhes nas altas luzes e meios tons.

Assim, acho que o importante é saber usar todos os modos e aproveitar o melhor de cada um.



« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 09:38:33 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 12 de Dezembro de 2014, 11:10:12
E eu achei que esse tópico não ia render tanto assim!
Acho que cada um fotografa, dirige, transa como acha melhor... Se automático ou manual vai do momento e do estado de espírito do sujeito! O importante é o seu prazer e o resultado ser satisfatório!
Exatamente. O próprio post pergunta qual o modo que cada um prefere. Não quer dizer que seja melhor ou pior. Se o cara só usa verdinho e tá feliz, não tem nada de mal nisso.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 12 de Dezembro de 2014, 12:05:48


 :D :D :hysterical: :hysterical:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 12 de Dezembro de 2014, 12:55:30
Bom eu queria insistir um pouco nessa questão da fotometria, mas observem que cada um vai fazer da maneira que achar melhor e ponto!!! Não, não estou querendo criticar ninguém, cada um escolhe o procedimento preferido.

Da mesma forma, se é natural do ser humano raciocinar de maneira diferente, então não seria justo dizer que esta ou aquela maneira é mais correta ou mais errada. O fato é que, se existe mais de um caminho pra se chegar no mesmo objetivo, e se ambos caminhos levam ao mesmo lugar, então quem sou eu pra afirmar qual é o melhor. Alem de ser uma questão pessoal, existem situações que vão estar presentes no momento do click que vão interferir na escolha que o fotografo vai fazer.

Devo lembrar que estamos na segunda década do século 21, e falando de câmera digital eletrônica.

"Se o cara presta atenção no fotometro da câmera, tanto faz".

Sim, porque é o fotometro da câmera que esta no comando. Mais precisamente é o japonesinho que programou os algorítimos da câmera digital eletrônica que esta ajudando vc fazer a foto. Esses caras melhoram a cada dia, os sensores e a programação que eles fazem esta cada vez mais perfeita. E a latitude do sensor vem aumentando nas câmeras mais modernas, não duvido que em um futuro próximo, haverá uma camera que vai combinar duas ou mais exposições de um mesmo instante na mesma foto, e ja vai misturar tudo e te mostrar a foto perfeita. Ai o cara vai falar... "caramba"!!!! (hummmm viajei...)

A pergunta é a seguinte: é possível chegar na mesma foto usando fotometria da câmera no modo P e M??? Sim, na maioria das situações sim, eu consigo a mesma foto, P ou M tanto faz!!!

O fato é que para fotos comuns registros usuais do dia a dia, ou seja, a fotografia que 100% da população do planeta faz normalmente, onde o fotografo leva em consideração a fotometria calculada pela câmera eu consigo fazer a mesma foto. (É o tal japinha que ta la dentro, ajudando).

No modo P eu consigo variar a abertura para um dof mais curto ou mais extenso, consigo tbm variar a velocidade, consigo variar a exposição aumentando ou diminuindo, por exemplo, a minha câmera aqui permite 5 stops pra cima ou pra baixo, 5 stops com subdivisões de 1/3. Lembrando o que eu disse acima, fazendo assim pode ser mais fácil/pratico ou não... sei lá, cada um é cada um.

Agora na fotografia que o cara precisa esquecer o fotometro da câmera, ai o automático não resolve, tem que ser no manual mesmo.

O fato é que o fotometro, o sensor e a programação do japinha são bons; digo mais ainda, são ótimos. Os únicos problemas são dois, primeiramente ele não consegue ler o meu pensamento, e tecnicamente ele precisa ter a luz que será fotografada a sua disposição no momento que ele pensa e calcula a exposição, ou seja instantes antes de fazer a foto. É por isso que na hora do flash de estúdio ele erra, é porque ele não sabe a luz que vai estar ali no momento da foto. Ele erra porque a luz presente antes da foto é diferente daquela do momento em que os flashes vão estar acesos. Ta bom..., tem um terceiro problema tbm, a latitude dos sensores ainda precisa melhorar.

Agora vou viajar mais um pouco... afinal software e programação atualmente é baba, coisa ridícula, tem fera por ai que faz coisas incríveis. Não vai demorar pra esses sistemas TTL que conseguem ler a distancia de várias cabeças de flash para o assunto, mandar todas essas informações pra câmera, e ai o japinha vai colocar um menu na sua câmera, tipo assim: "Retrato: split light, reibrandt, butterfly, etc..." Ai o fotografo escolhe o que vai ser, posiciona os flashes e soca o dedo no botão!!! (kkkkkkkkkkkk viajei mesmo...)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 13:08:27 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #59 Online: 12 de Dezembro de 2014, 13:19:14
Estar totalmente no controle é muito bom, "pilotar" a câmera na raça, sem ao menos olhar o fotômetro dela, apenas pelo olhar e dizer: "a fotometria para esta situação é essa!"

Isso é prazeroso mas ao mesmo tempo não faz de ninguém que fotografa em "M" melhor que ninguém, ou faz a fotografia destas pessoas melhores.

O que você prefere? Um fotógrafo super criativo, com boa técnica, narrativa que usa nos modos automáticos ou um "zé da couves" que usa no manual?

Eu confesso que me acostumei muito mesmo com os EV's e as exposições já estão na minha cabeça antes do clique mas os modos automáticos dão mais liberdade de não precisar "pensar" muito.

Acredito ainda que os possíveis erros de fotometria que a câmera por ventura cometa são facilmente resolvidos na pós no arquivo RAW.

Na minha próxima saída fotográfica "lone wolf" eu vou usar o automático, Av e P, e ver como minha 40D se comporta.

Sem absolutismos, tópico bacana.  :ok:
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 13:20:53 por ArmandoFerreira »