Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 25793 vezes)

Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Online: 06 de Dezembro de 2014, 15:57:51
Estava por um acaso lendo na internet que a maioria dos fotógrafos prefere fotografar no A, priorizando a abertura.

Eu acho o M muito mais prático, porque a exposição é constante, basta acertar uma vez e depois seguir com pequenos ajustes. Pode ser que em situações de luz muito variável o M dificulte um pouco, mas, pelo menos para mim, esta é uma situação rara. E as fotos em M são muito mais fáceis de editar depois, porque todas tem a mesma exposição.

Qual modo vocês preferem e por que?

Abs,

Rodrigo


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2014, 16:01:30
só fotografo em M


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2014, 16:34:58
Para mim a câmera nem precisava ter esse dial. Podia ser apenas M. A 70D tenho há um ano e só uso em M. Claro que na Canon tem o modo B (bulb) no dial, esse sim útil. Já modos automáticos ou semi automáticos eu não gosto. O modo P eu só acho útil no momento do desespero, quando se tem que capturar uma imagem com extrema rapidez, senão vai perder o momento ajustando abertura, obturador e ISO. Os modos A (AV) e S (TV) também não vejo tanta utilidade. Pois se sei uma das definições que quero (abertura ou tempo) o que me impede de acertar a outra eu mesmo para manter a fotometria exatamente como eu desejo, em vez de deixar a câmera fazer isso? Se eu deixar a câmera fazer, vou ter que usar compensação de exposição, o que para mim dá mais trabalho que eu mesmo escolher o outro parâmetro.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2014, 16:58:08
Para mim a câmera nem precisava ter esse dial. Podia ser apenas M. A 70D tenho há um ano e só uso em M. Claro que na Canon tem o modo B (bulb) no dial, esse sim útil. Já modos automáticos ou semi automáticos eu não gosto. O modo P eu só acho útil no momento do desespero, quando se tem que capturar uma imagem com extrema rapidez, senão vai perder o momento ajustando abertura, obturador e ISO. Os modos A (AV) e S (TV) também não vejo tanta utilidade. Pois se sei uma das definições que quero (abertura ou tempo) o que me impede de acertar a outra eu mesmo para manter a fotometria exatamente como eu desejo, em vez de deixar a câmera fazer isso? Se eu deixar a câmera fazer, vou ter que usar compensação de exposição, o que para mim dá mais trabalho que eu mesmo escolher o outro parâmetro.

Pois é, eu também acho que compensar a exposição mais trabalhoso! Mas a verdade é que várias câmeras vem com um dial enorme para a compensação de exposição, pois deve ser algo muito utilizado. É o caso da Nikon DF, da Sony A7, da Fuji XT-1, etc.

Fico achando que posso estar perdendo algo com o M. Hoje mesmo fui experimentar e o resultado foram várias fotos com exposições diferentes, apesar de não ter havido qualquer variação relevante de luz! Ou seja, muito pior do que M.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2014, 17:35:06
Geralmente fotografo em M, mas fui fotografar em um teatro e a luz do palco era extremamente variável e setei o ISO para auto. Melhor coisa que fiz na situação.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2014, 18:24:29
Eu costumo deixar a decisão da fotometria das minhas fotos para mim mesmo, somente em M.

Não gosto da câmera escolhendo e, muitas vezes errando, a fotometria.

Pelo mesmo motivo não uso flash TTL, só manual.  :ok:


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2014, 19:49:53
Gosto do moda A,acho prático.Lembrando,sou Hobysta.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2014, 20:01:56
Estúdio só modo M. Shows uso A. 


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2014, 20:22:58
Acho que uso todas, sempre que saio de casa, a câmera esta em P, se do nada surgir um assunto não perco a foto, ja quando o assunto colabora deixo em M, com pouca luz, escolho a menor velocidade para a distancia focal e deixo travado em S.
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2014, 23:27:14
Acho que uso todas, sempre que saio de casa, a câmera esta em P, se do nada surgir um assunto não perco a foto, ja quando o assunto colabora deixo em M, com pouca luz, escolho a menor velocidade para a distancia focal e deixo travado em S.

O P eu consigo entender, porque é totalmente automático. Às vezes você precisa de velocidade para captar o momento e não pode pensar muito. Mas o A e o S é que ainda não consegui sacar as vantagens em relação ao M.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2014, 23:35:47

O P eu consigo entender, porque é totalmente automático. Às vezes você precisa de velocidade para captar o momento e não pode pensar muito. Mas o A e o S é que ainda não consegui sacar as vantagens em relação ao M.

Quando a luz esta variando e você quer fotografar com uma abertura determinada.

Gosto muito da trava de exposição também, fotômetro no asterisco e mantenho até que eu perceba que a luz mudou.


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2014, 23:41:43
Quando a luz esta variando e você quer fotografar com uma abertura determinada.

Gosto muito da trava de exposição também, fotômetro no asterisco e mantenho até que eu perceba que a luz mudou.
Claro, há situações específicas. Mas tem muita gente que prefere fotografar em A como regra. A maioria das pessoas segundo alguns sites que li.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2014, 23:46:01
Eu uso S, A e M. Depende do que eu quero as vezes é interessante os semi automáticos... E ainda tem um modo na 7D e D4s que você seleciona uma Velocidade mínima, abertura fixa e auto ISO... Esse é bom!  Principalmente esportes...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2014, 23:54:13
As vezes quando eu não confio muito em minha fotometria...especialmente em ambientes escuros ou claros demais eu tiro algumas em A

Se gosto do resultado, coloco no M e faço os ajustes conforme sairam as fotos em M :)


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2014, 00:04:04
Claro, há situações específicas. Mas tem muita gente que prefere fotografar em A como regra. A maioria das pessoas segundo alguns sites que li.
Isso acontece pois na maioria das vezes a abertura definida é mais importante do que a velocidade. Se não temos tempo pra alterar parâmetros no modo manual, o modo A acaba sendo a melhor opção. E em casos de pouca luz o limitador vai ser a máxima abertura da objetiva.

O fato da imensa maioria preferir o modo A não me incomoda, nem vejo mal nisso, o pior é a imensa maioria não fazer fotometria e sim usar a tentativa e erro com base no retorno do LCD.