Autor Tópico: Studio Fotografico  (Lida 8829 vezes)

JcDaSilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
  • "Registrando o melhor da vida"
Resposta #30 Online: 21 de Novembro de 2014, 22:52:57
Fico chateado de ler
visto que eu dentre outros tentamos lhe ajudar. Bom, visto que você não sabe ler e aceitar críticas e sugestões, não me impressiona.

PS.: Procure o portfólio do Leonobox, o cara é um dos melhores fotógrafos de studio do fórum, e um dos que mais ajuda também, se você conseguir chegar em um resultado que seja 5% do dele, parabéns você já está no lucro.

Bom, percebi que o comentário que fiz agradecendo a participação sua e de outros como o próprio  leonobox, não chegou a ser enviada.

Mais vamos lá...

Agradeço a quem leu, e tentou ajudar, focado no assunto, no que investir os R$12 mil reais, e você fez isso Thiagomb, assim como outros.

Mais depois do meu comentário falando que eu não vou colocar o fotometro no meu orçamento, pois EU NÃO acho ele tão importante e consigo TRABALHAR tranquilamente sem utilizar ele, sem perder tempo, o meu tópico, virou uma brica por causa do fotometro.

E como não estavam mais prestando atenção na questão continuar o tópico avaliando os kits de estúdio, e o assunto fotometro, voltava a tona, senti que o tópico se perdeu, e me pareceu que o pessoal estava mais focado em discutir sobre fotometro, do que avaliar os kits e dar continuidade ao tópico.

 Agradeço a quem tentou ajudar como você, ao próprio leonobox, e vejo o que ele faz e participa do fórum, já vi fotos do trabalho dele, fotos dele mostrando como fez as fotos e tal para ajudar.
No comentário dele, onde a frase dele foi irônica,  e mesmo que não tenha sido a intenção, me suou ofensiva para mim, basicamente em outras palavras minha interpretação foi que eu estava me passando e me achando bom demais, para outros darem sugestões e suas opiniões.

Mais cada um é cada um, tem muitas coisas que tenho dificuldade em fazer algo, e outros fazem como se fosse a coisa mais fácil do mundo, para mim acertar a luz em um estúdio é super fácil, já fazer um panning é algo que me aterroriza.
Nas aulas onde aprendemos fazer panning, eu tive um dos piores resultados, já nas aulas em estúdio trabalhando com iluminação, sem fotometro e com fotometro, eu fui o que teve um dos melhor resultado.

Luz é algo que vai de cada um, assim como alguns não sabem, não conseguem, ou tem dificuldade em trabalhar com ela, eu me sinto bem, e me parece algo muito simples, ao ponto de eu chegar no mesmo resultado que um fotometro mostra, e testamos isso no estúdio.

Vou citar aqui uma frase do ramses que está no tópico que ele abriu falando de fotometro.
Mas o fotômetro para fotos feitas em estúdio é imprescindível sim.
Uma coisa é trabalhar a luz correta. E como fazer isso sem medi-la????
Outra coisa é trabalhar por tentativa e erro, claro que chegaremos ao resultado, mas com muito mais dificuldade.
E com o fotômetro, podemos medir a incidência correta de luz em todos os lugares do estúdio.

Não há como fazer sem fotômetro o resto é tentativa e erro. E digo... Tentativa e erro. Profissionais não trabalham assim.
Não estou falando de estilo. Estou falando da LUZ CORRETA estilo é outra coisa.
Também gosto das cores mais quentes e etc. Mas como fazer em uma foto de produto? Que temos que mostrar a luz correta?

Cara volto a dizer estúdio sem fotômetro de mão = desastre e muito suor e lágrimas....


Nessas horas eu me pergunto, qual é a LUZ CORRETA?
Existe Luz correta?

Para mim a luz correta é a que o fotografo imagina para sua foto, e o cliente aprova, e ponto final.

O fotometro só diz a luz que ele foi pre-configurado a calcular, mais alguém programou ele, e se a luz que ele calculou o resultado não é o que tu deseja.

Se você conhece seu equipamento seja ele qual for, você olhando para cena, já tem na sua mente o que você deseja, e já tem na sua mente também, uma configuração que você talvez, já tenha usado, e chegou no resultado que espera agora, e essa é a configuração que vais utilizar.
No primeiro click, você vai olhar o resultado, e vai facilmente, se conhece seu equipamento, saber acertar no segundo click, ou no máximo no 3 click, sem precisar de um fotometro, a luz que você queria, e essa é a luz correta.

Sempre vai ter fotógrafos que vão achar o fotometro indispensável, pois já estão tão habituados a utilizar ele, que é algo normal, e talvez se sintam desconfortável, principalmente ao ler, um outro fotógrafo que diz que ele não é necessário.

Eu digo, que para mim, ele é dispensável, pois com o material que trabalho, câmeras digitais, onde tenho a opção de tirar uma foto, em 1 segundo a ver, mudar a configuração, e fazer uma segunda foto melhor, em menos de 10 segundos, e poder deletar a que achei ruim, e continuar meu trabalho, ele não me parece um bom investimento.
Certamente que EU, caso venha a trabalhar com uma câmera analógica, onde eu não tenha essa opção de ver, deletar, acertar em 2 a 3 clicks rápido, iria certamente que desejar e achar fundamental a presença de um fotometro, pois ai eu iria concordar que ele seria indispensável.

Mais é isso, tópico tomou um rumo totalmente diferente do esperado, e por isso espero que ele se vá....
"Registrar em fotos os momentos que registro em minha mente."
Equipamento:
Nikon D3100 Lente Nikon DX AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G
Lente Nikon DX AF-S Nikkor 55-200mm 1:4.5-6G ED
Lente Nikon 50mm 1.8D


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #31 Online: 22 de Novembro de 2014, 00:18:34
E quanto a proporção de luz, estudou isso? ratio light? Como definir as potências de diversas luzes, as proporções, o high key, low key, vai tudo no chute mesmo?

Fotômetro de mão é fundamental em estúdio, não por comodismo mas porque ele exerce uma função de medição que o fotômetro da câmera não faz.

Como medir a luz que chega na lateral do rosto da modelo? No chute? Clicando e "vendo" se está bom?

Na boa meu caro, a galera quer ajudar, em todos os vídeos sérios e aulas, principalmente internacionais, o fotômetro estava presente.

Dá para fazer sem ele? Dá, mas é no chute e a proporção nunca vai ser a correta entre as luzes.

Digamos que para a main light você defina f/8 e quer a proporção da fill light em 1:2 ou 1:4? Uma terceira luz de recorte em 1:8? Como faz só na câmera medindo a cena toda?

Pensa com carinho, a galera sóq uer ajudar.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2014, 00:19:42 por ArmandoFerreira »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #32 Online: 22 de Novembro de 2014, 10:30:15
Nessas horas eu me pergunto, qual é a LUZ CORRETA?
Existe Luz correta?
Para mim a luz correta é a que o fotografo imagina para sua foto, e o cliente aprova, e ponto final.
O fotometro só diz a luz que ele foi pre-configurado a calcular, mais alguém programou ele, e se a luz que ele calculou o resultado não é o que tu deseja.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107175.0

Mais é isso, tópico tomou um rumo totalmente diferente do esperado, e por isso espero que ele se vá....

Uma discussão sobre a importância do fotômetro em um tópico sobre a montagem de um estúdio fotográfico é tão (se não mais) essencial do que flash x é melhor que flash y, então pode ter não seguido o rumo esperado por VC, mas faz todo sentido para uma discussão sobre estúdio fotográfico  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


cst

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #33 Online: 27 de Novembro de 2014, 15:35:32
Vamos voltar ao assunto do tópico.
Enfim, vamos deixar a prepotência de lado para aprender ou errar.

Vou pegar carona no tópico, e gostaria de saber quais equipamentos básicos para montar um estúdio
Tipos de foto: família, retratos, book
Externo: festas infantis.

Estúdio, qual tamanho mínimo do pé direito? Deve ser pintado de cor preta?
Ter um fundo branco, preto, etc ?

Equipamento atual: 5d mark ii - 35mm manual 1.4 -  Canon EF 24-105mm f/4L IS USM Lens - flash 460ex - 60d

Obrigado


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #34 Online: 27 de Novembro de 2014, 17:24:08
JcDaSilva, Já ví que esse cara tem futuro... :D

Vai revolucionar fotografia de estúdio sem fotômetro... :worship:
« Última modificação: 27 de Novembro de 2014, 17:34:03 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #35 Online: 27 de Novembro de 2014, 17:32:06
Vamos voltar ao assunto do tópico.
Enfim, vamos deixar a prepotência de lado para aprender ou errar.

Vou pegar carona no tópico, e gostaria de saber quais equipamentos básicos para montar um estúdio
Tipos de foto: família, retratos, book
Externo: festas infantis.

Estúdio, qual tamanho mínimo do pé direito? Deve ser pintado de cor preta?
Ter um fundo branco, preto, etc ?

Equipamento atual: 5d mark ii - 35mm manual 1.4 -  Canon EF 24-105mm f/4L IS USM Lens - flash 460ex - 60d

Obrigado
Portas tem padrão comercial de 2,10 de altura, então o imóvel mais baixa renda que tem por ai teria que ter no mínimo 2,30 de pé direito, então acho que deve ser esse o mínimo que você deveria ter em um estúdio.

Todos os estúdios que eu já ví e visitei são todos por inteiro branco, quando querem algo escuro, usam tecido, papel para ter o fundo escuro.

Já fui em um estúdio aqui na zona sul do Rio que era interessante pois no centro do estúdio tinha uma cortina preta que se fechava em círculo com área de 3m, então a pessoa tinha um fundo que variava de 180º, indo para mais aberto ou mais fechado.
Fábio Pedro.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #36 Online: 28 de Novembro de 2014, 11:30:58
Portas tem padrão comercial de 2,10 de altura, então o imóvel mais baixa renda que tem por ai teria que ter no mínimo 2,30 de pé direito....

"Acho" que o mínimo de pé direito é 2,50... 2,30 é bem baixo (não que não existam casas assim)... acredito que a média seja de 2,60 à 2,80 (imóveis residenciais).

Estúdio, qual tamanho mínimo do pé direito?

Olha, eu acho que o mínimo deveria ser de pelo menos 4m, mas, infelizmente não é a realidade para todos (nem pra mim) e isso não quer dizer que com menos que isso não seja um estúdio ou que não de pra trabalhar... Eu ja cheguei a montar estrutura de estúdio em diversos espaços pra fotografar, no final das contas temos que nos virar como der, mas o mínimo que achei "confortável" foi de 2,80m, mesmo assim tinha algumas limitações pra trabalhar com luz por cima do modelo, mas fazia oq podia...

Uma estrutura que montei para um ensaio de gestante, com o pé direito de 2,30m (era uma garagem).



Meu estúdio antigo com 2,80m



E o meu estúdio atual com 3,50m






Deve ser pintado de cor preta?

Não, pode ser branco mesmo.

Ter um fundo branco, preto, etc ?

Ai é com vc, depende da forma como trabalha, mas acredito que pelo menos o branco seja básico  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #37 Online: 28 de Novembro de 2014, 12:17:34
Eu sei Leo, foi por isso que eu falei sobre o imóvél mais baixa renda que encontrar, ou seja, tá no limite do mínimo. :hysterical:

Não tem um padrão mínimo estabelecido sobre a altura, mas o mais normal é que se tenha pelo menos 2,30m por causa da porta que é 2,10m, o que se encontra normalmente é 2,50 pra cima, joguei 2,30m porque é imóvel da Dilma no Minha casa só na outra vida. :D

Abç! :ok:
Fábio Pedro.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #38 Online: 28 de Novembro de 2014, 13:09:07
Eu sei Leo, foi por isso que eu falei sobre o imóvél mais baixa renda que encontrar, ou seja, tá no limite do mínimo. :hysterical:

Não tem um padrão mínimo estabelecido sobre a altura, mas o mais normal é que se tenha pelo menos 2,30m por causa da porta que é 2,10m, o que se encontra normalmente é 2,50 pra cima, joguei 2,30m porque é imóvel da Dilma no Minha casa só na outra vida. :D

Abç! :ok:

Ha ha ha ha Minha casa só na outra vida foi ótimo...rs então, fui ver aqui e parece que existe um mínimo, para residência o mínimo para pé-direito (livre) é 2,40m e comercio 3m.

Mas como a questão é mínimo para estúdio então não da pra levar em consideração a altura mínima de teto de modo geral, mas sim para as necessidades do estúdio, claro que tb temos outra coisa em questão, muita gente monta estúdios improvisados em casa ou em espaços que ja possuem, ai vale oq tiver e oq vc conseguir fazer com o espaço que tem (se der), como o exemplo das fotos que fiz na garagem, mas se for pra investir em um espaço exclusivamente pra isso ai acho que tem que procurar o ideal (o melhor possível) pra não ficar quebrando a cabeça depois  :ok:
« Última modificação: 28 de Novembro de 2014, 13:13:02 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #39 Online: 28 de Novembro de 2014, 13:25:10
Pois é Leo, acabamos entrando na esfera de arquitetura e construção sem querer.

Mas é isso mesmo que o Leo falou o espaço que tiver em casa poderá ser aproveitado na boa.

Mas nada substitui um estúdio só para essa finalidade...

Uma pessoa que poderia dar um bom depoimento aqui sem ser o Leo é a Tha Jacob, mas ela não tem participado tá só vendo o que rola....ela abriu recentemente seu estúdio(23/08). :ok:





Fábio Pedro.


cst

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #40 Online: 08 de Dezembro de 2014, 22:48:01
Qual marca de cabeça de flash vocês indicam entre ATEK e MAKO, e respectivas potências. Pretendo comprar 3 cabeças.
Se viajar para os EUA, qual marca vocês indicam de flash.

Qual marca de softbox devo comprar e tamanhos.


Obrigado