Autor Tópico: De quem é a culpa? Cliente ou fotografo?  (Lida 1518 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Online: 09 de Dezembro de 2014, 13:02:01
Salve pessoal!
Recentemente o marido metido a perfeccionista de uma cliente me procurou alegando uma falha na foto de sua esposa.
Fis a formatura da turma dela no começo deste ano, e dias atraz eles pediram pra eu colocar aquela tradicional foto da cadeira na moldura. Depois de uns tres dias que deixei na casa deles o marido me procurou dizendo que a esposa dele não estava com o anel de formatura no dedo e que isso foi uma falha minha por não ter percebido isso na hora da foto, e que é dever do fotografo reparar esses detalhes, expliquei a ele que em uma turma de 30 formandos esse tipo de coisas fica dificil voce perceber e que obrigação do formando colocar o anel em seu dedo. Elem do mais ela fez a foto da cadeira antes da cerimonia de entrega do anel, então não havia possibilidade disso acontecer. Mas não o convenci. Então ficou a duvida na minha cabeça. De quem é a culpa? Em 20 anos de profissão nunca tinha acontecido um caso inusitado como este. Que acham?
Gostaria de saber de sugestões, e por favor seja imparcial.
Grato a todos.
Vejam a foto em questão.   
28x35IMG_5549 by Branco Melo, on Flickr 
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2014, 13:07:17
O cliente sempre tem razão. MENOS quando está errado...
Neste caso não tem o que fazer, é o mesmo que querer foto de um recém-nascido antes do parto.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2014, 13:35:11
O problema é convencer ele disso.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2014, 13:49:21
Esses dias, em um casamento em uma chácara, a noiva fez a entrada e quando eu sai de lado para fotografar o pai a entregando para o noivo, reparei que ela estava sem o Buque, olhei para a cerimonialista e gesticulei, a cerimonialista mudou de cor, passei por traz do pastor e falei pra ele no ouvido o que tinha acontecido, o pastor disse pra mim que se quisessem voltar a entrada tava tranquilo, fui no ouvido da noiva e falei que ela entrou sem o buque, ela fez aquela cara de espanto, ai falei que podia voltar se quisesse, mas ela não quis, a cerimonialista ficou sem chão e preocupada em levar uma bronca da noiva, mas o noiva ficou de boa, nem deu bola.

Acho que nesse caso seu ai amigo, a culpa nem de longe é sua. Deixa o cara espernear...  :eek:


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2014, 14:13:00
Geralmete as fotos da cadeira são feita em momentos oportunos, devido ao fato de serem muitos formandos, e as vezes podem ser feitas antes ou depois da cerimonia do anel. Nesse dia foi feita antes, mas sabe aquele tipo de gente que não quer entender as coisa? No seu caso um boque é mais perceptivel por estar mais obvio. E ele foi o unico que reclamou ate agora.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2014, 14:31:43
Branco, muitas vezes não adianta tentar explicar pra quem não quer entender. Tente conversar com outras pessoas que estavam na situação, até com a escola ou organização do evento, para em caso do chatão resolver processar (espero que não chegue nesse ponto), você tenha testemunhas favoráveis. Muito provável que ele esteja usando esse argumento pra tentar arrancar algum desconto, será que não? Isso é típico desse tipo de gente...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2014, 14:39:40
Fotochopa um anel no dedo da infeliz. O que mais pode ser feito?
Tem gente que gosta de reclamar por esporte. Manda ele ligar na NET que vai ter um monte de gente pra ele reclamar.

Mas sério, eu perguntaria de modo sério mas muito educado:
"Realmente não seria possível ter o anel pois a foto foi feita antes da entrega. Não considero que houve desatenção, o evento é grande e esta foi a logística que conseguimos para atender a todos. Mas já que o senhor está insatisfeito, gostaria que o senhor dissesse qual seria uma solução aceitável, e irei verificar a possibilidade de atendê-lo."

Ou ele só queria desabafar, e vai dizer a contragosto "é, não tem mais o que fazer, deixa pra lá", ou vai querer uma reparação financeira, ai você diz que infelizmente não é possível pois o serviço já foi prestado e não tem como fazer ressarcimento nesse tipo de situação, e que o contrato foi com a comissão ou empresa de formatura, etc, até logo, passar bem.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2014, 14:51:05
Branco, se vc é somente o fotógrafo a responsabilidade não é sua, afinal a qualidade da foto está a contento

Agora se vc esta acumulando a função de produtor, diretor, comercial, etc a responsabilidade de colocar em ordem os eventos de acordo  com as instruções de comissão de formatura é sua. Caso a comissão não tenha alertado sobre isso, paciência

Eu , euzinho sou muito contra a esse simbolismo de anel, beca, etc. A festa de formatura eu fiz pra dar uma alegria ao pais mas essa coisa de anel, diploma na parede acho muita arrogância por isso ia passar batido.







Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2014, 15:11:03
Branco, se vc é somente o fotógrafo a responsabilidade não é sua, afinal a qualidade da foto está a contento

Agora se vc esta acumulando a função de produtor, diretor, comercial, etc a responsabilidade de colocar em ordem os eventos de acordo  com as instruções de comissão de formatura é sua. Caso a comissão não tenha alertado sobre isso, paciência

Eu , euzinho sou muito contra a esse simbolismo de anel, beca, etc. A festa de formatura eu fiz pra dar uma alegria ao pais mas essa coisa de anel, diploma na parede acho muita arrogância por isso ia passar batido.

Eu ia comentar justamente disso.

Branco se voce foi na qualidade única de fotógrafo do evento e você não tem firmado por escrito por ambas as partes que você fotógrafo também prestaria o serviço produção do evento.... relaxa...a culpa é de quem organizou e não viu esses detalhes, não é culpa sua, pois a organização de ventos existe é para isso, geralmente eles seguem um roteiro.

Eu também no intento de agradar e não desamparar o cliente, eu ofereceria a manipulação digital e colocaria o anel no dedo dela pelo Photoshop.

Sugestão? marca um dia no seu estúdio, fotografa a mão dela com o anel no lugar certo, mão na posição correta igual a da foto, recorta a área do anel com partes do dedo mesmo e faz a fusão correta para que não fique marca de emenda, tonalidade ou falta de sombra no lugar certo observando a sombra do anel no dedo.

Dá um pequeno trabalho se voce não tem muito jeito com edição, mas se já souber fazer, fica perfeito e ninguém diz que ela estava sem o anel. :ok:

Mas isso é uma forma de agradar e tentar ajudar, caso voce queira, mas fique ciente que seu trabalho já foi feito antes... fotografar! ;)
Fábio Pedro.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2014, 17:38:13
A ideia do Fábio Pedro é bem interessante, sem contar, que se a edição no Photoshop for bem feita, nunca alguém dirá que foi uma montagem.

E também concordo com o que foi contratado foi tirar as fotos, esses detalhes não seriam de sua alçada.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2014, 18:35:53
Pessoal agradeço pela dica todas são validas.
Bom, a empresa é minha. Nesses eventos minha empresa se responsabiliza somente pela cobertura do mesmo, questões como cronograma do cerimonial fica por conta da comissão da turma.  Nesse caso eles resolveram fazer tudo em um so horario por isso acumulou tarefas e ficou muito corrido o evento. Então a melhor forma que achei para não atrapalhar e embolar o meio de campo foi aproveitar os intervalos e não quebrar o protocolo. E o pior é que ja tinha dito antes que nunca mais faria eventos desse porte em um so dia, é cansativo e estressante pra todos e sobrecarrega muito os fotografaos de minha equipe. Sempre uso a regra de dez por um, ou seja um fotografo para cada dez formandos. E nesse dia eramos quatro contando com eu para 35 formandos. E justamente eu fiquei no estúdio fazendo essas fotos.
Poderia fazer outra foto dela do mesmo jeito pois tenho todo os aparatos pra tanto, porem minha duvida é a seguinte, sou responsavel por esta falha e devo me sentir na obrigação de corrigi-la como ele deixou claro ou estou desobrigado a faze-la e fazendo-o devo cobrar pelos serviços?Informo que no contrato não especifica nada a respeito. Alem do que, ja se passaram 11 meses da data do evento e entrega do serviços. E so agora a reclamação, pois ele disse que so notou agora quando mandou emoldurar a foto. Para melhor entenderem, a foto esta no tamanho 28x35cm que fez parte do pacote na epoca e ficou guardada por eles, porem so este mes que eles mandaram emoldurar e so agora que perceberam este detalhe.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2014, 18:54:03
...

Poderia fazer outra foto dela do mesmo jeito pois tenho todo os aparatos pra tanto


Como eu te disse se voce quer agradar e futuramente colher dela e do marido que pelo menos voce é um cara disposto a ajudar, repita e deixe eles satisfeitos.

Citar
...Informo que no contrato não especifica nada a respeito. Alem do que, ja se passaram 11 meses da data do evento e entrega do serviços

A resposta você já tem ela...e francamente quase 1 ano depois, agora é que vem reclamar??? tenha dó.....faça se voce se sentir bem e for lhe ajudar em algo :ok:

Citar
...só agora que perceberam este detalhe.

E se nesse período voce já tivesse deixado a profissão de lado, o que eles fariam? É fácil agora que perceberam reclamar e dar uma de João sem braço e por a culpa em voce.

Volto a dizer: Faça se você achar que vai te trazer algum benefício, você não tem nenhuma obrigação contratual sobre o ocorrido!
Fábio Pedro.