Autor Tópico: Vou comprar uma. Qual destas???  (Lida 3531 vezes)

jonzelito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 01 de Outubro de 2006, 00:07:29
Está difícil decidir.

As que me recomendaram foi da marca Canon. Andei dando uma olhada na internet e me interessei por essas (informações obtidas tb no orkut):

CANON POWERSHOT A430 R$500
CANON A-610 R$680
Canon Powershot A530 R$528
Canon Powershot A420 R$388

Sendo considerada melhor a 610.

Depois mencionei essas outras que encontrei:

canon SD400 + 128 mb: R$700,00
CANON SD-30 : R$650,00

Não obtendo qualquer informação.

Aí tirei algumas fotos com uma Sony DSC T7, com a resolução no máximo e selecionei (ASA 400). Não gostei. Mto difícil de pegar um foco legal, e olha que eu ficava segurando bem firme, devagar. Mesmo assim as fotos ficaram meio embassadas.

Quero que as imagens fiquem boa sem mto esforço da minha parte. A cannon é assim, né?

Eu tirava a foto de perto, tipo uns 30 cm de distância, e ñ dava foco de jeito nenhum. Vejam alguns exemplos das fotos que tirei (as melhores). Vejam como ficaram embassadinhas:
http://i60.photobucket.com/albums/h4/jonze...lant/Noel05.jpg
(o camarão no substrato ficou todo embassado)

http://i60.photobucket.com/albums/h4/jonze...nt/DSC01352.jpg
(nesse o camarãozinho tá todo embassado)

http://i60.photobucket.com/albums/h4/jonze...lant/caram1.jpg
(essa foi a melhor nitidez que eu consegui com os caramujos)

http://i60.photobucket.com/albums/h4/jonze...nt/DSC01331.jpg
(essa eu gostei)

Essa eu tirei de uma distância de + ou - 20 cm, mas mesmo assim ñ teve como deixar nítida (nem a lupa ficou nítida):
http://i60.photobucket.com/albums/h4/jonze...nt/DSC01328.jpg

Aguardo a atenção de vcs!

Grato pla atenção.


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2006, 01:26:43
Das câmeras que você citou eu ficaria com a A610. Agora, qualquer câmera que você pegue vai precisar de algum esforço da sua parte. Dei uma olhada nos exifs de 2 das fotos e creio que você teve 2 problemas:

1 - talvez dificuldade do AF funcionar devido a situação de pouca luz.

2 - as imagens mais do que desfocadas ficaram mesmo tremidas. Os tempos de exposição ficaram muito altos (1/8s na foto do camarão e 1/50s na foto da lupa).

Numa câmera com um grip e usando as 2 mãos ainda precisaria de uma certa atenção com 1/50s, quanto mais para 1/8s. Com a T7 a coisa fica mais difícil ainda pois ela é pequena e leve. Com estes tempos o ideal é usar um tripé mais o timer da câmera.

[]s Daniel
 


jonzelito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2006, 11:13:52
Eu achei que tivesse que ficar mais tempo "expondo" a foto pra ajustar o foco automático. As que eu tirava sem ficar mto tempo segurando tb ficavam tremidas, aí praticamente impossível de ver.

É mto difícil tirar fotos legais. Acredito que com a canon ficará melhor, certo?


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2006, 12:15:19
Citar
Eu achei que tivesse que ficar mais tempo "expondo" a foto pra ajustar o foco automático. As que eu tirava sem ficar mto tempo segurando tb ficavam tremidas, aí praticamente impossível de ver.

Bom, eu não tenho esta câmera mas o procedimento para o AF é sempre o mesmo, pressionar o disparador até a metade e esperar pelo sinal que o foco travou ou não (aí depende de cada câmera), para depois bater a foto. Isso não tem nenhuma relação com o tempo de exposição. Agora se a cena não tiver um mínimo de contraste para o AF funcionar aí só usando o foco manual mesmo (se a T7 tiver).

Citar
É mto difícil tirar fotos legais. Acredito que com a canon ficará melhor, certo?

Aí vai depender de algumas coisas. Nestas fotos em particular é bem provável que os tempos de exposição continuem altos e aí só com tripé mesmo...

[]s Daniel
 


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2006, 23:22:59
Velhinho.

Nestes ambientes que vc usou a camera, não existe milagres.

Se vc quer bater fotos sem flash, vc tem que usar um tripé.

Qualquer compacta vai ter dificuldades em fotografar em ambientes noturnos. Não é por que é Canon que vai ficar com, do tipo só apertar o botão e pronto, tudo lindo e maravilhoso, isso não existe.

A que se sai melhor na minha opniao é a Fuji F30 que tem ISO 3200.

Já bati fotos sem flash a 1/8 mas confesso ser bem dífícil.

PS: Sony serie T = trash
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


jonzelito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:06:15
Mesmo com flash muitas fotos ainda ficavam meio borradas.


Eu fazia exatamente do jeito mencionado: apertando um pouco até parar de piscar a luz verde e aí sim batia a foto.

No caso, o "tempo de exposição" é fiacar com a câmera parada até dar o foco? Ou tem que dar a meia apertada no botão e ficar esperando? Como saber o "tempo de exposição" adequado?
 


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2006, 00:26:34
Tempo de exposição é o tempo que a máquina vai ficar captando a imagem.
Em casos de pouca iluminação o tempo de captura terá de ser maior para conseguir captar a luz que gera a imagem, mas se a s pessoas se moverem ou vc tremer mesmo que de leve as fotos vão ficar "tremidas" ou borradas já que a máquina vai captar os movimentos. Se as condições de luz permitirem velocidades altas de captura a cena será captada muito rápida e mesmo que as pessoas se movam ou vc trema não vai dar tempo da máquina captar os movimentos, pois ela já fez a foto num piscar de olho.
Normalmente estas máquina baratas não te permitem ajustar estes parâmetros ou então pouca coisa.

A foto borrada mesmo com uso do flash só pode ser pq o Auto focus dela fez foco em lugar errado ou vc que não focou direito.:Tem uma imagem de uma pessoa em pouca luz e vc mirou na pessoa e apertou o botão, só que ao lado da pessoa e atrás tem algo que gera bom contraste acontece da máquina fazer o foco nesta área (são vários pontos de foco e pode te sido utilizado qualquer um deles, o lateral, por exemplo) e não na pessoa... Acho que dá para ver no monitor qual a área foi utilizada para fazer o foco. Normalmente o ponto que foi usado fica aceso. Vc tem de prestar a atenção nisso na hora da foto.
Outro detalhe que faz uma imagem "feia" é a qualidade ótica da lente...
Mas de maneira geral por 500 reais não espere muito em termos de qualidade de imagem e recursos para poder fotografar.
Existem compactas que te ofercem controle sobre o tempo de exposição e abertura do diafragma de maneira plena, mas estas já ficam bem mais caras. Uma muito boa opção de compra seria a Fuji S5600 que te oferece boa qualidade de imagem e controle total das regulagens. Ela deve estar na casa dos 1200 reais em locais especiais. Acredito que, apesar de custar o dobro do que vc mencionou, ela te permitirá fazer fotos de muito boa qualidade mesmo em situações pouco favorávei e te permitirá também aprender muito sobre como as regulagens afetam uma imagem podendo assim fazer fotos diferenciadas.
Acredite: se vc procura qualidade junte mais grana e compre uma dessa ou outra do mesmo nível.
A pior coisa que tem é gastar dinheiro pensando em economizar e logo depois ficar decepcinado e acabar comprando outra mais cara. O que era para ser economia acaba virando preju...
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 00:43:29 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Geddon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Perfil no Orkut
Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2006, 01:36:43
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 01:37:43 por Geddon »
Nikon D80
Grip MB-D80
Nikkor 18-70mm 3.5
Nikkon 50mm 1.8
Flash SB-600
Sigma 70-200mm 2.8 (coming soon)


jonzelito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2006, 01:58:02
Essas câmeras que eu mencionei possuem estabilizador de imagem??

Essa fuji que vc mencionou é simples de operar?

Se a sony que eu estava usando tivesse o estabilizador de imagem, teria tido algum benefício nas fotos que eu tirei??


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2006, 10:30:59
Citar
Se a sony que eu estava usando tivesse o estabilizador de imagem, teria tido algum benefício nas fotos que eu tirei??

Nenhuma das que você citou no post inicial tem estabilizador de imagem. Se a T7 tivesse IS isso poderia ajudar ajudar um pouco dependendo do tempo de exposição escolhido pela máquina (1/50s ajudaria bastante mas 1/8s ainda precisaria de muito esforço para ficar parado). IS ajuda, mas não faz milagres (como os mostrados em comerciais da Sony e Panasonic).O maior problema é que a T7 é muito leve e o simples apertar do botão do disparador já faria mover a câmera, mesmo num tripé. Tempos abaixo de 1/30s (depende um pouco de cada pessoa) só com tripé e, no caso da T7, usando o timer da câmera para garantir que ela fique parada durante a captura.

[]s Daniel


jonzelito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2006, 14:31:10
As câmeras da Canon que tem IS (IS = estabilizador de imagem, certo?), são as série S, né?? S1, S2, S3... é isso???

Na categoria delas, são as melhores? São mto difíceis de serem operadas?

Outra coisa, em comparação com a A540, que está numa faixa de preço bem abaixo, a S1, por exemplo, seria mto superior? E a S2 ??
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 23:56:31 por jonzelito »


jonzelito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2006, 23:38:56
Tb me interessei pelas da fuji, pelo que andei lendo por aqui.

Essas que tem IS são mto superiores às normais, certo? Logo, vale a pena gastar um pouco mais.

Vou tentar economizar mais então! :)

Tem como se fazer uma comparação entre Fuji e Canon? Ou só entre modelos específicos?


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2006, 01:18:35
jonzelito,

Tudo blz?

Quanto as suas fotos, tb. dei uma olhada nos exifs. O problema das fotos terem saído daquele jeito, foi a falta de luz. Vi que vc tirou algumas lá pelas 6:30 da noita e outras aproximadamente as 8:30.

Se quiser tentar de novo fazer as mesmas fotos do aquário, use um tripé e o temporizador da câmera, ou deixe a câmera apoiada sobre uma cadeira, mesa ou algo, sem encostar na câmera. (e use o temporizador também!!!).  Os tempos das fotos, (1/8, 1/10s são longos demais sem tripé).

Faz uma coisa, tente fazer essas mesmas fotos durante o dia, deixe a janela aberta pra entrar bastante luz. Vc vai ver a diferença!!! O auto foco da cam vai funcionar bem melhor, e como tem luz, mesmo no modo automático, a cam vai usar uma velocidade menor, então não vai ficar tremido nem desfocado assim!

Abraços!!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


jonzelito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2006, 23:40:06
O que são exifs ?