Autor Tópico: Dúvidas P&B Photoshop  (Lida 2985 vezes)

Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 25 de Julho de 2007, 18:48:07
Falaí,

Sou ignorante em Photoshop, mas estou estudando. Talvez vocês possam me ajudar com uma questão.

Convertida uma foto colorida para o p&b (utilizando algum método mais sofisticado do que a conversão pura para o grayscale ou desature), para o ajuste de contraste, pelo que andei lendo, geralmente recomenda-se o Channel Mixer.

Meu conhecimento é insuficiente a respeito da definição dessas ferramentas. Pelo que sei o controle pelo Curves, oferece mais pontos de controle para o ajuste, do que o Levels, mas na alteração de contraste em uma foto preto e branco por que recomenda-se o Channel Mixer (onde, pelo que sei, mistura-se os canais existentes, permitindo-se criar novos)?

Qual é efetivamente a diferença entre o ajuste pelo Curves e o Channel Mixer. Quando utilizar a opção de ajuste de contraste padrão (Contrast)?

Desculpem se o assunto já conta em outros tópicos.

Abraços  


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2007, 13:47:34
Obrigado Pictus.

No entanto, minha dúvida não é quanto ao "como" fazer (tutoriais). Gostaria de entender como funcionam essas ferramentas (o método empírico não está dando certo), bem como suas definições, mais bem explicadas, como elas alteram os pixels da imagem em relação às cores ou ao p&b. Não sei se fui claro.

se souberem de algum material sobre isso, eu agradeço

Mesmo assim, muito obrigado Pictus, vou procurar estudar o material já indicado.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2007, 17:40:57
Pelegrin, não sei se a minha resposta está rigorosamente certa, até porque não costumo lidar com isso (converto meus filmes coloridos para P&B empiricamente mesmo). Mas vamos lá:

Os filmes P&B têm uma curva de resposta para cada cor (assim como os filmes coloridos), inclusive há filmes P&B que respondem só a duas cores e coisas do tipo. Ou seja, se em uma cena existe um azul ofuscante mas o filme tem baixa sensibilidade ao azul, as regiões azuis na foto P&B ficarão escuras.

Então, se você quiser fazer a coisa de uma forma mais científica e menos empírica, teria que olhar a curva de resposta do filme (é complicado, pois as curvas podem mudar de acordo com o tempo de exposição, temperatura, etc). Mas digamos que você consiga, em um site sobre filmes P&B, uma curva média do Kodak Tri-X 400, por exemplo... aí você precisa também procurar em algum site as curvas de resposta do sensor da sua câmera. Por fim, você aplica uma compensação usando um filtro não-linear (como as curvas).

Igual não vai ficar por diversos fatores (diferença de latitude das mídias, formato dos grãos, função que modela as curvas), mas deve dar para chegar perto.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2007, 23:22:59
Pelegrin, não sei se ajuda, mas no site da Adobe, na seção de Plugins tem um chamado B/W Styler (site: www.thepluginsite.com) que já vem incorporado no CS3

Com ele você pode simular vários filmes PB e usar todo tipo de filtro para PB. Agora estou fazendo minhas conversões com ele de forma empírica mesmo. É bem legal.


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2007, 11:38:19
Francisco,

Obrigado pela resposta, era alguma coisa nessa linha que eu queria para entender. Quer dizer que com o "Curves" do photoshop setado pro monochrome eu consigo simular como a captação em p&b reagiria às diversas cores?
Só não compreendo bem como o "Channel mixer" trabalha no p&b.

Wdantas,

O plugin parece interessante, vou baixar. Mas permite bastante controle manual?

Abraços e obrigado.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2007, 12:29:21
Eu faço uma mistureira danada dependendo do que quero.

Acho que a melhor forma é ir tentando de diversas formas para chegar onde quer.

As vezes eu mexo em Channel Mixer e depois contraste. Ou Ch Mixer depois curvas. Ou duplico a camada e aplico blending e depois tiro a saturação.

São muitos meios....
São Paulo - SP


padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2007, 08:28:19
Citar
Francisco,

Obrigado pela resposta, era alguma coisa nessa linha que eu queria para entender. Quer dizer que com o "Curves" do photoshop setado pro monochrome eu consigo simular como a captação em p&b reagiria às diversas cores?
Só não compreendo bem como o "Channel mixer" trabalha no p&b.

Wdantas,

O plugin parece interessante, vou baixar. Mas permite bastante controle manual?

Abraços e obrigado.
O chanel mixer é bastante similar ao curves, o que realmente muda é a forma de trabalhar com as cores que , no caso, serão as resposta tonais para as cores, só que em p&b. Parece complicado mas não é, somente exige treino.
Eu acho o chanel mixer muito mais prático e eficiente (uso o CS3). Vc tem a caixinha de monochrome pra indicar que vc quer fazer a conversão pra p&b. Apartir daí, os sliders referentes às cores passam a funcionar como filtros coloridos! É simples assim, aumentar o slider do RED é o mesmo que usar um filtro vermelho pra p&b. A grande vantagem aqui é que nosso "filtro virtual" é totalmente customizável, ou seja, ao invés de usar um filtro com uma cor fixa, vc move os sliders e tem o filtro na cor que vc quiser e com a vantagem adicional de ver o resultado em tempo real.
Se vc conhece e tem intimidade com fotografia em filme e usava filtros coloridos, é muito intuitivo e fácil fazer a conversão. Se não, vai exigir algumas tentativas, mas é isso aí!!
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2007, 08:55:13
Pelegrin e padovaz, o plugin permite ajustes dos tons dos filtros aplicados a imagem PB. ë muito útil e prático.


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:16:36
Citar
Citar
Francisco,

Obrigado pela resposta, era alguma coisa nessa linha que eu queria para entender. Quer dizer que com o "Curves" do photoshop setado pro monochrome eu consigo simular como a captação em p&b reagiria às diversas cores?
Só não compreendo bem como o "Channel mixer" trabalha no p&b.

Wdantas,

O plugin parece interessante, vou baixar. Mas permite bastante controle manual?

Abraços e obrigado.
O chanel mixer é bastante similar ao curves, o que realmente muda é a forma de trabalhar com as cores que , no caso, serão as resposta tonais para as cores, só que em p&b. Parece complicado mas não é, somente exige treino.
Eu acho o chanel mixer muito mais prático e eficiente (uso o CS3). Vc tem a caixinha de monochrome pra indicar que vc quer fazer a conversão pra p&b. Apartir daí, os sliders referentes às cores passam a funcionar como filtros coloridos! É simples assim, aumentar o slider do RED é o mesmo que usar um filtro vermelho pra p&b. A grande vantagem aqui é que nosso "filtro virtual" é totalmente customizável, ou seja, ao invés de usar um filtro com uma cor fixa, vc move os sliders e tem o filtro na cor que vc quiser e com a vantagem adicional de ver o resultado em tempo real.
Se vc conhece e tem intimidade com fotografia em filme e usava filtros coloridos, é muito intuitivo e fácil fazer a conversão. Se não, vai exigir algumas tentativas, mas é isso aí!!
padovaz,

Obrigado, agora tudo ficou mais claro. Não tenho muita experiência com filtros, usei apenas o amarelo (em filme p&b), mas já estudei como os filtros funcionam. Era isso que eu precisava saber.

Valeu mesmo