Autor Tópico: Noturna, m4/3, ISO 4.000  (Lida 2734 vezes)

CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Online: 11 de Dezembro de 2014, 09:17:38
Gostei do resultado do sensor com ISO 4.000

Foto na mão, sem tripé, usando uma objetiva 75mm (150mm equivalente), com ISO 4.000.

Tratamento com pequenos ajustes de curvas, highlights e shadows, cores, contraste e um tico de definição (sharpen)

Não usei redutor de ruído


Nativitaten, Gramado / RS / Brasil by CristianoCSoares, on Flickr


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2014, 09:33:26
Tratamento com pequenos ajustes de curvas, highlights e shadows, cores, contraste e um tico de definição (sharpen)

Uma opinião: A não ser que essa seja sua intenção, penso que vc poderia ter clareado um pouco mais as áreas "pretas" da foto, que inclusive são uma boa parcela da imagem.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2014, 09:52:48
Uma opinião: A não ser que essa seja sua intenção, penso que vc poderia ter clareado um pouco mais as áreas "pretas" da foto, que inclusive são uma boa parcela da imagem.

Isso é parte de uma apresentação em Gramado este ano, na imagem acima eu já clareei um pouco as sombras.

Acabei de tentar no raw puxar mais um pouco de informação das sombras, mas só evidencia ainda mais a casa que está ao fundo (e não faz parte do show).

No dorso dos percussionistas e do maestro não recupera nada e para recuperar no rosto dos cantores a "puxada" tem que ser muito forte (achei a imagem pior).

Acabei de tentar usar menos contraste, deixou as sombras menos evidentes, melhorou inclusive a cor do rosto dos cantores, mas a casa ao fundo chama muita atenção novamente.

Para o meu gosto ainda preferi a imagem como está postada, se tiver mais alguma sugestão, eu tento aqui. :ok:


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2014, 10:57:42
ISO 4000, penso ser demais elevado para a cena, mas sem a exposição e abertura, fica difícil de discutirmos.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2014, 11:00:16
ISO 4000, penso ser demais elevado para a cena, mas sem a exposição e abertura, fica difícil de discutirmos.

Mas ele tava sem tripé e precisava de rapidez....são pessoas que se movimentam..
Isso é parte de uma apresentação em Gramado este ano, na imagem acima eu já clareei um pouco as sombras.

Acabei de tentar no raw puxar mais um pouco de informação das sombras, mas só evidencia ainda mais a casa que está ao fundo (e não faz parte do show).

No dorso dos percussionistas e do maestro não recupera nada e para recuperar no rosto dos cantores a "puxada" tem que ser muito forte (achei a imagem pior).

Acabei de tentar usar menos contraste, deixou as sombras menos evidentes, melhorou inclusive a cor do rosto dos cantores, mas a casa ao fundo chama muita atenção novamente.

Para o meu gosto ainda preferi a imagem como está postada, se tiver mais alguma sugestão, eu tento aqui. :ok:

Legal, é isso aí, esgaçar até o que da pra ter o resultado que se pretende. :ok:


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2014, 11:13:20
ISO 4000, penso ser demais elevado para a cena, mas sem a exposição e abertura, fica difícil de discutirmos.

Abertura f/2,5 (lente com abertura máxima de f/1,8), velocidade 1/125
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, 11:18:10 por CristianoSoares »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2014, 11:17:45
Legal, é isso aí, esgaçar até o que da pra ter o resultado que se pretende. :ok:

Faltou tentar um crop em 3x2, que eliminaria o espaço negativo acima, mas minha intenção e imprimir todas as fotos que eu selecionar da viagem em 15x21.


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2014, 11:33:12
Abertura f/2,5 (lente com abertura máxima de f/1,8), velocidade 1/125

Com essa abertura e essa exposição mais um ISO 4000, posso então concluir que você estava deverás longe, senão, certamente teríamos vários pontos de estouro.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2014, 11:45:06
Com essa abertura e essa exposição mais um ISO 4000, posso então concluir que você estava deverás longe, senão, certamente teríamos vários pontos de estouro.

O show é dentro de uma lago e eu estimo que para esta foto eu estava a uns 10 ou 15 metros de distância (na arquibancada fora do lago).


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2014, 11:51:28
O show é dentro de uma lago e eu estimo que para esta foto eu estava a uns 10 ou 15 metros de distância (na arquibancada fora do lago).

Blz, muito obrigado pela informação, abraços.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2014, 14:18:22
Gostei do resultado do sensor com ISO 4.000

Foto na mão, sem tripé, usando uma objetiva 75mm (150mm equivalente), com ISO 4.000.

Tratamento com pequenos ajustes de curvas, highlights e shadows, cores, contraste e um tico de definição (sharpen)

Não usei redutor de ruído

Gostei do resultado e nesse caso nem voce e a camera poderíam ter feito algo diferente / melhor na questão das sombras, pois aí é muito escuro com luzes diretas / fortes, então o contraste é absurdamente alto.

Nesse caso parabens, captou bem, eu não cortaria a parte superior, pois ficaria o canto esquerdo muito proximo das pessoas o corte.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, 14:19:12 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2014, 14:31:20
Gostei do resultado e nesse caso nem voce e a camera poderíam ter feito algo diferente / melhor na questão das sombras, pois aí é muito escuro com luzes diretas / fortes, então o contraste é absurdamente alto.

Nesse caso parabens, captou bem, eu não cortaria a parte superior, pois ficaria o canto esquerdo muito proximo das pessoas o corte.

Obrigado pelo comentário! :ok:

O caso do corte que comentei seria possível (a foto acima está em 4x3, formato dos sensores m4/3), se optasse por alterar o formato para 3x2, eu cortaria um pouco da parte escura da foto, sem cortar as laterais, mas como comentei, minha opção vai ser impressão em 21x15 (formato 4x3).


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:06:54
Eu gostei da foto, achei muito show o contraste de claro/escuro!
Thais Matos


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:23:02
Eu gostei da foto, achei muito show o contraste de claro/escuro!

Obrigado por ver e comentar! :ok:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2014, 00:26:15
o aspect ratio não é 3:2 não né?

ta tarde e não to vendo bem  :ponder:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com