Então amigo, ai foi suicídio mesmo, eu parcelo em 5x no boleto, sendo a primeira no ato da assinatura e mais 4 nos meses seguintes, e ainda tenho medo de dar uma inflação doida nesse período (Brasil né), para parcelar em mais vezes só no Cartão de crédito.
Agora, na minha opinião, o erro foi seu, o melhor é assumir, analise o que te dará menos prejuízo, rescindir o contrato, ou cobrir o evento, "conserte" a situação desagradável com os noivos e faça o seu melhor como sempre.
Uma peleja com os noivos, além da quase certeza de perder, ainda vai queimar seu filme.
Sim Roberto, foi uma burrice de novato! Obrigado pelos "insights"
evite a todo custo ter um desentendimento grande com o cliente... aconteceu comigo de perceber que a cliente iria implicar com algumas coisas (como o meu estilo de fotografia e nao confiar plenamente no meu trabalho) que mandei uma mensagem sendo o mais educado possivel e cancelando o evento. Preferi nao fazer do que fazer e acabar me incomodando mais ainda. Lembre-se que pelo fato de ter havido algum desentendimento voce fazer o casamento deles dará margem a qualquer erro minimo seu ser cobrado e se incomodar absurdamente.
Sim. Fazer um casamento sem clima nenhum é bem complicado.
O melhor a fazer é corrigir esses 10% e vai lá fazer esse casamento em 2016. Até lá vc esqueceu.
O problema é olhar a cara deles no dia e relembrar de tudo isso. kkkkkkk Blw Fuca66!
Como eu citei e os outros colegas complementaram.
Se o cliente aceitou de boa os 10% de reajuste, se de por satisfeito, aprenda com seus erros, e como citei, atualize o seu contrato e forma de realizar a venda.
Já atualizei o meu contrato. O contrato que eu usava em 2013 era muito genérico. Hoje em dia o meu contrato não possui nenhuma clausula de adiamento da data do evento. A reserva é única e exclusiva para aquela data.
Cara, infelizmente essa valorização do seu trabalho não existe para o cliente já contratado, só para os novos contratos.
No máximo um índice anual de inflação como os citados.
Se fosse acha que o valor contratado na época não vale mais a pena, é melhor cancelar mesmo.
Sim Vangelismm. Foi isso que eu aprendi com este caso. De todos os casórios que eu fechei, este foi o primeiro a dar "problema".
Eu colocaria como reajuste apenas em cima dos produtos que irás pagar a outros fornecedores como por exemplo impressão de albuns ou fotos. O aumento do valor do seu pacote não funcinoaria pra mim (como cliente) pois é subjetivo.
Vou dar o exemplo de um fotógrafo conhecido, o mesmo fazia sessões de pre-wedding por 2000 reais já com o DVD e album de fotos.
Agora o mesmo foi citado e também fez fotos de váaarios famosos... O passe do cara multiplicou por 4-5x.. E aí, o que achas que ele deve fazer com os clientes que já fecharam pra 2015, que já começaram a pagar e "investiram" nele antes da fama?
O que ele fez...Manteve seu valor acordado sem reajustes.
Não sei o que fará, na minha opinião, se ainda existe um clima amigável, aceite os 10% e faça muito bem feito o trabalho e se o clima está tenso, sugira pra ela escolher o que ela prefere, o trabalho com ajuste de 10% ou ela quebrar o contrato, assim não fica contigo a decisão.
Boa sorte e bola pra frente
Silvano, sim. Até concordo se o casal mantivesse a data que foi fechado. Na época que a gente negociou, o pacote básico era 4,5mil e este ano, comecei a cobrar 6,8 para casórios em 2015. Mesmo que a minha cobertura para 2015 fosse 12mil eu faria com o maior prazer o casório deles.
O problema é que eles não irão mais fazer nesta data e adiaram para 2016. Ou seja, perdi o data deles em 2015 e ainda perderei a data em 2016, sendo que eu poderia fechar com um casal que pagaria em "full".
Cada vez que eu penso eu vejo mais vantagem de cancelar o contrato por minha conta. Vamos ver no que vai dar nesta semana.
Obrigado a todos pelos comentários. Me ajudaram bastante. Abraços!!