Autor Tópico: Dor de cabeça com o contrato de Casamento.  (Lida 6105 vezes)

cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #15 Online: 17 de Dezembro de 2014, 23:34:47
Então amigo, ai foi suicídio mesmo, eu parcelo em 5x no boleto, sendo a primeira no ato da assinatura e mais 4 nos meses seguintes, e ainda tenho medo de dar uma inflação doida nesse período (Brasil né), para parcelar em mais vezes só no Cartão de crédito.

Agora, na minha opinião, o erro foi seu, o melhor é assumir, analise o que te dará menos prejuízo, rescindir o contrato, ou cobrir o evento, "conserte" a situação desagradável com os noivos e faça o seu melhor como sempre.

Uma peleja com os noivos, além da quase certeza de perder, ainda vai queimar seu filme.

Sim Roberto, foi uma burrice de novato! Obrigado pelos "insights"

evite a todo custo ter um desentendimento grande com o cliente... aconteceu comigo de perceber que a cliente iria implicar com algumas coisas (como o meu estilo de fotografia e nao confiar plenamente no meu trabalho) que mandei uma mensagem sendo o mais educado possivel e cancelando o evento. Preferi nao fazer do que fazer e acabar me incomodando mais ainda. Lembre-se que pelo fato de ter havido algum desentendimento voce fazer o casamento deles dará margem a qualquer erro minimo seu ser cobrado e se incomodar absurdamente.

Sim. Fazer um casamento sem clima nenhum é bem complicado.

O melhor a fazer é corrigir esses 10% e vai lá fazer esse casamento em 2016. Até lá vc esqueceu.

O problema é olhar a cara deles no dia e relembrar de tudo isso. kkkkkkk Blw Fuca66!

Como eu citei e os outros colegas complementaram.
Se o cliente aceitou de boa os 10% de reajuste, se de por satisfeito, aprenda com seus erros, e como citei, atualize o seu contrato e forma de realizar a venda.

Já atualizei o meu contrato. O contrato que eu usava em 2013 era muito genérico. Hoje em dia o meu contrato não possui nenhuma clausula de adiamento da data do evento. A reserva é única e exclusiva para aquela data.

Cara, infelizmente essa valorização do seu trabalho não existe para o cliente já contratado, só para os novos contratos.
No máximo um índice anual de inflação como os citados.

Se fosse acha que o valor contratado na época não vale mais a pena, é melhor cancelar mesmo.

Sim Vangelismm. Foi isso que eu aprendi com este caso. De todos os casórios que eu fechei, este foi o primeiro a dar "problema".

Eu colocaria como reajuste apenas em cima dos produtos que irás pagar a outros fornecedores como por exemplo impressão de albuns ou fotos. O aumento do valor do seu pacote não funcinoaria pra mim (como cliente) pois é subjetivo.

Vou dar o exemplo de um fotógrafo conhecido, o mesmo fazia sessões de pre-wedding por 2000 reais já com o DVD e album de fotos.

Agora o mesmo foi citado e também fez fotos de váaarios famosos... O passe do cara multiplicou por 4-5x.. E aí, o que achas que ele deve fazer com os clientes que já fecharam pra 2015, que já começaram a pagar e "investiram" nele antes da fama?
O que ele fez...Manteve seu valor acordado sem reajustes.

Não sei o que fará, na minha opinião, se ainda existe um clima amigável, aceite os 10% e faça muito bem feito o trabalho e se o clima está tenso, sugira pra ela escolher o que ela prefere, o trabalho com ajuste de 10% ou ela quebrar o contrato, assim não fica contigo a decisão.

Boa sorte e bola pra frente  :ok:

Silvano, sim. Até concordo se o casal mantivesse a data que foi fechado. Na época que a gente negociou, o pacote básico era 4,5mil e este ano, comecei a cobrar 6,8 para casórios em 2015. Mesmo que a minha cobertura para 2015 fosse 12mil eu faria com o maior prazer o casório deles.
O problema é que eles não irão mais fazer nesta data e adiaram para 2016. Ou seja, perdi o data deles em 2015 e ainda perderei a data em 2016, sendo que eu poderia fechar com um casal que pagaria em "full".


Cada vez que eu penso eu vejo mais vantagem de cancelar o contrato por minha conta. Vamos ver no que vai dar nesta semana.

Obrigado a todos pelos comentários. Me ajudaram bastante. Abraços!!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 18 de Dezembro de 2014, 11:30:16
Sim. Fazer um casamento sem clima nenhum é bem complicado.

-------------------------

O problema é olhar a cara deles no dia e relembrar de tudo isso. kkkkkkk Blw Fuca66!

Cara isso é simples demais, depois de uma boa conversa tudo se acerta.


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2014, 11:55:58

Pessoal, tudo bem? Não sei se vocês poderão me ajudar. Tenho uma dúvida em relação ao reajuste de valores no contrato. Espero que os veteranos ou os mais experientes consigam me dar um " help".

Sou fotógrafo de casamento. Fechei com uma noiva no final de 2013 para o casamento dela em Abril de 2015. Até ai tudo ok.
Mês passado ela me enviou um email dizendo que irá adiar a data do casamento para 2016 devido a problemas familiares. Falei que tenho disponibilidade para a nova data e caso ela queira fechar, terá que pagar os reajustes dos valores novos (isto está no contrato).

" 8.2. A remarcação de DATAS ADIADAS sem definição, pelos CONTRATANTES, fica a critério da agenda do CONTRATADO. O contrato poderá sofrer alterações de valores conforme a data a ser marcada, devido a mudanças na economia e aumento dos custos do material usado na produção das fotos."

Os valores da cobertura de 2016 estão muito acima do que era em 2013 e ela achou ABUSIVA essa diferença de preço no reajuste.
Ela propôs um reajuste de apenas 10% ou eu cancelar o contrato. Caso eu cancele, fico responsável em arcar com as multas contratuais e o reembolso dos valores pagos fixados no nosso contrato. Tentei oferecer de boa-fé a devolução dos valores que ela pagou e sem multa para ficar justo entre as partes. Mas ainda não tive resposta dela.

Só para vocês terem uma idéia, em 2013, ela contratou a cobertura fotográfica, ensaio e álbum por R$ 6,5mil. Para 2016, este mesmo pacote está por R$9mil.

Li umas coisas no CDC e , na maior parte, o favorecido é sempre o consumidor. Mas oras, a gente tem um trabalho autoral e personalizado. É nós que definimos o valor do nosso trabalho não?! Além disso, fiquei no prejuízo, pois deixei de fechar com outros casais para a data dela em 2015.

O que que vocês acham? Já tiveram alguma experiência parecida? Estou certo em cobrar esta diferença? Alguma luz no fim do túnel?
Abraços!!

Eu estou chegando agora como autônomo mas já trabalhava em um empresa conhecida de minha cidade. Caro colega, reduza sua margem de lucro, faça as melhores fotos possíveis e evite briga com clientes, pior coisa que a boca e opinião de um cliente insatisfeito não existe no mundo dos negócios. A empresa citada ficou por mais de 25 anos líder no mercado daqui, chegou a expandir e virar buffet, cerimonial e decoradora, porém por desleixo do dono hoje ela não passa de uma loja de impressões somente e muito queimada no mercado. Veja bem, evite sempre aquele dialogo pesado e em tom de conflito, pois basta um casal para queimar seu nome e esse nome queimado ser propagado por anos ...

Tente o reajuste que ela aceitou e fica na paz esperando acontecer o evento.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2014, 12:38:11

O problema é olhar a cara deles no dia e relembrar de tudo isso. kkkkkkk Blw Fuca66!


Faça uma reflexão, o profissionalismo envolve relevar essas situações, deixe a paixão e os sentimentos para a fotografia. A relação com os clientes tem que ser antes de tudo a mais transparente, isenta, honesta e cordial.

Lentes Antigas + Sony E-Mount