Autor Tópico: Câmera para maquiagens  (Lida 11977 vezes)

DBastoss

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 12 de Dezembro de 2014, 09:41:41
Olá...

Queria que vcs me ajudassem com algumas dicas, sou maquiadora e gostaria de adquirir uma boa câmera (e bom preço tbm  :ok: ) para fotografar meu trabalho, uma câmera que as fotos não precisasse de tanta edição mais que as fotos ficassem com nitidez para aparecer os detalhes mínimos da maquiagem, como um degrade de sombras ou um delineado.

Sei que algumas pessoas vão falar que seria mais fácil eu trabalhar com um fotografo profissional, porem não é todas as vezes que eu poderei ter um ao meu lado, quero uma câmera para fotografar mais o meu dia a dia, maquiagens de fim de semana, trabalhos rápidos, essas foto eu geralmente publico na mha pagina do FB.

Dei uma pesquisada e vi falando muito bem da Sony NEX-F3, o que vcs podem me falar dela? será que ela atende minha necessidade? tem alguma outra que vcs achem que seria melhor? mais que seja um valor razoável :ok: $$$$$

Obg :) :) :)


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2014, 10:37:40
Espere pela opinião de usuários de câmeras Sony.

O que eu posso adiantar é que a câmera é apenas a ponta do iceberg.
De equipamentos, um lente será necessária (50mm fixa ou alguma zoom por exemplo).
Se quer tirar fotos de detalhes mínimos, coloque uma lente macro no kit. Ou pode recorrer às gambiarras ensinadas nos vídeos do Youtube, mas não recomendo.
 
Um flash externo ou outra fonte de luz tbm será necessária.

Um computador que tenha  PS ou LR pra completar.


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2014, 14:08:20
A Nex F3 é ótima. Pode ir nela sem medo.

O ponto mais crítico aí nem é a câmera. É a iluminação.
Quando for fotografar, tenha certeza que é um lugar bem iluminado.

Uma iluminação boa e fácil é luz natural.
Porém não fotografe em um sol muito forte. Luz forte direta não fica legal.
Procure uma luz mais difusa, que não gere muitas sombras.

Se for usar flash, use ele apontado para o teto (se for branco).
O flash da F3 permite isso, e a diferença é enorme.

E também não use lentes muito "abertas", para evitar que a pessoa fique com "cara de balão".  :D
Na F3 por exemplo, com a 18-55, tente usá-la em 55mm.
A pessoa fotografada agradece.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 14:10:44 por Hoogle »


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2014, 14:19:28
Sobre o que falei sobre a lente. Aqui vai um exemplo.  :ok:



CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2014, 16:44:25
Se não pretende se aprofundar em edição de imagens e vai fotografar em JPEG, sugiro sempre levar algo branco para customizar o balanço de branco (as câmeras mais avançadas, inclusive a NEX permitem fazer isso) com a luz local onde for fazer a foto, isso evitará que suas fotos saiam com cores diferentes das reais.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2014, 03:03:30
Não seria mais interessante uma parceria com um fotógrafo?
Algo na linha da troca de indicações?


DBastoss

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2014, 08:58:01
Não seria mais interessante uma parceria com um fotógrafo?
Algo na linha da troca de indicações?

Então tenho sim parcerias com fotografos, para books e making off, porem quero mesmo uma câmera para qndo estou fazendo trabalhos mais comuns.. aqueles do dia a dia.. sem ser noivas debutantes.. etc.. mais muuuito obg pelas dicas  :ok: :ok: :ok:


DBastoss

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2014, 09:00:45
A Nex F3 é ótima. Pode ir nela sem medo.

O ponto mais crítico aí nem é a câmera. É a iluminação.
Quando for fotografar, tenha certeza que é um lugar bem iluminado.

Uma iluminação boa e fácil é luz natural.
Porém não fotografe em um sol muito forte. Luz forte direta não fica legal.
Procure uma luz mais difusa, que não gere muitas sombras.

Se for usar flash, use ele apontado para o teto (se for branco).
O flash da F3 permite isso, e a diferença é enorme.

E também não use lentes muito "abertas", para evitar que a pessoa fique com "cara de balão".  :D
Na F3 por exemplo, com a 18-55, tente usá-la em 55mm.
A pessoa fotografada agradece.

Poxaaaa  :clap: .... Muuuito obg pelas sua dicas.. obg mesmo pela atenção... e as fotos.. realmente tem diferença.. Vou com tudo nela então.. pelo que vc falou vai me atender entao...


DBastoss

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2014, 09:04:31
Se não pretende se aprofundar em edição de imagens e vai fotografar em JPEG, sugiro sempre levar algo branco para customizar o balanço de branco (as câmeras mais avançadas, inclusive a NEX permitem fazer isso) com a luz local onde for fazer a foto, isso evitará que suas fotos saiam com cores diferentes das reais.

Haaa simmm... mais não entendi bem o que seria algo branco... desculpe mais como eu usaria isso... e pra fazer um fundo branco?
Desculpe e que sou leiga no assunto  ;)


DBastoss

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2014, 09:09:27
Espere pela opinião de usuários de câmeras Sony.

O que eu posso adiantar é que a câmera é apenas a ponta do iceberg.
De equipamentos, um lente será necessária (50mm fixa ou alguma zoom por exemplo).
Se quer tirar fotos de detalhes mínimos, coloque uma lente macro no kit. Ou pode recorrer às gambiarras ensinadas nos vídeos do Youtube, mas não recomendo.
 
Um flash externo ou outra fonte de luz tbm será necessária.

Um computador que tenha  PS ou LR pra completar.

Haaa.. simm... hahahah mais no mmt em pretendo ficar somente com a pontinho do iceberg mesmo... e muuuito cacife pra mim.. hahaha.. mais bg pela dia tbm... ela ja vem com a lente de 50mm ou essa de macro ai que vc falou ou tem que comprar separado? e o que seria LR  não consegui decifrar :(  (ps eu sie..rss)


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2014, 09:51:34
Olá...

Queria que vcs me ajudassem com algumas dicas, sou maquiadora e gostaria de adquirir uma boa câmera (e bom preço tbm  :ok: ) para fotografar meu trabalho, uma câmera que as fotos não precisasse de tanta edição mais que as fotos ficassem com nitidez para aparecer os detalhes mínimos da maquiagem, como um degrade de sombras ou um delineado.

Sei que algumas pessoas vão falar que seria mais fácil eu trabalhar com um fotografo profissional, porem não é todas as vezes que eu poderei ter um ao meu lado, quero uma câmera para fotografar mais o meu dia a dia, maquiagens de fim de semana, trabalhos rápidos, essas foto eu geralmente publico na mha pagina do FB.

Dei uma pesquisada e vi falando muito bem da Sony NEX-F3, o que vcs podem me falar dela? será que ela atende minha necessidade? tem alguma outra que vcs achem que seria melhor? mais que seja um valor razoável :ok: $$$$$

Obg :) :) :)

Pode ser esta Sony sim, mas pode ser também qualquer Canon ou Nikon, COM UMA BOA LENTE.

No seu caso a iluminação é FUNDAMENTAL, portanto pense num flash específico. Meu dentista usa uma Canon com um flash invocadão, para fotografar a arcada dentária. Não é um flash comum.

Veja aqui conjuntos possíveis: http://ivanyoshio.com/2014/02/21/conjunto-ideal-para-fotografia-odontologica/

Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2014, 09:59:01
Na minha opinião eu me preocuparia mais com a luz do que com a câmera, essa F3 é uma das muitas que podem ser usadas, mas se não tiver uma luz apropriada não vai adiantar de nada, de repente vale fazer uma consultoria com algum fotografo que trabalha com beauty pra te orientar e mostrar na prática como pode se virar, te mostrar as possibilidades, vc ver que tipo de luz mais lhe agrada, e tentar chegar em algo que vc possa colocar em prática no seu cotidiano  :ok:
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2014, 10:00:00 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2014, 15:40:04
Acho que o mais ideal no seu caso seria qualquer camera DSLR com uma lente normal (50mm) ou uma semitele (85mm) e um ringflash, o ringflash é bacana pois voce consegue uma luz totalmente frontal, difusa e que nao vem de cima, nem de baixo, nem de lado, vem de frente (coisa que nao é possivel com um flash fora da camera), assim voce consegue uma marcação bem bacana do rosto, vejo muitas blogueiras de make-up gringas e algumas nacionais que usam esse tipo de luz (minha esposa é maquiadora)

Segue um exemplo:



No mais, uma outra boa luz seria um beauty dish, porém voce vai gastar mais
@jacobfotografiacriativa


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2014, 17:21:15
Haaa.. simm... hahahah mais no mmt em pretendo ficar somente com a pontinho do iceberg mesmo... e muuuito cacife pra mim.. hahaha.. mais bg pela dia tbm... ela ja vem com a lente de 50mm ou essa de macro ai que vc falou ou tem que comprar separado? e o que seria LR  não consegui decifrar :(  (ps eu sie..rss)

Então, vc precisa verificar se esta câmera vem ou não com alguma lente. Se vier, veja a distância focal dela (geralmente vem uma zoom 18-55mm, que é suficiente no seu caso). Se não vier, é recomendável que adquira uma fixa de 50mm ou 85mm...ou então essa zoom de 18-55mm (usar em 55mm).
A macro é separada, mas recomendo que compre só depois...citei ela, mas como vc disse que quer pro dia a dia e trabalhos mais comuns então por enquanto nem compensa.

LR é o Lightroom...um programa de edição de imagens como o Photoshop.

Veja as dicas dos colegas e dê atenção especial a iluminação. Um bom flash fará toda a diferença.


DBastoss

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:53:27
Então, vc precisa verificar se esta câmera vem ou não com alguma lente. Se vier, veja a distância focal dela (geralmente vem uma zoom 18-55mm, que é suficiente no seu caso). Se não vier, é recomendável que adquira uma fixa de 50mm ou 85mm...ou então essa zoom de 18-55mm (usar em 55mm).
A macro é separada, mas recomendo que compre só depois...citei ela, mas como vc disse que quer pro dia a dia e trabalhos mais comuns então por enquanto nem compensa.

LR é o Lightroom...um programa de edição de imagens como o Photoshop.

Veja as dicas dos colegas e dê atenção especial a iluminação. Um bom flash fará toda a diferença.


Haaa.. simmm. entendi tudo agora... muito obg  :ok: :ok: :ok: Vlw mesmo  :clap: