Autor Tópico: IBOV - Bolsa de Valores - Petrobrás - PETR4  (Lida 15223 vezes)

Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #15 Online: 18 de Dezembro de 2014, 14:27:53
Obrigado por suas palavras.
Vou pensar em algumas sugestões!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 18 de Dezembro de 2014, 20:43:08
Acho que você falou das causas (governo populista como acionista majoritário) e eu das consequências (não ser uma empresa boa há tempos. E agora já não ser sólida).
Sempre em minha humilde opinião, é claro!

Seja como for, meu suado dinheiro faz tempos que não vai pra lá; eque de lá saiu - não pensei em retornar nem mesmo quando teve a "farra do pré-sal".
Do jeito que a coisa está, eu só investiria se fosse na rubrica "risco", não na "capitalização de longo prazo".

Problema é que às vésperas de completar 52 a aversão ao risco vai aumentando, não apenas pela crescente frouxidão que a idade nos traz, mas como implementação da política de aposentadoria queé tracei racionalmente antes dos 30.
Guiado por ela, tenho, obviamente, cada vez menos possibilidade de recuperação de prejuízos, por ter menos tempo de reverter danos.
Assim, a aversão ao risco aumenta.

Pois é... As coisas não andam moleza. Mas existem formas de minimizar o prejuízo e se defender razoavelmente bem da inflação. Por exemplo, existem fundos cambiais atrelado ao Euro e Dólar. Existem fundos imobiliários que garantem dividendos mensais isentos de I.R. e por aí vai.

O que (e se) tiver sobrando aí sim pode investir em ações de bancos/bebidas/alimentos que são mais sólidas.
As das Telecoms e de Energia tem o mesmo problema da Petro,o governo fazendo caca. Seja não regulando direito as regras ou metendo a mão. Alguém tinha dúvida no desfecho do desconto que a Dilma deu na conta de luz ? Enquanto não entrar um governo sério a tendência é continuar daqui pra pior.

Será interessante ver como os 2 próximos anos serão. Se a Dilma conseguir reverter o quadro e colocar o país nor trilhos de verdade (haha) o Lula está feito. Caso contrário vai ficar chupando dedo. Só que tem tanta coisa entranhada, tanto podre que não sei se vai dar em alguma coisa. Todo mundo tá com o rabo preso.

A tal marolinha que o Lula falou corre o risco de virar um baita tsunami. Pelo menos o Mantega dançou e isso já é um começo.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2014, 22:42:12
Minha visão pessoal: sem Mantega nada está garantido. Nada!
Mas isso, inacreditavelmente, é uma boa notícia. Um avanço notável, pois o Mantega era garantia e certeza do insucesso de qualquer política econômica sensata.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, 22:45:14 por Tupiniquim »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2014, 09:08:57
Faz tempo que não coloco dinheiro na Petro também, como o AFShalders citou ela não é uma empresa "solta".
Existem boas empresas na bolsa para se investir no longo prazo.

Estou acompanhando o abestado projeto de lei PL 7274/2014 ... que se for aprovado será um tiro no pé contra os investidor.

Parece que aqui no Brasil se prega que é pecado mortal o cidadão comum lucrar e se dar bem financeiramente... parece que existe "forças ocultas" por parte de todo o governo que entra no poder para manter o peão como peão toda vida.

Sobre aposentadoria, eu acredito que a solução é diversificar os investimentos.
33% em Bolsa.... 33% em algo mais sólido, como títulos do Tesouro Direto atrelado ao IPCA.... Comprar terreno... .... e 33% em algum outro fundo.... FII.... RI...CDB...etc...

Quando mais você poupar... mais cedo você chega lá.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2014, 09:18:55
Eu vendi todas antes das eleições. Quando começou aquele papo de Passadena eu fiquei com medo e vendi tudo.

Meu irmão e meu sogro perderam uma grana.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2014, 10:18:44
Senão for utilizar a grana não compensa efetivar a perda, dificilmente consegue alocar a grana em outro recurso que recupere a perda no curto prazo, visto que a economia está cambaleando e 2015 não deve ser um ano fácil.
Uma hora a Petro sobe... pode demorar 2 anos... pode demorar 10... então para quem está comprado com ideia de longo prazo, compensa esperar.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2014, 23:20:46
Só uma observação.

O valor do barril de petróleo caiu para 60 dólares, que antes era 150, ou seja, o mercado internacional está em crise, não só a Petrobras.

Os EUA ficaram praticamente auto suficientes com o petróleo extraído do xisto.
Isso derrubou a demanda e a OPEP, ao contrario do que sempre fez, não diminuiu a produção para manter o preço alto.

Agora escolha a sua teoria da conspiração:

1- OPEP quer matar o petróleo do xisto, o qual não é viável com o barril custando menos de 60 dólares.
2- EUA estão por trás disso para prejudicar a Russia que tem economia fortemente atrelada ao petróleo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2014, 01:13:11
Mesmo com o petróleo a $50 as ações da Petrobrás estão muito abaixo do valor que deveriam. A baixa no valor do barril de petróleo ajuda mas nem de longe é determinante na crise atual.

Os EUA estão correndo atrás da auto suficiência ja tem três décadas e vai ser ótimo se conseguirem, porque isso corta as asinhas dos paises árabes que adoram ter todo mundo nas mãos. Não esqueça que a OPEP é um cartel. O que os EUA querem é não depender dos árabes, porque ter que aturar aquela turma é brabo.

Uns anos atrás o barril custava $30 e nenhuma petrolífera faliu e Petróleo barato é bom para todo mundo.

O problema da Russia é outro. Eles não souberam aproveitar a oportunidade quando estavam cheios da grana para fortalecer a indústria deles. Não se produz praticamente nada na Rússia fora armamentos e petróleo hoje em dia. A indústrias automotiva, alimentícia e de bens de consumo é ridícula. Nem algodão que foi um dos maiores pilares da agricultura eles tem mais porque secaram o mar de Aral e por aí vai. Eles terão problema de verdade no dia que resolverem fazer os gasodutos do norte da África para a Europa.

A coisa é tão clara e sabida que nem dá margem para teoria da conspiração.



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2014, 08:01:29
Empresa sólida e confiável? Não é o caso da Petrobrás. Aliás, nunca foi.
Os colegas acima já explicaram as causas da empresa estar nesta situação. Acrescento tbm um argumento do ponto de vista da química:

http://super.abril.com.br/ciencia/brasil-auto-suficiente-petroleo-446464.shtml

Pois bem, a empresa se valorizou após o anúncio do pré-sal. Entretanto, foi só isso.
Pelo fato de ser controlada pelo governo (e sabemos como as coisas funcionam), houve a divulgação indiscriminada afirmando que o país era auto suficiente na produção de petróleo.
Naquela época, meus professores de química orgânica e de físico-química ja alertavam sobre essa enganação.
Quantitativamente éramos auto suficientes. Qualitativamente não. Pra piorar, estava previsto que em 2010 atingiríamos esta marca. Hoje nada mudou e ainda continuamos importando petróleo leve.

E agora que a real situação da empresa tudo escancarada para todos verem, será dificil e demorado para que ganhe confiança novamente. A Petrobrás hoje é a galinha dos ovos de ouro do governo.

Sobre o post acima do colega AFShalders, perfeito!  :clap:
Venezuela e Rússia não investiram com sabedoria os ganhos nas vendas do petróleo. Brasil idem.
Diferente dos Emirados Árabes, que construíram cidades do zero, e hoje tem outras fontes de capitais (turismo e negócios). Se a fonte secar, pelo menos não quebrarão.





Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #24 Online: 31 de Dezembro de 2014, 01:17:42
Relembrando o que escrevi no tópico sobre a recessão (e que lamentavelmente foi trancado):

A previsão do ano:

"Re:A caminho da Recessão Econômica?

« Responder #1 Online: 05 de Agosto de 2014, 16:50:57 »
Rick99 wrote:
Não é preciso ser economista para saber que a recessão virá. 2015 promete.
Os dois setores que servem como pilares da economia brasileira (automóveis e construção civil), não vão bem.
Com o PIB crescendo menos de 2% nesses últimos anos, e a inflação acima dos 7% a.a, deu pra perceber q uma hora a coisa iria feder.
Depois das eleições, preparem-se para a alta dos combustíveis, alta do dólar e dos juros (os EUA irão aumentar sua taxa básica em 2015, refletindo diretamente no Brasil).
Ou seja, quem tem dinheiro, invista em dólares. Quem tem ações em empresas brasileiras, tem grandes chances de levar prejuízo. E por fim, quem tem financiamento...salci fufu... 



E o mico do ano (eu não consigo parar de rir... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:)

Re:A caminho da Recessão Econômica?

« Responder #192 Online: 08 de Agosto de 2014, 14:05:48 »
Lordakner wrote:
Voltando à Economia:
As ações da Petrobras subiram.
E agora? 

Bolsas
Ações da Petrobras sobem mais de 3% e puxam alta da Bovespa
 O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou alta de 0,51% nesta quarta-feira (6), a 56.487,18 pontos. Na véspera, a Bolsa havia caído 0,73%.
A alta desta sessão foi puxada, principalmente, pelas ações da Petrobras, que subiram mais de 3%. As ações ordinárias (com direito a voto) e as preferenciais (com prioridade na distribuição de dividendos) da estatal tiveram a primeira e a quarta maior alta da Bolsa.
As ações da Vale e do Banco do Brasil, que têm grande peso sobre o índice, também ajudaram a Bovespa a fechar no campo positivo.
No mercado de câmbio, o dólar comercial encerrou em queda de 0,4%, cotado a R$ 2,274 na venda.
E o Dólar está caindo.
Quem vendeu ações para esperar o Apocalipse está perdendo dinheiro.   
« Última modificação: 08 de Agosto de 2014, 14:08:50 por Lordakner »


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

2014, um ano perfeito para quem investiu certo!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:





AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 31 de Dezembro de 2014, 03:27:42
Esqueceu da mencionar duas outras coisas:

O governo tem que dar uma empurrada no etanol de tempos em tempos, e por isso vai subir a porcentagem do mesmo na gasolina, que na prática quer dizer que em um litro de "gasolina" tem menos gasolina. Todas as vezes que o governo aumentou o teor de etanol a Petrobrás sifu. Óbvio, vende menos.

Faltou falar que o agronegócio em 2014 passou por maus momentos, com a seca que diminuiu MUITO a produção de gado para corte e causou aumento do leite e derivados. A safra de soja brasileira, embora excelente vai ter que competir com a dos EUA, que foi excepcional e com a da Argentina que não foi desprezível. O resultado foi que o preço da soja despencou no mercado internacional, e 30% da soja produzida aqui vai para a China, que obviamente vai comprar de quem vender mais barato.

O principal erro do Mantega, que foi ao meu ver a principal causa da merda toda, foi que quando a crise econômica internacional explodiu ( a dos subprimes ) o governo apostou em reduzir a inflação aqui por um mecanismo bizarro que era esperar que a demanda internacional de produtos brasileiros diminuisse e com isso sobrasse para o mercado interno (o próprio consumo interno equilibraria a coisa). Ou seja: tentaram TERCEIRIZAR o controle da inflação. PQP vai ser burro assim la na casa do caˆ#&#ˆ*# !!!  A aposta obviamente não deu certo, some isso a má gerência, populismo desenfreado (como por exemplo aquele desconto dado na conta de luz que agora vai ser cobrado com todos os juros e correcao imagináveis) , copa do mundo que custou muuuuito mais do que rendeu para o pais (lembrem que tem as olimpíadas ainda), corrupção doentia e tudo mais que estamos cansados de saber, é OBVIO que iria dar merda.

Agora é aguardar no que as ações vindas de fora irão dar, porque eles estão 100% corretos, a Petrobrás quebrou regras de contrato seríssimas com a SEC, violou todos os termos de conduta e isso pega muito mau aos olhos dos investidores.

Não adianta ficar discutindo o óbvio. Quando as açoes chegarem a um valor irresistível, podem crer que um monte de estrangeiros irão comprar a preço de banana e não estranhem se uma grande petrolifera comprar uma boa fatia da petrobras. No cenário atual, qualquer coisa pode acontecer. Qualquer coisa mesmo. Quebrar acho que não quebra. Mas se quebrar ai sim o bicho além de pegar, vai comer.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 28 de Janeiro de 2015, 18:00:38
Hoje cairam mais de 10%, a R$ 8.63 quando eu verifiquei...

O mais interessante do dia foi a Petrobras ir pedir a SEC como calcular o balanço de forma adequada, devido aos desvios de dinheiro.

Tem mais essa que já era bem previsível: http://finance.yahoo.com/news/petrobras-may-book-20-bln-234547335.html



Resumindo, nos últimos 12 anos só fizeram merda, e ainda continuam fazendo pelo jeito !

Quando as ações chegarem a 6 ou 7 reais aí penso em comprar, mesmo assim pensando em um longo prazo, de 5 anos.

Claro que se for entrar na modalidade especulativa existe uma possibilidade de lucro a curto prazo, mas não seria eficiente tendo aportes pequenos. Isso é para peixe grande que pode investir muita grana sem se preocupar. Por exemplo, a pessoa compra 1 milhão por X hoje e programa uma venda automática quando o valor passar por X+5%. São 50 mil fáceis para quem sabe fazer e tem a grana. Agora, fazer isso com 10 mil reais não serve para nada, vai ter um risco enorme para ganhar, digamos 500 reais...

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2015, 18:07:34 por AFShalders »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #27 Online: 28 de Janeiro de 2015, 18:11:49
Eu não entendo muito de ações, mas influencia em alguma coisa se a Petrobras  for vendida?

Tipo sei de uma conversa ai(que não posso citar) que a americana Exxon, tá dando proposta de erguer a Petrobras sob a bandeira dela e com isso pegar sua parte em exploração aqui, repassando não sei quanto $$$ ao Brasil.

Se isso acontecer é ruim ou bom? :ponder:
Fábio Pedro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 28 de Janeiro de 2015, 18:36:37
Eu não entendo muito de ações, mas influencia em alguma coisa se a Petrobras  for vendida?

Tipo sei de uma conversa ai(que não posso citar) que a americana Exxon, tá dando proposta de erguer a Petrobras sob a bandeira dela e com isso pegar sua parte em exploração aqui, repassando não sei quanto $$$ ao Brasil.

Se isso acontecer é ruim ou bom? :ponder:


Não faz diferença se o governo brasileiro continuar detendo a maioria das ações com direito a voto. O problema não é a Petrobrás em si, que sempre foi uma empresa sólida e sim a patifaria governamental dentro e fora dela.

Se o governo abrir mão do controle acionário, para a empresa pode até ser uma coisa boa, mas tem outros problemas importantes, como a regulação do setor petrolífero que não é nem um pouco clara. Vide os últimos leilões de áreas do pré sal feitos, no auge dos preços do petróleo. Foi um fracasso justamente porque ninguém confia no governo brasileiro. Petróleo sempre foi investimento de risco, mas tem um limite do que é considerado bom senso.

O mesmo acontece no setor elétrico e no de comunicações.

Ela e a PDVESA são as únicas petrolíferas do mundo a dar prejuízo. Adivinhe por que ?

Não são só as americanas que estão de olho na Petrobras, as chinesas e europeias também. Acho que todo mundo está de olho, seria burrice não estar.

Esse governo corre o risco de entrar para a história como sendo o mais incompetente jamais eleito, e como o que matou a Petrobras. Tomara que não, mas estamos andando direto para essa situação.



Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #29 Online: 29 de Janeiro de 2015, 08:54:42
Pessoal me desculpem fica fugindo do assunto do tópico, mas eu gosto de informações e como não tenho conhecimento de economia além do básico.

Alguém esclarecido sabe explicar porque o Brasil há tempo não adotou a moeda americana e continua a criar moedas que foram falhas na economia do país, só tendo uma pequena folga na época da criação do Real pelo FHC, mas que desde sua criação vem decliando e agora nas mãos dos PTralhas está caindo no abismo inflacional?

Tivemos ai também as propostas do Mercosul e tal sobre unificar moedas, mas que não andam... e depender de boa vontade de paises ainda mais subdesenvolvidos que o nosso para unificar, é esperar que pato bote ovo e de ouro.

Eu sei que o país quer ter controle sobre sua política monetária, e usar o dólar é ficar dependente de capital externo e que o controle do juros vai depender muito da transferência de recursos; Mas não seria ainda melhor ter o dolar?

Mesmo ficando dependentes do exterior para controle da taxa de juros?
Ou é ainda melhor manter a própria moeda e com isso ter controle sobre os juros?

Peço desculpas mais uma vez por desviar do assunto, mas isso é uma farpa na minha mente...
Fábio Pedro.