Autor Tópico: D750 - primeiras impressões  (Lida 8324 vezes)

dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Online: 12 de Dezembro de 2014, 22:35:52
Prezados, recebi esta semana minha D750. Venho aqui compartilhar minhas primeiras impressões. Informo que venho de uma D7000 (referência) e as opiniões referem-se ao meu estilo e nível de experiência. Meu uso mais intenso é em modo M. Como referência de avaliações, considero as capturas em RAW 14bit.

- Imagem em geral: Excelente! As cores são fiéis, com um grau tonal muito bom, sem precisar ajuste de saturação. Os tons de pele ficam muito bons. Ótimo range dinâmico, puxando +2EV no LR o que vem à tona das sombras é impressionante. Uso Picture Control Standard com nitidez um pouco maior (6). Testei com a 24-120 (kit), 85 1.8G, 105 2.8 e 70-300 e a nitidez foi ótima com todas. P&B´s ficam muito bons, com uma transição de cinzas muito bonito.
 
- ISO: Um novo mundo. A D7000 mantém bom até 1600, razoável até 2400 e daí o ruído dispara! Na D750, a curva de ruído se mantém toda baixa: em 1600 é limpo e fica bem controlado até 6400, sendo 12800 ainda bom para impressões até 30x20 (estimado, visualizando no meu monitor). Sinto um ganho de 1,5 a 2,0 pontos. Como é um ruído fino, aplicando pequena redução no LR e exportando em 12MP, o ruído é muito baixo em 6400, com bons detalhes. Pra mim é um ganho muito importante.
 
- Sistema de foco: Rápido e preciso, passa confiança. O tracking funciona bem, testei rapidamente na rua e foi muito assertivo, sem muito esforço. Em baixa luz a performance foi ótima. Até agora não achei necessidade de fine-tunning (ainda não testei a fundo).
 
- Medição: A D7000 sempre precisou de compensações nem sempre fáceis de discernir. Na D750 sinto mais confiança no zero do fotômetro ou manter -0,3ev em geral. O modo spot highlights ajuda bastante! Ele entende que é uma cena com fortes contrastes e equilibra bem as altas/baixas luzes, mas ainda vou testar mais em shows. Imagino que ajude muitos em casamentos, onde o vestido branco da noiva gera altos contrastes.
 
- Balanço de brancos: já estava satisfeito com o Auto WB da D7000 e como sempre fotografo em raw nunca me preocupei. Aqui o AWB parece estar um pouco melhor, mas sem maiores análises.
 
- Corpo: pequeno e leve, quase uma D7000, mas o grip melhorou muito! Construção passa sensação de solidez e a tela articulada não me assusta em nada. Tem reviews dela com uso em ambientes mais agressivos e não houve nenhum problema. Será uma bela companheira de viagens.
 
- Flash: Na D7000, nunca achei que a fotometria com o SB700 fosse muito assertiva. Agora, sinto que o TTL funciona melhor. Quando fico com dificuldades no manual ou tenho pouco tempo para ajustes, passo pra TTL e segue o baile. O pop-up é similar à da D7000. Botões um pouco duros ainda.
 
- Outros: Wifi funcionou bem, mas não creio que farei muito uso. Bateria EN-EL15 dura um pouco mais que na D7000. Buffer para RAW 14 bits descomprimido dura umas 20 fotos a 6,5fps, pra mim mais do que suficiente. A tela principal esta melhor e bem calibrada, sem surpresas ao abrir a foto no computador (estou com o LR 5.7). Função Meu Menu igual à D7000 fácil de usar.
 
- OVF: a D7000 já tem um pentaprisma muito bom. Mas o da D750 é esplêndido! Acho difícil que um dia eu caia de amores por algum EVF (coisa pessoal).
 
- Vídeo e Live View: só acionei pra ver se funcionava. Ainda não fiz nenhum teste mais conclusivo (eu quase nunca uso vídeo e entendo pouco). O foco em live view está bem melhor que na D7000, mas ainda aquém para um uso mais rápido.
 
O que não gostei até agora:
 
- Eu sempre fotografo com o olho esquerdo e o botão AFL/AEL é muito perto do OVF, como na D7000. Coloco no botão Fn.
- botões e alavancas um pouco duros. Não sei se porque é nova e a D7000 tá bem amaciada, mas ainda estranho um pouco.
- Posição do botão de ISO que nem da D7000, não gosto. Coloco o ISO no botão do vídeo e resolvido
- Sempre usei o visor LCD superior pra configurar tudo. Agora está menor e algumas coisas tem que usar a tela. Meio chato.
- Botão de vídeo na parte superior como se fosse uma das funções mais importantes da fotografia, mas se pode atribuir outras funções pra ele – eu coloco o ISO.
- meio lenta quando se fica passando muitas fotos para visualização (padrão Nikon). Poucas vezes que usei uma 5DMK3, usando a roda para ver as fotos é muito mais confortável. Seria bom usar um dos dials para isso.
- não vem com a tampinha de plastico pra sapata do flash. Na D7000 vinha e protege um pouco os contatos.
 
Obturador de 1/4000 não influi pra mim, até porque tenho ISO 50 aqui. Filtrando no LR poucos casos que passei de 1/4000, mas muitos que precisei de ISO alto. Flash Sync de 1/200 nem sinto diferença. As amadas 5DMK2/MK3 são 1/200 e não impede que sejam extensivamente usadas por ai.
 
Final de ano está apertado mas pretendo selecionar imagens feitas com a D7000 e a D750 pra postar algo mais concreto, assim que tiver um pouco mais de tempo. Mas é isso ai, uma ferramenta versátil que devo usar uns bons anos. Estou satisfeito em ter ido para full-frame.
 
Creio que com a D610, D750 e D810 a Nikon esteja sólida nesta linha. Que bom que nesta época temos ampla oferta de modelos FX a um alcance inimaginável 4 anos atrás (tanto de Canon, Nikon e Sony)!!
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2014, 22:55:29
Obrigado por compartilhar. Gostaríamos de ver "evidências" do que falou.... Poste fotos.

Se puder disponibilizar alguns RAWs também seria interessante.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2014, 23:48:25
Gostaria MTO de ter essa câmera.

 :( :(


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2014, 01:30:25
Ótima análise: Simples, direta e esclarecedora.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2014, 10:03:45
Obrigado por compartilhar. Gostaríamos de ver "evidências" do que falou.... Poste fotos.

Se puder disponibilizar alguns RAWs também seria interessante.

Sim, estou com ela a 4 dias, só usando quando volto do trabalho.

Peço mais um tempinho pra poder me organizar e deixo um link pro flickr...
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


YYZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2014, 09:56:11
Em relação ao foco, em single servo, você considera uma melhora expressiva?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:59:13
Esqueci de perguntar, tem fotos testando ISO alto?


dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2014, 19:10:08
Fiz fotos analisando mais de perto até ISO 6400. Parece o ISO 2400 da D7000... digo, é diferente... é um ruído fino menos destrutivo, fácil de tirar.

O foco tem se mostrado muito rápido e bastante preciso. Em baixa luz, não senti ele "pescar" nenhuma vez.

Eu faço trabalhos de fotografia, mas meu trabalho principal está me consumindo agora, mas pretendo colocar fotos que ilustrem melhor minhas impressões até o final da semana...
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2014, 16:31:40
muito boa análise. Tinha uma D7000, e fiz o upgrade para a D7100. Senti uma melhora imensa no foco e uma melhora significativa no ISO, sem falar algumas melhorias pontuais. Tenho interesse em migrar para Full frame um dia. Baseando-se no seu relato, arisco dizer que a D750 é a D7100 com sensor full frame...


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2014, 17:18:31

Fiz fotos analisando mais de perto até ISO 6400. Parece o ISO 2400 da D7000... digo, é diferente... é um ruído fino menos destrutivo, fácil de tirar.

O foco tem se mostrado muito rápido e bastante preciso. Em baixa luz, não senti ele "pescar" nenhuma vez.

Eu faço trabalhos de fotografia, mas meu trabalho principal está me consumindo agora, mas pretendo colocar fotos que ilustrem melhor minhas impressões até o final da semana...

Você tem somente ela atualmente ?


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2014, 23:25:18
pessoal, se alguém tem dúvidas sobre pq a d750 foi escolhida a FF high-end do ano.. esse vídeo dos caras da DPReview tem todas as respostas.
https://www.youtube.com/watch?v=KSCVRsaNx5c
IMPRESSIONANTES o alcance dinâmico do sensor, a quantidade absurda de detalhes que elem retém em cenários de largo contraste, a performance em alto ISO, o vídeo, o highlight metering, o sistema de foco em baixa luz, os modos de tracking do foco contínuo, etc etc etc..
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2014, 23:25:50 por dicandia »


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2014, 11:31:39
Saiu hoje a análise do Dpreview:

http://www.dpreview.com/reviews/nikon-d750


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2014, 12:32:37
Cara, obrigado pelo review. Vendi a minha D7000 e pretendo pegar a D750 em fevereiro do ano que vem. O que você escreveu só me faz ter mais certeza de que migrar para FF era o que eu queria. Sei muito bem do que você fala quando diz sobre o ruído da D7000 acima de ISO 1600. Ah, também tenho o SB700, que também achava meio estranho em modo TTL na D7000. Legal saber que o TTL dele funciona melhor na D750.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2014, 12:39:48 por dadozen »
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2014, 12:47:06
Sem dúvida nenhuma a melhor relação custo benefício em uma FF no mercado atualmente! É a câmera para 99,9% dos fotógrafos; e se a Canon não lançou uma concorrente para a D810 a Nikon acertou em cheio a 5D MkIII com a D750!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2014, 13:07:37
Sem dúvida nenhuma a melhor relação custo benefício em uma FF no mercado atualmente! É a câmera para 99,9% dos fotógrafos; e se a Canon não lançou uma concorrente para a D810 a Nikon acertou em cheio a 5D MkIII com a D750!

Concordo Pope. Baixaram o preço da D610 e da D7100, mas a diferença de preço para quem está atrás de uma FF ainda vale a pena.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4