Autor Tópico: Câmera INFRAVERMELHO micro 4/3 - Panasonic GF1  (Lida 2076 vezes)

Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Online: 09 de Novembro de 2014, 16:09:09
Câmera de lentes intercambiáveis formato micro 4/3 (apenas o corpo, sem lente) Panasonic GF1 convertida para infravermelho com filtro interno R72 (720nm):
  • Excelente estado!
  • Manuais (português, inglês, espanhol, francês) e CDs originais (não tenho a caixa original)
  • Cabo para conexão com computador
  • Alça original
  • Carregador e bateria
  • Carregador extra para viagem ("de parede")
  • A câmera encontra-se em São Paulo, capital. Quem tiver interesse em examiná-la e testá-la pessoalmente, basta me mandar uma mensagem para combinarmos.
  • Preço: R$ 1200,00 (não inclui a postagem)
Eu converto minhas próprias câmeras e fotografo em infravermelho há quase 8 anos. Quando vendo uma câmera sempre passo dicas de processamento, perfis de cores e actions para Photoshop, e o que mais for necessário para que o comprador tenha uma experiência gratificante e possa acelerar a curva de aprendizado com a fotografia em infravermelho. A conversão que fiz nessa câmera é diferenciada em relação às conversões normalmente feitas em assistências técnicas, proporcionando maior imunidade a poeira e a interferências UV, dois problemas comuns em câmeras convertidas (especialmente as Panasonic).

Aviso aos iniciantes: Fotografia em infravermelho não é uma brincadeira para pixel peepers :) A maioria das lentes e sensores não é projetada pelo fabricante para se comportar otimamente em infravermelho, portanto a fotografia em infravermelho pode apresentar os seguintes problemas em escala maior do que a fotografia com luz visível:
  • Aberrações cromáticas e de coma
  • Menor nitidez
  • Flare e outras formas de reflexos internos (como hotspotting)
  • Vinhetagem
  • Maior ruído (efeito colateral do processamento necessário para recuperar contraste)
Esses itens dependem muito da lente e das condições, e pessoalmente nenhum deles me incomoda nem um pouco, mas me vejo na obrigação de alertar potenciais compradores, pois sei que tem gente que, em lugar de apreciar uma foto na parede ou no monitor, prefere visualizar em 100%  e sair caçando "chifre na cabeça de cavalo" (como diz meu pai).
 
Isso posto, quem se aventura por esse caminho, normalmente se apaixona. Para alguns, não passa de uma vertente bizarra e cliché da fotografia. Para outros é uma porta para ver o mundo de outra forma, renovar a curiosidade e interesse pela fotografia, descondicionar o olhar, enfim: literalmente ver o invisível! Desnecessário dizer que me alinho com esse segundo grupo.

Exemplo da mesma cena fotografada com a mesma lente, em luz visível e em infravermelho:


A câmera que estou vendendo:


A quem estiver preocupado com a idade e estado da câmera, segue imagem mostrando que tirei menos de 7000 fotos com ela, nos 5 anos em que a possuo. Ela está extremamente bem conservada, tanto externa quanto internamente!


Mais detalhes e fotos no meu blog:
http://fotorabiscos.blogspot.com.br/p/venda.html
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2014, 09:26:13
Up!

Já imaginava que houvesse pouco interesse, por ser uma câmera especializada, e também talvez em parte pelo preconceito que algumas pessoas têm com o sistema micro 4/3.  Para ampliar o número de possíveis interessados, no fim de semana vou colocar um anúncio no Mercado Livre também.  Não tenho pressa: o motivo de eu pôr a GF1 à venda é que tenho outra na fila para  converter, e não gosto de ficar com câmera parada, sem uso.

Para ilustrar algumas possibilidades fotográficas com infravermelho, seguem algumas fotos que fiz exatamente com a câmera que estou vendendo:

Arquitetura:



Natureza:



Gatos:  :D




Também criei recentemente um tópico com fotos urbanas que fiz no domingo, em São Paulo:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=106981.0
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2014, 20:13:18
Rápido "up".   Ando na maior correria, nem tive mais tempo de me preocupar com a venda! :D

Baixei para R$1100 (+envio). Acabei de colocar também no ML, caso alguém prefira pagar com MercadoPago (+custo ML):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-612768304-camera-panasonic-gf1-convertida-para-infravermelho-_JM


Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional