Autor Tópico: Olympus 12-40 f/2.8 Pro na OMD E-M10  (Lida 10628 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Dezembro de 2014, 17:14:52
...eu gostava da 9 18 e vc não...Duas lentes do sistema que acho fantásticas são: 45mm 1.8 e a 75mm 1.8
....Agora estou com uma a6000. Muito boa câmera....Mas ela só está esquentando o lugar enquanto uma XT1 que andou pela França, tirou foto da Monalisa, dançou o Kam Kam no Moulin Rouge vim para estas bandas...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Claudio, se eu mostrar as fotos com a 9-18 na E-PL5, as feitas com a XT-1 e a Sony RX100 III (que comprei lá), vc vai ficar impressionado como a Olympus chega em último. Acho que é o lance da comparação sob as mesmas condições, afinal eu estava andando pelas mesmas bandas com a XT-1 e a Oly (com minha mulher). Assim, deu para comparar as fotos nas mesmas horas e nos mesmos lugares (deixei a Oly no iAuto). O resultado é que a Oly forneceu fotos muito boas, mas coisa de registro turístico mesmo, sem nada que chamasse a atenção. A XT-1, por outro lado, ainda mais com o PhotoNinja processando o RAW (RAF), qq foto besta vc não podia evitar o elogio à nitidez e ao contraste. Qdo comprei a Sony RX100 por lá, aí a Oly foi para a mala mesmo, pois a Sony fazia as mesmas fotos com muito mais "transportabilidade"...

Eu sempre gostei muito da NEX-6, fiz fotos que me satisfizeram bastante, e a a6000 é sua superversão!!! Estive com ela semana passada nas mãos, custava cerca de $650 com a taxa nas Sony Stores americanas, e aqui vi que está pela "bagatela" de R$ 5500, cerca de $2000!!!! A Sony joga duro com os preços aqui no Brasil... Ora, por esse preço vc compra uma XT-1 ou por pouco mais uma D750!!!! Por isso eu gosto da Fuji, a única até o momento "na real" em nosso país...

Continue batendo tambor aí....  :D

« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 17:28:59 por efilho »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Dezembro de 2014, 21:37:28
Salve, Edric - que bom que você gostou da bichinha. :) E que as fotos corresponderam às suas expectativas.

Gosto muito da E-M10 - tenho poucas ressalvas com ela. A maior (que é comum à todas as Olympus) é que, com a exposição em Spot Meter, o ponto de medição é sempre no centro do visor (nas Panasonic ele é no mesmo ponto do ponto focal). Para alguns tipos de foto que eu faço isso atrapalha um pouco. Alguns problemas com configuração via Myset, também - dá um pouco mais de trabalho configurar a máquina quando usada com lentes manuais do que minha GX7.

Mas tem coisas que são ótimas. Pessoal acha que é uma point&shoot, fica bem mais relaxado na frente dela. Os dials são muito bons, especialmente o traseiro (o mais de cima, acionado pelo dedão), acho perfeito. Os estabilizador, mesmo não sendo 5-axis, é MUITO bom - funciona muito bem em modo vídeo (aliás, com boa luz, a qualidade de video dela é bem aceitável), e quando uso lentes antigas (especialmente minhas 135mm), faz muita diferença.

Agora, se entendi bem...você comprou a 40-150mm f/2.8 também? :) Adiei minha viagem pra março só por causa dessa lente. :) (E da LX100...)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 14 de Dezembro de 2014, 23:08:31


Claudio, se eu mostrar as fotos com a 9-18 na E-PL5, as feitas com a XT-1 e a Sony RX100 III (que comprei lá), vc vai ficar impressionado como a Olympus chega em último. (...)


E rola de mostrar esse comparativo pra gente?  :D
Fiquei bastante curiosa.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Dezembro de 2014, 23:21:45
Oi Claudio, eu comprei a comum antiga, a Pro f/2.8 ainda não está à venda. Mesmo se estivesse eu não queria investir muito nem comprar tele grande, pois minhas fotos usam mesmo é essa faixa 24-70 equivalente...

Olá Helena, vou selecionar aqui e postO... :)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 14 de Dezembro de 2014, 23:26:07

Olá Helena, vou selecionar aqui e postO... :)

 :ok: :ok:
Um dia eu gostaria de ter uma 12-40. Um dia, quem sabe.
mas minha próxima aquisição mais "phyna" provavelmente será uma 7-14, seja pana ou Oly (essa acho que vai ser bem mais cara).
Tudo vai depender do resultado de um workshop que pretendo fazer de fotografia de natureza, cujas fotos são tiradas todas com grande angular. Só tenho a 9-18, se eu me encantar pela coisa, vou precisar de algo melhorzinho. Mas as 7-14 terão que aceitar filtro de alguma forma, se não, não vão servir pra mim. O trabalho todo desse fotógrafo de natureza gira em torno de filtros ND.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 23:31:31 por Helena Bsb »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Dezembro de 2014, 23:48:43
Um detalhe Helena, não me expressei bem com aquele "...impressionado como a Olympus chega em último": eu não esperava que as fotos ficassem no mesmo nível da Sony, daí o espanto. Esse "último" é comparando com XT-1 e RX100, e eu achava que a Oly+9-18 ficaria perto da XT... Entretanto isso é esperado da 9-18, pois os testes na Internet mostram que ela tem qualidade similar às demais zoom, como a 14-42, 40-150, 12-60 etc. Nada "ohhh!!! ahhhh!" como as primes ou essa 12-40 Pro... De qq forma a vendi câmera + 9-18 assim que cheguei, pois sinto falta de viewfinder e a Sony tinha tudo isso e a mesma qualidade (em minha opinião) com muito menor tamanho...  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 14 de Dezembro de 2014, 23:55:10
Um detalhe Helena, não me expressei bem com aquele "...impressionado como a Olympus chega em último": eu não esperava que as fotos ficassem no mesmo nível da Sony, daí o espanto. Esse "último" é comparando com XT-1 e RX100, e eu achava que a Oly+9-18 ficaria perto da XT... Entretanto isso é esperado da 9-18, pois os testes na Internet mostram que ela tem qualidade similar às demais zoom, como a 14-42, 40-150, 12-60 etc. Nada "ohhh!!! ahhhh!" como as primes ou essa 12-40 Pro... De qq forma a vendi câmera + 9-18 assim que cheguei, pois sinto falta de viewfinder e a Sony tinha tudo isso e a mesma qualidade (em minha opinião) com muito menor tamanho...  :ok:

Sim sim, saquei isso.
Mas de qualquer forma, uma grande angular mais grande angular pra o tipo de foto do WS que pretendo fazer (e tipo de foto que pretendo tirar muuuuito), é bem-vinda. E se tiver qualidade ótica melhor, melhor ainda. O lance são os filtros... Sei que a pana não tem rosca para filtro, e a oly provavelmente não terá tbém. Se rolar de adaptar filtro à rosca do parassol, beleza. Se não, aí complica de verdade.

Acrescentando:
tava dando uma olhada nas lentes, e me parece que o parassol delas é fixo. Aí não daria pra adaptar filtros...

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 00:01:28 por Helena Bsb »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Dezembro de 2014, 00:50:43
... O lance são os filtros... Sei que a pana não tem rosca para filtro, e a oly provavelmente não terá tbém. ...tava dando uma olhada nas lentes, e me parece que o parassol delas é fixo. Aí não daria pra adaptar filtros...

A 9-18 e a 12-40 têm rosca para filtro, a Pana 7-14 é que não.  :ok:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Dezembro de 2014, 09:56:09
E para fotos de natureza, geralmente o pessoal usa sistema de filtros quadrados, como o da Lee Filters - até porquê como o uso de tripé nesses casos é quase mandatório, o maior volume do filtro não atrapalha.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #24 Online: 15 de Dezembro de 2014, 10:22:26
A 9-18 e a 12-40 têm rosca para filtro, a Pana 7-14 é que não.  :ok:

sim, eu sei, e é exatamente das 7-14 que eu falo.  :ok:
não tenho como melhorar em termos de qualidade ótica, pois as melhores wide não têm rosca para filtro.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:41:17
E rola de mostrar esse comparativo pra gente...

Oi Helena,

Apenas a título de curiosidade, pois as condições não são de teste, eis algumas fotos para dar uma ideia dos resultados obtidos com a XT-1 18-55 e a Oly E-PL5 com a 9-18 nos mesmos locais (mas em horas, ângulos e iluminação um pouco diferentes, daí não ser justo usar como teste...), e a Sony que comprei ao final da viagem. Aqui no PhotoNinja e no LR dá para ver a diferença de detalhes entre as câmeras+lentes. Embora as fotos com a Oly e a Sony estejam, para mim, satisfatórias para registro de viagem, a Fuji oferece uma riqueza de detalhes muito bacana.

A Sony fica bastante parecida com a Oly usando a 9-18, senão até melhor em algumas situações, em minha opinião. Se somar a isso o fato de ela caber no bolso da calça jeans, fica difícil competir com qq coisa que não esteja com lentes muito boas mesmo...  :ok:

Fuji XT-1 18-55







Oly E-PL5 9-18







Sony RX100 mk3





« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 11:43:53 por efilho »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #26 Online: 15 de Dezembro de 2014, 12:40:23
Senti falta da foto da estátua com a sony.
Pela estátua ficou bem clara a diferença da fuji e da oly.
Obrigada por trazer as fotos!!!
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 12:40:38 por Helena Bsb »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 15 de Dezembro de 2014, 16:06:53
Galera, essa 12-40 será minha próxima objetiva, já me desfiz da 20 1.7 e agora estou tentando vender mais algumas coisas para conseguir pegá-la. O duro é esse dolar explodindo e uma lente de USD 1100 com as taxas e IOF inclusos...
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Dezembro de 2014, 17:24:21
Oi Helena,

Eui comprei a Sony no final da viagem, por isso ainda não estava com ela...  :(

Pois é, se vc visualizar a série da XT-1 e a da Olympus com a 9-18 vc culpa a câmera. Aí vc pega uma Olympus com praticamente o mesmo sensor, a E-M10, coloca uma lente porreta e o resultado é o do post inicial, padrão Fuji... Lente é tudo, mas muitas vezes nos agarramos a sensor... :shock:
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 17:24:37 por efilho »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:02:19
A 9-18 é razoável, não chega aos pés da linha PRO. Fica aqui a enorme expectativa do arraso que será a 7-14 pro.

Algumas destas fotos de viagem fiz com a 9-18mm, sem muita preocupação com qualidade, ficariam muito mais nítidas com uma objetiva PRO!

https://www.flickr.com/photos/rombauer/sets/72157644388029247/
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 16:03:01 por Claudio Rombauer »